Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Fedora adota substituto do XFree86

Notícia publicada por brain em março 18, 2004 09:22 AM | TrackBack


Segundo notícia do Slashdot, a distribuição Fedora estaria respondendo às mudanças na licença do projeto XFree86 através da adoção do servidor gráfico alternativo Xorg (mais conhecido como X.org). É mais uma baixa para o XFree86, que aparentemente não teve sua versão com a nova licença recebida de braços abertos por nenhum distribuidor Linux de peso.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fausto () em 18/03 09:30

PHPfacil


» Max () em 18/03 10:11

Mas como esse "X.org" é?
ele é inferior ao XFree86 ? ou nao ?


» Pacozila () em 18/03 10:59

Até onde sei o XOrg é um fork (galho, derivação) do XFree86 no ponto imediato à mudança de licença. Logo ainda deve ser bem compatível e rodar os drivers3D (NVídia etc.) sem problemas.


» Marcus Grando () em 18/03 11:24

Acho uma boa, assim o XFree86 irá pensar melhor no que andam fazendo...


» Flávio Menezes dos Reis () em 18/03 13:15

Não acho que o X.org deva ser um fork do X Window System antes da licença da versão 4.4, pois já é um projeto que existe a um bom tempo e está sendo desenvolvida e sendo usada no projeto freedesktop.org


» Alexandre Hautequest () em 18/03 13:39

O X.Org (ou X11.Org) é a implementacão original do X Window System do The Open Group, criado pelo consórcio entre grandes empresas como Sun, IBM, HP, SGI, e outras. O XFree86 que sempre tivemos em nossos Linuxes é a variacão desse produto para o mundo x86. Ele foi portado posteriormente para outras plataformas por ser free e por vir com mais drivers do que o X original. O X Window System já tinha o código fonte disponível desde o "milênio passado" :)

Agora, com as brigas entre a licenca do XFree86 4.4, as mesmas grandes que estão adotando o Linux como alternativas aos seus produtos UNIX querem se firmar cada vez mais no Linux, aproveitando deste detalhe.


» Alexandre Hautequest () em 18/03 13:44

Apenas para complementar meu post anterior, cito do site X.Org:

http://www.x.org/XOrg_members.html

Honorary Members

The XFree86 Project, Inc is a non-profit corporation of the state of Texas, USA. The primary charter is to design, implement, and distribute, as free software, an implementation of the X Window System. The software implements the X Window System specifications for many implementations of the UNIX ® operating system. All products of The XFree86 Project, Inc, are freely available, and freely re-distributable. Major supporters of XFree86 include Compaq Computer Corporation, Metro Link, Red Hat Software, S.u.S.E. GmbH, and many others.


» Douglas Augusto () em 19/03 10:54

É lembrar ainda que existem outros projetos de servidores gráficos para o GNU/Linux. Um deles é o bem conhecido xserver, da freedesktop.org[1]. O outro é o Y, ou Y-Windows[2], que apesar de ser mais imaturo, também promete.

1. http://www.freedesktop.org/
2. http://www.y-windows.org/


» CaFeCrAfT () em 19/03 15:03

O servidor gráfico do MacOSX e muito bom!.. agora não sei se ele é GPL!..


» Lynx () em 30/03 17:05

Gostei o Xfree86 era dono do mercado e agora vai ter de corer atraz dele de novo se aprimorando. Acho que estas disputas so trase benefícios para a popularização do Linux o Fedora ficou muito amigavel...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.