Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conectiva 10 RC1: final do período de testes, e uma análise

Notícia publicada por brain em maio 9, 2004 03:58 PM | TrackBack


Jose Pissin (pizza) (pizza@gulms.org) disse: "Foi publicado no site do Grupo de Usuários Linux do Mato Grosso do Sul uma análise da versão RC1 do Conectiva Linux 10. O texto aponta as principais novidades com relação ao uso desta distro nos desktops corporativos."

E o Alexandre Pedroso (aplinux[arroba]ig.com.br) enviou esta notícia auto-congratulatória para publicação: "O report de bugs para o Conectiva Linux 10 foi encerrado. A Conectiva disponibilizou em seu site o ranking com os três primeiros colocados em contribuições. Parabéns ao Aplinux, que ficou com a terceira colocação no ranking com 41 bugs reportados. 'Mais importante que a premiação que irei receber, é saber que pude, de alguma maneira, contribuir para o desenvolvimento de uma das melhores distribuições LINUX que já usei...'."

O site da Conectiva agradece "o empenho de toda comunidade Linux no report de bugs. O programa Beta tornou-se um marco no desenvolvimento do Conectiva Linux." e informa também os dois primeiros colocados: Marco Aurélio Graciotto Silva e Edgard Lemos. Parabéns aos dois!

No evento em Campinas da semana passada eu recebi uma cópia do RC1. Com alguma sorte, vou conseguir fazer minha própria análise antes de sair a versão definitiva ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ATF () em 09/05 17:16

Muito boa a análise do "pizza". Eu também fiz alguns testes bem sucedidos e, como o "pizza", gostei muito do novo "automount" que, inclusive, montou automaticamente um dispositivo "pen drive", ao ser conectado na tomada USB.
Eu diria que a instalação e utilização já estão mais fáceis do que no "MS/DOS - Windows". Quanto ao desempenho nem se fala.
Vale a pena experimentar.


» Lucar () em 10/05 01:45

Quando sai a versão final do CL ??? O pessoal já tem um previsão ???


» mOODy () em 10/05 10:29

Ae, gostei muito dessa versao do CL..

Só tive um grande problema..
Simplesmente meu cdrom nao monta!
Ele não está no /dev. Alguem sabe o que pode ser?

Mais uma coisa.. Qdo eu faço a atualização pelo synaptic e atualiza o kernel, na hora da reinicializacao, ela não é mais grafica, como resolver isso??

Um gde abraco!!


» hamacker () em 10/05 12:16

Esse negocio de nao suportar chipset nforce é um tapa, pois aqui no brasil estas maquinas estao inundando o mercado. Eu pessoalmente gosto muito delas e até deixei de usar as offboards porque essas daí são onboards de boa qualidade.


» Rodrigo Stulzer () em 10/05 14:08

Notem que o report de bugs está encerrado somente para cômputo no ranking da promoção!
Todos os reports de bugs novos ainda têm uma chance de serem tratados antes do fechamento do Conectiva Linux 10.


» Anderson C. Santos () em 10/05 14:26

Quanto a questao dos chips nForce, estou usando o CL10-RC1 e ele detectou sem problemas:
- Placa de Rede (forcedeath)
- Placa de Video (nvidia)
- Placa de Som (nforce)

Eh uma placa mae ASUS-A7N266.

Estou usando no desktop em substituicao do MDK 10 CE, e nao tive problemas !

Fora o pessoal da distribuicao, muito atencioso na solucao de eventuais bugs...

Abracos
Anderson C Santos


» ATF () em 10/05 16:17

O problema de montagem do CD deve ser motivado pela troca do módulo "ide-scsi" substituido pelo "ide-cd".
A Conectiva podia colocar aviso na lista de alterações importantes.


» CaFeCrAfT () em 10/05 17:29

ATF,

Tenho uma unidade LG COMBO CD/DVD/CDRW que foi reconhecio como /dev/hdd onde /dev/cdrom apontava para /dev/hdd que apontava para /dev/dvd so q o arquivo dvd não existe. Dae usei emulação SCSI mesmo e funcionou, matei o link /dev/cdrom e linkei ele com o /dev/sr0.

Não foi a Conectiva que mudou foi o Kernel 2.6 que mudou!.. :-)


» andreas () em 11/05 10:52

Esse problema do /dev/dvd sumir é um bug no instalador do RC1. Ele tenta fazer um link simbólico do /dev/hdc (por exemplo) para /dev/dvd, mas inverte os parâmetros e acaba apagando o dispositivo real... :(


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.