Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gerenciando instalação de código fonte.

Notícia publicada por brain em maio 23, 2004 02:53 PM | TrackBack


Daniel Zilli (danielzilli@superip.com.br) enviou este link do tutorial que ele publicou no site do Linux From Scratch e acrescentou: "A maravilha do código-fonte é o controle que você tem sobre ele; instalar software pelo código-fonte é uma obrigação para todo 'grande' usuário, mas desinstalar é grande um problema. Fiz várias buscas para encontrar um método fácil e eficiente para desinstalar programas, mas infelizmente não obtive sucesso. Assim eu decidi fazer algo por contra própria.. Escrevi um hint para a comunidade LFS (www.linuxfromscratch) que também quero compartilhar com todos vocês. Gerenciar pacotes instalados via código-fonte nunca foi tão fácil. Espero que gostem!"

Eu sou fã de gerenciadores de pacotes, mas concordo que todo uduário avançado precisa saber instalar a partir dos fontes, já que às vezes realmente não há alternativas. Além do método descrito pelo Daniel Zilli, outra possibilidade é usar o checkinstall, apresentado por mim na primeira edição da Coluna Software (na edição 17 da Revista do Linux) e recentemente apresentado pelo Manoel Pinho assim: "Quando não consigo um .src.rpm, eu uso mesmo é o programa checkinstall: http://asic-linux.com.mx/~izto/checkinstall/. Eu dou o ./configure; make e, em vez do make install, dou o comando checkinstall, que gera rpms, debs ou .tgz (Slack) com o conteúdo correspondente aos arquivos que seriam instalados pelo make install. Assim posso mais tarde remover o programa simplesmente removendo o pacote, além das possibilidades de consulta aos pacotes."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo Vivan Borro () em 23/05 20:09

Gostaria de lembrar de uma outra maneira talvez até mais fácil (para as distros que já usam rpm) de otimizar ou atualizar pacotes de programas:
Recompilar o pacote a partir do src.rpm.

Ao se instalar um src.rpm, os fontes do programa em questão são colocados em /usr/src/rpm/SOURCES e um pacote de nome "programa".spec colocado em /usr/src/rpm/SPECS.
Editando-se este arquivo spec, pode-se alterar as opções de compilação, aplicar patches, em resumo: fazer tudo que seria possível compilando-se o programa da maneira mais tradicional.
Para recompilar o pacote é necessário ter o rpm-build instalado. Então basta entrar na pasta SPEC e executar como root: rpm -ba pacote.spec
Os novos rpm's serão criados em /usr/src/rpm/RPM/"arquitetura escolhida"/

É muito importante manter a integridade de sua base rpm. Um arquivo instalado diretamente do tar.gz não é adicionado à base rpm, portanto não poderá ser usado como dependência dentro do sistema. Sempre crie o pacote rpm, ou usando o src.rpm (se disponível) ou então com o checkinstall.

Alias, gostaria de perguntar qual o equivalente do debian para o src.rpm?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 24/05 11:33

Marcelo,

O formato .deb não tem "pacotes fonte" como o rpm. Ao invés disso, o "pacote fonte" é na verdade um trio formato pelo .tar.gz do fonte original, um patch também em tar.gz (ou tar.bz2) e mais o arquivo de controle "dsc" (contém alguns metadados). A maioria dos metadados, incluindo as opções de compilação, não estão no arquivo .dsc mas sim no patch (um diretório "debian" é criado com os arquivos de controle necessários, quando se aplica o patch).

Um exemplo, o pacote do anjuta no debian stable: http://packages.debian.org/stable/source/anjuta


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 24/05 11:44

A propósito, quanto a instalação de fontes, talvez o sistema mais efetivo para isto seja o adotado pelos ports dos *BSD e o portage do gentoo. O "sistema de pacotes", pode-se assim dizer, é todo construído em cima da assunção que haverá o código-fonte.


» Douglas Augusto () em 24/05 19:48

Só adicionando, existe um projeto que porta o jeito Gentoo de compilação de pacotes para o Debian, o Debtoo:

http://www.debtoo.org/


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.