Notícia publicada por brain em março 22, 2004 10:47 AM
| TrackBack
Segundo esta matéria do LWN.net, uma votação resolveu a longa controvérsia interna do projeto Debian a respeito de manter a árvore 'non-free' - o conjunto de pacotes de software não-livre mantido pelo projeto Debian para conveniência de seus usuários, mas que não faz parte da distribuição oficial. A eleição confirmou o desejo dos componentes do projeto Debian em 'reafirmar o suporte ao non-free'. A maior parte das distribuições de Linux inclui softwares não-livres (como o Opera, o pine e outros) - algumas como parte integrante, outras como adicionais externos.
Alguém entendeu a tabela de votação?
O sistema de votação do debian usa o sistema da opção mais popular, e não da opção mais votada.. Saiu isso numa das primeiras revistas do linux..
http://www.revistadolinux.com.br/ed/013/debian.php3
É necessário entender primeiro a que se refere non-free: um pacote é considerado non-free quando "a distribuição é restrita de tal modo que requer que os distribuidores considerem cuidadosamente as exigências de copyright especificadas".
Por exemplo o JDK da Sun é considerado non-free apesar de poder ser distribuido livremente; ele é considerado non-free porque a sua licença não é de código aberto. No entanto, existe alguem da Debian (nesse caso é o Stephen Zander) que é responsável pelo empacotamento do produto nos moldes do Debian para a sua distribuição.
O free não é só referente a distribuição aí, é quanto ao código fonte livre, comativel com a DFSG (Debian Free Software Guidelines)
O Debian e suas frescuras tsc tsc
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.