Notícia publicada por brain em abril 22, 2004 09:12 PM
| TrackBack
Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link do LinuxDicas e acrescentou um trecho: "O relatório da Comissão de Competição Européia sobre o caso Microsoft foi publicado integralmente e cita emails internos da Microsoft atribuindo a lealdade de seus clientes aos altos custos de mudança do Windows. A decisão foi divulgada na quinta-feira pelo Wall Street Journal, que obteve uma cópia roubada do relatório que foi preparado para a Microsoft. O documento de 300 páginas, agora disponível no site da Comissão Européia, contém algumas idéias da práticas de negócios e culturais da Microsoft na forma de citações diretas de emails internos enviados pelos executivos senior da companhia."
Li a reportagem toda, e me fez lembrar da briga que existia antes pelo mercado de compiladores.
Borland X Microsoft, no qual a MS usou de táticas pesadas para barrar a Borland. A borland ofereceu primeiro o C++ e uma API que podia ser mais facilmente multiplataforma.
À época eu não entendia porque tanto esforço da MS pra dominar o mercado de compiladores, já que não dava tanta grana assim, como os outros produtos.
O negocio como sempre é dominar os padrões, fazendo os usuários usar suas APIS, matou qualquer possibilidade de concorrencia futura.
Basta ver, que quem escreveu programas com as API da Borlando em Deplhi, migra facilmente para Linux/Klix.
Segundo o artigo, o email interno foi enviado por Aaron Contorer, Gerente Geral de C++, a Bill Gates contendo, entre outras coisas, esta declaração bombástica:
"It is this switching cost that has given the customers the patience to stick with Windows through all our mistakes, our buggy drivers, our high TCO [total cost of ownership], our lack of a sexy vision at times, and many other difficulties [...]"
Numa tradução livre:
"É este custo de migrar que fez os clientes ter paciência para ficar com Windows apesar de todos os nossos erros, drivers bugados, alto TCO, falta de visão atraente às vezes e muitas outras dificuldades[...]"
Depois desta declaração, os argumentos da Microsoft de que Windows tem TCO baixo caem completamente por terra. E a própria Microsoft admitindo que seus produtos são ruins, caros e limitam as opções dos clientes era o que faltava para que o mundo faça já uma migração em massa para Software Livre, sem nenhum sentimento de culpa.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.