Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

OpenOffice já está presente em 14% das grandes e 19% das pequenas empresas nos EUA

Notícia publicada por brain em março 22, 2004 09:54 AM | TrackBack


"Estudo realizado pela Forrester Reserch e citado em artigo denominado 'Microsoft Is Facing Long-Term Adjustment' do The Washington Post apresenta números muito interessantes sobre o crescimento da utilização do OpenOffice pelas empresas americanas. O artigo cita que entre as pequenas e médias empresas o OpenOffice pode atingir a casa dos 25%, até o final de 2004." A contribuição vem de pizza (pizza@gulms.org), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Hermes de Souza Barboza () em 22/03 14:17

Comecei a utilizar o OpenOffice a alguns meses.
Utilizo o Kurumin e praticamente toda a atividade que tenho em casa tanto na edição de textos como planilhas eletrônicas passei para o OpenOffice.
Trabalho há 22 anos em uma universidade pública, Ocupei durante 1 ano um cargo de Direção em um Prefeitura e não consigo verificar a necessidade destes órgãos públicos utilizar o MS-Office.
A utilização se restringe muitas vezes à edição de textos, já vi máquinas que após 6 meses de instalação nunca havia sido aberto o Access. Em outras o Excel era utilizado para fazer tabelas.
Mas o fato mais absurdo: a utilização do excel para digitar os dados e a somatória o usuário fazia em uma máquina de calcular de mesa.
Com certeza que com a instalação do OpenOffice nestes órgão o mesmo também será sub-utilizado. Pelo menos não será pago nenhum valor em licença, nem deixará a possibilidade multa em caso de cópias piratas.
Nas empresas, a análise é simplesmente custo benefício (o pessoal pode testar tranquilamente no Windows e e preferir mudar).


» Mário A. Pinho () em 22/03 18:31

De fato o OpenOffice não deixa nada a dever para o MS Office, quando estamos falando de ambiente de automação de escritório, visto que a maioria das operações estão limitadas a edição de texto, ou simples planilhas.

O mais importante a notar é que a ferramenta, em geral, surpreende os usuários, pois acaba oferecendo mais para usuários comuns que o próprio Office.

Vale a pena aos responsáveis dentro da corporação entregar aos seus usuários o OpenOffice para teste e ver as suas reações. Esse passo é mais importante que apenas medir relações de custo x benefício, pois o próprio usuário final o ajudará na melhora dessa relação.


» Deyson Thomé () em 22/03 19:47

Hoje estava na casa de minha filha. Ela abriu o
Office M$, eu olhei e, ...realmente, até mais bonito, o openoffice já está, de funcionalidade
nem precisa de comentários.


» Marcos Alexandre () em 22/03 20:39

Uma coisa interessante: enquanto o Open Office atende os 90% de usuários com os seus recursos, o MS Office está ficando cada vez mais Enterprise, voltado-se para os usuários mais avançados e grandes empresas.


» NoFlames () em 22/03 22:01

Uma pena que continua muito lento e ocupando muita memória. Mas eu tenho esperança que o pessoal do OOo esteja trabalhando arduamente neste quesito...


» Paulo Zambon () em 23/03 01:24

NoFlames,

Não estou endossando sua crítica não, até concordo com ela. Mas o fato, por enquanto, é nos acostumarmos, pois somente ao abrir é que notamos este "peso" depois é só alegria!!! Já o utilizo como padrão há um ano e não me arrependi em absolutamente nada em ter migrado. Seus recursos são fantásticos. Sinto até falta dele quando vou por aí e vejo o MS Office. Os recursos do Writer são fantásticos em relação as imagens. Dá para cortá-las, movê-las e fazer mais um montão de coisas com elas. Por falar em movê-las, que facilidade trabalhar com imagens no OpenOffice, heim?! No MS Office isso é chato e irritante. No OpenOffice ao habilitar aquele recurso de "guias ao mover objetos" que é habilitada em Ferramentas/Opções/Documentos de Texto/Exibir. E o Draw? Minha mãe do céu.... Não vai caber toda a minha satisfação aqui neste espaço ;-)


» Bogdano () em 23/03 08:23

Se OO tem voltado-se para usuários 'normais', então a redução do 'peso' na hora de carregar é algo primordial para o seu sucesso.

Mas está muito bom.


» Henrique Paiva () em 23/03 09:26

Só não consigo entender porquê ele é tão pesado. De todos as suites, ele é o mais pesado.


» hamacker () em 23/03 09:26

OpenOffice tá muito bom para quem nao precisa de integracao com outros aplicativos na plataforma Windows. Quem usa Photoshop, Corel e outros e precisa de recursos de integracao com Office, se sente mais a vontade com MSOffice. Isso se deve infelizmente aos fabricantes como a Corel que desenvolve seus aplicativos para ser 100% compativel com MSOffice e com os outros editores até um simples copiar/colar é a duras penas. Copiar/Colar de outros programas no OpenOffice as vezes gera uns GPF's muito loucos. Uma das coisas que mais irritam usuarios Windows também é o copiar da Web e colar no OpenOffice onde perdem-se as fotos(que na realidade sao apenas links) e a formatação de tabelas perdem-se completamente.
Essas sao as unicas críticas ao OpenOffice, mas como o colega acima mencionou são muitas e muitas vantagens em relação ao MSOffice em sí. Eu uso OpenOffice por aqui e estou fazendo um plano piloto para migrar alguns MSOffice e as criticas levantadas foram estas acima que relatei.
Tem tambem alguns bugzinhos na traducao PT_PR, o editor de apresentações do OpenOffice de tanto bug tive de suprimir sua instalacao para nao manchar a imagem do OpenOffice e até mesmo porque o usuario raramente iria precisar dele.
[]'s a todos.


» Roger de Almeida () em 23/03 12:56

Eu trabalhei por muito tempo com o StarOffice, desde o seus primórdios. Depois passei a usar o OpenOffice assim que foi lançado.

Particularmente, o OOo não deve NADA ao MS-OFFICE e, em muitos casos, é superior.

Todavia, quando o assunto é trabalhar com documentos gerados pelo MS-Office ou gerá-los, ai a coisa complica. Esse problema ocorre quando é necessáiro interagir com documentos externos, de outras pessoas / empresas.

Uma idéia (não sei se já existe) que eu tenho, é criar um grupo de estudos, para listar as incompatibilidades entre O OOo e o Ms-Office conforme versão. Desse modo, ficaria mais fácil de implantar o OOo. O problema é achar quem está disposto.

Duas coisas me detonaram, impediram que eu implantasse o OOo em várias empresas.

Documentos da Caixa Econômica Federal - FGTS (Falei sobre isso com o Cláudio da OOo.br e ele ficou de olhar isso)

Documentos com páginas (retrato e paisagem) no mesmo documento.

Foi mencionado acima, a questão da lentidão para carregar. Isso é realmente um problema, mas vejo melhoria a cada versão.

Aproveitando, alguém tem um script que faça o OpenOffice rodar a partir do servidor, sem problemas com a acentuação?

No mais, vida longa para os bravos da OOo.
[]
Roger



Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.