Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Weather.com troca tecnologia proprietária pelo software livre

Notícia publicada por brain em maio 6, 2004 09:52 PM | TrackBack


"O weather.com (da Weather Channel) migrou toda sua infraestrutura de servidores que utilizavam o servidor de aplicações IBM Websphere para o Tomcat (projeto Apache Jakarta). Apesar do ceticismo dos técnicos da IBM (duvidaram que o Tomcat suportasse tal carga), a mudança, além de diminuir custos e permitir uma escalabilidade mais flexível, aumentou a performance do site, uma vez que o Tomcat é muito mais leve que o websphere. Em 2001 o weather.com já havia feito sua primeira incursão no mundo open-source com a migração de sua base de servidores para Linux, que antes funcionava em máquinas Sun com solaris. O próximo passo previsto e já em etapa de projeto é a migração de servidores de banco de dados Oracle para MySql. É bom lembrar porém que o servidor Tomcat implementa apenas um subgrupo (camada web) das tecnologias que compôem o J2EE, implementado por inteiro pelo servidor Websphere. Se houvesse a necessidade do weather.com utilizar tecnologias como EJB (não implementadas pelo tomcat), ele poderia ainda optar por servidores J2EE completos open-source, como o JBoss ou OpenEJB." A contribuição vem de Emerson Cargnin (emerson @ tre-sc.gov.br)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» lafr () em 07/05 00:24

Cara, eu não conheço método de trabalho, estrutura ou capacidade do Weather Channel, mas trocar Oracle por Mysql parece um tiro no próprio pé.

Não to querendo criticar o mysql ou elevar mais ainda o Oracle, mas parecem coisas tão distintas que soa estranho. Ainda se fosse para Postgres...


» Felipe Raposo () em 07/05 01:06

É como como disse. Você não conhece a empresa. Tudo depende da necessidade dele.

Pode ser que ele tinha um caminhão pra leva um saco de arroz todo dia de um armazem para outro, quando na verdade uma bicicleta bastava, entende?

Tudo depende da necessidade do cliente.


» Samoied () em 07/05 08:53

Como diz a notícia, eles querem migrar, o que significa modificar seu software para poder utilizar o MySQL, sem precisar das funcionalidades do oracle, que podem ser trocadas por código.
A mesma coisa o Compiere (ERP Livre) está tentando fazer.


» Pacozila () em 07/05 09:21

Demorô, já tinha informalmente (pelos comentários e sem blablabla) lá na notícia "os mitos do sistema aberto"...
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002307.html

Isso não é uma crítica, só uma constatação...


» Marcelo Campos () em 07/05 10:35

Interessante ver como a IBM vai continuar encarando o software livre. Hoje ela investe nele, mas não continuará assim caso seus clientes tomem a mesma postura do weather.com.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 07/05 12:03

Muito infeliz o comentario do nosso amigo lafr...
Comentario de quem nao conhece mesmo o banco MySQL... hoje em sua versao 4.1 , o mysql soh nao tem stored procedures / triggers e views... coisa que em um "reestruturamento" do sistema isso pode ser retirado...


Funcionalidades como "Table Space" , "Integridade Referencial" , "Multiversioning" , "Row level locking" , "Sub-Querys" , "derived tables" , "Transacoes" , "Sub Transacoes" , "Side Cursors" , "DBFs" O MySQL tem faz muito tempo... soh que algumas pessoas teimao em achar que ele eh um banco para pequenos sistemas...

Sem levantar comentarios para a versao 5.0 que tem suporte primitivo a stored procedures... porem nao vale a pena comentar , pois esta em preview...

Hoje tenho clientes com mais de 90 MILHOES ( 576 GB ) de registros , com imagens inclusive... nao eh muito... porem jah eh expressivo... tudo utilizando tecnologia MySQL com tabelas InnoDB.

www.innodb.com

Entao... para eles estarem querendo migrar... no minimo eles jah sabem disso...


Abraços,


» André Michi () em 07/05 12:48

Legal a IBM, diz que apóia o SL , mas mesmo assim não acredita nele. =(

"Apesar do ceticismo dos técnicos da IBM (duvidaram que o Tomcat suportasse tal carga)..."

André Michi



» bogus () em 07/05 12:50

Trecho da noticia com citação relevante:

"Our Web site is big, and we get a huge number of hits, but we don't do a lot of complicated stuff. It's not transactional, and users are reading data, not submitting it, so we didn't use three quarters of what WebSphere actually offered," says Badenell

Pelo que dá a entender as requisições de leitura à BD é o que mais pesa no sistema. Não se coloca a grande necessidade de operações transacionais ou integridade absoluta dos dados. Neste caso, parece que as características do MySQL atendem melhor ao problema que o PostgreSQL. Aquilo que aqui justificou a substituição do WebSphere a princípio também se aplica ao Oracle.

Basta saber se na prática a coisa se concretiza, mas é justamente disso que o artigo trata. Enquanto isso, estudos de caso como este servem para ir derrubando alguns mitos a volta do software livre.


» lafr () em 08/05 14:05

Não Dyego, fiz o comentário porque eu conheço e trabalho com Mysql.

Vai lá nas fontes que você copia e cola seus comentários e procura os problemas de falta de checagem de integridade dos dados.

Fé cega só serve pra comentários. Põe o que você sabe na vida real que você vai entender meu primeiro comentário e este agora.


» marcelo () em 10/05 13:31

Por causa dessa atitude bem meiaboca do tal de Dyego que open source não é levado a serio, parece amador caramba


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.