Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projeto Debian opta por continuar mantendo pacotes não-livres

Notícia publicada por brain em março 22, 2004 10:47 AM | TrackBack


Segundo esta matéria do LWN.net, uma votação resolveu a longa controvérsia interna do projeto Debian a respeito de manter a árvore 'non-free' - o conjunto de pacotes de software não-livre mantido pelo projeto Debian para conveniência de seus usuários, mas que não faz parte da distribuição oficial. A eleição confirmou o desejo dos componentes do projeto Debian em 'reafirmar o suporte ao non-free'. A maior parte das distribuições de Linux inclui softwares não-livres (como o Opera, o pine e outros) - algumas como parte integrante, outras como adicionais externos.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» confuso () em 22/03 14:22

Alguém entendeu a tabela de votação?


» Luiz () em 22/03 14:43

O sistema de votação do debian usa o sistema da opção mais popular, e não da opção mais votada.. Saiu isso numa das primeiras revistas do linux..


http://www.revistadolinux.com.br/ed/013/debian.php3


» Mário A. Pinho () em 22/03 18:48

É necessário entender primeiro a que se refere non-free: um pacote é considerado non-free quando "a distribuição é restrita de tal modo que requer que os distribuidores considerem cuidadosamente as exigências de copyright especificadas".

Por exemplo o JDK da Sun é considerado non-free apesar de poder ser distribuido livremente; ele é considerado non-free porque a sua licença não é de código aberto. No entanto, existe alguem da Debian (nesse caso é o Stephen Zander) que é responsável pelo empacotamento do produto nos moldes do Debian para a sua distribuição.


» EdCrypt () em 22/03 22:16

O free não é só referente a distribuição aí, é quanto ao código fonte livre, comativel com a DFSG (Debian Free Software Guidelines)


» johnny bugaville () em 23/03 14:58

O Debian e suas frescuras tsc tsc


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.