Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Licença GPL considerada como válida em um tribunal - na Alemanha

Notícia publicada por brain em abril 25, 2004 11:36 PM | TrackBack


O Augusto Carlson (carlson em npd.ufsc.br) enviou este link da matéria do Gildot e acrescentou: "'Aconteceu! A GPL foi considerada válida em tribunal, por um juiz alemão. A equipa que desenvolve o projeto netfilter/iptables interpôs uma ação legal contra a Sitecom Germany que vende um router wireless incluíndo software do projeto.'"

Apesar do entusiasmo do Gildot, esta ainda não é a tão esperada confirmação do valor da GPL em um tribunal norte-americano de direitos autorais, e nem está muito próximo disso, tanto pela natureza do caso quanto pelo fato de estar sendo julgado na Alemanha. Aliás, segundo Eben Moglen (que é o consultor jurídico da Free Software Foundation), a GPL só não foi testada nos tribunais norte-americanos por falta de quem queira enfrentá-la: todos os que a questionam acabam desistindo ou fazendo acordo extra-judicial antes de chegar ao julgamento.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.