Notícia publicada por brain em março 25, 2004 08:39 AM
| TrackBack
"Saiu no Slashdot a notícia de que a Microsoft foi condenada pela União Européia a pagar a multa recorde de 497 Milhões de Euros (aproximadamente US$ 611 Milhões, ou R$ 1,814 Bilhões) devido à práticas de abusos de poder no mercado. Após uma investigação que durou cerca de 5 anos, a compania foi considerada culpada por estabelecer monopólio no mercado e software para computadores de uso pessoal, servidores e leitores multimídia. A Microsoft tem 90 dias para disponibilizar no mercado Europeu uma versão do Windows sem o Windows Media Player e 120 dias para entregar aos concorrentes do mercado de servidores especificações de seus programas para garantir a total interoperabilidade entre servidores de outras plataformas e desktops rodando Microsoft Windows. A Microsoft planeja recorrer da sentença." A contribuição vem de lmvaz (lmvaz@tchelinux.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.
E o Patola complementa a notícia com este link do Terra e um comentário: "O Portal Terra, ao comentar sobre a histórica multa de mais de 600 milhões de dólares aplicada à Microsoft, não resistiu à massificação de conceitos e disparou contra o Linux: 'Segundo alguns analistas, ativistas pró-Linux - o sistema operacional de código aberto que compete com o Windows - se escondem atrás das sátiras mais ácidas contra a Microsoft. Alguns vêem inclusive pistas desses ativistas nos vírus informáticos que periodicamente atacam o grupo, como aconteceu recentemente com o Mydoom.'. A notícia original está aqui."
A Microsoft anunciou que vai pedir revisão da penalidade.
Jornais prestigiados como o NY Times já dão conta das práticas abusivas da MS, vejam este caso da GO Corporation:
http://www.nytimes.com/2004/03/24/technology/24soft.html?ex=1080709200&en=81be83eda9c09dad&ei=5062&partner=GOOGLE
A decisão da União Européia é mais uma bravata, a MS continuará executando práticas monopolistas e ilegais.
O Brasil poderia aplicar a mesma multa e reverter o dinheiro para construção de casas populares, educação, saúde e reforma de nossa infra-estrutura viária.
Quanto ao Terra, é de se estranhar ter colunistas tão mal informados. Na info exame deste mês informa que o portal busca utilizar, quase que exclusivamente, linux para os seus servidores. É bem da prática capitalista: fala bem só de quem tem grana, mas utiliza-se dos demais para crescer. Ainda bem que me desvinculei do acesso Terra, que tem piorado a olhos vistos.
Eu acessei o formulário de contato do Terra - http://informatica.terra.com.br/est/faleconosco/contato.htm - e mandei o seguinte para eles:
"A notícia do URL http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI283451-EI553,00.html tem um parágrafo ALTAMENTE tendencioso e que espalha FUD (Medo, Incerteza e Dúvida) sobre o Sistema Operacional GNU/Linux:
"Segundo alguns analistas, ativistas pró-Linux - o sistema operacional de código aberto que compete com o Windows - se escondem atrás das sátiras mais ácidas contra a Microsoft. Alguns vêem inclusive pistas desses ativistas nos vírus informáticos que periodicamente atacam o grupo, como aconteceu recentemente com o Mydoom."
Esta é uma informação despropositada, sem quaisquer evidências e que fere profundamente o status de profissionais sérios que trabalham com este sistema e o incentivam. É absurdo e infundado - mesmo que haja tais analistas, eles devem ser citados para se poder contestar a fonte; uma afirmação anônima como esta não é característica de imprensa séria e comprometida."
Se alguém se sentir inclinado, poderia fazer o mesmo com suas próprias palavras. Acho que isso mostraria a eles que tem mais gente indignada com o teor das reportagens.
A Microsoft tem mais é que sumir do mapa. Chega de monopólios e Sistemas (não-)Operacionais horríveis...
A matéria do Terra começa ridícula desde o título. Quem sabe eles não fazem uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Tio BIll a pagar a multa.
A matéria não foi escrita por colunistas do Terra, e sim pela AFP (Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 2000 Agence France-Presse). Acho que nesse caso eles não poderiam publicar se não fosse a matéria inteira...
Bom, isso tá lá, mas eles que publicaram, então que encaminhem.
Haha... Ativistas PRÓ-LINUX.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.