Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Varredura em arquivos de Logs com Swatch

Notícia publicada por brain em março 2, 2004 11:53 AM | TrackBack


Fabiano Rech (fabiano[no-spam]linuxbsd.com.br) enviou este link para seu artigo no LinuxBSD e acrescenta: "Neste artigo vou dar uma breve introdução ao sistema de log 'Unix' e explicar como instalar e configurar o Swatch, que é um varredor de logs muito poderoso. Segue um trecho do artigo: Um dos grandes méritos de sistemas padrão posix ou Unix em geral é o sistema de registros simples, arquivos de textos puros, mas não se deixe enganar por toda esta simplicidade, registros ou logs do sistema são extremamente úteis e importantes para controle e manutenção de qualquer tarefa preventiva, corretiva, e inúmeras outras."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Cid () em 02/03 13:06

O OsHids faz tudo que o Swatch faz e muito mais...
Ele permite analise dos logs em tempo real, notificacao por email, geracao de relatorios em html, etc ,etc ,etc..
quem quiser conferir: http://www.ossec.net/oshids/

*alem de nao precisar desses milhares de modulos extras que o swatch usa

[]'s

Daniel B. Cid


» Fabiano Rech () em 02/03 13:50

Boa a dica, vou testar este também, como eu disse no artigo, nenhum scanner é 100% confiável, eu uso vários, entre os que mais me adptaei e escrevi para mim, foi sobre o swatch, mais simples e facíl de configurar.

[]´s


» Daniel B. Cid () em 02/03 13:59

Tenta dar uma olhadinha no OsHIds... Ele ainda vem com um banco de dados de logs mais comuns para evitar falso-positivos, etc...

*seria bom se alguem escrevesse sobre ele tb :))

[]'s

Daniel B. Cid


» Fabiano Rech () em 02/03 15:08

Valeu Daniel. vou testar pode ter certeza, fiquei curioso ainda mais com o detalhe do formato html, por isto que o SL é uma maravilha, existem n´s formas de se solucionar um problema.

Valeu obrigadão!


[]´s


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.