Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise do Conectiva 9 no OSNews [atualizado]

Notícia publicada por brain em abril 15, 2004 01:07 PM | TrackBack


Phillip Calçado (pcalcado@yahoo[dot]com) enviou este link e acrescentou: "O OSnews publicou um review de 4 páginas do Conectiva Linux 9, cercado de elogios, e colocando o CL como 'A Distribuição Latino-Americana que você deveria conhecer'"

E é hoje às 15h a palestra online (via chat) promovida pela Conectiva para apresentar o Conectiva 10 à comunidade. Para participar do chat, o usuário deve acessar o servidor irc.freenode.org. O canal da palestra será o #PalestraConectiva e o canal de perguntas será o #PerguntasConectiva. As questões serão selecionadas por um moderador para não haver duplicidades e repassadas aos palestrantes.

Atualização: obtive da direção da Conectiva a permissão para publicar a transcrição oficial da palestra. Portanto, se vocês (como eu) não puderem estar presentes "ao vivo", ao menos haverá a opção de ler a transcrição aqui no BR-Linux.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 15/04 13:11

Pois é, os gringos elogiando e muitos brasileiros só tacando pedra...

Críticas a softwares livres devem ser sempre construtivas e sempre acompanhada de alguma contribuição, nem que seja ums simples entrada no bugzilla.

A Conectiva parece estar reconhecendo os erros de estratégias do passado e parece estar querendo se aproximar da comunidade de usuários. E pelo que vi até agora está indo muito bem. Parabéns pela atitude.


» choui () em 15/04 13:30

É pq estas pessoas, que criticam a Conectiva, tem a preguissa de usar o CD de correção pra ver como a distro fica boa e estável.


» Phillip Calçado () em 15/04 13:54

Bom, eu uso CL9 no trabalho, e usava a CL9++[rs...] em casa. Gostava muito do CL 8, mas acho que esperei demais do 9 e quebrei a cara, os primeiros meses foram ótimos, mas a quantidade de problemas que tive não compensou.
Enquanto migramos os desktops da emrpesa para kurumin, utilizo este em casa com o máximod e atualizações. Acho que a CNC deveria aprender com o Morimoto algumas coisas, simplicidade extrema é uma delas. O Kurumin transcende o fato do live-cd, tudo nele é muito simples e mastigado, excelente para quem não conhece ou não tem tempo. Não ligo de ter que recompilar um programa ou demroar duas hroas em uma atualização not rabalho, ams nos meus poucos momentos no PC doméstico eu preciso de paz e relativa estabilidade para fazer o que quero.
Tacar pedra na CNC é fácil demais. Merece toda a glória de ser uma empresa que cresce e aparece aqui e lá fora, mas ainda tem muito chão pela frente. Essa história de venda e monopólio resolvida,e spero que as coisas pro lado da emrpes amelhorem.


» Allyson () em 15/04 14:55

Uso o CL9 em casa, atualmente sem problemas, mas o review da OSNews resumiu muito bem os principais problemas desta distro:

Credibility – 5.5/10 (lots of silly errors and omissions)

Ou
Credibilidade - 5.5/10 (muitos erros tolos e omissões)

No trabalho agora estamos testando o Mandrake 10.0 e fiquei impressionado. Ainda não encontrei nenhum dos tais "erros tolos" que aparecem aos montes no CL. Espero que o pessoal da Conectiva seja mais cuidadoso nessa parte quando for liberar o CL10.


» Bill Gates () em 15/04 16:06

eu novamente: PREGUISSA doeu muito! Usem aquele produto que minha empresa desenvolve pois lá há um bom corretor ortográfico!


» lilux - laskoski a bol com br () em 15/04 16:41

É, pelo jeito a coisa ta mudando mesmo. Tomara que seja para melhor, e não da maneira que estava acontecendo. Caso contrário teriamos que usar o sistema que o cara do comentário acima recomendou.


» Alexandre Martins () em 15/04 21:40

Pois é, sou usuário crítico [e pelo tempo (Guarani ou 3.0) histórico] do CL, estou realmente descontente, embora vejo com bons olhos os novos movimentos que a Conectiva vem fazendo com relação ao CL 10. Já o MDK que alguém citou, experimentei várias versões (a última foi da PC Master) e ví um RH antes do Bluecurve piorado, confuso e cheio de incompatibilidades com hardware. Bah, MDK nem pensar!


» Ataliba Leonel () em 15/04 22:49

> mas o review da OSNews resumiu muito bem os principais problemas desta distro:

Ele resumiu, mas eu vou expandir.

"If you've never used Synaptic before, the custom installation could be very confusing[...]"

"and it won't let you search the apt catalogues using natural language queries. For example, searching for "word processor" returns no results;"

"If only they would make Synaptic more like some of the other software delivery systems out there! For power users, the inclusion of apt and Synaptic raises Conectiva Linux 9 from mediocrity and makes it a distribution worth looking at."

A pedra no sapato do Synaptic sempre foi, desde sua criação, o desenho da interface gráfica: pouco intuitiva e confusa. No CL9.0 estava indo no caminho certo.

Enquano seu código evolui a cada versão, fica mais robusto e cheio de recursos, o rumo de sua interface gráfica é incerto. Infelizmente, no CL10, a interface caminhou para trás: menos intuitiva, com configurações default que deixam o usuário perdido, com partes em inglês e partes em português. O uso de linguagem natural nas buscas por pacotes continua realmente fraco. Isso se deve à escrita das descrições dos pacotes que não contêm as palavras chave que os usuários procuram. Os menus de classificação de pacotes são um estorvo que só ocupam espaço na tela e, pelo menos por ora, poderiam ser mesmo desativados, tornando o desenho mais limpo. No bugzilla há uma discussão em torno dessa problemática.

Em vez de ser uma ferramenta para facilitar a vida dos usuários, passa a ser uma ferramenta só para power users, que preferem então usar direto o apt-get no terminal. Se eles resolverem o problema da interface, sem descuidar do código, o Synaptic vai finalmente ser um sucesso.

"Conectiva has created a great default menu system, which by default is task-oriented and gives access to a single program for any given task. The rest of the programs that are installed have been bundled into an "All Installed Programs" menu, which contains the default menus for KDE and Gnome. I rather like this approach, as it gives new users a simplified menu from which to work, but also allows power users to access the full range of available applications without having to look very hard."

Os menus no CL10 estão mais simples e intuitivos que no CL9.0. O menu "Todos os programas instalados" aparentemente sumiu e foi dividido e colocado como submenu "Mais programas" em cada menu.

O que ainda pega são os menus Utilidades e Ferramentas. A calculadora está em Ferramentas, mas a agenda está em Utilidades. Porque esses dois aplicativos não estão num menu só? Acho que o menu ferramentas poderia ser fundido com o menu Utilidades. Com os menus Sistema e Configurações também há problemas. K3bsetup e Redimensionador de Tela estão em Sistema. Não deveriam estar em Configurações? Só para citar alguns exemplos.

Nos comentários, apareceu isto:

"The main web site is poorly designed, and makes difficult for newbies searching for help, because no infrastructure is provided for this (forums, easy and well structured on-line documentation). The beta testing program needs lots of improvement, and more people should know about it. There are many other problems that needs to be addressed."

Quando o cara fala sobre o desenho do site da Conectiva, obviamente não está falando da "boniteza", porque o site da Conectiva sempre foi feinho. Mas o problema é o projeto do site que não torna fácil achar as coisas lá. Exemplo é que não havia um link explícito na primeira, nem em outras, páginas para o programa beta. O próprio site do beta também tinha problemas. Certos browsers não conseguiam fazer o login.

"Conectiva is missing a great opportunity to build a huge community of users (and a huge market also), that would help a LOT on development process. "

A Conectiva tem mil inciativas interessantes de contato com a comunidade como a lista Linux-BR, a lista do Snapshot, o Bugzilla, o P&R, os manuais, o programa beta, os mirrors, e várias outras páginas interessantes que não ficam tão explícitas assim ao acessar o site deles.

Não é necessário reformular o site inteiro. Só usar a cabeça para fazê-lo mais óbvio.

> Credibilidade - 5.5/10 (muitos erros tolos e omissões)

Esta parece ser uma marca, ou cultura, da Conectiva. Quase todas as versões que eles publicaram contém esses erros tolos.

São esses erros tolos que acabam depondo contra, e lhes custa caro, pois demolem o bom trabalho que eles fazem em outras áreas da distro. Como diz o provérbio bíblico: "A mosca morta estraga o ungüento do perfumador", que tem de jogar um jarro inteiro de perfume (caro) fora, só por causa de um "bug", literalmente, insignificante.

> Espero que o pessoal da Conectiva seja mais cuidadoso nessa parte quando for liberar o CL10.

No acabemento de sua distro, a Conectiva precisa se inspirar nas mulheres. Por mais simples que seja, uma mulher jamais sai à rua de cabelos desgrenhados, roupa amarrotada, um brinco de um tipo, outro de outro.

A Conectiva por mais simples que seja, jamais pode demonstrar desleixo na sua apresentação.


» Rafael () em 16/04 08:27

Não tenho nada contra o Conectiva, mas na minha opinião, até o Conectiva Linux 4, a Conectiva acertou perfeitamente, visto que comecei a utilizar Linux com o Conectiva 3, o problema foi que depois fui perdendo o gosto por ele devido a alguns erros, tipo de instalação, compatibilidade, etc, daí acabei tomando gosto pelo RedHat, mas se realmente o CNC 10 for tudo isso, com certeza irei testá-lo com bons olhos.


» Allyson () em 16/04 10:33

Interessante Alexandre Martins, no laboratório onde eu trabalho nós estamos testando o Mandrake 10.0 exatamente porque ele está melhor do que o RedHat/Fedora.

Vale lembrar que de uma versão pra outra as distribuições podem evoluir ou regredir muito.


» Janio () em 16/04 11:20

Não sou usuário experiente, mas testei muitas das distribuições atuais como debian, slackware, conectiva 6, 7, 8 e 9.

Em termos de instalãção percebo qeu o CL 9.0 regrediu muito pois a interface de instalação de texto, que julgava ser uma das melhores que usei, foi praticamente extinta, e não instala nem um sistema básico. passei horas tentando instalar até que fui para a instalação gráfica e me deparei com o synaptick então minha vida piorou!
as configurações basicas são ruins e confusas e se vc vai tentar procurar instalar coisas a mais ai então vc não se acha mais no software.

Eu prefiro instalações simples, sem muita beleza mas que possam dar ao usuário direito de escolha e também apresentar soluções customizadas de acordo com os usuários leigos.

a instalação em texto era muito boa, não sei como esta no CL 10 mas espero que volte!

Para mim a instalação deveria ser como a do Slackware! simples porêm funciona muito bem! e sem muita perfumaria!

é claro que esta é minha opnião e sei que para usuário iniciais uma instalação gráfica é muito útil! podem se inpirar um pouco no Suze!


» viana () em 16/04 16:19

Meu primeiro Conectiva foi o 6 e de lá pra cá sempre usei Conectiva e estou no 9. O 8 realmente não era nenhuma maravilha, tinha uns probleminhas, mas quem fala mal do 9, ou é porque deu algum azar específico em uma aplicação ou porque não usou o CD de atualização que a conectiva lançou em agosto/2003. Meu CL roda com a atualização e nunca travou nehuma vez, usamos como cliente e servidor e roda redondo, direto, realmente não entendo todo esse drama em cima da Conectiva. E pelo andar da carruagem, o 10 deve ser realmente "10". Estamos aguardando!!!


» Santana () em 18/04 17:24

O Slashdot publicou uma notícia com a análise do CL9.0.

http://slashdot.org/article.pl?sid=04/04/17/2036204&tid=


» Alexandre () em 20/04 07:58

Uso conectiva 9 e não tenho nenhum problema, tenho ele instalado em 35 micros e mais 30 com windows acessando um servidor com nis/nfs, samba, cups. Quanto ao kurumin é para quem não tem curiosidade e tempo para aprender como a coisa realmente funciona. Enquanto no kurumin tenho que esperar ele executar os script quando quero instalar alguma coisa, no conectiva vou direto ao ponto, onde levo quase duas horas para intalar o kurumin levo menos que 45 minutos no conectiva 9.
PARABÉNS PARA O PESSOAL DA CONECTIVA. Para quem uso o linux profissionalmente e em grande numero de máquinas o Conectiva da um Show. E quanto esses tal de erros tolos e omissos, a maioria é erro do próprio usuário.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.