Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Senado quer consolidar mudança para o software livre até 2006

Notícia publicada por brain em março 12, 2004 10:17 AM | TrackBack


"'O projeto Solis, que prevê a adoção do software livre pelo Senado Federal, será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, no Interlegis. No encontro, os técnicos vão detalhar a proposta do Solis para, no prazo de dois a três anos, promover a migração dos atuais softwares proprietários para os de programas de computador com código-fonte aberto, mudança que vai proporcionar ao Senado economia tanto na compra, quanto na manutenção desses produtos'" A contribuição vem de Sergio Cunha (sscunha@uol.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rafael-Santos () em 12/03 11:57

Acho uma ótima notícia para a comunidade e para o software livre em geral, mas me pergunto: O que será que os excelentíssimos Senadores farão com toda a grana gerada pela economia??? Será que vão comprar novos carros oficiais??? Será, será? Será que vão utilizar para aumentar seus próprios salários e/ou aposentadorias?? Será, será??

Será que eles vão dar um jeito de baixar todos estes impostos que estão estrangulando o pequeno e médio empresário e empobrecendo a classe média e desta forma gerar os empregos que o nosso amado Brasil precisa!!! Será, será!!!!!!!!

Rafael Santos
Sys Admin


» Adilson Oliveira () em 12/03 14:19

Interessante a notícia mas teve um parágrafo que me chamou a atenção: "A cada ano, um terço das máquinas mais defasadas tecnologicamente são trocadas pela Casa." Porque? Se for pela obrigatoriedade da contínua atualização de softwares que se tornam cada vez mais pesados, entendo que esta será outra economia já que se tornará desnecessária na medida em que se estabilizar em um ponto em que software e hardware atendam a todas as demandas dos usuários mas eu já ví casos em que máquinas são trocadas para não ficarem "defasadas tecnologicamente" sem uma razão final. Quero dizer com isso que muitas vezes eu ví computadores serem considerados fins "per se" e não uma ferramenta. Claro que existem casos onde maior e mais novo é geralmente melhor quando, por exemplo, se depende de puro poder de processamento, desenvolvimento, análise numérica, etc, mas imagino que em um lugar como o Senado isso deve ser raro. A maioria do processamento feito deve ser do tipo usuário final "*office" (processamento de texto, planilhas, apresentações, algum software legado e/ou específico, etc) então, em se chegando a um denominador comum de recursos, a troca de equipamentos deverá se estabilizar a não ser nos casos de desgastes naturais e defeitos. Ao menos eu assim espero.


» Éverton () em 12/03 15:11

Saindo um pouco fora dessa noticia mas mantendo a linha das noticias relacionadas com as providencias do governo em relação ao Software Livre:

Cadê a imprensa de televisão? Onde foi parar a imprensa televisão? Não se vê uma só noticia sobre isso nos jornais da TV, não sei o que eles pensão..

Afinal falam tudo sobre a economia, as manobras do governo, em todos os setores. Mais a parte de informática e tecnologia, fica em decadência.

Provavelmente o assunto (Software Livre) seja muito complicado para cabeça dos telespectadores, mais isso já não seria resultado da má divulgação? Corrija-me se eu estiver errado, nenhuma das tvs abertas do nosso querido pais, falou um palavra se quer sobre software livre ate hoje... tudo bem que o Software livre não fosse um assunto muito interessante, para as tvs ate uns 3 anos atrás. Mais falar que ele não é interessante hoje é o fim do mundo.

Obs: O Bill aparece com sua maguinifica empresa, que ganha milhões, e deixa seus empregados a vontade no trabalha, diversas vazes no ano, na telinha de vcs sabe quem. Mais o Linux que é uma organização maguinifica, que rede milhões ao anos para o mundo inteiro, e tens os funcionários com maior liberdade que se pode ter, não tem direito nem de te o nome citado.


» Alexandre () em 12/03 15:44

Eu assisti varias reportagens interessantes na tv educativa,mas querer ver incentivo de tvs como globo e outras que tem o rabo preso com a elite economica e muito dificil...


» Eduardo () em 12/03 20:20

É realmente uma pena que a TV não dê a importância que esse assunto merece. Isso pode significar economia,maior soberania, inclusão digital e uma geração de novos profissionais numa área de importância extratégica. A área de tecnologia !


» Philippe () em 15/03 04:23

eu até vi na globo, em algums programas como altas horas, patrola (na verdade da RBS, subsidiaria do RS e SC), alguma coisa muito por cima do software livre, e em outros canais, TVcultura, TV2Guaiba (de porto alegre tb) especialmente em época de Forum Social Mundia e no formum do software livre... mas nao me lembro mesmo de ter ouvido falar nada da vontade de adotar em massa no senado. isso acho um erro grotesco da imprensa.
agora, acho que o que os caras vao fazer com o dinhero poupado "nao é da nossa conta", quer dizer, é, mas nao vêm ao caso. eu pessoalmente acho que tem que ser tudo reinvestido na area de TI, de preferenca no software livre especificamente.
philippe_at_montevideo.com.uy


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.