Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Debate: o que os usuários iniciantes esperam do Linux?

Notícia publicada por brain em maio 20, 2004 09:11 PM | TrackBack


osni_passos (osni_passos@yahoo.com.br) enviou este link para a discussão e acrescentou: "Já faz algum tempo está sendo discutido no fórum do Kurumim sobre o tema, onde diversas opiniões são levantadas e apuradas. A intenção é definir maneiras eficazes de conseguir novos adeptos ao Linux/Kurumin, desde melhorias técnicas até implementações de filosofias interesantes."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Henrique () em 20/05 22:42

Adiquiri o livro linux cujo o autor é carlos marimoto estou iniciando agora queria saber se é bom mesmo no momento estou "devorando o livro" antes de fazer algo com o meu pc. se alguém me dé alguma assistencia ficarei grato ( assistencia relacionado a recursos do linux )


» Heitor Moraes () em 21/05 00:05

Se eu fosse você, compraria os CDs do Mandrake no site do Morimoto. (isso se você pretende instalar o Linux)

O Kurumin é legal pra ter uma idéia do GNU/Linux e muito legal pra resolver problemas, mas o Mandrake tem mais substância no que diz respeito ao conceito de distribuição Linux. (e é mais prático que tentar compilar o gmplayer no Redhat)

PS: Adoro o Kurumin e o Debian, então não digam que eu estou tentando denegri-los, pois eu não estou - esse é meu real ponto de vista.


» Klaatu () em 21/05 08:45

Usei o Kurumin 3.0 e achei realmente fácil de usar e configurar, intuitivo, simples, amigável. Realmente uma ferramenta ótima para o usuário iniciante. Apenas gostaria de ressaltar a montagem de dispositivos, (CD rom e floppy), no Conectiva 10 por exemplo, o supermount resolveu este problema, você pode trocar a mídia sem ter falhas de atualização no konqueror ou terminal por exemplo. No Kurumin o dispositivo monta, mas não desmonta automaticamente.


» osni_passos () em 21/05 09:07

Heitor: É exatamente atitudes semelhantes a sua (sugerir o mandrake, slack, etc) para um usuario já confuso, que está sendo discutido.
Não me leve a mal porque eu mesmo já fiz muito isso, tô tentando hoje em dia usar a empatia e tentar pensar o que o usuario sente.


» Hermes de Souza () em 21/05 09:16

Já que você está iniciando, sugestão:
- Leia o Livro
Veja o Manual do Kurumin.
Faça alguns testes com o Kurumin, você vai poder ver as estruturas do Linux e a forma de funcionamento do mesmo.
Se quiser instale o HD
Se não atender as suas necessidades, você poderá partir para um Mandrake, ou o Conectiva, ou Fedora, ou Debian etc.
Esta opção eu recomento pela grande facilidade de utilização do Kurumin, bem como de um Manual em Portugues e um fórum atuante.

Importante: a melhor distribuição, ou Sistema Operacional que existe é aquele que atende às suas necessidades, esteja livre para escolher.


» Michel Thadeu Sabchuk () em 21/05 10:05

Não conheço o manual do kurumin, não sei do que ele trata, mas penso que tudo deve ser o mais simples possível, com botões, e facilitadores para que o usuário não raciocine!

Existem usuários que nem windows saberiam usar... Você deve pensar pelo usuário e não ele pensar por si mesmo. Neste idéia falta apenas suporte de linux, alguém que ensine a receita de bolo para o usuário configurar o email (existem provedores que já dão suporte a instalação em linux) ou fazer qualquer outra tarefa.

Podem me condenar por subjugar a capacidade intelectual do usuário, mas algum advogado já recomendou a você ler um livro de leis? Você paga a ele por isso. Isso se dá em qualquer outro ramo.


» Augusto Campos () em 21/05 10:18

Mas aí é que está, Michel: você paga ao advogado. No caso do suporte técnico pago, você também pode exigir respostas diretas. Não dá para comparar diretamente, assim.


» santo () em 21/05 10:30

Concordo com o Michel quem desenvolve um SO para um usuario leigo tem que pensar em tudo por ele nao adianta falar leia isto ou aquilo e siga as instruçoes que eles nao o farao, e se tiverem que faze-lo irao torcer o nariz e procurarão outras opcoes. Isto na minha opiniao é o que assusta muitos leigos a migrarem para o linux. Falando mais tecnicamente acho que falta um comprometimento maior dos programas instaladores com o desktops do linux por que quando se instala um programa os instaladores normalmente nao criam icones no desktop e nem criam menus para seus acessos, eu sei que criar icones e menus e muito simples mas a experiencia me mostrou que usuarios normalmente não sabem cria-los em NENHUM sistema operacional ou seja se o instalador do programa nao fize-lo o usuario ira achar que o programa nao foi instalado. Para mim este é um dos pontos chaves para fazer um leigo migra para o linux.


» rodrigo () em 21/05 11:19

Ja venho instalando o linux desde o conectiva guaraní, o mandrake, o debian, etc. Recentemente, rodei o kurumin, fiquei espantado com a facilidade de rodá-lo e configurar. Até acessei a internet. Achei um ótimo sistema para se ter "no bolso", como diz seu criador.Porém, quando fui instalar, já dei de cara com um particionador que não conhecia. Depois, alguns erros na instalação (que seguiu automaticamente), me levou a erros no lilo. E também tem o problema da linguagem, não encontrei opções para teclado abnt. Espero que esses comentários sirvam de base para a próxima versão, e não um desestímulo ao autor.PS: já carrego em mminha maleta o CD do Kurumim.
Rodrigo/Santa Catarina.


» Bode () em 21/05 12:44

Pessoal,

Distribuições a parte, creio que um iniciante no Linux espera que o SO permita que suas atividades diárias diante do computador fluam com naturalidade e sem "complicações". O usuário quer abrir seu editor de texto e ter certeza que poderá salvar nos mais diferente formatos, inclusive .DOC, sem esquentar se tem que montar ou desmontar unidade.
Quer também jogar um game 3d do momento usando a placa de vídeo nova sem ter que editar arquivo de configuração ou compilar qualquer coisa.
Quer ouvir mp3 (e tb ogg).
Quer assistir os clipes que ele baixou sem marretar o Player pra configurar. (massa é ver o video em caracteres ASC :-)
Quer ficar livre de virus.
Quer navegar na Internet, ter java, flash tudo na mão, sem ter que instalar.

É isso mesmo, o usuário iniciante não quer ter dor de cabeça.

Bom seria se todos quisessem aprender a fundo, futucar mesmo! Reinstalar VARIAS e VARIAS vezes uma distro... Editar um arquivo de config parar e reiniciar um proceso pra ver como ficou, etc...
Mas creio que para arrebanhar os iniciantes, é preciso ter um sistema funcional e completo.
Todos sabem que o outro $O está longe de ser completo, vide o tanto de driver proprietário que se tem que instalar após a instalação do mesmo. Só que mesmo os drivers são instalados com extrema facilidade. BASTA CLICAR e sair respondendo YES, SIM, AHÂ, OK, BELEZA E TAL...


» Henrique Vicente () em 21/05 14:21

Acho que um usuário comum(não digo iniciante porque para mim um usuário iniciante é alguém procurando algo para aprender a usar de verdade...) quer apenas um ambiente gráfico bonito, organizado, simples de usar (o que é verdade em várias distribuições voltada ao usuário final), que os seus periféricos funcionem normalmente e pronto... acho que algumas coisas como detecção de câmera usb nos ambientes gráficos... e montagem.. poderia ser mais forte...


» Job () em 21/05 15:32

Acho que existem hoje varias opçoes de distros para usuários leigos. Se é que algum usuário leigo instala algum SO. No fundo a maioria espera algo intuitivo. Coisas como impressão, acesso a dispositivos ainda se encontram confusos no linux.
Por exemplo, pegue nosso adorado mozilla-firefox, e tente anexar um arquivo de um cd para enviar por um webmail.
Que vai aparecer? Uma lista enorme de pastas
que nada significam ao usuário.
O fato é que há inúmeros aplicativos, entre eles,
o OpenOffice, mozilla e etc, que por uma série de motivos não usam chamadas mais desenvolvidas, presentes no kde e no gnome. Oferecendo uma péssima experiencia com o Linux.
Mesmo com treinamento, é dificil explicar que a cada vez que vc vai imprimir algo, aparece uma janela diferente e na maioria das vezes nada intuitiva e muito pobre.
Como orientação, acho que deve-se agrupar osprogramas que satisfaçam a necessidade básica do usuário e realmente possuem uma estrutura padrão e mais madura(KDE).
Realmente, acho que em muitos casos, é melhor ser instalado o Koffice do que o OpenOffice.
E olhe que uso o GNOME na maior parte do tempo.
Outra coisa terrível é a fraca de integraçao (OLE/CORBA, etc) entre aplicativos.
O caminho é longo pessoal, mas já é possivel andar.


» santo () em 21/05 16:11

Ah eu me esqueci de dizer que tambem faltam os jogos da moda sairem para linux, por que eu conheco um tipo de usuario que eu denomino PcGamer que utiliza o seu computador somente para jogar e as vezes utiliza o pc para coisas sem "utilidade" como planilhas e editores de texto, se os jogos estiverem disponiveis eles farão qualquer coisa para joga-los se não estiverem disponiveis para o SO entao o SO nao serve. E confesso embora eu utilize muito o linux na hora da diversão o linux não me atende bem eu conheco o wine e os winexs mas não é a mesma coisa, o ideal era que os jogos fossem nativos do sitema como o quake e unreal que ficaram legais.


» André Luiz Michi () em 21/05 17:09

Vocês acham usuário leigo = iniciante ???? Uma coisa é alguém querem se iniciar no mundo linux, outra é o cara ser totalmente leigo em informática e nem saber direito o que significa sistema operacional.

Pra quem é iniciante eu acho que as atuais distribuições são mais do que suficientes. Se o cara quer instalar Linux no mínimo se espera que ele já conheça um pouco sobre sistemas operacionais, instalação de softwares e afins.

Mas usuário leigo é diferente, nenhum deles instala sistema operacional... se uma pessoa só usa processador de texto, planilha, lê e-mail e escuta mp3.. pra ele tanto faz a distribuição vir com kmail, evolution, mozilla mail.. xmms ou beep , xine , mplayer ele só quer saber se tem aquele programa pra ler e-mail, ouvir música e assistir vídeo.

É claro que o Linux ainda não tem algumas ferramentas nos mesmos níveis das ferramentas pra plataforma MS , mas acho que o foco das novas comunidades está errado. Não adianta ficar criando mil distribuições com uma aparência mais amigável e tals... acho que nossa preocupação deveria ser em como divulgar mais o Linux ... vamos ser um pouco realistas... quantas lojas vendem computadorres novos com Linux ??? Se tiver 10 é muito.. e não são dez empresas..são dez lojas de uma empresa só... e agora, quantas vendem com Windows ???

Adianta ter 31434394 distribuições por aí , se 98,4% das lojas vendem computadores com Windows ??
O Linux é tão ou mais fácil de usar que o Windows, o problema é que ele ainda não ganhou espaço suficiente e nem a atenção que merece, mas não acho que isso seja por causa da "dificuldade" de utilizá-lo..mas por falta de propaganda mesmo..e também porque váááários usuários acabam com a reputação da comunidade, seja com e-mails grosseiros, seja plagiando artigos, seja se achando que é hacker só porque usa o "SlAcKwArE RoX".

André Michi


Obs: santo, a maioria dos jogos novos, pelo menos os FPS, estão sendo portados pra Linux. Você compra o cd, e apenas necessita baixar o instalador pra Linux.


» Flavio Moreira () em 21/05 21:34

Para um usuário comum , que vai ler emails, navegar na internet, produzir e imprimir documentos, ouvir musicas , assistir filmes, etc o Kurumin tem todo o potencial de atender a este usuario. Se ele tiver sorte de ter comprado um bom hardware, provavelmente NUNCA precisará ler o manual ou qualquer outra documentação senão as próprias orientações nos icones magicos. O Kurumin veio para resolver - não para complicar! Para os que pensam ser um mera localização do Knoppix, basta lembrar que o sistema no HD continua usável e exatamente igual ao CD com a possibilidade de ir adicionando programas. Já o KNOPPIX tem muito pouca preocupação em como o sistema vai se comportar depois de instalado (até porque se fosse "fácil" qualquer um instalaria o pacote i18n-ptBR no Knoppix e teria um sistema usável) - resumindo o Kurumin tem a preocupação de rodar bem no CD e depois no HD ... Se ele vai ser a porta de entrada para o mundo Linux e depois os usuários descobrirão outras excelentes distros como SuSE, Red Hat, Gentoo, Slackware, etc eu não sei ... posso dizer como usuário SuSE e Mandrake (que fui) que Kurumin, instalado no HD ou rodando diretamente do CD, permite que eu use o computador - e estou satisfeito ... se não sei algo ou preciso de alguma ajuda, posto no fórum e sempre alguem tem alguma solução. Concluindo : Sempre levo comigo o mini-cd ... posso estar em qualquer lugar , com qualquer micro - dou boot com o Kurumin e "estou em casa" tudo é familiar e está no mesmo lugar ... sem contar com a cara de espanto de quem está em volta ... he he he
Kurumin - pequeno mas poderoso ! EU não saio de casa sem ele !!


» Joao Emanuel () em 22/05 10:34

Pessoal vamos ser francos, a EA já produziu algo para o GNU/LINUX? Não. A LucasArt já produziu também algo? Não. O nosso sistema ainda é para eles uma bola fora, pois eles já estão com toda sua estrutura voltada para o ambiente Windows que eles não mudaram tão cedo. Outra coisa em questão de facilidade, isso é simples começem a reportar os problemas e as sugestões para os criadores dos programas ou bibliotecas, a maioria só aceitam sugestões e críticas em inglês ou na sua língua nativa (que está longe de ser o português do Brasil). E tá aí o ponto de tudo, pois vocês acham que os desenvolvedores vão adivinhar que os brasileiros querem? Se os brasileiros não começarem a falar (em inglês ou na língua nativa) com os desenvolvedores vamos continuar nessa conversar até o terceiro milênio e nada estará resolvido. Claro que isso surgiu do Kurumin, a maioria dos programas ñão são desenvolvidos por brasileiros.


» Joao Emanuel () em 22/05 10:38

Arrumando a última parte.

a maioria dos programas ñão são desenvolvidos por brasileiros. -> mas a maioria dos programas não são desenvolvidos por brasileiros.


» Joao Emanuel () em 22/05 10:38

Arrumando a última parte.

a maioria dos programas ñão são desenvolvidos por brasileiros. -> mas a maioria dos programas e das bibliotecas não são desenvolvidos por brasileiros.


» Henrique Vicente () em 22/05 13:25

João Emanuel, nada haver o que você falou...
eu pouco me interesso com sucesso de jogos em linux, mac, ou o que seja, se a AE ou Lucas art nunca produziu, e daí? Vamos ficar telefonando para ela implorando para produzir? Eu não, quanto menos programa(incluindo jogo) proprietário, melhor...
Eu acho que o usuário final não tem a minima idéia do que é biblioteca, nem vai ligar para a M$ dizendo que o IE dele trava(sem comentários...), e quanto ao suporte nativo você está muito enganado, existem vários sites e fóruns brasileiros que podem ajudar os usuários, agora vamos ser mais justos também, existem muitos desenvolvedores brasileiros (alias, creio que os brasileiros são boa parte dos desenvolvedores de software livre atualmente) e inclusive sites com versão brasileira desses programas mantido pelos próprios desenvolvedores(a exemplo do openoffice e mozilla). Normalmente quem tem condições para comprar um computador sabe no mínimo um pouco de inglês... e será que o que os usuários comuns brasileiros querem não é o mesmo que os ingleses, japoneses ou espanhois querem? Que nada haver você falou, de três uma, ou você falou por maldade(pago pela M$ heheheeh), você não pensou nesses detalhes ... e a terceira eu me esqueci...


» Pedro J. Deluca () em 22/05 15:56

Olá pessoal, sou estudante de direito e utilizo tanto o software proprietário como o software livre inclusive como plataforma, em alguns momentos fico impedido de usar o software livre porquê todos os programas de Direito são desenvolvidos somente para o Windows sem falar paginas desenvolvidas somente para o internet explorer da Microsoft, não posso negar que de início o grau de dificuldade em alguns softwares livres é maior, acredito que isso tem relação a maneira pela qual nos “comunicamos” com o computador que a meu pensar é menos inteligente no software proprietário, porém tenho certeza de que esse único benefício dos softwares proprietários é momentâneo e já diminui ao passar dos dias, sem falar do tamanho benefício à área social, software livre e copyleft eu também visto esta camisa!


» sbrubes () em 24/05 12:23

Pedro, ae você tocou no ponto chave do usuário iniciante no mundo GNU/Linux. Quando um usuário pega determinada distribuiçao, seja instalada por ele ou que alguém que quis mostrar pra ele sei lá.., e não consegue "rodar" determinado programa a primeira coisa que ele falará será: "Linux não presta..". E ele está certo de pensar assim (para o caso dele). Pois imagine você em um ambiente totalmente diferente onde você não consegue nem mesmo usar seus programas.
Um usuário iniciante não vai sair no google procurando, como configurar um dispositivo, achar driver, nada disso.. muito menos qual programa pode substituir o que ele estava acostumado.
Outro ponto é que usuários iniciantes raramente vão meter a cara e tentar instalar um SO, seja MS ou o Linux. Por isso acho que para o Linux ganhar Desktops cabe a cada Administrador de sistema, sei lá, um usuário avançado, configurar e "deixar no jeito" para o usuário final poder utilizá-lo. Não complicá-lo falando, nossa.. usa Slack, usa Conectiva. O usuário apenas quer que seus programas e funcionem e atendam suas necessidades, ou seja, tudo que ele precisar o sistema faz. Pouco importa se tá compilando um programa na instalação ou não. Um grande apoio a isso e que acho muito interessante são os Install Fest, que ainda são poucos no país e pouco divulgados, principalmente onde podemos ganhar espaço, nas empresas.

Bom, acho que é issae.. E quanto ao ponto do Kurumin acho ele, assim como o SuSE, excelentes opções para novos usuários Linux, principalmente que migram do ambiente Windows.

Fernando Moreira


» Rafael () em 19/07 14:09

O usuário comum é o seu pai, sua mãe e irmã mais nova, eles não sabem nem onde salvam os arquivos do word, e apanham pra mexer no windows também, eles só mexem decorando o lugar do ícone "botão iniciar/ programas / acessórios / paint", se sair do lugar : "meu deus o computador tá com vírus" eles não sabem o que é dar boot pelo CD quanto mais intalar o sistema operacional, um iniciante só quer o e-mail/ google/ paciêcia/ icq/ kazaa/ word funcionando sempre no mesmo lugar, o resto é pra usuário avançado !


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.