Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Entrevista com Pamela Jones, do Groklaw: "SCO vai fracassar"

Notícia publicada por brain em fevereiro 18, 2004 09:54 AM | TrackBack


"Vejam uma entrevista na Wired News com Pamela Jones que é conhecida por milhões de leitores como 'PJ', a editora e moderadora do site Groklaw. Ela também é considerada o coração da resistência da comunidade do software livre contra os processos judiciais envolvendo o kernel do Linux e outros softwares de código aberto. 'Eu percebi desde o começo que eles não compreenderam a licença GPL do Linux. Na verdade, parece que eles ainda não conseguiram entendê-la e este é o seu calcanhar-de-aquiles. Eles não podem simplesmente se esquivar da GPL, e acho que, mesmo que eles pudessem invalidá-la ou torná-la invalidável (e, pessoalmente, não imagino como eles poderiam fazer algo assim) eles acabariam cometendo violações e direito autoral numa escala tão grande que chega a ser difícil de imaginar os possíveis danos. '" A contribuição vem de Péricles M Kramer (pkramer@pop.com.br).

Ainda sobre a SCO, ontem foi divulgada sua manifestação formal e definitiva (espera-se) sobre o código do Unix System V que teria ido parar no Linux por intermédio da IBM. E sabe quantas linhas de código são? Nenhuma. É isto mesmo, aparentemente a SCO resolveu abandonar toda a cortina de fumaça e se concentrar em um ponto que por si só é difícil de defender (imagine a dificuldade dos pontos que ela abandonou, então): que a IBM não poderia repassar para o Linux trechos de código que ela própria (a IBM, e não a SCO) havia desenvolvido e incorporado ao AIX e ao Dynix, dois produtos que incluem código licenciado do Unix System V.

Embora a legislação de direitos autorais e o próprio contrato de licença que a IBM tem para incluir código do System V em seus produtos discordem disso, a SCO insiste que essa inclusão no AIX transformaria o código da IBM em derivado do System V, e portanto propriedade da SCO. Neste ponto, duvido que a própria SCO acredite nesta tese, mas eles não podem mais fazer nada fora arriscar-se na justiça como se fosse uma loteria (nas palavras de Linus Torvalds) - que outra fonte de receita eles teriam? Mais detalhes na ComputerWorls e no Slashdot.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.