Notícia publicada por brain em fevereiro 18, 2004 09:54 AM
| TrackBack
"Vejam uma entrevista na Wired News com Pamela Jones que é conhecida por milhões de leitores como 'PJ', a editora e moderadora do site Groklaw. Ela também é considerada o coração da resistência da comunidade do software livre contra os processos judiciais envolvendo o kernel do Linux e outros softwares de código aberto. 'Eu percebi desde o começo que eles não compreenderam a licença GPL do Linux. Na verdade, parece que eles ainda não conseguiram entendê-la e este é o seu calcanhar-de-aquiles. Eles não podem simplesmente se esquivar da GPL, e acho que, mesmo que eles pudessem invalidá-la ou torná-la invalidável (e, pessoalmente, não imagino como eles poderiam fazer algo assim) eles acabariam cometendo violações e direito autoral numa escala tão grande que chega a ser difícil de imaginar os possíveis danos. '" A contribuição vem de Péricles M Kramer (pkramer@pop.com.br).
Ainda sobre a SCO, ontem foi divulgada sua manifestação formal e definitiva (espera-se) sobre o código do Unix System V que teria ido parar no Linux por intermédio da IBM. E sabe quantas linhas de código são? Nenhuma. É isto mesmo, aparentemente a SCO resolveu abandonar toda a cortina de fumaça e se concentrar em um ponto que por si só é difícil de defender (imagine a dificuldade dos pontos que ela abandonou, então): que a IBM não poderia repassar para o Linux trechos de código que ela própria (a IBM, e não a SCO) havia desenvolvido e incorporado ao AIX e ao Dynix, dois produtos que incluem código licenciado do Unix System V.
Embora a legislação de direitos autorais e o próprio contrato de licença que a IBM tem para incluir código do System V em seus produtos discordem disso, a SCO insiste que essa inclusão no AIX transformaria o código da IBM em derivado do System V, e portanto propriedade da SCO. Neste ponto, duvido que a própria SCO acredite nesta tese, mas eles não podem mais fazer nada fora arriscar-se na justiça como se fosse uma loteria (nas palavras de Linus Torvalds) - que outra fonte de receita eles teriam? Mais detalhes na ComputerWorls e no Slashdot.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.