Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Terminais leves com o XDMCP

Notícia publicada por brain em maio 6, 2004 10:05 PM | TrackBack


Em um interessante complemento ao interesse demonstrado pela nossa recente notícia sobre thin clients usando boot remoto baseado no LTSP, o Linux Journal publicou uma matéria sobre X Terminals usando XDMCP. Embora sirvam aproximadamente para a mesma finalidade, ambas as tecnologias tem diferenças profundas. A diferença essencial entre as duas alternativas é que no caso da solução apresentada com XDMCP, as estações da rede dão boot localmente, e só a partir do logon em modo gráfico passam a rodar as aplicações usando os recursos do servidor.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Lordello () em 06/05 22:33

Um bom artigo sobre isso está na página do C. Morimoto.

:. Configurando uma rede de terminais leves em apenas 60 minutos :-)
http://www.guiadohardware.net/artigos/239/

Esse artigo consta no livro "Entendendo e Dominando Linux", o qual li de cabo a rabo :-)
Falow!


» Patola () em 07/05 02:27

Engraçado, vendo este afã todo de terminais leves, e procurando pelos sítios, teve algo que eu não consegui achar: uma distribuição live-cd, customizável e leve, que pudesse ser usada simplesmente pra bootar uma estação dessas e dar um "X -query" num servidor XDMCP configurado. Distribuições como Kurumin já entram direto no X com algum window manager e não são boas pra isso.


» Alexandre Figueiredo () em 07/05 09:30

Patola,

Um terminal que tinha essa característica era o NIC (New Internet Computer - se não me engano), atualmente da Oracle. Sim, ela mesmo, a dona do banco relacional mais conhecido do planeta para grande quantidade de dados.

Mas, não é um produto que ela esteja vendendo. A última notícia que li dele foi no ano passado, qdo a empresa fez uma doação dessas máquinas para uma escola em um país meio distante.

Era um PC, com uma torre de ~30cm de altura e só tinha o drive de CD. Ela dava boot e carregava um X básico e permitia rodar um browser e rodar as outras coisas via VNC.

Eu gostaria de montar uma redinha de terminais burros e testar de todas as formas possíveis.

São poucas as empresas que possuem soluções nessa área. Infelizmente, tmb, os terminais tem saido meio caros. A média é de R$1.200,00 e sem o monitor. Poxa! A máquina não tem quase nada e custa como se tivesse tudo...

Seria uma ótima solução para escolas, mas o preço e um impedimento.


» Miguel Figueiredo () em 07/05 09:43

Eu sempre achei esse recurso do X fascinante! Ainda não tive chance de configurar um LTSP, mas pretendo em breve!

A idéia do Patola é boa. No Kurumin poderia haver uma entrada em que poderiamos colocar o nome/ip da máquina e logar nela via (x)(g)(k)dm por XDMCP.

Seria ainda melhor se algum app. fizesse uma pequena varredura na rede e localizasse provaveis maquinas em que ese poderia logar.

Galera do desenvolvimento do Kurumin, fica postada aqui a sugestão! ;)

-Micael


» Flavio Moreira () em 07/05 09:58

O Kurumin já tem XDMCP ... praticamente sempre teve ... e rodando direto do CD ... é um ícone mágico

K (iniciar)
Configuração do Sistema
Configuração dos Servidores
Servidor XDMCP

(abre uma janela perguntando se é para ativar o servidor na estação local , ou se a estação local irá se conectar a outro servidor. Também tem, rodando do CD, o rdesktop para ser um terminal de ServidoWinTS)


» Lordello () em 07/05 10:10

O Kurumin ou qualquer outro Live CD baseado no Knoppix você pode colocá-lo iniciando no shell, sem o X. Você pode até remasterizar o bichinho e tirar do runlevel do X.
Você pode usar também o SLAX, ele permite criar um Live CD a partir de uma instalação enxuta do Slackware (+-500MB).


» Clovis Sena () em 07/05 10:12

bom dia,

em compensação, no knoppix (http://www.knoppix.net/), tem uma opção para ativar um servidor de terminais, direto do cd, sendo que as estações podem dar boot pela rede, se as placas suportarem o pxe basta alterar a sequencia de boot no setup das maquinas, ja as que nao suportarem, basta criar um disquete de boot.

terminais rodando o X: http://bofh.be/clusterknoppix/xx.htm
terminais sem o X: http://bofh.be/clusterknoppix/xnox.htm

Disquete de boot pela rede: http://www.rom-o-matic.net/

t+
Clovis.


» Joao Amaral () em 07/05 10:16

vai no setup e altera a sequencia de boot, coloca "boot pela rede" como a primeira


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/05 11:10

Flávio Moreira, o recurso do Kurumin é ruim porque pra ativá-lo já se tem que estar no ambiente de janelas. Quando você tem uma máquina com pouca memória - 32 MB, por exemplo, que foi a máquina que eu testei - aí já não dá pra fazê-lo... O que seria conveniente é ter uma entrada no boot que ao invés de entrar em qualquer desktop, apenas configurasse a placa de rede e desse um X -query em um IP... pra essa máquina de 32 MB ser usada como cliente, entendeu?


» Carlos E. Morimoto () em 07/05 11:48


É só por o comando no final do arquivo /etc/init.d/knoppix-autoconfig, substituindo o "/etc/init.d/kdm start" que está lá


» Xtian Xultz () em 07/05 11:52

Quem quiser fazer um remaster do Kurumin (o que eh um processo bem documentado) basta alterar no inittab para que ao inves dele entrar no X, executar o seguinte comando:
X -broadcast
isso faz com que o X procure por um servidor XDMCP na rede automaticamente.
Na minha rede eu tenho tres servidores XDMCP, e fazendo isso, cada vez ele entra em um servidor diferente, eu ainda nao entendi queal eh a regra do X para escolher o servidor :D Mas se na rede (ou na mascara de rede) tiver apenas um servidor, ele vai conectar naquele sem problemas. Se tiver um servidor DHCP na rede, nao precisa passar nenhuma configuracao (a menos que o por algum motivo o Kurumin nao consiga configurar o X).


» CWagner () em 07/05 11:57

Estou testando o LTSP para uma proposta de utilização em escolas públicas, e estou encontrando alguns problemas, mas acho que dê certo...

A idéia principal é aproveitar máquinas antigas (k6 266, 32 MB) como estações e adquirir um SERVIDOR para cada escola (algo como um Pentium IV ou Athlon MP Dual, 1GB de memória e discos SCSI) o que for mais barato.

A idéia está amadurecendo mas preciso de alguns parâmetros, tipo que tipo de servidor suporta quantas estações...


» Manoel Pinho () em 07/05 12:06

CWagner,

Os cálculos que tenho visto são de 1GB de RAM para cada 20 terminais.


» Joerlei P. Lima () em 07/05 12:22

Manoel,
Em um servidor Dell Xeon, com discos scsi, 1gb de ram e mais 1gb de swap, pode-se "pendurar" até 35 estações, com bom desempenho. Claro que isso não vai ficar muito bom se todo mundo abrir OpenOffice, Mozilla, Gimp, Frozen-bubbles (esse treco vicia), etc, ao mesmo tempo e ainda tentar recompilar programas.
Ah, mas nesse caso ainda há um terceiro inconveniente (não seria um segundo?): tráfego na rede. Se for pendurar 40 estações, melhor é não usar nfs (utilizar uma imagem que se carrega na rede, vide thinstation.sourceforge.net ), switch de boa qualidade, preferencialmente com porta giga para o servidor (custa um pouquinho mais caro mas vai ajudar, e muito, na performance do sistema, etc.
Sugestão básica para o colega acima, que pretende fazer isso nas escolas:
P4, 2.6
Placa-mãe off-board de boa qualidade
HD 80 7200 rpm
1 GB memória ram DDR
Switch de boa qualidade
Placas de rede realtek 8139 ou outras de 100 mbps para os terminais. Para o servidor uma 3com.
Utilizar o Thinstation, não precisará de nfs, por exemplo, as imagens são carregadas na ram.
Substituir o Mozilla pelo Firefox.

Com um servidor assim será possível pendurar até 15 estações sem problemas, com um desempenho satisfatório.


» CWagner () em 07/05 12:25

Obrigado Manoel Pinho,

Com uma média de 15 máquinas/escola, acho que um servidor com essa configuração consegue dar conta do recado.

Nos meus teste estou com um problema no mouse das estações. O mouse serial simplesmente não funciona, e o PS2 fica louco, com um toque mínimo no mouse o cursor trava na parte superior da tela e não sai mais de lá.

Você teria alguma solução para esse problema?


» CWagner () em 07/05 12:32

Caro Joerlei,

Essa configuração é baseada em experiência própria?

É que preciso definir um bom servidor, que dê uma certa folga para futuras adições de estações, além de especificações dos componentes da rede (por falar em rede, vocês já ouviram algo sobre LTSP+Wireless?).

Quanto às aplicações, não me preocupo muito. O gerenciamento de processos do Linux é muito eficiente em relação a várias "sessões" da mesma aplicação, inclusive essa seria uma das razões para adoção do Linux e não do M$ Terminal Server.


» Joerlei P. Lima () em 07/05 13:05

"Caro Joerlei,

Essa configuração é baseada em experiência própria?"

Sim. Entretanto, se há planos para se adicionar até 35/40 estações, bom, aí sugiro um servidor mais parrudinho mesmo, conforme falei logo no início, com hd scsi e tudo mais, além de uma quantidade razoável de RAM.
Com relação aos seus problemas com o mouse, certamente é configuração. Como mencionei, já implementei muito soluções com LTSP e tive esse tipo de problemas, mas hoje é mais tranqüilo, já que aprendi os macetes. O Thinstation seria a solucão ideal pra o seu caso, ele autodetecta o mouse, pode ser inclusive usb. Tenho um terminal aqui com mouse usb e nem tive que me preocupar com isso. O único problema que ainda não conseguimos resolver foi o do teclado abnt, não funciona o "/" e "?". Entretanto, e felizmente, foi adicionado suporte ao US_INTL.


» Manoel Pinho () em 07/05 13:19

CWagner,

O problema está na configuração do seu /opt/ltsp/i386/etc/lts.conf

Você pode (e deve nesses casos) configurar o mouse na seção específica para cada terminal (não nas configurações default) com as diretivas X_MOUSE_*
Veja os exemplos na documentação do LTSP 3.

Eu implementei ontem mesmo o LTSP 4 e usei um 486 DX4 100 com 8MB como terminal. Ficou um pouco lento na parte de atualização da tela mas eu creio que possa ser devido aao fato da placa de vídeo ser muito antiga (uma Trident de 1MB), estar usando uma NE2000 ISA e o processador também ser muito velho. Mas máquinas Pentium 1xx já funcionam bem melhor.


» Xtian Xultz () em 07/05 14:36

Bom, jah que o assunto tah pegando fogo, vou dar minha contribuicao.
Nos terminais, procure SEMPRE usar placas PCI tanto de video como de rede. Um placa ISA de video faz uma diferenca absurda de performance.
Se possivel, use placa de video com bastante memoria, por exemplo, com 4M de video. Eu notei uma boa diferenca em placas de 2M com placas de 4M, principalmente quando for fazer scroll de uma pagina num browser.
Prefira placas de rede 8138 em relacao a 8029, se for usar Realtek. Se possivel, escolha 8139C, elas tem um desempenho melhor. Obviamente, se puder usar 3Com, melhor ainda.
Se for usar o terminal para o X, e rodar os aplicativos normais de desktop, procure deixar o terminal com bastante memoria, tipo 64M. Com 32M dah para usar, mas com 64M rarississimamente terah problemas de memoria. E sempre habilite o swap over nfs, eh ruim, lento, mas a maquina fica no ar mesmo que a memoria acabe, caso contrario, normalmente o X reinicia quando a memoria acaba.

Na rede, procure usar switchs de 16 portas apenas. Isso permite usar apenas 15 terminais por switch, o que eh um numero bom. Se for usar mais terminais, use mais um switch e coloque mais uma placa de rede no servidor. Assim, por exemplo, um servidor para 45 terminais teria 4 placas de rede, uma para a internet e e uma para cada 15 terminais

No servidor: use o que voce tiver de melhor. Uma conta simplista pede 100M de memoria por terminal, mas nenhuma formula magica permite calcular isso. Tudo vai depender dos aplicativos que vao rodar, de quanto se tem para gastar, etc e tal.


» Jose PIssin (pizza) () em 08/05 09:56

Pessoal,

Um exemplo de utilização do XDMCP. Aqui estamos inaugurando uma sala de informática que atenderá a quase 50 criançcas carentes, as estações sâo Pentium 100 e Pentium 133 com 16 MB de RAM, com HDs de 250 Mbytes, liogadas a um servidor Athlon XP 2440+ (que não é uma máuina tão potente assim). Elas iniciam com uma instalação linux local e carragem a interface do servidor via XDMCP.

Funciona muito bem, a performance é excelente, o OpenOffice 1.1 abre em 6 segundos nas estações.

É um exemplo da potencialidade desta ferramenta.

Saudações Livres!

pizza


» Patola () em 08/05 12:51

Pizza, que distribuição você instalou nesses pentium-100? Como conseguiu fazer funcionar com apenas 16 MB de RAM?


» Leandro () em 08/05 14:47

Patola

Abro o X de um Duron 1200 em um notebook pentium 100 com 16 MB RAM.

Uso Debian Testing nos 2, servidor e cliente.

Só um detalhe, off-topic, quando rodo o note sozinho, consigo ter X nele tb, mesmo soh tendo 16MB RAM. Uso fluxbox , dillo, nedit, mutt, nano, rxvt, etc. Até doom II eu jogo nele em tela cheia, usando o lsdoom. :)

Uso o kernel 2.6.5 compilado por mim.

Claro, não dá para abrir um mozilla nele.

Essa é a vantagem do SL, quem seria capaz de usar um SO proprietário ATUAL em um note com 16 MB RAM?

Imagine instalar win xp nesse note :)

um abraço

Leandro


» Henrique Vicente () em 08/05 19:39

É uma pena que os preços dos terminais leves são caros... se fossem baratos com certeza iriam ser muito mais usados... econômicos... já imaginou como seria bom uma caixinha do tamanho de um modem externo com vídeo, som, usb, firewire, teclado e mouse(nem precisava de teclado e mouse, já que existem c/ usb...) com certeza seria uma ferramenta muito útil e versátil... só precisaria além disso de alguma besteirinha como um setup para configurar o servidor.. :)


» Klaatu () em 08/05 20:20

Oi pessoal.
Testei o XDMCP com o conectiva 9 rodando num IBM Net Vista (P4 1,7 com 256 de RAM e HD de 40GB) com o adaptador de rede intel on board nas vexes de servidor e um P100 com 32 de RAM e HD de 1.2 rodando o conectiva 8 como estação (Instalei a básica com X). O Open Office abriu em 5 segundos e a performance ficou ótima, Apenas gostaria de compartilhar com outros usuários do conectiva as configurações que sâo bem simples:

NO SERVIDOR:
Arquivo: /etc/X11/xdm/xdm-config
comentar a linha: !DisplayManager.requestPort:0

Arquivo: /etc/X11/Xaccess
descomentar a linha:
# * #Any host can get a login window

Arquivo: /usr/lib/kde3/share/config/kdm/kdmrc

Mudar a linha: enable=false
para: enable=true

NO CLIENTE:
Apenas digite o comando no modo terminal:
X -query


» Klaatu () em 08/05 20:24

Corrigindo....

Comando no terminal:
X -query (ip do servidor)


» CWagner () em 08/05 20:26

Creio que uma das principais idéias por trás dos Servidores de Terminais é a reutilização de equipamentos antigos, que não podem ser aproveitados por novos sistemas.

Acho que nesse ponto a idéia é válida, bastando apenas um pouco de vontade para ser implementada. Também acho que o setor público seria muito beneficiada com essa tecnologia, já que existe um parque imenso de "velhos" computadores que poderiam ser reaproveitados. Inclusive acho que isso foi proposto na discussão de utilização de software livre pelo governo federal.

Afinal de contas, não creio que seja necessário um Pentium 4 ou um AMD Athlon64 para editar textos, usar um sistema de cadastro/consulta baseado em BD e que poderia estar utilizando interface Web.

A única GRANDE preocupação seria quanto aos servidores, alguém sabe se podem ser utilizadas plataformas diferentes, tipo estações PC e servidores Mainframe IBM???

Aliás, alguém já percebeu que essa idéia é bem retrô? Afinal de contas era assim que as coisas funcionavam antes do PC.


» CWagner () em 08/05 20:31

Alguém sabe como utilizar uma EPROM personalizada em placas de rede On-board?

É possível? Sei que algumas placas PCI têm um soquete para uma EPROM, mas nas placas on-board não tenho idéia de como fazer... é complicado deixar um drive de disquete dentro da CPU para dar BOOT, vocês não acham? :)


» Flavio Moreira () em 09/05 11:40

Na maior parte das placas-mães, é possível alterar (flash bios) apenas o código de boot da placa de rede onboard ... consulte a página do fabricante da bios.

Obs: PXE parece ser a solução de maior flexibilidade


» Joerlei P. Lima () em 11/05 11:56

Patola,
O que o Jose PIssin (pizza) fez eu também fiz em Campo Grande, há mais de 2 anos, utilizando o mesmo tipo de hardware, estão utilizando até hoje, em uma escola particular.
O que fiz foi utilizar o cl8, instalação básica + X, hds de 200 mbs (não lembro o tamanho exato), swap, porque só com 16 mb de ram fica terrível se não utilizar swap e pronto. Até os joguinhos, tipo gcompris, eles rodam. Openoffice abre "na hora".
Com relação ao que alguns colegas disseram, bom, não dava pra pedir que professoras primárias e crianças digitassem X -query ipservidor, então coloquei no inittab e pronto. Feitinho. :-)


» ODN () em 12/05 21:49

Ola pessoal gostaria de saber se é possivel instalar um servidor linux conectiva e os terminais burros rodarem o DOS com acesso a rede. Pois eu tenho um programa em clipper e preciso fazer esse programa roda nos terminais sem hd e o servidor linux. A configuração dos terminais são tudo pentium 100 16mb memoria e boot pela eprom.


» Waltinho () em 10/06 10:15


gostaria de saber porque o slax não detecta o mouse serial e como faço para que ele detecte?

Valew!


» Nanda () em 25/09 10:02

Manuel PInho, será que vc teria como me auxiliar? estou criando um cluster e um e meus terminais esta com problema na configuração do vídeo, é uma placa de vídeo trident pci.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.