Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Documento da MS comparando MS Office com OpenOffice 1.1

Notícia publicada por brain em março 26, 2004 09:42 AM | TrackBack


"A Microsoft publicou um guia comparativo entre o MS Office e o OpenOffice 1.1 e está enviando a seus clientes. O mais cômico é que o documento foi feito no QuarkExpress e o pdf gerado pelo Acrobat num Mac ... É só usar o acroread e ver as propriedades do documento. Logicamente a comparação é totalmente tendenciosa, mas parece ser a primeira vez em que uma campanha oficial da MS aborda o OpenOffice. É sinal de que o OpenOffice já começa a incomodar o império..." A contribuição vem de Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Welington () em 26/03 10:15

é bom ver saber que as pessoas tem medo de vc e t respeitam. Tenho certeza que mais do q nunca o time do OO.org esta orgulhoso disso!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 26/03 10:24

Obi-Wan Kenobi, depois de enganar Luke dizendo que Darth Vader traiu e matou seu pai, tentou se desculpar dizendo: "É uma questão de ponto de vista. Luke, tudo tem seu próprio ponto de vista."

De certa forma, é verdade. A forma como você vê as coisas pode fazer com que "elas sejam assim" pra você.

Mas a Microsoft FORÇA A AMIZADE... Pra alguém acreditar quando ela diz que o seu Office é mais resistente a vírus que o Openoffice ou qualquer outro dos absurdos naquele PDF, tem que estar MUITO avançado no processo de lavagem cerebral da empresa.

A idéia de colocar o "monopólio" dos sistemas office como uma "comunidade de 300 milhões de usuários" também mostra muuuuuuuuita forçação de barra.

Como era mesmo aquela propaganda? Nós vivemos num planeta Reebok, ou coisa assim. Bom, a Microsoft realmente acha que pode criar um mundo à parte, um "mundo Microsoft".


» Oliver Perira () em 26/03 10:24

HAHAHA , conclusão da M$ o OO não tem suporte, não tem suporte, não tem acesso a base de dados do ACCESS, e não tem cliente de e-mail.
Minha CONCLUSÃO:
-Alguém já consegui suporte na Microsoft sobre o Office, eu não então o M$Office tb não tem suporte.
- Sobre o cliente de e-mail é piada mais tudo bem afinal o clinte de e-mail deles tem uma coisa que no Linux não funciona os virus :-)


» wconserta () em 26/03 10:57

mais um comentario, access , não se usa , e grande escala hoje em dia, e o openoffice tem um esditor de desenho coisa que o ms não tem


» Rafael () em 26/03 11:00

Eu acho que se a pessoa quer um banco de dados, faça uma aplicação específica. O Access é até legal, mas nada melhor que abrir um aplicativo específico para sua necessidade.


» Douglas Augusto () em 26/03 11:04

Este tipo de comparação só enaltece o OpenOffice. São bastante evidentes as comparações periféricas, como se não tem um cliente de e-mail o usuário precisará *comprar* um (claro, todos os outros leitores são pagos), e outras do tipo risória: "informações pretegidas contra ataques de vírus".

O Office é, sem dúvida, o melhor (menos pior?) produto da Microsoft, o S.O. Windows já é tecnicamente inferior ao GNU/Linux há muito tempo, agora o OpenOffice já alcançou o mesmo patamar da suíte MS. :-)


» Sérgio Ritter () em 26/03 11:07

Eu usava no trabalho o MS-Office, até que saiu o OpenOffice 1.1, que passei a usar então e não sinto falta de nada, pois o OpenOffice 1.1 tem tudo o que vc precisa em um escritório, além de podermos trabalhar com imagens, muito mais facilmente do que no MS-Office.


» Henrique Lana () em 26/03 11:07

O pior de tudo é que a gente sempre houve aqueles velhos argumentos "mas o OppenOffice não tem a quantidade de recursos que o M$ Office tem...". Se vcs conseguirem encontrar em uma empresa, por maior que seja, um nº maior que 5% de usuários que sabem usar tais recursos, ou melhor, que sabem que eles existem, por favor me avisem... :D


» Marcelo Vivan Borro () em 26/03 11:24

Na verdade o OpenOffice pode ser usado em conjunto com bancos de dados "de verdade" (postgre, mysql, etc...) para desenvolver aplicativos bem semelhantes aos do access.
E se eu fosse do departamento de marketing do OpenOffice, usaria o próprio documento pdf que a microsoft criou contra ela. Algo do tipo:
"Usando o OpenOffice, você pode criar documentos como esse. E anunciar as 'capacidades' de sua suíte de aplicativos."
Ou algo um pouco mais sutil :)


» Joselito () em 26/03 11:40

Hahuahuhuhauhauhua
Deve ser muito duro pra Microsoft ter quer fazer um documento comparando um grande "astro" deles com o OpenOffice.O que o medo nao faz hein?!
Pena que é tarde d+


» Flavio Moreira () em 26/03 11:49

Faltou a comparação :

OpenOffice = R$ 0,00
MsOffice = R$ 2.500,00


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 26/03 11:50

Vamos enumerar as capacidades e vantagens do openoffice em documento semelhante? Não deve ser difícil.

* É livre! Você pode utilizar o código dele em seus programas. Você pode contribuir pro desenvolvimento - mesmo se não souber programar, traduções, dicionários ou cliparts são bem-vindos!
* Sim, ao contrário do que o documento da Microsoft diz, tem uma comunidade ativa o desenvolvendo.
* Não vem com cliente de e-mail porque não tem sentido duplicar a funcionalidade de vários programas existentes no mercado. Use o Mozilla Mail!
* Vem com um programa de desenho simples mas muito produtivo!
* Tem os vários formatos de documentos da suíte abertos, muito bem documentados e em XML! Qualquer aplicação semelhante pode ser facilmente adaptada pra entendê-los.
* Você não tem que se preocupar com ativação de licenças! Nada de números seriais, nada de ter que planejar compras!
* Tem manipulação de figuras no documento mais fácil e poderosa que a do concorrente.
* É multiplataforma! Use no seu Mac, no seu Windows ou no seu GNU/Linux!
* Pode ser usado em conjunção com o seu banco de dados predileto, para gerar aplicações!
...

Acrescentem à lista, por favor. =]


» Paulo Zambon () em 26/03 12:07

O OpenOffice.org é "neném de colo" aqui em casa e eu não o largo de jeito algum. Já virou padrão por aqui e não o deixo nunca. Ele é tudo, e mais um pouco, que eu sempre quis como suíte office, nos velhos tempo de tela azul, textos mal formatados e corrompidos. OpenOffice.org é a minha liberdade!


» Cassio Eskelsen () em 26/03 12:26

Realmente, o Office tem muita coisa a mais... mas me digam, quem usa uma dessas tranqueiras?

- SharePoint?
- Microsoft Office Picture Manager (de tao pesado normalmente trava a máquina)???
- Esquema de proteção e proteção de direitos autorais fajuto???

Na boa, já ví muito usuário na minha vida, para 95% deles, um bom editor de textos deve:

- Conseguir fazer um cabeçalho
- Conseguir justificar um texto
- Ter um corretor ortográfico
- Permitir colar imagens
- Permitir criar rapidamente modelos

Coisas além disso são frescura.

O OO tem uma e outra coisa um pouco improdutiva. Mas ele vem melhorando a olhos vistos.


» Manoel Pinho () em 26/03 13:07

Um ponto que eles não abordaram é que o OpenOffice usa um formato de arquivo padronizado e baseado em xml. É só dar um unzip num .sxw e ver que o .sxw é basicamente um zip de arquivos xml e figuras do documento (em formatos padronizados). Ou seja, daqui a 10, 20 anos uma empresa/pessoa poderá ainda extrair as informações dos documentos sem perda de informação, o que não ocorre com as várias versões dos arquivos usados pelo MS Office.

E Access, quem precisa dele quando se pode usar o OO com um BD relacional de verdade:

http://www.unixodbc.org/doc/OOoMySQL.pdf

(um exemplo com MySQL, mas que pode ser aplicado a outros BDs também)


» Thomas () em 26/03 13:30

Access não é banco de dados.
É apenas uma planilha com anabolizantes.
Desde que eu instalei OO na minha máquina nunca mais pensei no Office. Uma das ferramentas que mais gosto de usar é a geração de PDF. Isto é uma mão na roda!


» Edson () em 26/03 14:13

Esse tipo de procedimento só beneficia o OO.
Veja o lado positivo, pessoas que talvez nunca tinham ouvido falar no OO talvez agora queiram saber o que é, e outras que já ouviram talvez pensem em esperimentar, visto que o produto está incomodando a gigante.
Isto faz com que as pessoas se lembrem dele.
É como diz o velho ditado: Falem mal mas falem de mim.


» SdnNv () em 26/03 15:05

Sem entrar no mérito de qual suíte é melhor - Office 2003 ou OpenOffice 1.1.1a -, o que percebo é a linha de evolução ascendente deste último. Ele vem melhorando muito rapidamente. Isso acontece tb com o projeto Mozilla, os desktops KDE e Gnome. Se o ritmo de inovações e aperfeiçoamentos continuar assim, em breve o domínio será completo, e quem sabe, até virar padrão de indústria.


» Adilson Oliveira () em 26/03 15:09

Como já foi dito aqui, o documento foi feito no QuarkExpress e o pdf gerado pelo Acrobat num Mac (oh ironia das ironias ;) ). E no OpenOffice só o que se teria que fazer é exportar para PDF :)


» Penetro () em 26/03 15:09

Me pareceu que este documento é dedicado a Partners, ou seja a vendedores, e não a usuários finais. Quem já fez algum curso de vendas ( principalmente de algum produto supérfluo) já viu documentos assim, com respostas prontas para a maioria dos argumentos do cliente.

Não é de admirar que o documento não tenha sido feito em ambiente WINTEL, pois provavelmente foi gerado pro alguma empresa de marketing terceirizada, da mesma forma que aquele formulário.doc que vc baixava na página da cmapanha de "switch" do Apple pro PC. Documento este ironicamente gerado num ... MAC!!!

E afinal, existe coisa mais supérflua do que migrar a suíte de Office, para ganhar um monte de wizards/cachorrinhos, eastern eggs e nenhum "improvement" real, como a correção da incapacidade nata dos aplicativos do MSOffice de lidar com arquivos muito grandes, principalmente se contiverem muitos links/referências. ???



» Welington R. Braga () em 26/03 15:52

O OpenOffice é a nata do software livre. Só o que me deixa triste com ele é um recurso que ainda não existe. Ou se existe e alguém puder me ensinar agradeço: SEÇÕES!
Algumas pessoas podem dizer que é bobagem, mas se vc tiver que fazer um texto muito grande dividido em vários capítulos com formato de página diferente ai complica, não existe nada melhor do que dividi-lo em subdocumentos. Neste caso o open Office trabalha com documento mestre e é ótimo, mas se eu precisar que um destes documentos tenha a página em orientação paisagem... acabou o meu trabalho.


» Marcos Alexandre () em 26/03 17:31

Outro ponto que o Open Office ainda tem que melhorar é na parte de colaboração: o MS Office permite várias pessoas trabalharem simultaneamente e consegue fazer merge das modificações, bem como configurar permissões dentro do texto até por parágrafos. Outra coisa que precisa melhorar
no Open Office é OLAP e uma integração maior com bases de dados e com documentos
complexos, além das macros dele, que são muito fracas.
Mas isso são coisas específicas, que não são diferencial para a maioria dos usuários.
Agora, no lugar da MS exaltar os recursos que ainda são exclusivos, falar que o MS Office
é mais seguro contra vírus é piada, né? E suporte? Pra empresas ele é útil, mas usuário
final nunca vi um ligar pra MS.


» critico[Comunidade Critica Linux] () em 26/03 17:46

O MS Office falha amplamente em muitos aspectos, mas precisamos reconhecer que é um bom produto, só para ver por exemplo ele passou de ferramenta de office a 'sistema' de office. Hoje voce já pode integrar varios sistemas com o MS Office. Vale dar uma olhada ao site do baboo, acho que tem la uma analise detalhada.

Coerencia é necessaria


» Manoel Pinho () em 26/03 19:16

"O MS Office falha amplamente em muitos aspectos, mas precisamos reconhecer que é um bom produto, só para ver por exemplo ele passou de ferramenta de office a 'sistema' de office. Hoje voce já pode integrar varios sistemas com o MS Office. Vale dar uma olhada ao site do baboo, acho que tem la uma analise detalhada."


Eu sinceramente não considero o MS Office um bom produto. Ele é sim prático para quem digita pequenos textos, nos quais a funcionalidade WYSIWYG é prática.

Experimente digitar uma tese ou um livro, especialmente científicos e cheios de figuras e equações e verá que é um inferno. Eu mesmo tive esse desprazer na minha tese de mestrado e prometi que nunca mais usaria esse tipo de programa (incluo o OpenOffice e qualquer editor do gênero) para fazer isso. Perdi muitas páginas com fórmulas (as fórmulas apareciam como um texto MSEQUATION...) por causa de bugs e foi um inferno fazer um índice do documento contido em vários arquivos. Outra coisa ridícula do Word é repaginar o documento conforme as propriedades da impressora instalada. Quando levava o documento para imprimir em outro computador com uma impressora diferente o texto perdia a paginação. A solução era gerar um PDF para imprimir...

Para esse tipo de texto o melhor mesmo é LaTeX, sem dúvida nenhuma. Mas concordo que não é para qualquer um e não é prático para pequenos textos.

E para quem precisa de ajustes finos de diagramação o MS Word também é um lixo. Programas como o PageMaker são muito melhores nessa tarefa.

O PowerPoint realmente é um produto bom para o que se destina e realmente está 'a frente do OO. Segundo uma reportagem recente, o Gnumeric (e talvez o OO Calc) possui uma precisão melhor nos cálculos.

O Access eu nem considero um Banco de Dados sério, mas infelizmente conheço muitas empresas que o usam como tal. O OO + um BD relacional como o Postgresql ou Firebird unem a facilidade de definição das tabelas e relacionamentos com a robustez que um BD deve ter.


» Marcos Alexandre () em 26/03 20:54

Pra quem trabalha com textos científicos e documentos complexos ainda não inventaram nada melhor que o bom e velho Latex.


» Gafanhootoo () em 27/03 02:34

» Postado por: Welington R. Braga em março 26, 2004 03:52 PM, 200.20.168.:

O OpenOffice é a nata do software livre. Só o que me deixa triste com ele é um recurso que ainda não existe. Ou se existe e alguém puder me ensinar agradeço: SEÇÕES!
Algumas pessoas podem dizer que é bobagem, mas se vc tiver que fazer um texto muito grande dividido em vários capítulos com formato de página diferente ai complica, não existe nada melhor do que dividi-lo em subdocumentos. Neste caso o open Office trabalha com documento mestre e é ótimo, mas se eu precisar que um destes documentos tenha a página em orientação paisagem... acabou o meu trabalho.
-----------
Esta é do swriter, porém é simpress de fazer.

http://www.openoffice.org.br/faq_writer.php#12


» Rodrigo Pinheiro Matias () em 27/03 11:20

Acho que apesar do OpenOffice ser gratuito ele tem outras vantagens, como a social e a economica para o nosso pais, uma vez que direitos autorais deixam de ser enviado aos EUA.

Tenho uma boa noticia para a comunidade tb, hoje chegou em minha casa um CD da iBEST e nele eu pude observar que veio o OpenOffice, podemos concluir que muitas empresas e usuários domesticos agora tb terão a chance de conhecer o nosso pacote office.


» Olivier () em 27/03 12:54

Dá pra rebater ponto a ponto esta peça de FUD.

Mas o X da questão maior deste panfleto, é dizer pro infeliz usuário de MS Office, que já que ele investiu horrores em armar sua dependencia com a MS, romper este vinculo irá custar mais caro do que pagar a licença. Ele precisará de uma clinica de desintoxicação pra se livrar da dependencia.

Este documento me remete aos "flanelhinas" aqui no RJ. A via é pública e voce tem direito de estacionar seu carro onde for permitido pelas autoridades. Mas o "flanelinha" vem e te cobra uma licença de uso da vaga que ele usurpou do poder publico. Se voce não pagar, vai te custar uma lanternagem, um vidro de porta e um toca-fitas. Melhor pagar seria a logica da MS.

Para quem quiser o OpenOffice.org 1.1 em windows, baixem de

http://www.scinergy.com.br/

Enjoy...



» EdCrypt () em 27/03 13:49

Estudo Recomenda Gnumeric sobre Excel
http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=04/02/23/068219&mode=thread&tid=117&tid=131&tid=185&tid=189&tid=99


» Mateus () em 27/03 19:47

A MIcrosoft está vendo seu inperio ir por agua a baixo e está apelado ao maximo e eu nem so linuxista tão radical mas tenho certeza disso .
o Tio Bill tem uma visão otima do mundo tecnologico e ele sabe o que vai dar com a Microsoft vai começar a vender pcxt em 2007 para sobreviver!!!


» Mateus () em 27/03 19:47

A MIcrosoft está vendo seu inperio ir por agua a baixo e está apelado ao maximo e eu nem so linuxista tão radical mas tenho certeza disso .
o Tio Bill tem uma visão otima do mundo tecnologico e ele sabe o que vai dar com a Microsoft vai começar a vender pcxt em 2007 para sobreviver!!!


» bebeto_maya () em 28/03 05:32

__O OO tem um grande programa de desenho vetorial e layout de página, e todos nós sabemos que a M$ sempre foi péssima em softwares do tocante gráficos. Os seus aplicativos são horríveis, até os pirralhos de sete anos vomitam quando usam o Paint Brush. . .
__O interessante é que a M$, conquista cada vez mais idiotas alienados com este tipo de marketing tendencioso, e o pior, a maioria , grandes empresários: ´´Êita, olha o Office, vou comprar dããããã´´.Já que usuário doméstico ignorante usa as ´´vias alternativas´´ para obtenção do produto. . .
__Mas tudo tem seu lado bom, e algumas pessoas de mente aberta acabam pensando:´´Se a M$ fala mal do concorrente, é porque certamente ele deve ter um super produto!´´


» Manoel Pinho () em 28/03 14:06

Um artigo rebatendo as afirmações da M$:

http://www.newsforge.com/software/04/03/27/0134204.shtml

(em inglês)


» Ary Brito () em 28/03 14:20

Aproveitando nosso Fórum, estamos finalizando um curso de Open Office, o InterCursos, e gostariamos de pedir a comunidade para que todos sugerissem os tópicos que acham importante resaltar e principalmente o que seria proposto para a sua certificação. A nossa proposta é a de um curso aonde o aluno aprenda usando exemplos práticos e consiga estar apto para serviços corporativos. Obrigado!


» Henrique () em 29/03 22:30

Saibam vocês que os Orgãos Públicos estão se concientizando dos gastos com os sistemas MS-OFFICE. Vejam o caso do Tribunal de Contas do Distrito Federal que foi praticamente obrigado a mudar o seu programa de editor de textos. Após adquirirem o MS-OFFICE 95 em 1996 foram obrigados a se atualizarem para o MS-OFFICE 97 (para garantir a compatibilidade), e depois dos novos lançamentos MS-OFFICE 2000, XP E 2003 não houve recurso para tais atualizações, ficando assim mais barato optar pelo OPENOFFICE que garante uma compatibilidade razoável. Vejam as justificativas completas:
http://www.tc.df.gov.br/tcbrasil/OO/tcdf/EsclarecimentosOO.html


» João Pedro () em 30/03 06:57

O melhor editor de textos no que se refere a alinhamento, coleção de fontes e facilidade para se criar títulos e estilos é o WordPerfect da Corel. Uso a versão 8 e prefiro-a ao MS Office XP. Infelizmente a empresa desistiu de migrar seus programas para Linux e anda cobrando um preço absurdo (prometeu mudar o preço para a versão 12).

Alguém poderia me explicar por que a IBM investe milhões de dólares em Linux e não faz uma versão do SmartSuite para esta plataforma?


» Iberê M. Campos () em 02/04 08:48

O Link para o artigo da Microsoft não está funcionando, alguém tem uma dica?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.