Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

PontoBR discute a possibilidade de monopólios de software livre

Notícia publicada por brain em março 27, 2004 03:31 PM | TrackBack


O alexandre (ars351@yahoo.com) sugeriu a publicação de link para alimentar o debate no PontoBR sobre a possibilidade de existir monopólio de Software Livre. A discussão nasceu a partir de recente matéria do Jornal do Brasil especulando sobre os motivos de a Conectiva estar a procura de investidor, incluindo o seguinte trecho: "Embora não tenham de pagar pelo uso do Linux, seriam obrigados a gastar com a manutenção e o treinamento de pessoal, ou seja, acabariam no monopólio de uma empresa prestadora deste serviço, no caso: a Conectiva." Qual sua opinião?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ysraell sem script () em 27/03 16:09

Acredito que outras empresas podem prestar esses serviços com qualidade. Acredito que se for bem administrado só haverá monopólio se quizer. Temos uma boa eXPeriência nesse assunto, a M$.
__________________
...::::|><|::::...
I § # @ & L


» Manoel Pinho () em 27/03 17:48

Os nossos amigos portugueses do Gildot estão discutindo o mesmo assunto em

http://www.gildot.org/article.pl?sid=04/03/26/1933244&mode=thread


» Adriel Lyra () em 27/03 17:55

Babaquice do jornalista. Não entende do que tá falando. Não existe só uma empresa de linux, neste caso a SUSE, RedHat, Mandrake, Debian, Slack, até mesmo o Kurumim :-) poderia resolver o problema. O cerne da questão é muito mais grave, o governo federal não tem pessoal suficiente e competente para administrar sua area de TI nem com Linux nem com Windows, tanto que eles tem um contrato de suporte com a M$. A vantagem é que com o Windows a M$ cobra quanto quizer e o governo tem que pagar. No caso do Linux o governo poderia licitar e promover a livre concorrência entre as empresas capacitadas na área de linux (neste caso creio que ficaria mais para a SUSE, RedHat e Conectiva mesmo, talvez a Mandrake pudesse chegar junto, mas não sei se ela tem plataformas de suporte montadas no Brasil).
Quanto ao jornalista, fico preocupado no dia em que eu acordar e ver que o mundo foi dominado pelo linux, e teremos que ver um monte de pregos falando um monte de asneiras porque não sabem de nada sobre o assunto....


» Henrique Vicente () em 27/03 18:25

Creio que possa haver um pequeno oligopolio feito por algumas empressas, esse `risco` para o consumidor está em todos os lugares... sendo que o bom desse oligopolio seria que um cliente usando softwares livres não estariam obrigados a permanecerem com suporte de uma empressa... em fim, como o software é livre o cliente acaba sendo livre também para escolher quem quiser para o suporte... ao menos se não haver contratos de exclusividade...


» Henrique Vicente () em 27/03 18:46

Quando disse esse pequeno oligopolio quis dizer não apenas cinco ou seis empressas mas umas quarenta... e creio que será um oligopolio como por exemplo os dos refrigerantes, sei lá... o bom é que não aconteça... mas com certeza terá algum oligopolio, claro nada prejudicial se comparado ao que a micro$oft, borlandd.. fazem.


» Deyson Thomé () em 28/03 08:31

É triste ver , ou melhor, ler uma matéria sobre Linux, Sft Livre e afins , escrita por pessoa que não conheçe o assunto e em consequência, expõe, não a realidade, mas lançam um sofisma técnico, uma tolice.
O Linux é a prova de monopólio por condição original. Ou não ?
O monopólio na área da informática é proposto e imposto pela M$ e ratificado nas esferas governamentais e nas áreas de compras de grandes grupos, motivado pelos interesses pessoais locas nas referidas áreas. Sendo, o advento do Linux, em realidade, o antídoto, que deve estar causando congestões nos reais monopolizadores de mercado.
Um outro fato deve ser levado em conta, que é a necessidade de padronização que grandes corporações necessitam, nesse caso, se o linux estiver 100% padronizado, qq linux usado podendo interagir no sistema, tudo bem, pode-se trocar de distro quando necessário, deixar cada um usar a sua preferida e etc, mas a realidade prevê, que uma corporação, após eleger sua preferida, a instalará em todo seu sistema físico. Nadas mais natural, e isso não é monopólio. Não esqueçendo de
que, antes da aquisição do SO e da contratação do suporte houve a fase da escolha, e é nessa fase
em que o 'monopólio' se manifesta, interferindo na escolha, impedindo a 'opção' de compra, mas usando de pressões políticas ou finaceiras para direcionar o mercado. Assim sendo, monopólio não é o fato de uma corporação usar só uma distro, mas o porque dela estar usando só uma distro.
Realmente, a diversidade do Linux a possibilidade dele ser renovado sempre, a existência de uma comunidade cosciente, de um DEBIAN, fruto desta comunidade., de desenvolvedores capazes e etc, inviabiliza o monopólio. Agora, consciencias monopolizadoras existem sim, mas a GPL deve causar pesadelos horríveis nelas.


» Kalil de Albuquerque Carvalho () em 29/03 08:22

Me espanta a tamanha estupides desse setor que fez esse comentario no minimo tapado.
Como esse responsavel pensa que, diversificando com muitas distros, que sera so assim que nao existira monopolio, sera mais facil ou mais barato a manutencao de tao grandes setores?
Esta mais doque obvio que a escolha de uma so ditro, de preferencia nacional e seguindo criterios solidos, objetivos e claros, seria economizado muito do dinheiro do contribuinte (nesse caso nosso dinheiro).
Esse responsavel deve rever seus conseitos e reavaliar suas decisoes.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.