Notícia publicada por brain em março 8, 2004 10:06 AM
| TrackBack
"Neste endereço você encontrará toda uma estrutura para seu projeto alem de varios projetos onde poderá contribuir, 'O Código Livre é um serviço gratuito, e em português, para desenvolvedores em Software Livre oferecendo fácil acesso ao que há de melhor em CVS, listas, controle de bugs, quadro de mensagens/fórums, gerenciador de tarefas, hospedagem, arquivamento permanente de arquivos, backups completos, e administração totalmente baseado na web.'" A contribuição vem de Wiliam Alves de Souza (wiliam@linuxmail.org), acompanhada deste link para maiores detalhes.
O CodigoLivre.org.br não é propriamente uma novidade, mas tendo em vista o anúncio enviado, acredito que não custa ajudar a divulgar este recurso à disposição dos desenvolvedores nacionais.
Eu cadastrei um novo projeto em codigolivre.org.br faz pouco tempo, e o projeto foi aprovado rapidamente, mas o CVS ainda não está no ar, e faz quase uma semana depois da aprovação.
Aproveito para chamar tradutores voluntários para o projeto de "Tradução da Documentação Oficial do Gentoo para o Português do Brasil"
Enquanto o codigolivre.org.br não está no ar, visitem este site para maiores informações: http://doc.gentoobr.org
E se você é, assim como eu, um universitário a procura de um tema para sua monografia que tal escolher um dos projetos do código livre, entrar em contato com os mantenedores, e ajudar a alavancar o desenvolvimento?
Você se ajuda, e ao mesmo tempo ajuda toda a comunidade.
Há algum tempo o pessoal da postgresql-br tentou hospedar um projeto no código livre (creio que de tradução), mas o serviço estava bem precário e não deu, mas a Dicas-L do dia 6 fala sobre a união de forças da Univates (criadora do Código Livre) com Unicamp, creio que (não por problemas da Univates, mas pela união) o projeto deverá ter novo alento. E quem tentou, e não conseguiu utilizar, deve dar uma segunda "chance".
acho que todo esforço e valido desde que seja pelo software livre
Só para dar um pouco de história, nós começamos a utilizar o projeto do SourceForge internamente na Univates, e com o Vilson Gärtner integrando-se no projeto de internacionalização, acabamos achando por bem liberar o portal (na época Código Aberto) para o uso pela comunidade. O crescimento foi assustador, até porque o fato de darmos suporte aos usuários de forma voluntária e em português acabou trazendo "não-iniciados" para os quais o SourceForge ainda era meio complicado, sem contar que muita gente passou a hospedar projetos no CL para prestigiar mesmo o que estávamos fazendo. Com o SF deixando de ser GPL, mais uma leva de gente veio para o nosso portal, especialmente depois da divulgação da Free Software Foundation. Com a Unicamp, que já era parceira de outros projetos como os Seminários de Desenvolvimento em Software Livre, conseguimos uma máquina melhor, um link melhor, e estamos buscando um leiaute melhor (veja o concurso em www.gnurias.org.br). Tudo isto com muito esforço pessoal de gente que acredita no software livre. Sempre vamos correr atrás de mais recursos para tocar este projeto e atender bem aos usuários, mas lembrando que ele é, antes de mais nada, um esforço voluntário. Não seria nada mal, porém, se uma IBM da vida assumisse um staff remunerado que pudesse se dedicar com exclusividade a isto... ;)
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.