Notícia publicada por brain em março 9, 2004 11:04 AM
| TrackBack
O eWeek, em uma amostra de amplitude de cobertura, ou de abertura a opiniões contrárias, ou ainda de transtorno bipolar jornalístico, publicou duas matérias de opinião sobre a situação da SCO.
Na primeira, denominada "A SCO deveria vencer", Rob Enderle escreve partindo do princípio de que a SCO seja mesmo dona dos copyrights do Unix, que este copyright tenha "vazado" para o Linux de alguma forma, e que a IBM seja mesmo culpada e esteja usando a comunidade livre como massa de manobra. Como mencionou um anônimo que me enviou link para esta notícia, "ele já parte do princípio que a IBM é culpada."
No segundo, denominado "A SCO não [tem como] vencer", Steven J. Vaughan-Nichols defende o ponto de vista contrário: a SCO construiu um castelo de cartas jurídico sobre uma base que não é sólida, e teria feito melhor se tivesse continuado usando e distribuindo o Linux como fazia antes de virar a casaca. Segundo ele, a curto prazo a SCO pode até ganhar alguma coisa de companhias tolas o suficiente para pagar a ela as taxas de licenciamento que ela vem oferecendo. Entretanto, a longo prazo, ela está perdida.
Na notícia a favor do linux, o repoter cita que ha parte do linux dentro do UNIX da SCO para ter o uso de binários Linux. E a GPL nessa? Será que esse pouquinho já poderia abrir o UNIX dele? Afinal o Linux é GPL né!
[]s!
Eu já não tenho muita paciência para ler essas notícias da SCO. Já está cansando...
Eu creio que o máximo que pode haver de código da SCO é a parte de emulação iBCS para execução de binários para SCO Unix. Se esa parte for retirada sinceramente não vejo prejuízo nenhum para o linux pois afinal os programas binários para SCO Unix são legacy code já (não tenho dúvidas de que a SCO vai falir ou ser comprada por alguém para ser enterrada de vez).
E o fato do linux ser aberto e a própria SCO já ter vendido uma distribuição linux (e portanto supõe-se que ela tinha lido o código do kernel linux) e não ter reclamado nada na época só ridiculariza essa ação contra a IBM. Não sou jurista mas para mim está mais do que claro que ela sabia da incorporação do código e concordou com a licença GPL ao vender uma distribuição linux com essa licença.
Está mais do que na cara que a SCO é uma empresa zumbi, sendo mantida viva apenas pelo dinheiro da M$ e outras interessadas em que o linux não siga adiante. Sinceramente, que vão todas para o inferno !
Putz, esse Rob Enderle é um troll profissional, quando não está tentando matar o Linux, ele tenta matar outras coisas (ex: Bluetooth).
A melhor definição pra esse picareta veio de um post do Slashdot:
"Rob Enderle is the founder--and as best I can tell, sole employee -- of "The Enderle Group."
Basically, he started calling himself an expert on stuff, a few online 'zines believed him, and he got famous on Slashdot for badmouthing Linux [technewsworld.com]."
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.