Notícia publicada por brain em março 24, 2004 08:44 AM
| TrackBack
"'Depois de mais de três anos sem uma versão estável com grandes novidades, o Software Livre da GNU para manipulação de imagens - o GIMP - teve hoje sua versão 2.0 oficialmente lançada. Neste momento os mirrors estão sendo atualizados.' Pra quem já testou as versões pré e alphas da vida, aqui está uma excelente notícia....... Já estou baixando, mas espero que alguém mais qualificado comente e avalie a evilução dessa fantástica ferramenta. Alguém aí se propõe...." A contribuição vem de Itamar (itamarnet@yahoo.com.br), acompanhada deste link para a notícia publicada pelo CIPSGA para maiores detalhes.
Eu publiquei há algum tempo uma breve análise do Gimp 2.0, baseado em uma das versões prévias disponibilizadas, que pode ser útil para quem quiser se ambientar.
Sou usuário bissexto do gimp, mas posso afirmar que o bixim está mais próximo do Corel.
Gostei bastante das ferramentas de manipulação de tamanho, rotação e mudança de perspectiva de uma porção selecionada da tela (canvas), as quais aparecem default na paleta de ferramentas. Não me lembro se havia isso no gimp 1.
A edição de texto ficou melhor. Antes havia duas maneiras de inserir textos no gimp. Uma usava a ferramenta default que era muito rudimentar. A outra, chamada Texto Dinâmico, era mais completa, parecida com a ferramenta de inserção de texto do Corel, mas era um plugin. Parece que esse plugin foi incorporado como ferramenta default. Com ela você pode editar textos longos, importando-os inclusive de outros arquivos e ainda usar anti-aliasing para fontes.
O Corel que se cuide.
O GIMP 2.0 está ótimo, mas eu ainda acho que sua interface, apesar de ter melhorado bastante, ainda é falha. Não existe, por exemplo, um bom tratamento de traços - não dá pra você simplesmente criar um arquivo novo e ir tracejando com o mouse um desenho para colori-lo depois. Ou melhor, até dá, mas com ferramentas muito primitivas como o traço a mão livre (bom para quem tem pranchetas de desenho, péssimas para quem usa mouse) ou fazendo "seleções" pra preencher depois... O GIMP é muito ruim para quem sabe desenhar e só quer pôr seus traços no computador utilizando um mouse.
Fazer isso seria simples, não sei porque seus desenvolvedores não implementam. O sodipodi (programa vetorial que eu uso quando preciso desenhar), por exemplo, é muito melhor neste aspecto do que o GIMP. Normalmente eu crio algo nele e depois, pra retoques ou conversões, passo pro GIMP.
Patola, será porque o GIMP é um programa de edição e tratamento de imagens e não de desenho ?
Pode ser. Mas o que faz "concorrentes" do GIMP como o Photoshop se saírem bem no mercado é porque eles têm bons recursos pra desenho também... =)
A idéia é que essas funções são tão próximas que é enigmático entender por que o programa não as agrega também.
Sem contar que a maior parte do uso do GIMP que pelo menos eu vejo é pra criar desenhos sim... nos concursos todos do sítio gimp.org, o que temos são desenhos criados a partir do zero e não fotos retocadas; o artwork de vários programas livres é propagandeado como sendo "feito inteiramente no GIMP"; a maioria dos tutoriais que vemos sobre GIMP ensina a criar coisas novas e não a retocar fotos. Então acho que posso dizer com segurança que esse objetivo do GIMP de ser "apenas" um retocados de fotos é um objetivo secundário - o objetivo de fazer desenhos já o superou há bastante tempo.
Onde é que tem a versão do GIMP para Windows para download? Eu só achei a versão paga.
Gimp for Windows:
http://www2.arnes.si/~sopjsimo/gimp/development.html
Patola, que concorrentes? Você chama o CorelDraw e Photoshop de concorrentes do The Gimp? Você está maluco?
Comparar o The Gimp com softwares que custam uma fortuna e tem mais tempo de mercado é insanidade!!!!!
Você já contribuiu algum centavo no melhoramento do software?
As pessoas só sabem criticar, mas não contribui... Taí a Conectiva, todo mundo fala mau, mas quem usa nunca compra o box, simplesmente pega na internet uma iso na internet. Claro, não tem nada de ilegal, mas quem gosta de um software contribui.
Adoro o The Gimp, gosto dele do jeito que ele é, e se fosse prorgamador ajudaria no seu desenvolvimento.
Falow!
Lordello Escreve:
"Taí a Conectiva, todo mundo fala mau, mas quem usa nunca compra o box, simplesmente pega na internet uma iso na internet."
Não entendi o que uma coisa tem com a outra.
De qualquer forma, o problema da Conectiva é outro, do qual, acredito, a falta de vendas não está incluido.
Eu por exemplo, usei do Marumbi até o 4.0, e paguei por todos eles, algumas vezes até comprava mais de uma caixa para dar de presente para amigos interessados, muitos fizeram isto também. Depois de ter comprado a versão 5.0 e 6.0, e ter-me decepcionado com tanto descaso e bugs, nunca mais quiz saber dela.
Mas, voltando ao assunto, o que Conectiva tem haver com Gimp 2.0? Patola está sendo crítico. Ele está exercendo seu direito como usuario, o time de desenvolvimento de qualquer projeto precisa das críticas, isto mostra o caminho que eles devem seguir.
Pessoal,
Para quem teve oportunidade de ver o site, que aliás está com novo visual, pode perceber que há vários vídeos tutoriais ensinando muita coisa boa. Ao todo são 11 vídeos (79.2 MB) com alta qualidade no estilo flash vídeo aula. Realmente vale a pena mesmo. Baixem e estou aguardando comentários. Também tem um tutorial, na própria página do The Gimp, sobre como criar um texto/palavra com traçado em ouro que é show. Há mais um que vale mesmo a pena ser visto que é sobre como criar gifs/animações com textos no estilo flash no The Gimp que é fantástico. Eis os links respectivamente:
http://jimmac.musichall.cz/gimp2demos.php
http://www.gimp.org/tutorials/Golden_Text/
http://www.gimp.org/tutorials/Simple_Animations/
Não percam esta oportunidade. Verão todo o poder do The Gimp agora.
Acho que você realmente não entendeu. Como se pode comparar Photoshop, um software que custa mais de R$ 2.500,00 com o Gimp, mesmo que os desenvolvedores tenham o objetivo de criar um software com todos os recursos necessários, acho isso uma comparação completamente insana!!! Não nevo nada de contrutivo nessa crítica, desculpe.
Eu citei a Conectiva por ser uma distribuição nacional de fácil acesso aos brasileiros... Acho que os negícios vão mal sim por falta de vendas, quantas lojas eu vejo por aí com box do Conectva encalhadas... Claro que eles tem um pouco de culpa, pois o Conectiva 9 foi inicialmente desastroso, precisou de muitas atualizações para melhorar.
Sem mais....
Relatar falhas do software já é um começo. Mas, Lordello, não contribuir com o código do GIMP nem pagar para seus desenvolvedores não me desqualifica automaticamente para criticar o software... Meu, é só um programa de computador, não estou criticando os que gostam dele nem nada, apenas apontando uma falha que ele tem, mesmo que os programas que costumam fazer o mesmo serviço custem uma fortuna (o que é irrelevante para a questão). Você entendeu o que eu disse sobre Photoshop e demais - pode chamá-los do que quiser: concorrentes, alternativos, programas que têm a mesma função, substitutos, etc...
Minha crítica é construtiva porque mostra uma facilidade e uma função que o GIMP ainda não tem, apesar de ele não ser mais usado somente como um retocador de fotos. Ele é largamente usado para fazer desenhos e não tem uma função que seria intuitivo de se esperar que tivesse bem à mão. Deveria na barra de ferramentas dele haver uma para esta função.
Felizmente o GIMP ao longo do tempo percebeu algumas de suas falhas - como a amigabilidade do programa e as ferramentas nesse mesmo menu: muitas foram acrescentadas, o caminho para fazer certas coisas foi mudado de modo a se tornar mais fácil. Agora, imagino o tanto de gente que enfrentou o mesmo tipo de reação que você teve aqui: "Não! Nosso programa é ótimo! Você não devia ficar criticando, você nem nos paga! Sua opinião é irrelevante!" - Não é por aí não, um dos mandamentos do Eric Raymond para o desenvolvimento de software livres é: *OUÇA* seus usuários.
Patola, tenho um colega aqui no trabalho que usa extensivamente o Gimp. Na opinião dele voce até pode desenhar do zero nele, mas vai ter que cohecer MUITO de curvas bezier ( o que não é o caso de qualquer um..... ). Ele mesmo já mandou material paa esses sites de ArtGallery e citou um detalhe: a ferramenta mais básica que voce usar para criar um desenho nunca vai ser citada. Afinal, quando voce escreve um texto voce não cita qual o lápiz usou, certo ?
Ué!!! Se há tantos desenhos feitos no GIMP qual o problema?? Não seria só questão de saber usá-lo?
jcassale e Alex-Gurgel,
Sim, deve haver algum jeito de fazer o que eu falei. Mas o problema é justamente que é difícil! Eu estou falando da dificuldade da interface, não dos recursos. Essa dificuldade torna o trabalho com o GIMP menos produtivo.
"Eu amo GIMP",
nesse site que você passou não tem a versão nova 2.0 para download. Somente a versão 1.xxx :(
Pois é, aí vem o ponto para o software livre...
Photoshop, corel e afins são concorrentes do Gimp sim... O preço do Corel e Photoshop tb são zero, e eles tem a vantagem de estar estabelecidos no mercado, que empresa de pequeno/médio porte paga pela licença do photoshop ou corel? Conheço 4 empresas que usam e não tem licença...
Não digo que o gimp está impossível de usar, longe disso, concordo com o patola pois se há uma falha já pintam as críticas: "mas no meu software isso não acontece...", entendem.
E creio que mais importante do que minha contribuição monetária enquanto usuário comum, é a contribuição de grandes empresas que tem como apoiar o software... Acho que eu contribuiria mais convencendo tal empresa a apoiar (se eu fizesse parte dela).
Sei lá, isto não é só uma crítica ao gimp mas a todo o software livre...
Alguém pode me indicar onde posso baixar o GIMP for win ?
mandem o link para meu email
grato!
Gostei muito dos efeitos no gimp. Será que alquém Poderia me indicar tutoriais bons como os que o Paulo Zambon indicou
só que em português?
POr favor me enviar por e-mail
Gostei muito dos efeitos no gimp. Será que alquém Poderia me indicar tutoriais bons como os que o Paulo Zambon indicou
só que em português?
Por favor me enviar por e-mail
Sou designer gráfico e usuário de photoshop há nove anos. Tive contato com o gimp desde sua 1° eu versão, reconheço que desde de então ele tem evoluído muito, mais ainda acho muita presunção compara-lo com o photoshop. Quem o compara de maneira a estabelecer um parâmetro de igualdade muito forte, são pessoas que utilizam o básico do photoshop, e esse básico o gimp supre muito bem. Como profissional acho que o gimp se tornaria bem mais amigável com um gerenciador de teclas de atalhos, onde cada ferramenta ou ação possa ser configurado. A maior dificuldade que um usuário avançado o photoshop encontrar no gimp são os atalhos no teclado, pois quem trabalha com photoshop profissionalmente não fica procurando as ferramentas no quadro, e sim as intercalam pelo teclado, economizando tempo. Sendo assim chegando no gimp, ficamos perdidos. Outro ponto fudamental que acho, é a interface.... o gimp consome muito espaço no desktop, seus quadros de ferramentas são enormes, numa tele com 1024x768 você fica praticamente sem espaço para trabalhar com imagem, o ideal seriam 02 monitores, alem disso deveria existir o modo de visualização clássico como a do photoshop, windows alem da utilizada pelo gimp onde o desktop fica amostra. Além desses pontos uma serie de outros outros pontos específicos, como a importação de arquivos psd, e tif dos quais ao serem importados não vem com suas camadas separadas. O fator contra é de não se ter à opção de cores cmyk, padrão de saída para gráficas. Acredito eu que um dia o gimp seja uma opção viável para um profissional, mais sempre atrás do photoshop, não deveremos nunca nos iludir. A Adobe, é uma gigante nesse setor, não devemos misturar as coisas. Os usuários leigos não utilizam 0,1% do que o photoshop pode oferecer, ele é um programa sem limites onde os mais experientes profissionais sempre aprendem algo. Mais acho que o gimp na sua versão 5 ou 6 poderá surpreender e começar a ficar mais amigável do que já é para os leigos e atender melhor os profissionais.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.