Notícia publicada por brain em maio 5, 2004 10:16 AM
| TrackBack
"O Kurumin foi capa do suplemento de informática do jornal O Globo desta segunda. O enfoque da matéria, com a sugestiva chamada 'Não me venha com churumelas', é a facilidade de uso do sistema, mostrando o quanto o Linux já está pronto para o desktop. Quem quiser ler on-line tem que se registrar antes." A contribuição vem de Pacozila (lxbrito@ig.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.
Legal.
Enquanto isso na InfoExame ,eles prometeram uma
máteria sobre Lindows Brasileiro(para mim seria o Kurumin) para esse mês. Não sei por quê ,mas mudaram de ideia e não saiu quase nada sobre Linux.
Link alternativo para ler a notícia
(sem registro) com imagem da capa :
http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=25128
É incrível como o Kurumin vai conquistando espaço. Folha de São Paulo, O Globo, Jornal da Tarde, etc.. Também pudera:
- Facilidade de Uso.
- Simples.
- Manual em Português.
- Farta documentação no Fórum
- Fórum dinâmico, com uma galera extremamente colaborativa.
Agora a grande vantagem mesmo é rodar diretamente do CD. Isto sem dúvida esta trazendo muita gente
para o Linux. Os grandes mitos: (perder dados ao particionar HD para instalar o Linux; Linux é dificil;)
afastam as pessoas do Sistema.
É o experimenta sem nenhum medo, se acontecer alguma coisa é só retirar o CD do drive e abrir novamente o seu antigo sistema operacional
Comigo aconteceu assim: Hoje o Kurumin é o meu SO Padrão.
Bem que o poder público poderia disponibilizar alguns de seus potentes servidores para distribuição do Kurumin.
Parabéns ao pessoal do Kurumin. E o Morimoto hein, nada de foto, o homem quer continuar a ser um grande ilustre desconhecido.
É o linux "comendo pelas beiradas"
E a dor-de-cotovelo dos debianistas puros para com o Kurumin e assemelhados (Kalango, Dizinha...) continua.
Ontem, no chat do grupo debian-br, chamaram-no de "Linux da Carmen Miranda".
Patola,
Não ligue para a dor de cotovelo. Lembre-se que de como a Carmem Miranda era chamada: "A Pequena Notável", podemos muitíssimo bem assemelhar isso ao Kurumin: "O Pequeno Notável - Eficássia em menos de 200 Megas"... e fica tudo por isso mesmo. =)
Patola
eu sinceramente não consigo entender isto. A comunidade SL em alguns momentos parece o PT no Governo (a sua maior oposição é o PT Mesmo).
a paixão de algumas pessoas por uma distro em alguns momentos passa longe do bom senso.
Fato: O Kurumin é um remaster do Knoppix, que é baseado no Debian. Então podemos dizer que o Kurumin foi possível graças à existência do Debin.
Fato: Não dá para imaginar que um cidadão comum vá até uma banca de revistas, ou baixe da internet os CDs do Debian, da RH, do Fedora ou da própria conectiva e o instale só para conhecer como funciona o Linux. (voltamos aos mitos acima)
O Kurumin é LINUX e está divulgando o LINUX, quem defende o LINUX, defenda o Kurumin, pois o mesmo é atualmente o grande garoto propaganda do movimento. Aginda desta forma todo mundo irá sair ganhando.
Além do mais, acredito também que parte daquelas pessoas que conhecerem o Linux através do Kurumin, caso precisem de uma distro mais robusta, com certeza irão atraz das grandes.
Espero também que as grandes distros também optem por trazer estas facilidades que o Kurumin traz para o usuário.
Grande parte das distros estão criando uma versão "live", pena que não em português.
Pessoalmente gostei do Mandrake Move, mas continuo levando o Kurumin para todo canto...
Ele quebra cada galho com os clientes...
Como já disse em outras oportunidades:
1- Não acredito que exista uma "comunidade" em torno do soft livre, na minha opinião existem vários grupos separados, cada um com seus próprios interesses.
2- O Kurumin é neto do Debian e filho do Knoppix. a vantagem de ser neto é que você tem o dinheiro do pai e do avô pra gastar, fora o que você consegue ganhar sozinho :-P
A cada versão eu me surpreendo mais com o Kurumin.
O Kurumin vem não só superado os pontos onde o Linux é fraco mas também vem se aproveitando dos pontos fortes do Linux.
Ele tem focado os programas que a maioria dos usuários desktop usam. Quem for um usuário mais especialista baixa o resto, de maneira muito fácil.
Os ícones mágicos são uma forma fantástica de aproveitar uma grande vantagem do universo do software livre, ele vai e baixa o que você quer (usando o apt-get ou wget) e depois instala. É inimaginável um sistema desses em software proprietário com softwares proprietários. Isso é uma forma de utilizar as potencialidades do Linux para tirar usuários daquele outro sistema operacional. Os usuários vão não só fazer tudo o que eles faziam antes, vão fazer mais.
Além disso ele tem adotado uma postura bem corajosa, manter os 200MB (apesar de existir o kurumin kokar com mais de 200MB, o kurumin popular tem 200MB). Isso ajuda ele a ficar fácil e prático de baixar e cópiar(num mini-cd ou cd normal). Mesmo quem tem conexão discada pode baixar ele facilmente.
Carmem Miranda foi a maior estrela do cinema mundial, na época. Proponho ao Morimoto que passe a usar Carmem Miranda como mascote da distro, assim como a Corel usou a dublê de atriz e engenheira eletrônica Heidy Lamarr.
O kurumin ja da suporte ao winmodem netodragon?
E aí Morimoto? Te manifesta, sabemos que tu és leitor habitual aqui. Que tal a excelente idéia de adotar a imagem da nossa internacionalíssima "pequena notável" para nosso "pequeno notável" Kurumin? Além de dar um tapinha de luva nos puritanos debianistas de fato é uma excelente idéia!!!
__Não gosto da idéia de assoaciação da Carmem Miranda com o Kurumin, isso me lembra bananas, o que traz a idéia de ''republiqueta das bananas''.No mais, o Kurumin já tem um Logotipo:O indiozinho sobre o K de Kurumin.
__O Morimoto conseguiu ser muito mais do que um técnico frio e excelente, ele sentiu e pensou como o usuário, e, baseando-se nisso, tirou as idéias das cabeças de pessoas simples que querem usar o computador e rasgar o monopólio da MS, fazendo um sistema realmente confortável e seguro!Isso só prova que a imaginação é mais importante que o conhecimento!
Se for para ter um mascote reconhecido internacionalmente, por que não usar o Zé Carioca ?
É uma ave também como o pingüim e bem brasileiro.
A Carmem Miranda, apesar de ser associada com o Brasil, nasceu em Portugal e tanto os filmes com ela quanto os desenhos com o Zé Carioca eram promovidos pelo governo americano como uma forma de aproximação com o Brasil, que eles temiam que virasse comunista... E o irônico é que agora é a Microsoft que diz que quem usa linux é comunista... :-)
Uma imagem do Zé carioca:
http://spazioinwind.libero.it/brazil63disneypages/disney/d1876.gif
Mas eu sinceramente acho difícil a Disney ceder a imagem para o Kurumin sem receber $$ para isso, assim como seria necessária a autorização da família da Carmem Miranda para usar a imagem dela.
Por que não usar um papagaio ou uma arara estilizado como mascote do Kurumim. Na minha opinião é melhor do que associar a distribuição a índios, que ainda são vistos como primitivos, além de ser mais próximo do tux por ser uma ave também.
A minha sugestão (anote aí Morimoto !) é usar a ararajuba, um animal brasileiro que está em risco de extinção e tem as cores da bandeira brasileira:
http://www.vivabrazil.com/ararajuba.htm
Algumas imagens dela:
http://images.google.com/images?q=ararajuba&ie=UTF-8&hl=pt&btnG=Pesquisa+Google
Não tenho o menor jeito para desenho mas quem tiver esse dom poderia criar uma ararinha simpática como mascote do Kurumin...
Ai pessoal , vamos nos unir divulgar e implantar cada vez mais o Linux em todos os setores , empresas , lojas , devagarinho vamos chegar lá e provar que o Sistema Linux veio pra ficar.
Um abraço a todos.
Ai pessoal , vamos nos unir divulgar e implantar cada vez mais o Linux em todos os setores , empresas , lojas , devagarinho vamos chegar lá e provar que o Sistema Linux veio pra ficar.
Um abraço a todos.
Ai pessoal , vamos nos unir divulgar e implantar cada vez mais o Linux em todos os setores , empresas , lojas , devagarinho vamos chegar lá e provar que o Sistema Linux veio pra ficar.
Um abraço a todos.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.