Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Brasileiro apresentará trabalho no Ottawa Linux Symposium deste ano

Notícia publicada por brain em abril 26, 2004 11:34 AM | TrackBack


A lista dos trabalhos que serão apresentados este ano no Ottawa Linux Symposium inclui uma novidade: um dos trabalhos apresentados para a elite do desenvolvimento do Linux em nível mundial é de um brasileiro.

O autor da façanha é Arnaldo Carvalho de Melo, conhecido da comunidade Linux como acme e um dos fundadores da Conectiva (onde atualmente atua como Consultor Sênior). O trabalho dele é entitulado "TCPfying the Poor Cousins", e fala sobre o trabalho que ele vem fazendo para permitir que os demais protocolos (os "primos pobres" do TCP) usem código originalmente escrito para o IPv4/IPv6, facilitando a manutenção do kernel e com diversos efeitos colaterais interessantes, inclusive a economia de mais de 600 bytes a cada socket UDP que é aberto no mundo (por máquinas que usem suas modificações, é claro).

Contatei o Arnaldo a respeito, e ele combinou que não apenas vai mandar maiores detalhes sobre a participação dele para compartilhar conosco esta vitória, como vai tentar atuar como nosso correspondente no evento, enviando breves notícias sobre o que acontecer por lá. Vai valer a pena, afinal, nas palavras dele, "O OLS é como se fosse a Meca dos desenvolvedores de software livre básico, todo desenvolvedor tem que ir, pelo menos uma vez na vida, é o _melhor_, de longe, e mais _clássico_ evento de software livre do mundo."

O acme está nesta semana participando do evento de capacitação de servidores públicos em Brasília, então pedi ao Rodrigo Stulzer, colega dele na direção da Conectiva, que desse mais alguns detalhes. Ele o fez, considerando o feito do ponto de vista de brasileiro e entusiasta de Linux: "Tudo isso se iniciou do grande interesse que ele tem em trabalhar com o kernel. Começou quando ele fez um driver de uma placa da Cyclades e não parou mais. Começou a estudar mais o sistema e acabou fundando o kernel janitors, onde resolveu fazer o "trabalho sujo" de ir arrumando/limpando pedaços do kernel. Diversas pessoas se juntaram a ele neste processo. Como ele tem muito interesse na parte de rede, acabou virando mantenedor de algumas pilhas legadas. Otimizou diversas áreas da parte de rede do kernel linux, fazendo com que elas interagissem melhor entre si e simplificassem a sua utilização. Com a sua fixação em deixar as coisas cada vez mais minimalistas conseguiu economizar mais de 600 bytes em conexões UDP. Isso até pode parecer pouco, mas quando vemos servidores fazendo milhões de conexões simultâneas começamos a entender como esta parte do trabalho dele é importante."

Ele continua: "Só para concluir eu gostaria que todos os usuários de Linux que estão utilizando o sistema no dia-a-dia pensassem nas palavras a seguir: Cada vez que acessam uma página, que trocam um email, que mandam uma mensagem via chat, a "alma" dele está pairando por ali. E digo alma mesmo, porque ele é um cara que se dedica ao sistema de corpo e alma."

Parabéns!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» messias () em 26/04 11:44

Prabéns ao Acme, sem dúvidas.

Mas essa é off-topic: Brain, porque as notícias na página inicial agora aparecem tão extensas? Creio que a maioria dos usuários prefere ver o texto na íntegra somente ao clicar me 'detalhes'...

Abraços


» Augusto Campos () em 26/04 11:49

Messias, isso não mudou. Quando é um texto inédito, até 6 parágrafos, de assunto relevante, eu costumo colocar a íntegra na página inicial. Se é um artigo, ou se não é algo inédito, ou se a relevância é apenas para uma parte da comunidade, coloco em detalhes.


» Pierre () em 26/04 12:08

Fico muito feliz quando vejo um brasileiro se destacar, e em area tao nobre do desenvolvimento de software.
Meus parabens ao ACME.
Torço por ele.

Pierre


» Manoel Pinho () em 26/04 12:37

Parabéns ao Acme ! Mexer em kernel não é para qualquer um...


» Alexandre () em 26/04 13:28

Arnaldo ou alguém sabe o que houve com a versão brasileira do kernel newbies
http://br.kernelnewbies.org/ ?


» André Luiz Rodrigues Ferreira () em 26/04 14:15

Parabéns ao Arnaldo......
Sou fã deste cara........ :)

- André Luiz Rodrigues Ferreira


» Tiago Cruz () em 26/04 14:51

Sem duvida nenhuma, queria trabalhar junto à um cara desses.... o verde é um cara de sorte, alias, todos da CL tem muita sorte de trabalharem mais próximos do "cara".

Parabéns Arnaldo! =)


» Enderson Maia () em 26/04 15:34

Parabéns acme pelo belo trabalho, continue assim!
A comunidade Linux do Brasil agradece!
:)


» Gustavo () em 26/04 16:04

Que parabens oq. Esse acme nao passa de um nerds, copiao. Alias todos da conectiva. Inclusive aquele mane' do tossati antigo "dumped", que estrago o kernel serie 2.4.x. CAPITALISTAS! SAFADOS!
Beijo a meo amigo fredlwm.


» Eder Jordam () em 26/04 16:04

Boa tarde a todos os usuários do portal Br Linux.

Gostaria de dizer os meus PARABÉNS ao Arnaldo Carvalho de Melo pelo excelente profissional que é; além de ser uma pessoa muito educada, responsável e dedicada no trabalho de sempre melhorar o kernel linux.

É isso aí, continue fazendo o que gostas e sempre será uma pessoa feliz e contente com a vida. Vejo tantos profissionais de informática que apenas estão na área por causa dos altos salários das capitais e grandes cidades... É uma pena!

Uma excelente semana a todos!

Eder Jordam


» r.vaz () em 26/04 17:12

Parabéns ao ACME e Augusto pela materia da Istoé.

Vocês estão mandando bem esse ano.


[]s

R.Vaz


» Pacozila () em 26/04 18:54

Pô, r.vaz,

Eles estão mandando bem há muito tempo, quem está mandando bem ESSE ano são as pessoas que estão reconhecendo esse trabalho.


» brunopiaui () em 27/04 07:38

Fico feliz em saber que estamos sendo bem representados tanto aqui quanto lá fora.
Parabéns,

Bruno Piaui


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.