Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Configurando um Cable Modem/ADSL para usar a porta USB no Slackware

Notícia publicada por brain em maio 23, 2004 02:38 PM | TrackBack


Pac Man (nao@tenho.com) mandou a dica: "Quem utiliza o Cable Modem ligado através da porta USB do Modem às vezes pode ter alguma dificuldade para utilizar ele no Linux. Trabalho em um Helpdesk Internet e outro dia um cliente que utiliza uma configuração dessas entrou em contato questionando como se fazia para colocar o modem usando ele pela USB em vez da placa de rede normal. O cliente utilizava um modem Motorola SB4200 e acredito que o mesmo procedimento deve funcionar para qualquer modem, adsl ou cable, que possam utilizar a porta USB e ser reconhecido como uma placa de rede. No Red Hat 9 o comando “modprobe CDCEther” funciona aparentemente sem problema, porém em outras distros como o Slackware essa configuração não funcionava. Pesquisando um pouco na Internet acabei criando essa receita de bolo que funcionou em uma máquina Slackware 9.1, portanto acredito que funciona em qualquer outra distro sem maiories problemas." Veja abaixo a sugestão de procedimento enviada.

"A sequência que foi seguida para instalar no serviço NetSuper Cable da CTBC Telecom (que opera no interior de SP, MG, GO e algumas cidades do MS) com um SB4200 foi a seguinte: ifconfig ( para verificar quais portas ethernet estão instaladas ) modprobe CDCEther; modprobe usbnet; ifconfig –a ( para desencargo de consciência em ver qual porta foi adicionada, na maquina em que testei ela ficou como eth1, mas ela não foi ativada ) ifconfig eth1 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0 up ( esse comando 'levantou” a placa de rede, acredito que em redes que utilizam dhcp para atribuir o endereço o comando deva ser o “dhcpcd –d eth1” para funcionar ) adsl-setup (faz a configuração normal caso necessite fazer a autenticação pelo protocolo PPP) adsl-start Depois disso tudo basta salvar as alterações e se divertir na internet =D"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» nelsonvn () em 23/05 20:01

Olha, será que vai funcionar no meu modem USB Arescom NDS1060USB? Não é necessário ter os drivers do modem e do dispositivo USB?
Obrigado.


» Tiago Bugarin () em 24/05 13:10

Alguém sabe o equivalente do modprobe para o Darwin (Mac OS X 10.3.3)?


» Manoel Pinho () em 24/05 13:16

Modems USB precisam de drivers específicos e a regra geral é não funcionarem no linux. Esse Motorola é um dos poucos que funcionam pois é bastante comum lá fora.

Tem muita gente que usa a entrada USB (quando existe as 2 entradas, usb e ethernet) só para não comprar uma placa de rede de R$ 25. Aí é ser pão-duro demais.


» nelsonvn () em 24/05 14:47

Manoel Pinho, eu tenho uma placa de rede (Ethernet), mas eu não tenho o modem do Speedy Ethernet. No caso eu teria que comprá-lo? Posso comprar de qualquer marca?


» Manoel Pinho () em 24/05 21:15

Em princípio todo modem externo ligado ao PC por placa de rede funciona no linux pois eles são modems do tipo bridge (só repassam pacotes e o PC fica com o IP verdadeiro) ou modems do tipo roteador (onde o modem fica com o IP válido e ele faz NAT, firewall, etc para o seu micro).

Os últimos são mais inteligentes e não dependem de nenhum software no linux, no máximo do cliente DHCP.

Oss modems do tipo bridge, caso operem como PPPOE, precisam do pacote rp-pppoe no linux, mas já vem em quase todas as distribuições modernas.


» Marte () em 24/05 23:05

Olá amigos.
Devem surgir bastantes casos de pessoas sem o modem ethernet por que pelo menos aqui em são josé dos campos - SP os novos Speedy$ só vêm com o modem USB, no more ethernet, se eu nao me engano é por que estas versões são mais baratas... estou feliz com meu cable modem =D até agora ele não deu sinal de ser anti-linuX =]


» Evandro Pastor () em 28/05 19:07

Marte a Telefonica possui sim os dois modelos. No ato da contratação é só pedir o ethernet. Conversei com um funcionário da empresa e ele me disse que estavam com "venda temporáriamente suspensa" do modem usb(???)


» lima () em 07/06 11:16

gostaria de encontrar modem externo com entrada analogica saida digital


» Emerson () em 14/06 11:24

Manoel Pinho,
se alguem souber confihurar o MODEM USB do speedy no linux, p.f. nos ajudem
e nao venham me falar pra trocar por um modem ethernet, ser pão-duro etc, por que o linux é justamente a liberdade de escolha, e eu escolhi utilizar o modem usb, se funciona no windows, TEM que funcionar no linux !!! (ou o windows é melhor ??? nunca)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.