Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Sun doa pacote StarOffice 7 para Ministério da Educação

Notícia publicada por brain em abril 29, 2004 09:28 PM | TrackBack


"da Folha Online: A Sun Microsystems anunciou nesta quarta-feira que vai doar o StarOffice 7 --pacote de aplicativos para escritório-- para o Ministério da Educação. A promessa de dar a aplicação havia sido feita quando a empresa começou a traduzir o aplicativo em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Isso significa que o pacote poderá ser usado gratuitamente em todas as escolas do país. O primeiro acordo firmado foi com a Unicamp: os cerca de 30 mil alunos da instituição poderão usar os aplicativos gratuitamente não só na instituição, mas também em casa. As instituições de ensino interessadas no pacote devem entrar em contato com a Sun pelo e-mail info@brazil.sun.com ou pelo site www.sun.com.br." A contribuição vem de Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Junior () em 29/04 23:03

A Sun está doando a versão 7 ou a licença de uso de *todas* as versões a partir da 7?


» Vicente LIma () em 29/04 23:50

Acho que isto e' mais uma jogada de marketing, do que uma bondade da Sun.
Treinar uma legiao de estudantes no uso do programa que e' comercial...
Isto vai render para eles no futuro!

Acredito que valha muito mais usar o OpenOffice e ficar "eternamente" livre.

Alguem se lembra de alguma eMpre$a que usa teste tipo de tatica?


» Philippe () em 30/04 01:04

ja que o governo quer migrar pra software livre, pra que pegar uma coisa à meia? o star office deve ser praticamente igual ao open office... ta certo que a cavalo de graça nao se lhe olha os dentes, mas no fim ta trocando 6 por meia duzia. comercial por comercial....
até
Philippe
Sapere aude!


» beveto_maya () em 30/04 01:08

__Não é tão simples, pois o OO tem o apoio da SUN, então sem ela por trás do seu desenvolvimento. Provavelmente o OpenOffice, já teria batido as botas.


» Ricardo Rabelo Mota () em 30/04 08:28

Isso sem contar que, caso a Sun resolva cobrar pelo Staroffice mais adiante, o pacote poderá ser facilmente substituído pelo Openoffice que, como já disseram aqui, é livre. Além do mais, vamos deixar de picuinha. Trata-se, sim, de jogada de marketing, mas não podemos esquecer que foi a Sun que abriu o código do programa. Portanto, não podemos ficar cuspindo no prato. Belo gesto da Sun sim senhor.


» Wconserta () em 30/04 08:32

Não podemos esquecer que o OpenOffice apesar de ser bom ele não tem todos os recusos do staroffice, e não podemos querer que o governo migre 100% para livre, e é interesante ter empresas concorrentes entrando no governo afinal mesmo o star se pago o valor dele é muito mais em conta do do que o office2003


» Davi Dalben () em 30/04 09:24

Não se trata de "picuinhas". Não dá para ser a favor de uma atitude como essa. Antes o Ministério estava nas mãos da Microsft. Agora, vai ficar nas mãos da Sun, que é parceira da Microsoft. E sabe-se lá o que vem na esteira dessa parceria.

Fiquei muito triste com a notícia. Não temos que ser "anti-Microsoft". Temos que ser a favor do Software Livre e ponto.


» welrbraga () em 30/04 10:26

A vantagem disso é que futuramente do Staroffice para o OpenOffice será apenas uma questão de baixar um arquivo e instalar, já que ambos são praticamente identicos isso resultará em menos pressão por parte dos usuários.

Muito bom mesmo!


» Manoel Pinho () em 30/04 15:17

Eu concordo que nesse caso aceitar a doação valha a pena pela compatibilidade do StarOffice com o OpenOffice, mas e se a M$ resolver fazer o mesmo (doar seu Office de graça) ? Seria muito perigoso o precedente...


» Rogério Eduardo de Oliveira () em 30/04 16:30

Temos que ter em mente é que a Sun é uma empresa com fins lucrativos, então é lógico que toda ação dela seja voltada para aumentar a receita dela! Mesmo assim é louvável a sua ação pois também visa melhorar a educação do país (que convenha-mos precisa de qualquer ajuda) e mudanças acontecem de forma lenta e gradual.


» Marcos Alexandre () em 30/04 17:36

Não concordo que tudo tenha que ser absolutamente software livre. A Sun ganhando com o StarOffice significa que o desenvolvimento do OpenOffice vai ter investimentos.
E o governo vai precisar de suporte técnico, treinamento e certificações. Considerando o preços desses, o Star Office pode ter saído mais barato que o Open Office dependendo do que foi acordado com a Sun.

E, se num momento futuro a Sun resolver cobrar por uma nova vesão do Star Office, será fácil para eles migrarem.


» rafael () em 01/05 14:13

ola,

como funcionário da sun, e como usuário de BSD (e software livre) a minha vida inteira, à
muito tempo a Sun (pelo menos aqui no brasil)
vem se preocupando com obras sociais,
e uma delas, pra quem desconhece, é a Obra do Berco.
A sun leva durante 1 semana alunos de baixa renda pra dentro de seus servicos educacionais pra ensinar java e office para esses adolescentes.

o resultado disso é muito bom, já que
alguns desses jovens já encontraram trabalho
após essas "aulas" e um deles inclusive trabalha na sun.

claro que como uma empresa, ela visa lucros,
mas nao acho que a atitude da sun
em doar o star office seja de todo visando fins
lucrativos.

até porque, a sun nao tem seus lucros com office suites, e sim com servicos e máquinas.

digamos que o staroffice, openoffice e afins
sao um "pacote" pra complementar
os produtos vendidos.

entre eles: sistema operacional, maquinas escalonaveis, clusters, storages .. de onde ela realmente ganha $$.

atenciosamente

rafael
sun microsystems - brazil

ps: minha opiniao é pessoal e nao reflete o que a empresa pensa.



» Valdo () em 02/05 19:26

Não sei não, essa história da SUN com o StarOffice deixa qualquer um com a pulga atrás da orelha, mas... mudando de "pau para cacete", sempre procurei usar o OO, porém, ultimamente venho experimentando o KOffice, e o bicho tá ficando bom danado!!! Claro que OO tem mais recursos, mas um recurso que achei interessante na versão 1.3 do KO, foi a possibilidade de importar PDF para rtf, ou seja ele faz os dois caminhos cria o PDF a partir do DOC ou RTF e cria um RTF a partir do PDF, fora a compatibilidade com fontes truetype que parece estar bem adiantada. Como estudante da língua grega, uso fontes que funcionam no KO e não no OO. Acredito que brevemente, aqueles que usam o KDE, não precisarão de outro Office que não o nativo do próprio KDE.

Valdo


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.