Notícia publicada por brain em abril 15, 2004 12:10 PM
| TrackBack
O leitor joaocep (joaocep@yahoo.com.br) propôs a criação de uma nova seção no BR-Linux: a caça ao aplicativo, onde a comunidade ajudaria pessoas que estão em busca de algum software livre que resolva um problema específico delas. Como ele é esperto, já mandou o pedido inaugural. Será que vai haver solução?
Ele escreveu: "A idéia seria postar uma pergunta, sendo ela respondida pela comunidade br-linux em uma semana. Exemplo: Necessito de um software que trabalhe com centrais telefônicas Siemens e que não seja o CallReport for Windows. Existe algo para n*x? Assim acho que a resposta seria boa para muitas pessoas. Sei que existe o rau-tu da Unicamp, mas o mesmo está com muitas perguntas e várias sem comentários (isso é o bom do br-linux). A experiência de outros usuários enriquece o site. Espero ter contribuido." Nada contra o Rau-tu, pelo contrário. Aqui também muitas notícias e questões ficam sem resposta, e lá no Rau-tu há uma geração e compartilhamento de conhecimento gigantesca.
Eu tenho sim!
Existe algum editor de PDF do tipo Acrobat Exchange para Linux? Seria para editar o PDF diretamente (sem ter que gerar novamente o mesmo).
Obrigado!
joacep, sua idéia é ótima, seria interessante montar um "armazém de apps" para facilitar a vida de usuários/desenvolvedores, resultaria na construção de fontes de informações para recomendarmos para quem está pensando em migração e/ou já usando o Linux mas que ainda tem dificuldades de implementação de soluções/apps.
Rodolfo,
Na verdade um documento PDF não é um formato feito pra ser editável - ele é um formato de impressão, como postscript. No entanto, a Adobe já o planejou de modo a haver dificuldade para fazer um editor. Não tendo primitivas para formatação e diagramação, a edição de um documento PDF torna-se bastante problemática (tenho um pouco de mérito pra dizer isso: já fiz rotinas de edição de PDF usando a API Java iText). A suíte da Adobe esconde isto de você. Por esse mesmo motivo, fazer a engenharia reversa do produto da Adobe é bastante difícil e ninguém ainda fez um software equivalente.
No GNU/Linux, eu aconselharia o seguinte: nunca use PDF como formato intermediário - isto é, para guardar documentos que devam ser editados. Use sempre como formato de impressão, e use o programa que gerou o PDF (Openoffice, KLyX, GIMP, etc.) para regerar o PDF cada vez que o modificar. É o jeito mais adequado, e até que dá bastante certo.
Patola, obrigado por tirar minha dúvida! Esta era uma dúvida antiga.
O problema é que nem sempre se tem o original...
Não daria nem mesmo para tirar (ou colocar) alguma página, em um PDF? Ou juntar 2 PDFs?
Obrigado!
Rodolfo, veja se essas ferramentas, que antes eram freeware e agora viraram GPL, resolvem seu problema: Multivalent PDF tools - http://multivalent.sourceforge.net/ - as operações que você quer, split e merge, estão listadas como capacidades do bichinho:
Split
Split pages from one PDF into one or more new PDFs. The page range can
* make subsets (e.g., pages 1-20 or every 5th page from 1-100)
* delete pages, by dropping them from the range extracted
* insert blank pages, by splitting a phantom page 0 (zero)
* arbitrarily rearrange pages (e.g., reverse all pages)
* add duplicate pages (e.g., three copies of the signature page of a contract)
Merge
Merge two or more PDFs into one.
Acho uma excelente idéia ter uma seção como a sugerida, porém enquanto esta seção não é criada, existe neste link http://linuxshop.ru/linuxbegin/win-lin-soft-en/index.shtml uma tabela completíssima relacionando os softwares em Windows e seus correspondentes em Linux. É excelente para convencer as pessoas de que existem softwares similares ou até melhores em Linux do que Windows.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.