Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais SCO: Juiz do caso pede para ver o código

Notícia publicada por brain em março 4, 2004 12:37 PM | TrackBack


O juiz do caso SCO X IBM não usou a expressão "show me the code!", típica dos desenvolvedores de software livre de seu país, mas sua decisão teve este teor. A SCO tem 45 dias para fornecer e identificar com especificidade todas as linhas de código que a IBM alegadamente contribuiu ao Linux a partir do AIX ou do Dynix, bem como todas as linhas de código do Unix System V das quais ela alega que há derivação no AIX ou Dynix. Ela também terá que informar quais as linhas de código do Linux considera como infratoras de seus direitos. A IBM também recebeu ordem de fornecer à SCO algumas informações (inclusive código de algumas versões de seus sistemas operacionais), no mesmo prazo de 45 dias.

Vale lembrar que a SCO vem se negando a responder estas mesmas perguntas há meses, usando as mais variadas desculpas. Mas não terá como se furtar a atender à decisão direta e clara do juiz do seu caso. E o mais interessante é que aparentemente o juiz ordenou à SCO que não fizesse comentários públicos sobre esta nova ordem, o que é uma interessante variação no histórico de tagarelice da empresa de Utah.

Sem dúvida é um interessante contraponto às notícias de ontem sobre este mesmo processo e outros que a SCO iniciou. E sabem qual o sistema operacional que roda no tribunal onde se desenvolve a ação da SCO contra a AutoZone? Uma pista: o mascote dele é um pinguim.

E há notícias de que teria vazado um memorando interno da SCO confirmando que a Microsoft teve participação neste caso de forma muito mais abrangente do que foi divulgado e assumido oficialmente. O memorando não foi confirmado (embora haja possibilidade de que vire peça integrante dos vários processos judiciais em andamento), mas se for verdadeiro poderia servir também como evidência também de fraude contábil e de mercado de capitais.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcos de Souza (mds) () em 04/03 13:24

"A SCO tem 45 dias para fornecer e identificar com especificidade todas as linhas de código que a IBM alegadamente contribuiu ao Linux a partir do AIX ou do Dynix..." ... São somente mais 45 dias que teremos de aturar a SCO :/


» chimpa () em 04/03 13:33

ouch !

testa-de-ferro . S. m. 1. Indivíduo que se apresenta como responsável por empreendimento ou atos de outrem; homem-de-palha, títere.


» Davi Carvalho () em 04/03 15:02

Bom, aqui nos EUA (como em qualquer lugar) ninguem
leva mais a serio. Eric Raymond afirmou que a acao
da SCO nao tem nenhum merito e convocou todos
aqueles que apoiam o movimento Open-Source a comprar qualquer coisa na rede AutoZone (que e' uma das maiores daqui); ate mesmo um "sache perfumado para carro". Linus Torvalds resume; "tudo isto eh apenas uma charada para desviar a atencao das pessoas do ponto central:
SCO do not have a business". Detalhes em
http://news.com.com/2102-7344_3-5169563.html?tag=st.util.print


» Evandro Pastor () em 04/03 18:00

Finalmente a casa caiu pra SCO!!!


» jcassale () em 04/03 23:35

Alguém duvidava que a M$ estava enfiada até o pescoço nessa história????


» Alex Maia Sanchez () em 05/03 07:26

Vejam como as acusações da SCO não tem fundamento, visitem o site www.novell.com, para os desinformados os direitos da patente do System Unix V são da Novell, e foram, cedidos para uso da SCO. Nem por isso, a questionada, novell, exige seus direitos de patente, tanto que apóia linux ainda mais agora com a aquisição da SUSE.
A propósito informem-se sobre o Netware 7.


» Alex Maia Sanchez () em 05/03 07:44

A propósito o link:

http://www.novell.com/pt-br/licensing/indemnity/legal.html

Para maiores detalhes !!!


» bebeto_maya () em 08/03 03:23

A SCO queimou seus últimos cartuchos e agora atira de baleadeira. A M$ interessa o processo, pois em caso de vitória da SCO, ela compra o código e enterra o Linux, ou então desenvolve o mesmo e coloca a venda em caixinhas!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.