Notícia publicada por brain em maio 17, 2004 11:16 AM
| TrackBack
Esta matéria do The Register dá os detalhes sobre o mais recente anúncio do Instituto Alexis de Tocqueville. Alguns de vocês devem lembrar deste nome, pois foi o mesmo instituto que causou espanto há cerca de dois anos ao publicar outro de seus "estudos", naquela época ligando o software livre ao fomento do terrorismno internacional. E vale mencionar que logo após foi descoberto que o estudo foi patrocinado... pela Microsoft.
Segundo a matéria, o instituto desta vez anuncia o lançamento em breve de um livro sobre o movimento do software livre, que inclusive questiona a idéia de que o autor original do Linux seja Linus Torvalds.
Mais detalhes na cobertura do Groklaw.
O próximo estudo deles vai confirmar a existência do Papai Noel...
...sem contar que vai conseguir provar que o Ruwindow$ é mais estável e seguro que GNU/Linux...
Ou entao que bin Laden está se escondendo no codigo fonte do windows, ehehehh
E quem vai pagar o estudo que vai dizer que quem comecou os sistemas do Bill foi o demônio ?
Nossa, o ataque da mídia em cima do Software Livre está forte, hein? FUD a torto e a direito. =/ É só rolar muito dinheiro que os prejudicados caem em cima...
Sou totalmente a favor de liberdade de imprensa e de expressão, mas isso já é caso de "impropaganda" (É muito importante saber o que é isso - uma das piores formas de FUD - http://www.prwatch.org/improp/impropaganda.html ) e deveria ser detido.
Isso é desinformação mesmo, cada vez mais comum na mídia em todos os assuntos. Preparem-se para o pior pois eles têm muita "grana".
Toda vez que alguem sugere uma noticia ruim pro lado soft. livre sempre vai ter alguem publicando a materia.
Acho que noticias que nao sao notórias ou que nao tem credibilidade nem mesmo deveriam ser publicadas aqui na linux-br, senao vamos acabar "acoando" todo tipo de praga que interessa somente a "desinformação".
Tem um estudo que diz que o DOS foi escrito por Bill Gates, e há quem acredite! hehehe
Tem uma história que o pai do Linux seria o prof, Tanembaum, criador do Minix: http://www.oreilly.com/catalog/opensources/book/appa.html .
A verdade é que o Linux foi escrito por um pinguim criado pelo Linus...
O que ninguem nem poderia imaginar, é que o DOS foi escrito por um coleguinha que sentava na mesa ao lado do CDF Gates, que espichou o pescoço e copiou o código... Logo em seguida o suposto coleguinha fez ele engolir o código a base de pancada! Em casa, a natureza seguiu seu curso e o jovem Gates conseguiu recuperar o código após horas no banheiro. É por isso que o código dele$ é uma M****!!!!
sdnnv,
Este link é para um debate 'caloroso' entre Linus e Tanenbaum, não fala nada sobre a autoria do Linux.
Mas quem quiser saber quem criou o Linux, basta olhar os fontes do 0.1, e ver o autor do código...
[]s
Daqui a pouco eles vão falar que o Linus ajudou o Saddam a criar bombas de destruição em massa.
Mas também,os americanos continuam acreditando no Rambo e até elegeram um Exterminador do Futuro, o que mais podemos esperar deles ??
André Michi
"Tem uma história que o pai do Linux seria o prof, Tanembaum, criador do Minix"
Na verdade, acho que o Tanembaum é o avô.
Mas, falando sério, para que tentar provar isso. O Linux é da comunidade. Hoje, não "interessa" quem criou ou começou.
Quem não tem o que falar... acaba falando besteira.
Sinceramente poderia colocar várias linha de comentários, mas para quer discutir uma coisa que é facilmente desmentida através do estudo da própria história que o Instituto usou como argumento. Então, sem mais comentários.
Esse instituto não faz jus à memória de Alexis de Tocqueville.
Creio que encontrei uma referência a altura que sustenta a afirmação do Instituto - Linux foi criado por Bert:
http://www.bertisevil.tv/index2.htm
sem contar que, como a familia dos Torvalds eh mulçumana, basta pensar dois minutos e vamos descobrir ligações secretas com o grupo Al-Quaeda, com varios membros se comunicando atraves de codigos secretos inseridos nos fontes do kernel...
na verdade, segundo o FBI, ao mudar para os eua Torvalds na realidade esta agindo como agente infiltrado da Al-Quaeda, bem no caração dos eua...
basta ver os fontes, ta tudo la, codigos secretos de terroristas internacionais...
kill()... exec()...explode()...kernel panic...death..etc
e os bestas ( nós ) achando ser programação em C/C++!
o proximo passo eh prenderem o Linux Torvalds e enviarem para Guantanamo!
:-(
Na verdade,
que criou foi o Fidel...
isso é antigo!
Quem aprimorou foi o Saddan Housein...
Quem compilou a primeira versão estável foi o Bin Laden
finalizando,
Linus, vendo que o treco funcionava, empacotou, vendeu e está milionário!
Deve ser isso!
Vamos ver as próximas cenas desta palhaçada. Sem dúvida isso é falta de serviço.
Podem ir se acostumando, esse tipo de papagaiada vai se tornar cada vez mais frequente. Por um lado isso é um bom sinal, mostra que o software livre vem incomodando cada vez mais. É o preço da crescente visibilidade que o Linux e o software livre vem apresentando.
Enquanto o Windows é atacado por vírus o Linux é atacado por FUDs.
Alguém se habilita á criar uma vacina anti-fud? :)
"Alguém se habilita á criar uma vacina anti-fud? :)"
Já existe: a ação. A Semana de Capacitação foi "ocultada" pela "Grande Imprensa Brasileira", mas quando secretarias, prefeituras e escolas partirem de vez para o Software Livre, em todo o Brasil - e não falta muito -, vai ser difícil combater tal avanço com "estudos" de procedência duvidosa...
Tradução livre do artigo.
O centro de estudos responsável pelo argumento "Linux apóia o terrorismo" há dois anos está de volta. O Instituto Alexis de Tocqueville agora lança dúvidas sobre a autoria de Linus Torvalds sobre o Linux, sugerindo que seja um clone não autorizado do Unix.
A mais nova atrocidade do instituto parece seguir o padrão anterior em que anúncios prévios altamente tendenciosos e contenciosos antecipavam a publicação de um relatório decididamente inconsistente. Desta vez tivemos só três releases entituladas "Autoria de Torvalds sobre Linux provavelmente falsa, diz novo estudo", e a promessa de que tal estudo começaria a aparecer em 20 de maio, quando tomaria a forma de uma "série de excertos" de um livro vindouro de Kenneth Brown, presidente da instituição.
A Microsoft confirmou que proveu fundos para o instituto depois do estudo "terrorista" (também escrito por Brown), mas não fica claro por que alguém lá da Central das Bestas acredita que esse tipo de coisa adianta. De acordo com o release, Brown, produzindo "um dos poucos estudos críticos abrangentes sobre código aberto..., investiga o movimento de software livre... a partir de seu início romântico, mas questionável, ...[e] questiona expressamente a autoria de Linus Torvalds como inventor do Linux".
De acordo com Gregory Fossedal do instituto, o relatório "levanta questões importantes que todos os desenvolvedores e usuários de software livre precisam encarar".
"Não se pode igualar todos os programadores de software livre. Muitos são ciosos e rigorosos com propriedade intelectual. Outros, porém, falam de direitos de propriedade intelectual--pelo menos quando a propriedade é dos outros--com total desacato".
Brown diz que o release "sugere que a invenção do Unix é parte integrante da história do Linux"."O interesse excepcional da pessoas pelo sistema operacional Unix", escreve, "fez do Unix um dos produtos mais licenciados, imitados e roubados da história da ciência de computação..."
"Por quase trinta anos, os programadores tentaram criar um sistema à moda Unix e não conseguiram. Até hoje, temos um problema sério de autoria no desenvolvimento de software porque alguns programadores podem ter decidido copiar ou imitar o Unix inescrupulosamente."
Parece muito claro do jeito que está escrito que o estudo não virá de cara dizendo que o Linux foi criado pelo irmão gêmeo malvado de Torvalds, Richard "Skippy" Stallman em andamento a sua conspiração secreta para subverter o direito à propriedade via movimento de Software Livre, ou que o software livre foi todo roubado do Unix. Mas, ao ler as palavras do instituto, o extenso departamento legal do The Register pode até ouvir a voz sonora de um advogado inglês concluindo: "Ao considerar estas palavras, membros do júri, o que poderiam os senhores deduzir com relação aos motivos do autor? E o que uma pessoa razoável deduziria ser as conclusões prováveis do "estudo extensivo de 30 anos" que ele descreve?"
O júri volta em menos de cinco minutos, o juiz veste toga preta, os acusados começam a cantar em coro com voz fina "você vai pra casa de camburããão" Brrrrr
Não estamos invocando as leis de difamação do Reino Unido, mas neste caso, parece assaz difícil não concordar com nosso advogado hipotético. A boa fé de Torvalds, do Linux e do software livre está sendo calaramente questionada na propaganda prévia e, se o estudo em si acabar não comprovando isso, então a única conlusão que se pode tirar é que, com certeza, isso é calúnia deliberada. Assim, aguardamos o estudo, e por fim o livro, com interesse.
Nossa, ri muito lendo esses comentários.
Eu acho que esse tipo de notícia nem deveria ser publicada nesse site.
Pessoal, eu não deveria ter contado isso porque foi um pacto que eu fiz com Linus, nós estavamos conversando quando começamos a falar sobre criar um sistema operacional, então eu dei a idéia de henlin mas ele achou feio e nós então decidimos tirar par ou ímpar e ele ganhou... meu nome não está nos créditos porque eu sou tímido e não gosto muito de aparecer...
se for de interesse, link falando uma teoria de a ideia do linus nao ter sido totalmente do linus..
http://urlmenor.com/7v
Jihad contra os infiéis da desinformação,e aqueles que querem que as pessoas continuem a serem USUARIOS
ADESTRADOS,SIMPLES APERTADORES DE TECLAS. os pre inuteis!!!! os verdadeiros terroristas do mundo são
os dirigentes daquele país que nos sabemos bem, que é conhecido como o ''GRANDE SATAN''
nao seja um bitolado(a) controle voce mesmo seu sistema operacional nao deixe ele controlar voce,se não, como é o desejo deles, voce se tornara um adestrado, é adestrado nao contesta apenas obedesce ou melhor clica..clica...clica!!!!
viva a liberdade viva o codigo aberto,onde o limite é o seu conhecimento!!!!!!
Boooooooooooooooooommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
e que o terror esteja sempre com o GRANDE SATAN e sua coligaçao de bandidos!!!!!!!!
__Sinceramente, não perco meu tempo prestigiando um site, cujo o logotipo é um Urubu, desenhado por um portador de Mal de Parckinson.A MS, está sendo ridícula na sua luta contra o Linux.Para não se expor, ela usa métodos indiretos, como financiar pesquisas parciais e suspeitas.E até há especulações de atividades ílicitas envolvendo a Redmond.Isso porque o Linux detém menos de 10% do mercado, se houvesse mais força no Pinguim,a MS, já teria transformado o Linux em algo ílicito, como cocaína.Pasmém: Droga é o Windows!
Discutir isto é perda de tempo.
O Linux já existe, é software livre, beneficia muita gente e já se sustenta com suas proprias pernas. Se foi o Linus ou nao quem teve a ideia inicial, nao vai alterar em nada. Se foi a microsoft quem lançou, o problema é dela. Lançar um concorrente que nao dará lucro a ela, nao parece uma ideia muito inteligente por parte da microsoft. E se for, continuarei usando Linux do mesmo jeito. Nao o uso porque é concorrente da Microsoft. Uso porque é bom e me da uma opçao de livre escolha de meus softwares.
Avisa eles que a Paschoa ja passo.. por que se naum vao achar os coelinhos tb :P
HAUHAUAHuahauahUHAuahauh
que pessimo esse estudo quem pode acreditar nele sendo que ele foi patrocinado pela M$?
"O próximo estudo deles vai confirmar a existência do Papai Noel..." hehehe, muito cômico isso! :)
Apesar do nível do estudo, acho que conseguiram o que queriam: divulgação! E isso com certeza é problema à comunidade, sendo que muitas pessoas podem acreditar nesse fato bizarro!
hehehe.. Só isso pra alegrar uma manha fria de terça feira! ;~)
Se o Linux não foi feito por Linus, 10 anos depois e ninguém ainda reclamou!!!! Fala Sério!
Muitas pessoas erram em um ponto também:
Estão falando de Linux ser clone do Unix e tudo mais... Linux é um kernel que a FSF incorporou em seu sistema operacional GNU, hoje chamado simplesmente de "Linux".
Isso me deixa chateado em um ponto, dão todo o mérito ao Linus, atribuem à ele até mesmo que idealizou o Software Livre, tirando todo o mérito da Free Software Foundation e GNU, que idealizaram o software livre e foram os autores do unix-like que usamos: o GNU com o kernel livre Linux (GNU/Linux).
Um sistema operacional não é só um kernel, são vários programas que comunicam entre si. Linus é sem dúvida o autor do Linux, mas devemos méritos à várias outras pessoas pelo o que utilizamos hoje.
Richard Stallman está certo em achar ruim de chamar seu sistema de "Linux", pois a filosofia do software livre não é propagandeada, e o trabalho e dedicação de vários anos é escondida.
Um documento interessante, e de leitura obrigatória, para que possam compreender melhor o que é o GNU e até mesmo o Linux é o seguinte:
http://www.ulbra.tche.br/~elgios/gnu/
...squeci de um outro link, http://www.gnu.org/gnu/gnu-history.pt.html
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.