Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novo Crossover: rodando aplicativos do Windows no Linux, com suporte comercial

Notícia publicada por brain em maio 12, 2004 11:14 AM | TrackBack


A CodeWeavers anunciou ontem o lançamento do CrossOver Office 3.0, entre outros produtos. A linha CrossOver oferece suporte garantido a uma série de aplicativos do Windows, incluindo (na versão 3.0) nomes como Microsoft Office, Internet Explorer, Quicken, Dreamweaver, Flash, Lotus Notes 6.51, Outlook XP e Project. O produto vem acompanhado de 6 meses de suporte à instalação e uso, e embora seja baseado no Wine, oferece (além dos serviços e da interface diferenciada) suporte a alguns aplicativos e recursos ainda indisponíveis no wine "comum". Vale mencionar que a empresa também contribui todos estes novos recursos ao projeto Wine, garantindo o avanço do software livre.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Junior () em 12/05 12:23

Quanto tempo será que falta para a M$ arrumar algum meio de processar ou melar todo esse trabalho gigantesco do Wine?


» Denisbr () em 12/05 13:07

Será que realmente precisamos utilizar software para windows no Gnu/Linux?
O Projeto Gnu/Linux vem crescendo a cada dia, surgindo sempre novos aplicativos para facilitar nossa vida.
Acredito que já que estamos combatendo o Software Proprietário utilizando Software Livre, por que querer utilizar um mIRC ou MS Office.
Está certo que nem todos os programas que vemos no Windows existem similar no Gnu/Linux, mas a comunidade deve fazer valer sua Liberdade para incentivar empresas a desenvolverem sistemas livres.
Recentemente vi noticia que uma empresa está desenvolvendo um Programa Livre que é similar ao Dreamweaver da Macromedia. Realmente ainda não tinhamos um software dessa qualidade para densenvolvimento visual de páginas para Internet, mas o esforço e a vontade da comunidade levou ao desenvolvimento desse programa. Mais detalhes consulte em http://www.nvu.com/.
Outro fator que me preocupa na utlização de softwares do windows no Gnu/Linux é a segurança. Sabemos que o número de vírus que atacam sistemas Gnu/Linux é mínimo comparado ao número de virus para Windows. Rodando programas do Windows no Gnu/Linux a chance de se abrir um virus num Gnu/Linux cresce bastante. Já li casos de pessoas que conseguiram rodar Virus que estavam escondidos utilizando o wine!
Vamos mostrar que não precisamos de Software Proprietário, por que senão de que adianta divulgarmos a Filosofia Software Livre se ainda nos sentimos dependentes de outros tipos de Software.


» SS_Sputnik () em 12/05 13:14

Denis,

Fica dificil argumentar contra o soft fechado quando o próprio mantenedor desse site, AUGUSTO CAMPOS, prefere desenvolver script para Mirc em detrimento do XCHAT. Como só uso linux em casa e não sou desenvolvedor tenho de "aguentar" o xchat como ele está, mas está a anos-luz do Mirc e não posso fazer nada porque nao sei programar.


» Cadu () em 12/05 13:23

Não entendo isso...

Só um idiota mesmo para preferir Internet Explorer e Outlook a qualquer outro aplicativo de igual função.

Esse duas aberrações do software deveriam ganhar o prêmio de piores softwares de todos os tempos.


» Denisbr () em 12/05 13:41

SS_Sputnik

O Augusto Campos desenvolvia um script para o BitchX há algum tempo, mas acredito que não tenha mais atualizado!
O Site é http://brlinux.linuxsecurity.com.br/artigos/irc-intro.htm


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/05 13:46

O X-Chat não é inferior ao mIRC. Não mesmo, é tremendamente poderoso. Só que tem outro modo de usar e os scripts disponíveis pra ele se concentram mais em algoritmos e menos em interface. Outra coisa que dificulta (?) é que ele não tem sua própria linguagem, ele usa linguagens scripts embutidas como perl, tcl e python (Isso dificulta a integração e interpretação). Ademais, é muito raro (senão impossível) encontrar para eles "suítes completas" de script como as existentes para mIRC.

Quanto ao Augusto Campos, acredito que ele não participe muito do desenvolvimento do DusK for Windows. E existe o DusK pra BitchX, feito por ele... (ei! Bem que podia portar pra irssi, né? ;))


» André Michi () em 12/05 13:53

Nossa, horrível. Perder tempo pra fazer o Outlook funcionar no Linux !!!


» Alexandre () em 12/05 14:37

Pra mim nao tem pior de perda de tempo que colocar outlook e ie no linux(as maiores portas de virus e cavalos de troia que conheco),mas softwares que ainda nao tem similar no linux e uma boa, como um 3dstudio, flash, coreldraw (tem parecido,mas sem toda facilidade, mas sodipodi e otimo), seria bom poder usar o canti de videoke...
se esses softwares funcinassem no linux eu nao precisaria de windows mais,e poderia convencer muita gente a largar o windows, gente que tem algum sistema que realmente nao tem como portar, feito em vb ou fox pro.


» m@gno () em 12/05 14:43

Pessoal,

O Crossover tem seus meritos, acho otimo termos a opção de rodar aplicações windows em nossos linux, principalmente para quem trabalha em ambientes corporativos. Ex: quem desenvolve paginas web muitas vezes precisa ver como a sua pagina fica no internet explorer, e precisa carregar o windows só por causa disso. Existem milhoes de outros exemplos e situações, até gente que quer apenas rodar seu joguinho preferido que só rodava em windows. Neste periodo de transição ele é um excelente software e quem precisar usar aplicativos desta plataforma proprietária que possa pagar para ter essa opção.
Eu não uso - não preciso - o meu Gentoo supre muito bem as minhas necessidades, mas pra quem precisa, é uma ótima opção (se estiver funcionando bem é claro, eu não cheguei a usar, mas dizem que funciona relativamente bem).


» Dyego Souza Dantas Leal () em 12/05 14:48

Eh , realmente os comentarios acima sobre "perder tempo em rodar tal programa no linux" mostrao bem o prq que muita gente odeia o linux...

Profissionais (???) que nao sabem mesclar as coisas... nao sabem tirar o o melhor proveito das tecnologias... digamos que o mercado corporativo nao tem TEMPO para ficar "fucando" , o cara lah que meche na contabilidade... quer abrir o software que ele lê email... e tah acostumado e ler seus emais... nao quer que do dia pra noite... instalem o mutt e ele fique doido...

O CrossOver vem como ferramenta de migracao... e nao como solucao definitiva... ele auxilia a migracao quando por exemplo... o programa da prestadora de servicos SOH RODA EM WINDOWS... ae o crossover ajuda a segurar as pontas enquanto a prestadora porta seu software ( isso se algum dia ela portar )

O linux tem muito programa , suite... MUITO MESMO... mas que o windows se bobiar...

Soh que fanatismo soh leva a uma coisa... a outras pessoas ( normalmente os chefoes ) se infiao de cara em um caminho que nao tem volta... e depois que dah TUDO errado , que TODO MUNDO NAO CONSEGUE SE ADAPTAR ... ae fala mal do linux...

ele deveria falar mal eh desse profissional que nao soube migrar a empresa dele com seguranca que ela merece...

UM bom exemplo de adaptacao da realidade eh o LTSP+RDESKTOP... solucao muito boa... eh linux... mas tmb pode rodar aquele "programa" que soh funciona bem no windows :)

Abracos,


» Augusto Campos () em 12/05 15:30

Eu mantinha scripts de irc sim, e o script em si era de código livre. Mantive scripts para clientes de fonte aberta e de fonte fechada, mas não vejo como a plataforma para a qual o software livre que eu desenvolvi no passado pode servir como base para defender um ou outro modelo de desenvolvimento. É mais ou menos como dizer que não dá de defender o software livre porque a Red Hat mantém o cygwin, ou porque o staroffice também roda em Windows...


» André Michi () em 12/05 15:57

Só que se o profissional for capacitado ele vai conseguir provar pro seu chefe que o Outlook é apenas um cliente de e-mail.

O problema não é eles emularem software proprietário, o problema é que eles emulam softwares que tem um concorrente livre e que ainda por cima é melhor.

Dreamweaver, Corel, Photoshop até vai porque são softwares mais especifícos e tem um monte de recursos que os de código aberto não tem ainda, mas rodar I.E no Linux never..hehe...

André Michi


» SS_Sputnik () em 12/05 16:39

Patola,

"Ademais, é muito raro (senão impossível) encontrar para eles "suítes completas" de script como as existentes para mIRC."

Você já disse tudo. Agora explique isso para 99% dos usuarios do mirc e diga a eles que eles nao tem nenhuma "frescurinha colorida", sonzinho anunciador, ou frasesinha idiota que ele encontra no Mirc. Depois pergunta a esse usuario o que ele prefere o script personalizado dele ou o xchat peladão??


» Dyego Souza Dantas Leal () em 12/05 16:42

Certo André Michi

vc convence o seu chefe de que eh melhor...
mas hoje o que vale eh a equipe... se a EQUIPE nao se adapta... o chefe quebra a cara...

O negocio eh migrar QUALQUER COISA aos poucos... nada de de SURTOS...

POis se no final seu chefe esta convencido que eh melhor... soh que a equipe dele caiu 30% de produtividade depois do novo cliente de email...

soh prq ele foi jogado por guela abaixo... e ae... como fica a empresa em termos financeiros ?


» aindaTentando () em 12/05 17:25

Acho válido o esforço, mas pra mim também não vejo sentido de emular programas do windows, EXCETO onde o Linux ainda esta MUITO LONGE de ser bom.
Um exemplo : os programas de sincronização de palm pra Linux são pessimos, instaveis e bugados. Tenho um tungsten E que teve todas as entradas do catalogo de endereços duplicadas, usando Kpilot.
gosto muito do Linux, MAS, ha muito a fazer ainda pra deixa-lo realmente facil e totalmente funcional para o desktop.


» Douglas Augusto () em 12/05 21:55

Uma forma de "forçar", incentivar ou contribuir para o desenvolvimento de programas para o Linux (seja código aberto ou comercial) é torná-lo cada vez mais popular. Isto significa que é preciso entrar de cabeça, participar na sua popularidade, usando, defendendo, divulgando e pressionando por compatibilidade e desenvolvimento na plataforma Linux.

Ficar de fora, esperar a maré baixar, dizendo "se der certo eu entro nessa" é uma atitude nada louvável.


» CWagner () em 12/05 22:37

Com certeza, a funcionalidade do software que roda em uma plataforma pode ser implementada em outra plataforma, muitas com pouca perda de desempenho (pra não usar o termo 'performance'), ou em muitos casos com ganhos sensíveis.

No caso do Wine, creio que a sua utilidade é notada nos casos onde NÃO HÁ ferramenta equivalente para Linux (ou BSD, se preferirem :), como por exemplo: controles de estoque, controles de caixa eletrônico, interfaces para máquinas de cartão de crédito, etc...

Mas a questão que muitos colocamos é "O usuário realemente precisa das funcionalidades do caríssimo software proprietário?". Senão vejamos, o Abiword supre mais de 80% das necessidades de muitos usuários, mas muitos continuam preferindo o M$ Office. Alguns deles não usam o software livre simplesmente porque não conhecem ou porque nunca sequer ouviram dizer que existem alternativas...

Outros dois exemplos são o QCAD (ou o CYCAS) e o Blender. Ambos podem ser aproveitados por mais de 60% dos profissionais que mantêm uma cópia pirata do AutoCAD e StudioMAX, excelentes programas, por sinal. Mas nesses casos, se um escritório de engenharia/arquitetura ou estúdio de efeitos especiais ou modelagem 3D tem condições de manter um software de mais de R$10.000,00, não custa nada comprar uma caixa de Window$ XP Profe$$ional ou 2003 $erver, mas aí eles que se cuidem para manter o sistema deles funcionando 24x7 sem travamentos e sem vírus.


» ss_sputnik () em 13/05 08:22

aindatentando,

Discordo contigo. Uso o JPilot e funciona perfeitamente. O mesmo nao posso dizer do proprio programa da PALM que dá problema no win2k do trabalho e no win98.


» Ark () em 13/05 08:32

"Acredito que já que estamos combatendo o Software Proprietário utilizando Software Livre"

Aff! Aff!! AFFFF!!
Então Software Proprietário é do mal? Achei que eu ainda não encontraria mais essas pérolas por aqui...


» MediaSonic () em 13/05 08:41

Que mal tem em rodar I.E., Outlook e cia. no Linux? Acho que é um excelente marco, rodar coisas que são feitas para outra plataforma com sucesso.


» Alexandre () em 13/05 09:16

Eu concordo que rodar softwares de outrra plataforma e super legal, mas rodar software de baixa qualidade sendo que existem melhores, como mozilla firefox, evolution...


» Adilson Oliveira () em 13/05 10:24

aindatentando, eu e minha mulher, como o ss_sputnik, usamos o jpilot a anos, e não temos do que reclamar.
CWagner, em relação ao AutoCAD, tem um outro programa que não é muito conhecido mas que tenho sugerido para alguns clientes quando dava consultoria chamado VariCAD. É *muito* leve, barato, e até agora não conheci ninguem que tivesse voltado atrás para o AutoCAD depois de te-lo usado.
Adilson.


» PoolS () em 13/05 10:31

São projetos como o Hotway (http://hotwayd.sourceforge.net/) que fazem o uso de programa como o "lixo" do Outlook Express, por exemplo, possa ser substituído. Quem tem Hotmail sabe do que eu estou falando. E nem adianta virem com frases do tipo "O Hotmail é péssimo!", calma lá né? Não é porque é Microsoft e monopolista que TEM que ser ruim...


» aindaTentando () em 13/05 10:35

ss_sputnik,

Legal que o JPilot funcione contigo, mas eu menciounei o KPilot.
Preciso da integração que ele faz com o catalogo de endereços e a agenda do KDE, que é o ambiente que uso.
Pior que, ainda tentei usar a sincronização com o Evolution..e adivinha ??? PAU DE NOVO.
Apesar de ser defensor do Linux, me surpreende a quantidade de aplicações bugadas que são lançadas pra desktop.


» Pacozila () em 13/05 10:55

Alguém sabe se suporta o Net Empresa do Bradesco, porque manter uma máquina com Win98 só pra isso é dose.

Antes que me crucifiquem, a decisão do banco não é minha e, sim, desisti de esperar por uma resposta deles, mesmo que seja "o que é linux?".


» KeZ () em 13/05 11:00

Pessoal, esqueceram q a maioria dos leigos acham q linux é difícil(mesmo sem ter usado nenhuma vez?)?
Acho que isso server como ferramenta de migração.
Imaginem o Word!
Já perceberam que os cursos de informatica dão curso de Word, Excel, etc e nao de editor de texto e planilhas.
Eu aprovo a idéia do crossover.
Quem achar a pior coisa do mundo, acho q apenas nao deve usar...


» rjp () em 13/05 11:29

Descobri agora uma excelente aplicação do WINE p/ mim, usuário antigo do GNU/Linux: Jogar StarCraft! Heheheh... Ele roda bem no WineX (uma versão velha q arrumei), mas a expansão (Broodwars) não roda. E antes q me critiquem, a cópia é original, comprei na promoção da Saraiva... Falando nisso, existe algum Wine c/ suporte a DirectX por aí q n seja pago? Depois vou experimentar outros jogos "velhos" (até 2001)...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 13/05 11:48

O WineX não é pago se você pegar o fonte e compilá-lo, está disponível na página.

Também me parece que existe uma versão empacotada "light" (que vem com o Kurumin). Não sei qual a diferença.

Já joguei Starcraft *e* Broodwars com WineX até o fim. Apesar de o fim ser decepcionante, ambos funcionaram sem problemas.


» Arthur Fernando Costa () em 30/06 14:10

Concordo plenamente com o comentário do colega. Uma coisa somos nós, da área de informática, navegando com o Mozzila e não conseguindo abrir certas funcionalidade de sites desenvolvidos fora do padrão da W3C (e-ping), outra são os usuários finais que não vão entender o porquê disso e vão, imediatamente, culpar o Linux. O crossover veio justamente para ajudar o Linux a vencer. É um momento de transição crítico, onde qualquer coisa que não funcione o vilão será o Linux e não adianta espernear. Quem decide o que presta é o povo, nós somos minoria.

Abraços,

Arthur Costa (em plena transição corporativa, usando a porcaria do I.E. só para não queimar o filme do Linux)

___________________________________________
Pessoal,

O Crossover tem seus meritos, acho otimo termos a opção de rodar aplicações windows em nossos linux, principalmente para quem trabalha em ambientes corporativos. Ex: quem desenvolve paginas web muitas vezes precisa ver como a sua pagina fica no internet explorer, e precisa carregar o windows só por causa disso. Existem milhoes de outros exemplos e situações, até gente que quer apenas rodar seu joguinho preferido que só rodava em windows. Neste periodo de transição ele é um excelente software e quem precisar usar aplicativos desta plataforma proprietária que possa pagar para ter essa opção.
Eu não uso - não preciso - o meu Gentoo supre muito bem as minhas necessidades, mas pra quem precisa, é uma ótima opção (se estiver funcionando bem é claro, eu não cheguei a usar, mas dizem que funciona relativamente bem).


» Fernando (Baykal) () em 29/08 22:24

Eu acho válido a ideia do programa, porque como todos os usuários deLinux diz: "Amamos a liberdade", então acho que todos tem o direito de escolher se prefere usar programas do Windows ou não... ;)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.