Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Reportagem da BBC: "O Brasil ama o Linux"

Notícia publicada por brain em março 5, 2004 12:06 PM | TrackBack


"No The Register foi publicada uma notícia sobre uma reportagem da BBC que conclui que os brasileiros (e os usuários em geral da América Latina) amam o linux e outros S.O. 'não-MS'" A contribuição vem de Anderson Leite (anderson@jequie.ba.gov.br).

Segundo a matéria, o Brasil está liderando a tendência dos países em desenvolvimento e é o palco de uma das batalhas na guerra entre a Microsoft e o Linux. O texto tem forte viés político e apresenta uma visão um pouco distorcida do Brasil, mas é uma boa leitura para o final de semana...

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Araujo () em 05/03 12:29

Aqui nós temos o "WaldomiroGate", lá eles tem o caso da SCO. Cada um com sua própria desgraça.


» Alexandre Arruda Paes () em 05/03 12:31

Tenho dois amigos "americanizados" :)
Eles dizem que lá, diferentemente da terrinha, não se fala muito em Linux, principalmente em desktop.
Como servidor a penetração do Linux é forte (duplo sentido habilitado), mas eles dizem não haver o mesmo entusiasmo e fervor daqui.

Será que eles vivem num bunker ou somos mais espertos mesmo ?!?! :)


» Miguel Figueiredo () em 05/03 12:53

Esse rapaz, "Mark Ashurst ", está sendo pago pela Microsoft para dar uma visão negativa do movimento de Software Livre no Brasil?

Ele parece muito interessado em passar uma imagem da adoção do Linux vem de pessoas "anti-eua", "xenófobos" e equivocados. Especialmente equivocados. No texto ele pareçe insistir que a escolha para um sistema Linux é uma escolha imatura e errônea.

Foi totalmente desnecessário e sensiacionalista o comentário de que a Prefeita de São Paulo foi uma sexóloga. Pareçe mostrar falta de seriedade nos governantes do Brasil ( Não deixa de ter méritos, mas são os nossos problemas, certo? ;) ), portanto a análogia pode ser aplicar ao SL.

Para o título de "BBC World Service business reporter in Brazil" ele pareçe estar um pouco equivocado com a realidades e fatos daqui...

-Mikael


» Cassio Eskelsen () em 05/03 13:05

Aquela foto da favela foi foda :-(
Ficou meio intrinseca a mensagem "Linux é coisa pra pobre"

Agora, chamar a gente de xenófobos foi dose.

abraços

Cássio


» Manoel Pinho () em 05/03 13:12

O que eu fico mais p*** quando discuto em fóruns de sites americanos (como o do OSnews.com p.ex.) é com a visão deles sobre o linux. Para eles o "free" é visto apenas como grátis e não é só a confusão gerada pela palavra inglesa.

Segundo a visão do americano típico desktop é Windows em primeiro lugar e Mac em segundo. Outros sistemas operacionais são vistos como coisas de alguns poucos nerds e, mesmo por eles, são tratados mais como curiosidades. No OSNews.com, por exemplo, depois da turma do Mac (que acha ele sempre perfeito) há uma turminha do BeOS que acha qualquer Unix em desktop um lixo. Alguns chegam a dar mais importância a sistemas operacionais alternativos muito menos conhecidos do que o linux como NewOS, Syllabe e outros do que aos menos alternativos como o Linux e os BSDs.

O maior problema é que o americano típico quase sempre compra micros de marca e, portanto, paga pelo Windows e demais softwares indiretamente num pacote. Quando está obsoleto ele joga no lixo e compra outro. Como eles ganham bem, o fator custo do Windows e das licenças de software não tem o mesmo peso do que aqui. Nós brasileiros temos que ser mais espertos para fazer as mesmas coisas com muito menos recursos e por isso o software livre é um sucesso aqui.

Os americanos que defendem o software livre geralmente têm ou tiveram algum vínculo com universidades. Os que estão no mercado de trabalho geralmente têm uma visão mais pragmática e por isso para eles tanto faz usar o software A ou B. Só usariam linux caso ele fizesse alguma coisa a mais que os outros sistemas.

Outro fator a favor do Brasil é que o linux e demais softwares livres são tratados como a ÚNICA forma de regularização de softwares piratas, já que o preço deles é proibitivo. Nos EUA a maioria das empresas já comprou as licenças dos softwares e eles não os trocarão por linux tão cedo porque isso seria mais trabalhoso.

Outro fator mais sutil é a de que a M$ e as principais software-houses são americanas e o americano típico pensa que o software livre pode gerar desemprego e quebra dessas empresas. Americano pensa muito nisso, tanto que essas plataformas são usadas pelos políticos nas eleições. Para nós o linux e softwares livres justamente nos dá independência dessas empresas multinacionais e significa menos remessa de divisas.

Portanto, eu acredito que os EUA serão o último lugar do mundo a dar o braço a torcer para o linux e o software livre. E isso aconteceu também com muitas tecnologias como automação bancária e eleições eletrônicas, onde o Brasil tem muito mais know-how do que os EUA.


» Andre Fernandes () em 05/03 14:07

Manoel Pinho parabéns pelos comentários... Putz! Você me impressionou...


» vmedina () em 05/03 14:11

Essa notícia é ridícula! O pessoal da BBC se mostram totalmente xenofobicos e preconceituosos! NÓS XENOFOBICOS?!?!?!?!?!?!?!!?!?!?!?!?!? Nosso pais tem todas as raças todas as etnias e muitas nacionalidades e todos se respeitam. Palestino andam do lado de Israelenses e etc.
Desconfiar da MS é você ser xenofóbico? Então eu sou sim! E o que tem a ver a Prefeita de São Paulo ser sexóloga? O Presidente dos estados unidos é um mal pai, e sempre foi um irresponsável, o Primeiro Ministro britânico é meramente um papagaio de pirata do presidente dos EUA. Isso é que é desqualificante! Essa matéria parece paga pela MS!


» Guaracy Monteiro () em 05/03 14:23

A BBC não é culpada por chamar os brasileiros de xenófobos. Quem falou isto foi o tal de 'Paolo Zappi, Zappitec' (inclusive está salientado no box). Não sei de onde ele tirou esta idéia, mas que foi infeliz foi.


» Olivier () em 05/03 14:59

Não achei o artigo demasiadamente negativo. Acho até que o cara é a favor do SL e entendeu bem a problematica colocada pelo monopolio da MS. Como citou um empresario famoso (Pih), isto dá credibiidade na tese da materia.

Entretanto foi superficial, e o Sr Zappi bem poderia fazer um curso de relações com a imprenssa para saber que há coisas que não se falam para um estrangeiro, especialmente a palavra xenofobia. É querer arrumar confusão na certa. Ja vimos gringos falarem mal do Brasil (mesmo estando certíssimos) e não gostamos de ouvir verdades pela boca dos outros. É a mesma coisa aqui.

O ponto crucial do artigo é que há mais entre o ceu e a terra que uma janela, e os paises em desenvolvimento fazem questão desta outra coisa. Mostra que o modelo Windows não é unânime e possui falhas tecnológicas e comerciais.

Entratanto o artigo falha fragorosamente em citar a IBM e a HP, que são americanas e que faturam horrores com esta nova forma de software.

Evidentemente, as menções da sexóloga e do Kama Sutra são consequencia da péssima reputação de paraíso do sexo libertino que o Brasil tem lá fora e insiste em manter vivo.


» Flavio Moreira () em 05/03 15:16

Manoel Pinho :

Parabéns pela inteligencia de seu comentário ! :-)


» Rafael de Martino () em 05/03 15:46

Concordo com o Cassio a foto da favela mostra que o linux é uma coisa de pobre...
Mas deixa eles pensarem asssim não tem problema, deixe eles usarem coisa de "ricos" que nos vamus usar as coisas de "pobre" as que é infinitamente melhor do que a deles....

Abraço...
Rafael


» Oliver Perira () em 05/03 15:54

Favelado, maloqueiro e sofredor...rsrs
Esta mentalidade ou idéia que ou europeus e americanos tem do Brasil, e uma mea-culpa pois, da parte deles falta conhecimento da realidade do Brasil, e nossa pois cometemos varios erros,"não que eles não cometam", mais os nossos são em muito relacionados a falta de ética na politica,e patriotismo inexistente.Pois muito do que acontece aqui se é em outro pais já teriam "enforcado"(mode de dizer), muitos politicos.Assim como nós colocamos eles lá, e aceitamos suas decisões somos co-responsaveis pela suas atitudes.
Mais voltando ao texto, tem esse lado negativo, mais acho importante que o Brasil seja lider em ações prós SL, pois isso poderá ser nossa valvula de escape no futuro.


» chimpa () em 05/03 16:37

Gostei muito dos comentários do Manoel Pinho.

Acho até que deve existir alguma afinidade natural do nosso povo com o software livre. Para ser mais preciso, talvez essa afinidade esteja ligada com países em desenvolvimento tardio, como nós 'chicanos'. A Índia é outro bom exemplo.

Devido as inúmeras dificuldades de crescimento em um mundo globalizado e de mercado implacável, temos que correr atrás dos ideais percorrendo caminhos diferentes. O Brasil, famoso por sua diversidade racial (segundo Darwin, 'viralatas' saem na frente na seleção natural ;-), famoso por 'dar um jeitinho', tenha encontrado no software livre características em comum. Oras, o próprio conceito de um software livre é a diversidade de pessoas que trabalharam, patch após patch, para criar algo completo e sempre em evolução, que leva a qualidade. Somado ao fator 'livre' e 'baixo custo' fica difícil não optar por esse caminho em um país que luta para erradicar os problemas na básicos base do muro (fome, moradia, saúde, escolaridade,...) e ao mesmo tempo 'keep up' com a evolução de tecnologias, infra-estrutura,etc. Não é mole não.

Acho sinal de sensatez e bom senso drenar despesas 'duvidosas' , como os milhões gastos com softwares proprietários (M$), frente aos problemas básicos no campo de batalha *E* ao mesmo tempo tendo oportunidade de usar algo de qualidade, sem qualquer limite imposto, transparência a um TCO mais em conta.

Outro ponto é a inclusão digital. Quando Centros de Internet sendo abertos meio a favelas baseados em software livre estamos erradicando a ignorância e dando uma 'ponte' à toda informação da net. Imagina sua vida antes e pós Internet.

Finalizando e mudando totalmente de assunto, um ponto interessante que o Manoel tocou, sobre eleições. Bom, pra quem é da 'Teoria da Conspiração' igual eu e acredita nas tramoias eleitorais do Sr. GWB nas eleições anteriores, dê uma lida aqui:
http://www.avirubin.com/judge.html


» Brasileiro_com_muito_orgulho () em 05/03 16:46

Não devíamos nutrir nenhum tipo de sentimento pelos gringos, nem de apreço, nem de rejeição. Afinal, "Países não têm amigos, têm interesses", como já dizia o bom e velho Herny Kissinger.

Brasileiro fica procurando aprovação dessa gente. Mas é bobagem. Quanto mais eles nos desprezam, tanto mais valemos, tanto mais interessados eles estão no que fazemos. "Quem desdenha quer comprar", não é mesmo?


» hamacker () em 05/03 17:12

"Xenofobia" nao tem a ver com "gostar de ver sangue" ? Ou é alguma expressao em ingles que ainda nao conheco e estou fazendo confusao.
Porque se for isso mesmo, eu nao entendí qual seria o nexo entre linux, brasil e xenofago. Fora aquelas colocacoes como "favela" e citacoes a prefeita da cidade de sao paulo que foi uma forçada de barra incrivel. Acho que "politicaram" a noticia de forma demasiada.


» hamacker () em 05/03 17:15

"Xenofobia" nao tem a ver com "gostar de ver sangue" ? Ou é alguma expressao em ingles que estou fazendo confusao.
Porque se for isso mesmo, eu nao entendí qual seria o nexo entre linux, brasil e xenofago. Fora aquelas colocacoes como "favela" e citacoes 'a prefeita da cidade de sao paulo que foi uma forçada de barra incrivel. Acho que "politicaram" a noticia de forma demasiada.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 05/03 17:42

Xenofobia é aversão a estrangeiros.


» Pacozila () em 05/03 17:46

Não achei o artigo nada depreciativo. Tá, o 'former TV sex therapist' ficou meio fora de contexto, mas o artigo tem um viés sexual, já começa com os servidores Kama e Sutra. Levem em conta que o Brasil é o país do carnaval e das mulatas bundudas, que o turismo sexual é uma realidade e muito maior do que se pensa. O cara veio aqui curtir um carnaval e aproveitou e escreveu algo diferente.

A coisa da favela foi ilustrativa - o Linux permite que pessoas naquele grau de pobreza tenham acesso à tecnologia - lembrem-se que o público alvo do artigo nunca viu uma favela.

Quanto ao xenofobismo,o tal Paolo Zappi é brasileiro. Só podia ser mesmo coisa de paulista (piadinha xenofóbica de carioca para os que não captaram).

Achei melhor que muita reportagem de mídia especializada. Um leigo que derrapou menos que muita gente do ramo.

Manoel, você tem toda a razão, só que o cara e a BBC são ingleses. E pra falar a verdade, que bom que os americanos sejam assim, isso só pode nos trazer vantagens competitivas. E essa coisa de que o custo Linux é o treinamento de pessoal, realmente já encheu o saco. Parece até que saber Windows é uma coisa inata, que o custo de treinamento é zero.


» Pacozila () em 05/03 17:47

Não gostar de ver sangue é Hemofobia


» Carlos Araujo () em 05/03 17:51

XENOFOBIA= ódio, aversão pelo outro, o diferente.

No nosso Aurélio= Aversão ás pessoas e coisas estrangeiras.Ou seja isso é cara do Império!


» Augusto Campos () em 05/03 17:54

não, a xenofobia está ligado ao temor do que é estrangeiro.


» Leonardo () em 05/03 18:09

1. Para o hamacker:

Xenofobia:

"Aversão às pessoas e coisas estrangeiras; nacionalismo extremado".

2. Em Angra I as coisas só passaram a funcionar quando os brasileiros realmente meteram a mão na massa. Com software dá para fazer a mesma coisa. E vital que o país como um todo tenha domínio da tecnologia de software, e não depender exclusivamente de importações. O movimento de software livre colabora indiretamente para isso e é extremamente importante para países em desenvolvimento, porque ele também acaba criando demanda de trabalho local e aprendizado para os profissionais (os bons).

3. Com relação à imagem do Brasil lá fora, basta ver Todos os Corações do Mundo (sobre a copa de 1994, eu acho) e prestar atenção no lugar filmado no país (para quem não lembra, índios torcendo em frente a uma televisão de 9 polegadas em um barco na Amazônia). É foda saber que a imagem do país é essa, mas esteve pior. A tendência é que melhore.

4. Com relação à direção que o país está tomando, resta citar o Raul Seixas:

"Não sei onde estou indo, mas sei que estou no meu caminho".


» Carlos Araujo () em 05/03 18:14

Leonardo, somente uma "correção" : As usinas de Angra consumiram, e ainda consomem, bilhões de dólares, foi levantanda sob pressão das corporações transnacionais, nunca fora um projeto do país, até por que, felizmente nossos recursos hídricos -se fossem usados com sabedoria - seriam mais que suficientes. Ademais, lembre-se: Angra lida com um ambiente nuclerar, com tudo o que isso implica.
Ainda hoje os alemães faturam com "transgerência"de tecnologia.


» vmedina () em 05/03 19:27

Vou contar uma coisa que li num especial da FAB (tem um pouco a ver):
Durante uma batalha da 2a guerra, um avião parou porque faltava uma peça. Os engenheiros dos países mais "inteligentes" disseram que até ter a outra peça o avião não ia voar. Aí chegou um mecânico brasileiro e improvisou a tal peça com um preservativo (devia ser alguma borracha para manter pressão e tal. estou contando como eu li.) e um piloto entrou no cockpit e saiu com o avião para espanto dos "sábios" aliados.
O que eu quero mostrar com esta história é que os brasileiros são muito mais inventivos que a maioria dos outros países e, isso afirmo com certeza, é por isso que o SL se dá tão bem aqui. Estamos sempre criando, inovando e montando coisas novas e avançadas, e o SL nos dá ampla Liberdade para fazer isso. Não porque somos atrasados ou porque não temos dinheiro, mas sim porque temos a competência e a engenhosidade para fazer um ótimo trabalho.
[]s!


» Manoel Pinho () em 05/03 21:42

Pacozilla,

Realmente vc tem razão. Logicamente a BBC é inglesa e não americana, mas no fundo os dois povos pensam muito parecido e tudo o que falei se aplica também aos ingleses, os pais da malandragem que roubaram as coroas portuguesa e espanhola e que também se achavam os melhores até o século passado. Até hoje eles não se sentem europeus...


» Manoel Pinho () em 05/03 21:45

Outra coisa: já repararam que em termos de linux a Inglaterra está MUITO atrás da Alemanha, França, Espanha, Suécia e Finlândia e que a M$ mantém uma boa hegemonia lá (incluindo alguns dos seus centros de pesquisa e desenvolvimento) ?


» C'K () em 05/03 23:37

É bom mesmo que os gringos fiquem bem presos na M$, assim quando nós tivermos toda tecnologia disponível em SL, seremos o primeiro país a dar opções de TI em vários países que utilizam apenas uma tecnologia só !(microsoft).

Parabéns ingleses e estadunidenses, continuem com a MS, pois o SL vai ensinar o morador de favela a não comprar a tecnologia que vcs nos vende!
E esse mesmo morador da favela de hj, pode ter certeza que irá vender tecnologia pra vcs no dia de amanhã.
É bom mesmo, continuem nessa linha "expert" de raciocínio, sigam o caminho da MS que nós vamos seguir o caminho do SL


» C'K () em 05/03 23:43

É bom mesmo que os gringos fiquem bem presos na M$, assim quando nós tivermos toda tecnologia disponível em SL, seremos o primeiro país a dar opções de TI em vários países que utilizam apenas uma tecnologia só !(microsoft).

Parabéns ingleses e estadunidenses, continuem com a MS, pois o SL vai ensinar o morador de favela a não comprar a tecnologia que vcs nos vende!
E esse mesmo morador da favela de hj, pode ter certeza que irá vender tecnologia pra vcs no dia de amanhã.
É bom mesmo, continuem nessa linha "expert" de raciocínio, sigam o caminho da MS que nós vamos seguir o caminho do SL


» Wesley () em 06/03 15:17

Desprezo
Brasil o que é feito de ti?
O que é feito de mim sem ti?
Sou Brasileiro, sou cidadão que vive na pobreza.
Rondando nas ruas do Rio de Janeiro, com fome e miséria.
Enxotado como ladrão ou cafajeste.
Sou batizado como cristão porém não sou nada não
Vivo como porco sem estábulo
Rondando de um lado para o outro em busca de restos para saciar a minha fome.
Durmo embaixo da ponte, sujo e sem banho, fedo como peste
Não tenho onde lavar as mãos.
Como posso sentir orgulho de ti?
Tuas verdes matas queimadas pelo o homen que se acha o nobre cidadão,
destruindo a nossa própria respiração
Sinto vergonha do que me tornei
Sinto ainda mais vergonha de ti que destrói as florestas pelo luxo do ricão
Não me digas que não presto porque tenho razão.
Sou pobre sou modesto e durmo no chão


Sou Nordestino, sou filho de cabra da peste
Porém não sou cafajeste que esqueço os direitos do meu irmão
Sinto tristeza quando na tua testa vejo aflição.

Irene de Melo-Müller

I

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

II

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".


Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!


» EdCrypt () em 07/03 03:56

Eu nã posso afirmar muita coisa, mas eu percebo uma grande onda xenofobica. Eu sou suspeito pra falar, não sou sequer um 'nacionalista'!..
Mas uma coisa parece certa: os EUA vão ficar pra traz, tecnologicamente, se não correm atráz sdo SL.
"não sou brasileiro, não sou estrangeiro..."


» hamacker () em 08/03 08:32

Pessoal obrigado pela explicacao do xenofobia.
Manoel Pinho, a inglaterra embora seja considerada europa, ela conjuntamente com EUA sao praticamente um unico país. O poderio anglosaxonico sao revelados na uniao entre esses dois paises que chega a ser a uma simbiose. As decisoes politicas de um é apoiado pelo outro, a guerra onde um entra o outro entra também, e assim por diante... Onde lê Inglaterra pode-se ler EUA na maneira de pensar e agir.


» Cavaleiro do Sul () em 08/03 23:50

Quanto aos americanos o que esperar de quem acha que a capital do BraSil é Buenos Aires!!!???
Não sou anti-americano até por que sou americano, latino americano. Não tenho aversão ao software proprietário contanto que seja confiável, tenha um suporte descente(correção de falhas rápidas) e tenha um preço justo. Uso windows na minha máquina por que existem hardware que não funcionam no Gnu-Linux. Isso não é uma falha no Gnu-Linux e sim dos fabricantes que optam por escrever drivers exclusivamente para Windows e dos lojistas não se preocupam em oferecer alternativas as duas plataformas.


» Paulo Zappi () em 10/03 21:17

Lamento muito que muitos de vocês tenham me entendido mal... Na verdade acredito que jogamos no mesmo time. O que eu quis dizer na entrevista é que em muitos casos anti-americanismo (que é um caso especial de xenofobia) impulsiona as pessoas para longe da Microsoft e em direção ao software livre. Eu acho entretanto que este motivo não é um bom motivo. Trabalho com software livre e adoro, porque ele é melhor e mais barato, e me permite fazer o que eu preciso. Concordo que é uma fantástica opção para paises como o nosso. Só acho que ser anti- alguma coisa normalmente não é o motivo certo e de certa forma até vai contra tudo o que o software livre tem de bom.


Abraços,
Paulo Zappi


» Maeda () em 17/04 09:04

Ola pessoal...
Acho que Essa noticia da BBC foi uma "bola fora" E todos os comentarios foram bem tristes.
Eu sou da opiniao de que nao existe um OS perfeito e sim as pessoas que o usam tem quer dar o maximo de perfeicao a ele.Uso o linux e o windows Xp,para mim os dois estao de meu agrado.
O meu ponto de vista nao tem nada a ver com esses comentarios mas a colocacao que o Sr.Manoel Pinho fez,esta bem colocado.
Ta certo que o Brasil tem o carnaval e que as mulheres Brasileiras sao bem cobicadas,mas o nosso Brasil ser um paraiso sexual..??Acho que essas pessoas que fizeram esse comentario tem que seguir com o ramo de informatica,sendo esse talvez o forte deles.O paraiso sexual tanto feminino como masculino e na Republica Dominicana,aonde os mesmos "gringos" Le Americanos e Britanicos vao em busca da sua latina de cor,para casar e satisfazerem os seus instintos que as suas mulheres buscam nos amantes.
Abracos a todos.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.