Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft restringe atualizações

Notícia publicada por brain em maio 18, 2004 10:23 AM | TrackBack


O leitor digitalman at bol_com_br enviou este link do artigo da Folha e acrescentou: "Segundo a Folha, a Microsoft resolveu impedir que usuários com cópias piratas atualizem o Windows XP com os novos patches e versões do Service Pack. Imaginem agora como vai ficar a Internet quando a Microsoft impedir que os usuários piratas atualizem o sistema operacional quando surgir o próximo grande vírus ou worm, que se valerão de vulnerabilidades do Windows. Incontáveis máquinas passíveis de serem manipuladas ataques do tipo DDOS e outros ataques estarão prontas para serem utilizadas por hackers. Uma decisão irresponsável, que mostra que o modelo proprietário de desenvolvimento de software não garante ganhos que não sejam financeiros. "

Eu acho que a MS está no seu direito ao não desenvolver ou disponibilizar correções para usuários que não pagaram por isso. Faz parte do modelo de negócios adotado por ela, e que estes usuários tacitamente aceitaram ao adotar softwares não oficiais de um modelo fechado, restrito e de finalidade estritamente comercial.

Mas pode ser um excelente argumento a favor da conversão para o software livre, principalmente nos casos em que o usuário reconheça a situação complicada com que se deparou.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Andre Dias () em 18/05 10:54

Isto Bill Gates,

Estou do seu lado...fechar as portas para estes piratas....

Viva Bill!...;-)

Andre Dias
Power User Linux


» Marcio Rocha () em 18/05 11:21

Fala sério, até parece que a Microsoft terá êxito nisso. Quem usa Windows pirata, tem consciência disso e na internet está cheio de cd-keymakers para gerarem seriais válidos.
É como o Windows XP Corporate que não necessita de ativação. A não ser que a MS comece a exigir ativação da versão Corporate, mas mesmo assim, sempre haverá um meio de burlar isso, e a Sta Efigenia e Stand Center (em São Paulo) certamente terá estes CDs prontos para o uso.
Se isso é ruim ou não é uma outra história.
Mas certamente não é esta restrição da Microsoft que irá ajudar o Linux e o Free Software em si.


» Klaatu () em 18/05 11:41

Eles estão certos, como disse sabiamente um dos leitores do br-linux: Eu não posso entrar numa concessionária da GM e pegar um corsa zero sem pagar só porque eu preciso do carro para trabalhar...

Assim, sou forte apoiador de todo o combate à pirataria. Para quem não sabe a Lei 9.609 de 10 de fevereiro de 1998 prevê multa de 3000 três mil vezes o valor do software para cada cópia feita ilegalmente, ou cadeia de 6 meses a um ano.

Divulguem a lei, quanto mais a Micro$oft fizer pressão melhor para o software livre.

E aliás, estas atualizações do window$ já me deram dor-de-cabeça muitas vezes, até que meu chefe percebeu o perigo de ir preso ou no mínimo de perder dados importantes por causa de vírus e invasões. Assim ele finalmente me autorizou a iniciar a migração de todo o parque para Linux.

E querem saber? Todos estão adorando o visual do KDE 3.2 e a tranqüilidade com que eles estão se adaptando ao Open Office.


» mOOdy () em 18/05 11:41

E quem disse que a Microsoft está preocupada com a pirataria?
Isso é uma coisa óbvia!
Caso acabe com os piratas, ela acabará junto!
O domininio do windows está nos cds piratas...
Não conheço uma pessoa se quer que use um windows original...

Por isso eu uso o linux.


» santo () em 18/05 11:43

Eu acho que a microsoft esta certissima, afinal quem gosta ou quer utilizar o windows também tem que gostar ou querer pagar por ele, isto é muito bom para acabar com aqueles usuarios que não querem nem sequer olhar para outras alternativas por comodismo.
Eu quero ver quanto tempo estes usuarios piratas vao sobreviver com o sitema operacional defasado.
Em breve eles nao vao nem conseguir nem ligar o computador de tantos bugs e virus


» hamacker () em 18/05 12:09

Legal vai ser a proxima leva de virus que fará uma única coisa : fazer a versao original parecer-se pirata, mexendo nos registros.
Já imaginou o estrago ?


» Penetro () em 18/05 12:53

A MS é realmente bastante agressiva e ousada em relação ao seu mercado cativo. Tenho notado uma certa tendência a medidas "drasticas" quando se trata de estimular a venda/uso de programas/tecnologias "novas", ou até de cessar com o suporte de tecnologias anteriores.

Lembram-se que há algum tempo atrás ela resolveu cobrar pelo uso da FAT32?? provavelmente porque não que mais dar suporte.

Pois bem, neste momento que eles estão próximos de lançar o Longhorn, eles decidem barrar os updates das versões piratas do XP. Então se vc soma dois mais dois vc conclui que não é coincidência, pois se eles conseguirem forçar os usuários de versões piratas do XP a adquirirem licenças, é lógico intuir que estes usuários desejarão adquirir o sistema "Novo" - Longhorn.

Mas eles subestimam o poder do mercado de software pirata, que também é um mercado milionário. E crackers para trabalhar para este mercado é o que não faltam.

Voltando ao assunto, aqui no Brasil, pode até ser que isso incentive o uso do software livre, mas não tenho tanta certeza, pois pelo menos a curto prazo, ainda haverá a opçao de se usar o windows 98 ou o 2000 (infelizmente, hehehehhehehe!!!!).


» André Simões () em 18/05 12:55

Eu também acho que a M$ está certa. Independente da ideologia que me agrada, o que é certo é certo em todo lugar, o Windows não é um software livre nem grátis portanto é de direito do seu proprietário tentar (porque ela nunca vai conseguir) se proteger da forma que achar conveniente.

PS1: mOOdy, Eu conheço uma pessoa (usuário doméstico) que resolveu instalar o XP e comprou na caixa e depois me pagou pra instalar (mas não conta, afinal era um diretor da empresa).

Na minha opinião o linux atende muito bem no desktop corporativo (estou generalizando, afinal cada caso é um caso), mas só vai ameaçar o windows no desktop doméstico quando:

- for muito fácil instalar winmodems e placas 3D em quase todas as distribuições.

- 95% dos jogos comerciais estiverem disponiveis. Eu sei que tem os jogos das séries Unreal, Quake, tem o Enemy Territory e o US Army que rodam até melhor no linux, e que da para rodar muitos outros com o WineX, mas isso só atende usuários hardcore, não o usuário comum que muitas vezes nem no windows consegue instalar o que quer.

Outra coisa para os consumidores de jogos piratas o linux também não uma opção viável.

PS2: Isso para mim se resolve desta maneira: linux no computador e um Playstation 2 na sala.

De resto o linux arrebenta!!!

AS


» domus () em 18/05 13:05

Concordo absolutamente com Andre'simoes disse, principalmente em destaque para dois pontos:


"Na minha opinião o linux atende muito bem no desktop corporativo (estou generalizando, afinal cada caso é um caso)"


"
PS2: Isso para mim se resolve desta maneira: linux no computador e um Playstation 2 na sala.

De resto o linux arrebenta!"


» Alexandre () em 18/05 14:06

Só um complemento...

Realmente, a MS tem todo o direito de restringir suas atualizações para usuários piratas. Porém, acho que tem maneiras de fazer isso de maneira mais inteligente. Por que não rastrear o endereço IP de quem tem o software pirata e tenta acessar através do Windows Update? Usar os mecanismos legais disponíveis?

Imagine uma Internet repleta de Windows "zumbis". Imagine um ataque DDOS de proporções gigantecas ou um vírus inundando caixas postais e congestionando links por todo o mundo. Quem vai se prejudicar? Todos: quer sejam usuários legais ou ilegais do Windows, quer usem Linux ou Mac.

Além de ser um tiro no próprio pé (Internet pára: milhares de computadores Windows inundam a Internet com tráfego indevido graças a vulnerabilidade descoberta na última semana); isso também vai causar dores de cabeças para toda a comunidade.

Longe de mim defender que alguém roube um Corsa da concessionária GM. Mas cortar o cabo de freio desse carro não é a melhor solução: quantas pessoas poderão se machucar nessa brincadeira?



» Hermes de Souza () em 18/05 14:24

Desculpem o texto grande, mais acho que cai bem aqui.
Eu não sei de quem é o erro, se da Microsoft ou das próprias organizações mundiais, que possibilitaram este estúpido monopólio.Bem vamos à explicação do estúpido.
Trabalho em um hospital, fiz pós-graduação em Administração Pública e desenvovi um trabalho análisando diversos modelos de administração hospitalar.
Um fator importante é que para a maioria dos autores a Administração Hospitalar é a área da adminitração mais atrasada no mundo. Então vamos fazer uma comparação entre a lógistica de um hospital para combater uma infecção e a lógistica digamos da rede mundial para combater os vírus.
Normalmente um hospital tem a seguinte divisão:
Ambulatório: pacientes que fazem somente consultas, normalmente debilitados podendo ser contaminados com uma infecção.
Pronto Socorro: pacientes com ferimentos graves, necessitando de atendimento urgente. Normalmente transmissores de infecção, pois podem chegar ao hospital sujos, (vitimas de acidentes, brigas, etc).
Pacientes Internados. Mais debilitados ainda que os pacientes do ambulatório.

A distribuição física do hospital é feita para não haver contato entre os pacientes das diversas áreas evitando ao máximo a contaminação. Na área de internamento a precaução ainda é maior onde há a distribuição dos pacientes em clínicas (Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Geral, Cirurgias, UTIs) onde os mesmos ficam em quartos em média com 3 pacientes.
Desta forma uma criança contaminada na Pediatria, implica em colocá-la em um quarto sozinha, isoladas das que estavam no quarto com ela. É feito também um monitoramento nas outras crianças da Pediatria, normalmente esta ação isola qualquer tipo de contaminação, as outras clínicas e outros setores do hospital continuam funcionando normalmente. A contaminação já foi bloqueada na origem.
Bem vamos agora ao mundo da informática: O fato de mais de 90% dos computadores usarem o SO Windows pode ser comparado a um imenso Hospital sem nenhuma destas divisões acima, isto é, um grande salão, onde todos os tipos de pacientes são internados. Se um paciente espirra em um cantos, todos estão sujeitos a pegar gripe, se aparece uma bactéria nociva, todos estão sujeitos a serem contaminadas por ela.
As soluções encontradas: vacina para todo mundo (antivírus); tendas de isolamento, algo como colocar uma capa impermeável sobre o paciente.(firewal), mas após se descobre que o cano onde passa o Oxigênio ou a sonda alimentar possui uma brecha e o paciente também é contaminado. E por aí vai criando mais controles sobre o paciente, deixando o mesmo até mais fraco (tomando vacinas sem necessidade) alguém já reparou no desempenho de um computador sem o Norton e Com Norton instalado? Sendo que o problema real não é combatido da forma correta.

Resultados: Hoje um indivíduo coloca um vírus na rede e horas depois o mesmo já esta contaminando o mundo inteiro O Mydoom distribuido desta forma causou mais de 25 bilhões de dólares de prejuízo, o Blaster mais de 30 bilhões.. tudo isto graça ao grande monopólio.

Concluindo: Se o mercado mundial estivesse distribuido, digamos entre 4 sistemas operacionais, com arquiteturas diferentes, a possibilidade de se criar um vírus que atacasse todos eles ao mesmo tempo, a principio seria remota, diminuindo assim a possibilidade de contaminação, algo como um um condomínio que tem 4 caixas d'agua de 2 mil litros e não uma de 8 mil litros, se um rato morre em uma delas, as outras treis continuam funcionando, agora se só tem uma .....

Só o prejuízo causado pelo Mydoom, poderia financiar o desenvolvimento de sistemas como o Linux, BSD, ampliação do MAC, ou desenvolvimento de um outro SO.

É triste imaginar que a área onde o desenvolvimento tecnólogico é mais avançado, infelizmente utiliza uma forma de logística que a área da administração mais atrasada do mundo já abandonou a décadas.


» Tchelo_Xinelo () em 18/05 14:25

Olha, eu só lucro nesse caso!!! To pouco ligando para as atitudes da Microsoft, se ela quise explodir todos os computadores com copia ilegal do Windows pode ir em frente que eu apoio, acho que se tem coisas gratis com qualidade e ainda tem gente que opta pela pirataria estes tem tudu que se ferrar, pois em qnt a bomba nao estourar ninguem faiz nada, não quero saber se isso vai causar danos a milhares de pessoas, mas isso uma hora ou outra pode vir a acontecer, e qnd isso acontecer amigos vai ser pinguin pra todo lado BAuAHuhAhAUhAuhAuHAU!!!

100+
Tchelo_Xinelo


» Lessel () em 18/05 14:42

Depois de ter lido atentamente a noticia e os comentários ( os quais concordo plenamente) falo por experiência própria, depois de estar cansado de limpar vírus, passei a estar cansado de actualizações da M$ ,então optei por instalar o SuSE Pro. Nesta versão 9.1 demorei menos tempo a instalar do que se o fizesse com o XP. As actualizações através do YOU só simplificão as senas. Agora para o pessoal que quer só para viajar na Net, escrever umas cartas e enviar um e-mail e pouco mais, descobrir que tem o SuSE Personal a um preço de §30 ou 30 Euros com 2 CD`s e um manual com en de software incluído ,uma suite office ( Oo ) o GIMP .Bem pode migrar porque 30 Euros não são os mais de $1000 que se pagaria por um pacote destes. Os preços elevados dos softwares
é que leva muitas vezes a cometer esse tipo de crime.E aí a M$ vai-se aperceber que o tempo das vacas gordas acabou e com as novas facilidades
do linux para Home quem mudar não vai querer voltar atrás.
Neste momento só tenho o Win98 tudo por não haver um soft de gestão comercial( PT ) em Linux porque senão já nem esse tinha.
Estou certo que com esta evolução do Linux e OpenSource irá reduzir o nº de piratas e o verdadeiro pirata continuará.


» ThLux () em 18/05 14:59

Esquenta não, isso passa, eles haviam acabado com o suporte ao Win98 e acabaram voltando atrás uma vez que aquele sistema sem suporte, sem dúvida faria com que muitos portassem suas aplicações para o soft livre. Agora, com essa medida, e logo com o lançamento do longhorn, ele acabarão mudando de idéia. É o medo de perder mercado, mesmo o pirata!


» Davi Dalben () em 18/05 15:24

Acho muito legal constatar como o CEO de uma empresa influencia em todas as suas ações.

Cada vez que Steve Ballmer assume o cargo, vemos mais e mais proteções e travas nos softwares da MS, chegando a influenciar na usabilidade.

Quando Bill Gates está no comando, todas as proteções são removidas e a pirataria é incentivada.

Eu percebi isso quando do lançamento do Windows 95 (sob o comando de Gates - sem travas). E a Microsoft criou a Microsoft Press para publicar... o Manual do Windows 95! Ou seja: "pirateiem à vontade - nós vendemos só o manual, se você quiser". E foi assim que conquistaram o mercado.

Eu simplesmente abandonei o Windows até no uso doméstico. E notícias como essa não me afetam mais.


» StanStyle () em 18/05 16:20

É mais uma vez vão tentar fazer o que fizeram com o SP 1. Esse "problema" é fácil de ser resolvido... Se até o CAD tem pirata e a MiCro$oft acha que vai conseguir bloquear alguma coisa...
Ou eles quebram a sequência de chaves ou só comprarão uma versão original e espalharão pelo mundo...como na versão com sp1.


» Peter Parker () em 18/05 16:46

Como o StanStyle lembrou, é apenas a mesma estratégia feita com o SP1: o patch apenas compara a cd-key atual com uma interna de keys piratas. Se o SP2 reclamar do serial, é só trocar.
Mais fácil mesmo é trocar por Linux, mas enfim :)


» kak () em 18/05 16:54

> Assim ele finalmente me autorizou a iniciar a migração de todo o parque para Linux.

Parabéns, Klaatu, essa é a melhor resposta que alguém pode dar quando não concorda com a Microsoft. Nada de pirataria, nada de reclamação: arranca logo o Windows e coloca Linux sem medo de ser feliz. Fica legalizado, imune a práticas terroristas de mercado, tranqüilo com uma tecnologia avançada e ainda economiza uns trocos.

E o melhor de tudo: responde com atitude e não com palavras.


» #startx# () em 18/05 18:29

Eu tenho uma máquina com Windows Me..., por causa do Macromedia Studio Mx. Mês passado, como todo bom Ruindows, estava pedindo uma formatação e reinstalação. Tudo estava mal. Ok! Fiz o backup, reinstalei td e antes de instalar os programas que uso, resolvi baixar todas as atualizações no site da MICOsoft. Cara, parecia aqueles beta SO bem chulé, que está começando a ser desenvolvido, sabe como é? O Easy CD Creator não funcionava, a tela azul aparecia toda hora e milhões de outros bugs. Eu cá comigo: atualizar, ou não atualizar? Eis a questão. Resolvi reinstalar td de novo. Só atualizei dessa vez o Internet EXPLODER e o MERDIA Player. Como ficou depois disso? Numa escala de 1 a 10, eu daria -2 (muito bom para um Ruindows). Conclusão: a M$ disponibilizando ou não as "correções", fica td a mesma porcaria.


» TôNemAí () em 18/05 19:31

"Microsoft restringe atualizações"

... e daí ... problema deles ... :-/


» Rogerio A. de Sousa () em 18/05 21:18

legal a analogia do Hermes de Souza...


» Bill Gates () em 18/05 21:35

Dear free friends,
windows is the most security system already constructed by especialized enginners around the world and is cheap as coke with lemon and is not just people use our software developed with sacrifice and that cousted so much money with out pay any tax and royalts for our technologies.
I known that any day you all will give up linux and open code projects and go to longhorn.
By the way, use windows with out the original license is a risk because a no original cd might contain any worm or virus.

Thank you,
Sir. Bill Gates
CEO Engineer of Microsoft Corporation


» mOOdy () em 18/05 23:02

haaahahaah
Até o Tio Bill vem aprender uma pouco aqui com a gente..


» Joao Emanuel () em 18/05 23:26

Olha pessoal acho que dessa vez se realmente a Microsoft quer retirar a indústria do software ilegal, ela tem condições plenas de fazer isso, se realmente quiser.


» Roger de Almeida () em 19/05 14:22

A leitura que faço sobre este movimento da Microsoft em restringir as atualizações apenas às cópias legais, não vai fazer com que as todas pessoas comprem a versão autentica. Isso é óbvio. Todavia, vai diminuir bastante o custo que ela deve ter no combate a pirataria, bem como o número elevado de requsições aos seus servidores. Ô softerzinho que dá problema!!!
Não obstante a isso, essa prática vai beneficiar o software livre se isso for bem tratado em termos de marketing.
Temos de ocupar espaços que a MS deixar escapar. Entretanto, notem que ela agora está voltando atrás nas suas opiniões. Vale lembrar o fim do suporte do win98.

Abraços
Roger


» arthurandre () em 19/05 20:01

bom, recentemente, cansado de tantos vírus e atualizações e aborreciemntos do windows, resolvi instalar o Linux. com a ajuda de um amigo instalei o Suse e estou achando uma maravilha. é claro que os usuários simples encontram muitas dificuldades, mas ainda assim vale a pena. só não desisntalei o meu xp porque infelizmente o Linux não acha o meu modem e preciso da internet para baixar manuais e matar dúvidas de Linux. mas espero resolver esse problema logo (estou trocando meu winmodem) e logo, logo vou dar adeus as dores de cabeça.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.