Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projetos pedem participação da comunidade: engine PHP e calendário de eventos

Notícia publicada por brain em março 3, 2004 12:11 PM | TrackBack


O Fausto Muehlbauer (do ProjectLinux) enviou este link e acrescentou o convite: "Projeto para termino de curso da faculdade: uma 'engine' para sistemas colaborativos, estilo PHP-NUKE, um dos objetivos, é mostrar as qualidades do desenvolvimento no estilo 'Bazar' proposto por Linus Torvalds, ao contrario do estilo Catedral do software proprietario. O software ainda esta no inicio, deve existir alguns bugs, mas como se trata de um projeto de termino de curso, o projeto deve ser completo, incluindo: - Definição do Problema - Analise - Historico da Evolução do Software - Documentação - Manual do Usuário e Help Online O software está licenciado pela GPL, e após 4 anos pregando o Software Livre numa faculdade no estilo de Software Proprietario, não posso decepcionar, entao abro um chamado para todos que puderem colaborar, seja programando, documentando, dando suas opiniões, etc. Dois sites usando a Engine: www.pousadaweb.com www.escolaaurora.g12.br"

Já o Rodrigo (rodrigo@tanainternet.com) enviou este link e acrescentou: "Estamos desenvolvendo um site para cadastro de eventos (palestras, cursos, etc...). Se der, dê uma olhada. Aguardamos comentários, sugestões e críticas. Espero que a comunidade toda utilize nossa ferramenta para promoção dos eventos! Grato pela atenção."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Antonio Andrade () em 03/03 12:40

Pode contar conosco inclusive estamos com equipe que pode ajudar bastante.

Entre em contato comigo via e-mail ou icq estamos montando uma equipe com estrutura de pessoas e equipamentos para desenvolvimento.

No que for possivel estaremos ajudando mesmo que nosso foco principal seja a customização do PHP-Nuke para o Brasil sem querer reiventar a roda.


» Fausto Muehlbauer () em 03/03 12:46

Não é querer reiventar a roda, o foco do projeto final, é mostrar os beneficios do desenvolvimento em Software livre. Mas para isso preciso de um software, Iniciado, e posto como software livre, onde toda a comunidade possa ajudar.


» George Tavares () em 03/03 13:50

Por favor me corrijam se eu estiver errado, mas a autoria do The Cathedral and the Bazaar nao seria do Eric Raymond?
Com certeza o linux segue o conceito, mas acho que quem explicitou o conceito, com esses termos foi o ESR.


» Fausto Muehlbauer () em 03/03 15:56

Certo, a autoria de The Cathedral and the Bazaar é do Eric Raymond, Mas Linux simpelsmente nao segue esse conceito, o conceito foi criado por Linus Torvalds.

Apesar de Richard Stallman ter Criado a FSF em 1984, e catequisar o principio de software livre, o desenvolvimento ainda era fechado para um seleto grupo de desenvolvedores, assim que o software estivesse Pronto, ele era liberado, e junto seu codigo fonte.

O que o LINUS fez, liberar o software antes de estiver pronto, seguindo o Conceito 'libere cedo, libere frequente', quebrando assim o paradigma, no desenvolvimento de software.

O resultado podemos ver em 1994 quando ja tinha o kernel 1.0, e o GNU-HURD desenvolvido estilo catedral ainda nao estava funcional.

Espero ter tirado algumas duvidas, e acrescentado mais algumas :P

Fausto


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/03 16:11

Sobre isso, do estilo catedral e bazaar, o livro "free as in freedom" do Richard Stallman tem tudo a dizer. Ele está disponível gratuitamente pela net em http://www.oreilly.com/openbook/freedom/index.html - leiam o capítulo "Open Source".


» Peter Parker () em 03/03 22:03

O Hurd vai sair o dia em que o Rubinho ganhar na F-1, ou o dia em que algum ministro da economia falar "putz, é verdade, tá uma droga mesmo!".


» Peter Parker () em 03/03 22:04

O Hurd vai sair o dia em que o Rubinho ganhar do Sapateiro na F-1, ou o dia em que algum ministro da economia falar "putz, é verdade, tá uma droga mesmo!".


» Fausto () em 04/03 08:10

Por isso até la, temos que chamar de GNU/LINUX, se nao tio richard fica triste com nos :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.