Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Estudo de Caso: Recuperando Dados Com o Linux

Notícia publicada por brain em março 24, 2004 08:56 AM | TrackBack


O Morvan Bliasby (morvan_br@hotmail.com), que se caracteriza pelas contribuições em grande volume, enviou um estudo de caso interessante, que você pode ler na íntegra abaixo. Trata-se da narrativa de como ele recuperou, com um rescueCD baseado em Linux, os dados de um cliente (com Win2k danificado), e as observações que ele fez a respeito.

DE COMO UM TÉCNICO SALVOU, COM O LINUX, OS DADOS DE UM USUÁRIO WINDOWS

Por Morvan Bliasby

fui chamado, às pressas, para salvar os dados de um usuário Win2k Server (uma empresa com um (1) servidor Windows 2000 Server e 11 (onze) estações win98). o servidor havia sido vítima de dos NetSkyes da vida e estava sem boot, com mensagens de Dump (despejo de memória) e inacessível por meios comuns, já que o Win2k utiliza NTFS versão 5. em determinadas situações, além de inacessível sem ferramentas de terceiros, o Win2k não permite reinstalá-lo sem que seja feita uma formatação, o que perderia todo o histórico da loja, justamente o que não poderia acontecer. após várias tentativas, inclusive com a mídia original, o que afastaria qualquer proteção anti-pirataria do Windows, em tese, vi ser impossível com o próprio sistema operacional da Microsoft. tentei os NTFS2Dos*, mas os que conseguia, via internet, eram por demais limitados, além de, neste caso, ainda ter de rodar um ambiente de rede, para trafegar os dados para um outro micro. teria que partir para o Linux, pois, com o Samba, montaria um domínio e criaria um ponto de montagem do NTFS do Windows e o disponibilizaria na rede. estava sem nenhum Linux completo, e o tempo urgia (madrugada, muito romântica quando não se está no trabalho!)... que remédio! baixei o ISO do Linux Rescue CD, queimei-o e vamos pro tudo ou nada!

após fazer os praxes (queimar o CD, trocar a unidade de boot na máquina), inicializei o sistema. invoquei o samba - rodou. tive de fazer umas alterações, pois além dos nomes de máquina e domínio, algumas coisa que o sistema do RescueCD traz por default para o Samba teriam que ser manipuladas. pronto. o sistema estava visível aos usuários do domínios, com logon, credenciais e tudo o mais. copiamos os dados, reinstalamos o Win2k e a empresa andou.

o mais pitoresco desta história é que o proprietário da empresa, maravilhado com o Linux, o qual não conhecia, vai migrar para o Linux, aos poucos. esta será, possivelmente, a última instalação do Windows para este servidor. tive que fazê-la; não cabia, no momento, instalar uma versão do Linux e deixar a empresa à mercê de terceiros, já que lá havia uma cultura Windows e um gerente de rede com experiência neste sistema operacional; nem tampouco fazer proselitismo em cima deste ou daquele sistema operacional. o meu trabalho seria recuperar os dados - e o fizemos; as estações não podem, por ora, ser migradas, pois os sistemas que rodam para estas o fazem via DOS ou Win32Gui. no servidor, é plenamente possível, pois este é para a rede apenas um autenticador e um servidor de arquivos, no caso específico desta empresa.

já estão sendo feitas gestões neste sentido. termos mais adeptos, sem dúvida!

de tudo o dito neste caso, ficam patentes a robustez e a flexibilidade do Linux, onde um simples CD de recuperação salvou o histórico de uma empresa! fica patente também, que é possível conseguir novos adeptos do sistema do pingüim até em situações onde a Microsoft criou barreiras a si própria, com sua paranóia anti-cópia, antitudo. bom para os linuxistas. bom para a sociedade.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Klaatu () em 24/03 09:13

Oi Morvan,
Gostei muito de sua solução que aparentemente é simples e eficiente.

Posso pedir para você disponibilizar os detalhes da configuração do samba que foi feita além do link para baixar o rescue CD?

Agradeço sinceramente
Klaatu


» Adilson Oliveira () em 24/03 09:32

Grato pelo texto Morvan.
Este caso me fez lembrar o que dizia um amigo meu: "Só Jesus salva. A gente faz backup". O que não era o caso desta empresa, pelo visto :)


» Job () em 24/03 09:36

Pois é, passei outro dia situação semelhante.
Mas tenho sempre um CD do kurumin em mãos, para casos de emergência. Quando vejo que esta travando ou sem boot, ja vou dando boot pelo cd.
Deixo outra maquina com uma pasta compartilhada e transfiro o que da pra la.
É o NTFS tem estas coisas estranhas mesmo, ja passei pela situação de por o HD noutro micro com o XP e fica sem acesso algumas pastas. Ai voce tem que achar um prog. que quebra esta proteção.


» Manoel Pinho () em 24/03 09:38

Creio que eles esteja falando desse aqui:

http://www.sysresccd.org/


» Wesley () em 24/03 10:30

Minha análise....

1) Empresário mão de porco
- Não contratou gente capaz e com conhecimento suficiente para gerenciar a infra-estrutura computacional de sua empresa, economiza por um lado e perde do outro.

2) Adm. de Rede, Burro
O Morvan foi bem gentil com "...o um gerente de rede com experiência..." em que?? Criar contas no Win2k? Criar compartilhamentos? ...

3) Técnico Inteligente
Se fosse outro iria dizer:
"O seu Zé, 'C' perdeu tudjo, tudinho! Vão dá um formatchu niusso e resolvio rápido!"

4) Sistema de Rescue perfeito
Não adiantaria o téc. inteligente sem as ferramentas certas!

Parabéns "pro" Téc. e pro SistemRescue!


» bell () em 24/03 13:51

Legal a solução de rodar um RescueCD, mas caso isso não fosse possível por algum motivo, bastaria colocar o HD com o sistema danificado em uma máquina rodando Linux e montar a partição NTFS no modo "read only". O modo "ro" é mais apropriado já que o objetivo é somente recuperar os dados. Mais um exemplo de como o Linux pode resolver problemas de máquinas windows :-).


» André Eppinghaus () em 24/03 13:53

Também tive uma experiência parecida há um anos atrás, no feriadão do Rio de Janeiro dia 20/01.

As 9:00 da manhã, meu estagiário me ligou dizendo que o Windows NT tinha dado problema.
Tentamos dar um boot pelo drive A: e nada, pelo cd-rom e nada, com o Dos e o Win98. Simplesmente não dava BOOT, os SO´s travavam, só as 22:00hs, depois de muitas horas de telefone com o fabricante do hardware e outra empresa que nos presta serviços de segurança de rede, descobrimos que havia um problema de fabricação no hardware.
Os Sistemas Operacionais da M$, simplesmente travavam. Passamos a testar com o Linux. Baixamos o Linux Rescue e as 2:00hs da manhã de sábado, copiamos todos os drives ( C:,D:,E:,F: ), para umas duas máquinas diferentes com o Win NT Workstation instalado, através do smbmount.
Apesar desta máquina possuir um backup em fita (5 fitas diferentes) que estavam funcionando perfeitamente. Claro que preferíamos copiar da máquina ruim para uma boa.
Bem, até a fábrica trocar de servidor nós levamos 3 meses, possuíamos um outro servidor da mesma linha, que só foi trocado este ano e apresentou os mesmos defeitos, mas isto é uma outra história.


» André Eppinghaus () em 24/03 13:57

Só um detalhe os hd´s estavam em um Raid 5 físico.


» anonimo () em 24/03 16:24

Basta executar o cd do win2k entrar em modo dos e dar chkdsk. Acho que não é uma solução agradável mas funciona muito bem e é rápido. Tão difícil como quando dá pau no linux e tem que inicializar com um disco ou cd de boot, montar as partições, dar chkdsk, etc.

Seria melhor deixar os técnicos competentes mexerem nas plataformas que eles conhecem. Eu disse competentes.

Quanto à solução adotada, prabéns. Foi inteligente e eficiente, embora pelo caminho mais longo.


» morvan () em 25/03 00:59

como me havia pedido o Klaatu (excelente pseudônimo; alguém bem antenado, pelo visto.), digo a todos: os detalhes do samba que acresci, foram, para ser sincero, a maioria. o sistema gentoo é default ao extremo, no cd que peguei. só havia as chaves gerais (global, compartilhamentos, etc, sem parâmetros). basicamente, coloquei o nome do domínio igual ao nome do domínio no Win2k, (workgroup = [nome da loja]), nome da máquina (netbios name = [nome da loja]), e, principalmente, "Security = User", que é com este parâmetro que o sistema autentica como um PDC. o manoel pinho nos fez o favor de dizer o link do sysRecueCd e o trancrevo:

http://www.sysresccd.org/
qualquer detalhe adicional, se puder, ajudarei com o maior prazer.
tudo pelo nosso crescimento enquanto comunidade.


» Bebeto_maya () em 25/03 03:01

Trabalho com recuperações de dados e de HDs e Linux virou praxe na minha labuta, muitas vezes particiono um HD danificado e isolo a parte ´podre´ da criatura num sistema AmoeBabBlock. Pronto! a parte estragada fica invísivel, mesmo no linux, e o HD tá pronto pra rodar de novo como remanufaturado!


» LION () em 25/03 04:04

Tive a mesma experiência que o texto acima mas usei o kurumin... as duas máquinas usavam win2k e estavam com o boot corrompido tb ... bootei o kurumin, ele já pegou o IP da rede direto, foi só compartilhar uma pasta do micro hospedeiro com minha senha, colocar minha senha no kurumin e pronto! copiar os arquivos... A usuária gostou tanto do kurumin que tive que dar minha cópia ...


» Oliver Pereira () em 25/03 17:05

Só para citar ...
Nas minhas andanças já recuperei tb muito micro e servidor com windows , xp e win 2000, com o linux e até um novell..
Mais o que eu mais fiquei impresionado foi quando eu consegui montar um CD que um "cara muito legal"
tinha me mandado uns fontes no padrão do MAC acho que é joliue(um negocio assim..rs), foi a salvação pois o animal era dos USA ..então até eu conseguir outro ia demorar dias...
outra coisa em relação a HD tem um ISO de um utilitario que se chama ultimate cd no http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i23696.html
é interessante pq sempre que preciso nunca acho meus disquetes dos Disk Managers..rsrs


» Claudinei Matos () em 26/03 13:40

Apenas para citar, sou usuário de Linux há anos, mas ainda existem momentos em que preciso do velho windows. Tenho uma instalação do Win2000 em minha máquina, e ao contrário do que foi dito no início da notícia, o Win2000 pode ser re-instalado por cima sem necessitar de uma nova formatação.
Sou prova de que isso funciona pois há 1 mês atrás troquei a placa mãe e devido a arquitetura de drivers utilizada pelo win2000 foi necessário ou reinstalar ele todo ou apenas recriar a parte de drivers. Coisa que com o linux ou o win98 não tinha problema algum.

P.s.: essa é uma informação que nem mesmo o suporte da microsoft sabe passar.


» Kalil de Albuquerque Carvalho () em 30/03 10:03

Claudinei sinto discordar, mas se vc ler as instrucoes na instalacao do w2k ele AFIRMA que ira formatar a pasta.
Tenho experiencia com o NT, 2000 e 2003 e principalmente a serie 200x tem esse aspecto muito forte.
A solucao do nosso camarada foi muito boa (mas por ignorancia eu usaria o metodo de colocar o disco como escrava num GNU/Linux ate porque nao tenho experiencia no LiveCD).


» THB_MATRIX () em 27/08 16:33

Para dados muito grandes esta é a melhor forma que posso imaginar...
Mas já ouvi falar também de uma ferramenta para acessar NTFS no Win98.
Mas até achar a tal ferramenta, concordo mesmo em usar um live-cd ou o boot de alguma distribuição e carrega os módulos da placa de rede, o samba, etc para transferir os dados.
Estou com um problema também, foi atravéz dele que cheguei aqui...
Sabe aqueles enganos na hora de usar o dd para fazer backup de um HD para outro(o HD inteiro), depois que o norton ghost falhou em copiar os arquivos(nesta cópia indiquei certo a unidade)...
Hehehe, esqueci que tinha trocado o jumper...
Estou no aperto agora pra ver se consigo recuperar alguma coisa dessa cópia mal sucedida do Ghost...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.