Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Browsers Web e Aprisionamento Tecnológico

Notícia publicada por brain em maio 2, 2004 10:27 PM | TrackBack


amonati (riverdemorais@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "O site Dicas-L está promovendo uma discussão a respeito da incompatibilidade de muitos sites brasileiros com outros browsers diferentes do Internet Explorer. Gostaria de convidar a todos que se interessam pelo assunto ou que conhecem algum site que haja desta forma que participem. O link direto para a discussão é: este."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» jcassale () em 02/05 22:55

O interessante é que nem a página em questão (Dicas-L) passa no validador da W3C !!!


» Ambulante da Praça () em 03/05 01:23

Eu cheguei a comentar isso em um post numa outra notícia.

"Outro exemplo de desenvolvimento preguiçoso:
Alguns sites que são feitos só pra funcionar em iexplorer.exe. Banco é um bom exemplo.
Pô eu não acredito que o Mozilla não conssegue estabelecer uma conexão segura em HTTPS ou outro sistema seguro.
Posso não entender de protocolo seguro pra sites, mais o fire fox tem suporte a um monte desses negócios ai.
O Firefox 0.8 (tô usando ele no kurumin agora) tem suporte a SSL 2 e 3 e TLS 1.0, pô isso já não é suficiênte?? O que tá faltando??? É só dize que a comunidade vai atráz de uma solução, e vai mesmo."

Será que nesse caso pode ser só culpa de um programador preguiçoso ou mercenário? Ou estão sendo enganados? Pô tem uma gente ai que fala que o iexplorer.exe é seguro, é o que acessa o site dos banco e etc., hahahaha, tenta navega num dos sites do astalavista, se conseguir.

Com base na minmha experiência:
- Entrei num site de seriais com o iexplorer.exe aparecia ~15 páginas por segundo, a minha barra de tarefas ficava só páginas.
- Só no iexplorer.exe que aqueles xoopis, precisiontime, gator, e muitos outros spywares e afins se intalam no micro e f@#$%em tudo.
- Só no iexplorer.exe que se pega virus, isso mesmo, já peguei virus pelaquela porcaria.
- Queria navegar com muitas janelas abertas, impossível, o Explorer.exe travava e eu tinha que abrir o taskmgr.exe pra reinicia-lo, e as páginas que eu navegava ia pro saco.
Isso que era num XP (NT5.1), imagina se tivesse num win9xMe (MSDOS fingindo ser 32 Bits).

Pô meu, tenho um XP2000+@1750MHz, 512MBDDR 333@350MHz e não dá conta de 3 meia dúzia de janelas... Não vô nem fala do Outlook Express...

O mozilla foi minha salvação, sem pop-ups, sem a maioria dos html malicioso (a maioria são para o iexplorer.exe), navego com muitas janelas, em mais de 6 meses de uso só travo 2 vezes, numa eu tava com 6 janelas abertas, 1 janela com 5 abas, 2 janelas com 4 abas, 1 janela com 1 aba, 3 janelas com mais de 12 abas (cada uma) isso que ele hiberno três vezes assim, e quando carreguei da terceira hibernada, pof!! o mozilla travo.
"Eu ficava com medo de hibernar se ficasse uma só janela do iexplorer.exe aberta."

Acho que não é por falta de informação ou priguiça, mas alguém tá pagando bem esses programadores.

Mas não vô só lamenta, vô lá mete o sarrafo...

"Não surfe numa picina cheia de tubarões, use Mozilla"
"Internet Explorer??? Use Mozilla e veja o mundo com outros olhos."


» depassagem () em 03/05 08:21

Mandem mensagem para o administrador do sítio. Às vezes uma simples mensagem funciona. O Correio Braziliense (http://www.correioweb.com.br/) era uma bagunça no mozilla, enviei uma reclamação e depois de aproximadamente uma semana já funcionava bem.

Vamos aproveitar para elogiar os que nos respeitam. Estou super-satisfeito com o bb.com.br!


» Marcos Alexandre () em 03/05 09:48

Sobre protocolos de segurança, as versões antigas do Mozilla e Konqueror não ofereciam suporte a NTLM, um dos padrões mais usados no mundo em segurança. E depois o Mozilla só adicionou suporte na versão Windows (acho que ele usava uma API do Windows).
Hoje já tem muitos bancos que funcionam justamente porque esses browsers melhoraram o suporte.


» Wconserta () em 03/05 10:01

O pior é a iguinorancia de alguns web master tipo conheço muito webmaster que pensão que só porque o netscape morreu não precisão se preocupar com compatibilidade tanto que falei com a pessoa sobre a mozilla e firefox , o cara ainda rio da minha cara , e disse que não esta nem ai para ter compatibilidade com outros navegadores pois ele pensa que todo mundo só usa ie , enfim enquanto não mudar a mentalidade este web master for windows o geito é manter o mozilla firefoz e opera e konqueror instalado e usar cada um conforme o site


» r_linux () em 03/05 10:32

Trabalho na Mandic só desenvolvo em cima de Slackware, depois de testado tudo no Mozilla, está funcionando legal o trabalho, ai eu porto para IE. :)


» Cassio Eskelsen () em 03/05 11:02

r_linux

Também faço isso no Website da nossa empresa e da Intranet. Dias atrás inclusive descobri várias incompatibilidades da intranet com o Explorer ahhaha.

Já que você é da Mandic, gostaria de parabenizar pelo site de vocês. Sou cliente de vocês e só uso no Mozilla (unica coisa que não funca no Mozilla é o pop-up com smiles!)

Abraços

Cássio


» Job () em 03/05 11:32

Esta é uma questão muito importante, e depende muito mais dos 'webmasters' do que das empresas.
Os empresários, nem sabem que isto esta acontecendo.
Sou cliente do Itau e o site deles antes não funcionava direito fora do IE, enviei um longo email informando que isto era uma grande impecilho na propagação do o uso de serviços do banco via Internet, pois como é de publico e notorio que diversos bancos tem sofrido de ataques de fraudadores que se utilizam das muitas falhas de segurança do IE, causando prejuijos a clientes e a imagem dos serviços de Internet dos bancos.
Alem de o site não ser adequado para portadores de deficiencia.
Sugeri que um bom caminho é o site se utilizar dos padrões ISO e W3C.
Pouco tempo depois o Itau, atualizou o site e hoje ao abrir ele reconhece o sistema e abre www.itau.com.br/indexLinux.htm no firebird.

Mas uma coisa que eles ficaram realmente preocupados foi com a questão de usuabilidade para portadores de necessidades especiais.

se quiserem posso publicar a carta aqui.


» Hamacker () em 03/05 11:49

Avisar o webmaster no caso dos bancos é ineficaz, o bradesco netempresas é um saco e só funciona (pasmem) em Windows+IE. Graças a um plugin proprietário que só roda no IE. Ja enviei e-mail, ja esperniei e nada adiantou. O interessante é que homebanking para pessoais fisicas é tudo java, html padrao onde qualquer browser ou SO funciona. Parece até de proposito ficar segurando as empresas a um SO especifico. Trocar de banco ? Seria uma boa, mas os fornecedores (a maioria deles) só usam bradesco. :(


» hamacker () em 03/05 11:54

(continua)
O job, voce poderia me enviar o email que enviou ao Itau, para eu ver se funciona com o bradesco. Os bancos sempre olham mais para o lado segurança do que outros "lados".


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/05 12:21

Job, se puder enviar seu email para mim também para eu enviar para o BankBoston eu agradeceria. =)


» Penetro () em 03/05 12:23

O Banco do Brasil também tem essas frescuras. Precisa de instalar um plugin do windows. Por isso nao funciona com firebird/mozilla/opera, etc.


» Wconserta () em 03/05 12:30

Comigo o bradesco só funciona no opera com o opera configurados com os plugins do mozilla eu fala para trabalhar como opera mesmo ai eu acesso minha conta normal no bradesco com java e tudo, eu penei muito para fazer funcionar testei com konqueror, mozilla, firefox, e opera que foi o unico que funcionou pois ele tenta emula o ie para o bradesco não enche saco, se alguem quiser tentar eu dous as dicas
assim eu uso fedora core1


» Marcos Alexandre () em 03/05 13:35

Comigo o Bradesco funcionou no Konqueror. Só testei o homebanking. Já tive conta no Unibanco (que tinha um péssimo serviço) mas o homebanking funcionava também.

Mas o melhor todo mundo fala que é o Itau mesmo, que tem uma index própria pro Linux e outra pro Mac.


» Joel Cesar Zamboni () em 03/05 13:39

Esta discussão é muito etéria. Não tem solução imediata, a única solução é que o windows não viesse mais com o IE, assim como a Europa fez... mas como a MS pode comprar o congresso... não tem como um negócio destes acontecer aqui no Brasil... acho que a coisa só tende a piorar... as campanhas de marketing estão cadas vez mais agressivas.


» Israel () em 03/05 14:06

Job.

Lança ai.

Obrigado.


» domus () em 03/05 14:40

hamacker;


aqui tb nos estamos impossbilitados de usar o Net empresa, o link a seguir https://officebanking.bradesco.com.br/ já encaminhei para lista negra do mozilla

http://wiki.mozilla.org.br/twiki/bin/view/Main/ListaNegra

o fato do Bradesco nao rodar nos outros navegadores, é pq um analista muito incopetente, desenvolveu aquela caixinha que pergunta onde está os arquivos *.key em infectiveX, ops activeX, rs, dai ocorre o problema de rodar apenas no widnows com internet explorer

Penetro:

o banco do brasil já funciona conosco a quase 1 ano, tanto pessoa fisica como juridica (gerenciador financeiro) o BB pra min foi um dos bancos mais exemplares no que diz respeito a atendimento, sempre quando tem um problema no gerenciador financeiro, um programador Java entra em contato conosco para saber se o problema ja foi sanado, reparem que o gerenciador, dispoe de duas versoes:

/bancobrasil/OfficeIE pro internet explorer
e
/bancobrasil/OfficeNE pra navegadores baseado no gecko (mozilla, netscape, firefox etc...)

basta ter JVM 1.4.2 da sun corretamente configurada a habilitada no navegador e o BB fucniona sem problemas, outros bancos que tb rodam no Mozilla

Unibanco
HSBC (o melhor que funcionando)
Banco Real
Itau
Banrisul

abraços


» Douglas () em 03/05 14:59

O Branco do Brasil só consigo entrar se clicar em "Problemas com o campo senha, clique aqui".


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/05 15:41

"Esta discussão é muito etéria. Não tem solução imediata,"

...mas tem solução. E essa solução passa obrigatoriamente por nós, clientes, exigirmos respeito e conformidade com padrões. Sermos chatos, brigões, ligarmos falando bravos com o atendimento, exigirmos que o banco se ligue às regras da sociedade e faça algo para *TODOS*.

Hoje mesmo eu fui conversar com minha gerente do bankBoston e, como ela não tivesse muito conhecimento técnico, eu expliquei: "É mais ou menos assim: a web tem padrões documentados, em w3c.org e outros sítio. O Internet Explorer entende esses padrões. O Netscape também. O Internet explorer, no entanto, também entende uma espécie de "padrões" próprios, de modo que dá pra fazer algo pra ele que não funciona no Netscape. Fazendo uma analogia, é como se você tivesse uma garagem que só aceitasse meu carro se ele usasse pneus da Goodyear."

Bom, imediatamente ela ligou pro pessoal técnico e pelo menos passou um puta sermão pra eles e eles ficaram de me contactar pra conversar o assunto comigo.

Não sei se vai surtir muito efeito. Agora, se a gente achar que não vai dar em nada e não fizer nada... aí é que não dá em nada mesmo!!


» Patola () em 03/05 16:08

Atualização: foi só eu colocar esse comentário e eles me ligaram. Segundo eles já estão desenvolvendo a versão que funcione com outras plataformas, mas ainda não têm data de término.


» welrbraga () em 03/05 16:12

Eu sou cliente do BB e do Unibanco. Ambos funcionam no mozilla, tanto pra windows quanto pra linux, desde que se tenha o Java funcionando e plugins corretamente instalado.
Mas tenho criticas quanto ao Unibanco. Após fornecer o numero da agencia/conta ele para em uma pa´gina pra me dizer que só é compativel com o IE e com o Netscape, se mando continuar ele avança e funciona completamente, mas dá no saco ter que passar por mais uma página só pra clicar em "continuar".

Poderiamos juntar informações sobre quais problemas encontramos ao acessar nossos bancos, formular um documento com todos esses problemas e mandar pra todos os bancos...
Como sugestão poderiamos fazer isso no fórum e ao mandarmos o email para os bancos apresentarmos o link para o post, isso vai funcionar como um "abaixo-assinado".


» domus () em 03/05 16:26

welrbraga:

Isso realmente ocorre no unibanco, mas mau sabem eles (unibanco) que o teclado virtual abre e funciona melhor no mozilla do que o proprio IE, é só uma questao de bom senso deles retirarem aquela mensagem pedindo para vc continue depois de receber um alerta sobre baixar novas versoes do IE e do Netscape

até meses atraz o site da TAM tb nao permitia compras de bilhete atravez do portal, liguei pro fale com presidente e desci alenha neles, como fazia parte do plano fidelidade dele, o responsavel pelo setor de marketing fez questao de passar um e-mail pra min, avisando que o problema foi corrigido, e se nao me engano o Carlos (redpinguim) moderador do forum opera portugues, tb contactou eles, sobre um icone do IE que ficava na index principal do site e não que tiraram, a gol por exemplo foi resultado nao so de esforços do pessoal, pois algumas pessoas sabem tb o quanto enchi o saco dos caras, acho que a maior ideia é essa juntar mais numero de gente possivel e mandar reclamaçoes, meu ultimo alvo tem sido o site da CEF www.caixa.gov.br tem muita coisa esculhambada naquele site, ou melhor linhas document.all na programaçao das paginas que so o IE interpreta, por isso bronca neles e que prezem mais pelo padroes w3c

abraços


» Joerlei P. Lima () em 03/05 17:42

Todos os bancos que tentei acessar no linux (mozilla/firefox) funcionaram direitinho. Entretanto, quando se trata do acesso a empresas, inclusive o Banco do Brasil, que apesar de utilizar um programa em java, o acesso só funciona no Windows. Até consegui instalar o gerenciador financeiro (não lembro o nome correto) do BB no linux, só que na hora de executar dá erro. Talvez seja hora de pedir (e pra não dizer, exigir) uma versão multiplataforma, que funcione em qualquer plataforma, similar ao programa da receita deste ano.


» penetro () em 03/05 17:53

Pessoal, me desculpem pelo furo. Testei aqui agora com o Opera e com o firefox funcionou!!! Estranho que antes nem tentava carregar o applet java. Ficava um quadrado em branco, sem imagem.

Mas vou aproveitar o post pra enfocar outro ponto do "aprisionamento tecnológico", desta vez não da página, mas da mentalidade dos webmasters.

O tamanho das páginas não para de crescer. Hoje em dia é comum páginas com mais de 200K. Já vi páginas com maid e 1MB!! Outra coisa, nem os textos alternativos às figuras estao colocando mais... se vc estiver num browser de texto, esqueça!!!

Outra coisa que abomino é o FLASH. O princípio da interatividade associada a graficos vetoriais é interessante, mas muito mal aplicada. REsultado na prática: Sites pesados, e difíceis de se encontrar as coisas (sem contar com os problemas de navegação). Parece que todo o esforço fica concentrado nos gráficos e nos efeitos especiais dos menus, enquanto que a usabilidade fica de lado. Nota 0!!!



» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/05 20:13

De: patolinux@terra.com.br
Para: webmaster@claro.com.br,suporte@claro.com.br
Assunto: Página www.claro.com.br não funcionando

Sou cliente BCP/Claro e ao tentar acessar a página http://www.claro.com.br meu navegador (Mozilla, herdeiro do Netscape) não funciona corretamente, não indo para nenhum link nas imagens. Ao clicar no meu local (São Paulo DDD 011) meu console javascript diz:

Error: document.all has no properties
Source File: http://www.claro.com.br/portal/index.jsp
Line: 425

E quando eu clico no mapa e em Claro-BCP o mesmo erro aparece em outra linha:

Error: document.all has no properties
Source File: http://www.claro.com.br/portal/index.jsp
Line: 445

Eu fui procurar ver então se a página estava nas conformidades dos padrões para a web - w3c - e fui em http://validator.w3.org, que revelou que esta página está altamente fora dos padrões.

Pelo que sei, este erro do 'document.all' acontece porque o Internet Explorer, o browser da Microsoft, aceita (de forma não aceita pelas especificações oficiais!) erros de programação no escopo das variáveis.

Muito provavelmente é isto que está acontecendo: a página foi testada somente com Internet Explorer e sem muita preocupação pelos padrões oficiais. Devo lembrar que este não é um procedimento correto a fazer, pois a Web tornou-se o que é justamente por ser completamente multiplataforma. Ela nasceu em grandes máquinas Unix e popularizou-se por poder ser vista igualmente por pequenos PCs domésticos.

Este e-mail será reproduzido nos sítios br-linux.org no endereço http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002350.html e dicas-l no endereço http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/browsers.php?comment_id=browsers.php&comment_page=show_all#comments
porque esses endereços mencionam exatamente isto: a injusta prisão
tecnológica imposta aos usuários que não seguem o raciocínio simplista
de "um só sistema, um só browser" e querem ter suas preferências
respeitadas.

Assim que a resposta a ele me for enviada, no entanto, eu a publicarei
nos mesmos endereços para que outros saibam o que está sendo feito
para corrigir o problema.

Sem mais, obrigado,

Cláudio Luís Marques Sampaio.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/05 20:17

Deu que suporte e webmaster não existem.
Mandei então para root, admin, ajuda, sac, administrator.


» FatTux () em 03/05 22:01

Já mandei email pro Unibanco Empresas e também nada... O site deles usa um plugin ActiveX da Verisign para autenticar as transações - argh...

Por que não usam JAVA, cazzo???

Não é à toa que a Verisign é uma das empresas americanas mais odiadas pelos "geeks", somente ficando atrás da MS e da SCO...


» FatTux () em 04/05 01:27

A propósito...

Este é um assunto muito sério, o pessoal do SL está bem a par, mas parece que falta visibilidade fora da comunidade.

Procurei no google, parece que não temos nenhum site brasileiro de campanha de Navegador Livre. Só achei o Anybrowser.org traduzido, que é bom mas é pouco. Não reflete a realidade nacional.

Alguém conhece um site nacional que esteja ativamente fazendo campanha?

Se não, eu gostaria seriamente de iniciar um site do mesmo tipo mas com jeito brasileiro, que pusesse o dedo na ferida. Algo do tipo do Abusar (o pessoal que combate os abusos dos provedores de banda larga). Posso até ajudar com a hospedagem de um pequeno site. Criei uma única página de sugestão, cujo URL segue abaixo:

http://www.novasystems.com.br/navegadorlivre.html

Não tenho prática nessas coisas (eu sei, tá meio capenga), e agradeço sugestões.

[]s a todos.



» bebeto_maya () em 04/05 04:39

__O padrão W3C está aí para corrigir problemas deste tipo, fazendo uso de uma padronização simples porém eficiente, a questão é que a maioria dos Webmaster/webdesigners, infelizmente não sabe do que se trata.Existe uma parcela que quer mais é que o Linux se exploda, pois ele é usado por uma minoria e não tem lógica compor WebSites pra meia-dúzia de gatos pingados.O que é um grande equívoco, pois o Linux é usado por uma Elite que forma opinião, contesta e quer tudo do bom e do melhor.E que já não é tão minoria assim.
__Se você desagrada essa pessoas exigentes, estará arrumando dores de cabeça(vide revista Veja).
__Mais a maior parcela de culpa está naqueles cursos e faculdades vagabundas que ensinam informática basendo-se em clichês repetitivos e gastos:Windows/FrontPager/Dreamweaver/InternetExplorer.
__Eu, particularmente, não recomendo uma série de escolas de ``informática`` que estão aí no mercado,(cerca de 90% delas),pois são pífias e alienadoras.


» domus () em 04/05 08:39

Joerlei P. Lima:

Bom nos aqui já estamos a quase 1 ano usando o gerenciador financeiro no linux (mozilla+JVM 1.4.2), se quiser mando screenshoots pro seu e-mail, qual problema que vc enfrenta? talvez posso ajudar


» domus () em 04/05 08:43

Olá patola,

tem uma turma no linuxbsd que mandou umas broncas pra claro, se quiser ficar mais inteirado no assunto, veja no forum deles, agora nao tem como postar o link, pois o site do linuxbsd parece estar com problemas temporarios

se derrepente voltar eu posto aqui

abraços


» domus () em 04/05 09:09

opa, aqui está

http://www.linuxbsd.com.br/forum/viewtopic.php?t=5018


» Flavio Moreira () em 04/05 09:59

:-)

Então deveria existir UMA NORMA ABNT seguindo os padrões internacionas (W3C) qye diria que TODOS os sites no Brasil onde se proponha ou estabeleça uma relação de consumo de produtos e/ou serviços e governo tivesse que ser certificada ONLINE quanto aos padrões.

Isso obrigaria todos os sites de bancos, cias aéreas, operadores de telefonia, universidades, governo, etc etc a terem um link de certificação na home-page principal - junto com uma declaração (inspirada nas já comuns "declarações de privacidade") de que sua página não obriga ao uso exclusivo de determinada tecnologia.

O que acham ??


» Andre Dias () em 04/05 10:52

Empresas

Cia Area GOL
Banco do Brasil
BrasilPrev
Sul America
Algumas paginas da propria IBM do Brasil (Irei providenciar a URL completa)

Andre Dias



» Domus () em 04/05 11:00

André dias:

essa relaçao de empresas nao entendi, é que não obstruem o acesso?

visto que a GOl e BB já acessa normal


» depassagem () em 04/05 11:02

Abaixo a ABNT! Uma entidade que edita regras que interferem na vida das pessoas e que mantém essas regras em segredo, a menos que você pague (e caro!) para ter acesso. Nada mais anti-democrático e anti-software livre (além de aberrantemente inconstitucional).


» Job () em 04/05 11:18

Segue abaixo uma versão melhorada da carta que enviei ao Itau.

A Ultima parte, fica como sugestão de criarmos um grupo de avaliação, quem sabe um site destinado ao tema, ou mesmo associar ao iBest.

Texto:
[Uso intensamente a Internet e os Serviços on-line do "Banco ...". Porem, o site apresenta navegação dificil em navegadores que não sejam Internet Explorer. Não uso e pretendo a continuar não usando o IE por este possuir inumeras falhas de segurança, as quais comprometem seriamente o acesso a serviços bancarios e outros.
Mesmo usando o IE o site possui diversas paginas de dificil navegabilidade, em especial para pessoas com dificuldades visuais.
A página em que estou escrevendo esta mensagem é um bom exemplo, a mesma (como outras do site) se limita a um tamanho fixo, criando barras de rolagem de dificil navegação.
Uso o navegador Opera, exatamente pelo mesmo oferecer o recurso de ampliação total (imagem e Textos).
Num país que cada vez se torna mais velho,
um banco deve facilitar a vida de seus clientes, com dificuldades visuais e outras dificuldades. ]

"Após nos depararmos com várias destas dificuldades, estamos formando um grupo para avaliação de sites de bancos e serviços publicos, quanto a ergonomia, segurança, analisando se o site é um site Cidadão, um site que respeita Idosos, deficientes visuais, deficientes físicos, dentre outras qualidades ergonomicas e técnicas.
Essas análises seguirão critérios técnicos internacionais, como as apresentadas pela World Wide Web Consortium (www.W3C.org). O grupo será formado por profisionais de Informática, professores pesquisadores de ergonomia de universidades e pessoas que trabalham junto a portadores de necessidades especiais."


Obrigado.


» Job () em 04/05 12:01

pode-se ainda, complementar depois de:
".. as quais comprometem seriamente o acesso a serviços bancarios e outros."
"São através dessas falhas de segurança, que virus como o SASSER e emails falsos se propagam, causando perda dados, roubo informação e a apropriação do computador de usuários para fomentar a indústria do SPAN."


» Job () em 04/05 12:18

Peguei o Comentário abaixo do Slashdot, sobre o SASSER

Muito bom:

It's not fair. I sometimes wish I used windows.

All the windows folks in the place are sat around talking and drinking coffee because everythings broken, but us unlucky users of openbsd servers and linux desktops are having to work hard as usual.

It seems there are hidden benefits to choosing Microsoft products.


» CWagner () em 04/05 18:40

Ainda existem muitas páginas incompatíveis com browsers de verdade e a causa disso é a incapacidade dos webdesigners de aprenderem HTML (ou pelo menos tentarem validar a página antes de plubicarem).

Imaginem quantos simplesmente adotam o FrontPage como se fosse um verdadeiro centro de desenvolvimento. Sei que é muito mais fácil apenas "digitar e clicar e arrastar e soltar", mas que mal existe em se aprender a sintaxe correta das tags (pelo menos das mais usadas)?

Parece que não existe um padrão, essa é a verdade, apenas um aplicativo, ou dois caso alguém mencione o DreamWeaver, mas estes são apenas capas para a verdadeira ferramenta de FORMATAÇÃO de páginas.

O que podemos fazer? apenas reclamar. Mas de uma maneira inteligente, apontando sugestão para solucionar um problema que eles mesmos criaram.


» Henrique Vicente () em 04/05 19:24

Concordo sobre isso de 'webdesigners', e eu digo porque eu tenho certeza, eu com certeza seria um bom webdesigner porque formato no código sem usar esses programas que para mim deveriam existir apenas para usuários finais ou quando for para criação de uma página não dinâmica, simples...
Além do mais eu vejo muitos 'webdesigners' dizerem que o XHTML não tem futuro.. haha, coitados(sei que pouca gente vai entender a crítica... mas isso grosseiramente é como fazer uma página mais bonita, que deficientes visuais vissem sem problemas.. que talvez dependendo da capacidade... pudesse ser acessada por celular, PDAs sem muito trabalho, se não nenhum, e além disso tudo gastar bem menos banda... :)
Eu vejo pessoas que fazem coisas que eu realmente fico admirado como foi feita sem formatar o código.. mas se nós olharmos para o código vamos descubrir porque a página demora 30 segundos para abrir quando poderia demorar 5 :) Ai junto com esses programas entram as safadezas by M$, etc...(cansei de escrever, besteiras também.. )


» Marcelo van Kampen () em 04/05 21:42

É, gente, um site que me irritou muito foi o da rádio Terra... Tentem abrir radio.terra.com.br e tentem escutar uma música, mesmo em Windows tendo o windows media player 9 instalado... Vc é atingido por uma mensagem ridícula. pra não dizer revoltante. em JavaScript:

Seu Navegador não possui recursos suficientes,
Utilize Microsoft Internet Explorer

A mensagem seca, assim, sem a menor educação...

Já mandei um e-mail pra reclamar, mas qto + pessoas mandarem melhor:

faleradioterra@terra.com.br


» Júnior () em 07/05 09:43

Sou professor de Webdesign,
No Centro Público da Prefeitura de Santo André onde ministro aulas só usamos SL e, portanto, todo o curso é voltado para a comunidade Linux e afins. Desenvolvemos as páginas no BlueFish e no Quanta em XHTML, JavaScript, CSS e mais uma porção de protocolos, todas passam no validator da W3C, todas rodam perfeitamente (e primeiro) no Mozilla, apesar de ainda não haver nenhuma incompatibilidade com o famigerado IE (eca!!!) se ela vier a acontecer (estamos testando e desenvolvendo novas ferramentas de animação - para fugir do Flash, mais um bosta monopolista!!!) queremos que se dane! Afinal ou todos passam a usar SL ou ficarão fora da Aldeia Global e Tecnológica do Limiar do Desenvolvimento que se aproxima. Em TEMPO o curso é GRATUITO.


» mario () em 07/05 11:15

O SENGE (Sind. dos Eng.) também, só abre a página de processos com o IE.5.0 ou superior! É uma vergonha!
O B. Real também dava problema na hora de mandar DOC, mas era problema de configuração do Mozilla e eu resolvi, liberando o resise e o pop-pop; aliás muitos sites "parecem" não funcionar no Mozilla porque muita gente tasca logo um (X) nas 4 primeiras opções na seção "Web Features" em "Tools" ( muito site bom inclusive manda fazer isso...); está aí o erro, vc deve liberar geral nos sites confiáveis, tais como banco, cartão, ver jogo ao vivo, etc. Nos outros, aí sim, passa a trégua.... Foi assim que eu consegui acessar o Real ( agora ele está compativel com o Mozilla, eu mandei muita reclamação...)


» num te intereça () em 25/05 09:43

seus bando de N.E.R.D.s
vai procura mulher.......
a esqueci vcs num gostam de mulher!!!!
tudo viado!!!


» Rafael-Santos () em 28/05 19:15

Caramba. Acabo de tentar abrir o link radio.terra.com.br, como sugeriu o amigo. Estou no trabalho e uso o Safari da Apple e mesmo aqui a menságem ridícula aparece. "Seu navegador não possui recursos suficientes. Use o Internet Explorer." e nem mesmo tenta abrir.
Que imbecilidade!!!

Rafael-Santos


» Hugo () em 04/06 13:22

Por favor alguem já coseguiu usar uma leitora L50 no gerenciador financeiro (BB) com o firefox? Se sim por favor me da um toque... hugo@farn.br


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.