Notícia publicada por brain em fevereiro 13, 2004 11:27 AM
| TrackBack
Lancei esta campanha na edição de hoje da newsletter, e conto com a participação de todos vocês. Nesta semana fomos informados de que a revista Info está promovendo um concurso de desenvolvimento de software nacional, nas modalidades shareware e freeware. Softwares para Linux podem concorrer, mas... têm que usar as denominações acima (shareware e freeware), não podendo ser inscritos como sofware livre.
Mais do que uma questão de nomenclatura, esta restrição nos chama à ação devido às próprias diferenças fundamentais entre estas modalidades de licenciamento - nem shareware nem freeware são compatíveis com o conceito de software livre (referências da Free Software Foundation em português: 1, 2). Além disto, esta limitação do concurso - que deve ter sido involuntária, já que a Info vem dando cada vez mais espaço ao Software Livre, e não parece haver nenhum conflito entre a liberdade do software e os objetivos do concurso - é uma boa oportunidade de agirmos para tentar trazer conscientização sobre o que realmente significa software livre e código aberto, e as diferenças com relação aos conceitos de shareware e freeware.
É fácil fazer sua parte, faça sua voz ser ouvida! Aproveite que já está no seu computador e mande uma mensagem (cordial, por favor) para atleitorinfo@abril.com.br. Se preferir, recorte e cole do modelo abaixo:
Caro editor: tomei conhecimento através do site www.br-linux.org de que o concurso de software de sua publicação permite a inscrição apenas de softwares licenciados como shareware e freeware. Quero acreditar que a não inclusão das modalidades software livre e código aberto não tenha sido intencional, já que, embora sejam fundalmente diferentes das duas licenças já permitidas, não parece haver incompatibilidade entre o software livre e os objetivos de seu concurso - ademais, a confusão entre os termos 'freeware' (software grátis) e 'free software' (software livre) é comum. Assim, sirvo-me de seu e-mail de contato para sugerir que a revista Info passe a aceitar as modalidades acima em seu concurso, e que aproveite a oportunidade para publicar uma matéria explicando as diferenças - nada sutis, em alguns casos - entre as diversas formas de licenciamento de software. Caso haja interesse, os sites http://www.gnu.org/philosophy/words-to-avoid.pt.html e http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html têm maiores informações.
Excelente campanha! Já enviei o meu!
Mais um grito no ouvido deles.
Mandei as 14:41.
Valeu
não sou desenvolvedor +... up pra vcs!!
Maria vai com as outras: Eu TAMBÉM!!!
tb tô nessa...
Pronto. Vamos fazer uma pressãozinha!
Show a iniciativa! Vamos mostrar nossa força.
Parabéns. Ja mandei o meu ! hehe
Devidamente encaminhado... e recebi uma resposta automatica "Agradecemos o seu contato".
Espero que alguem realmente leia, e mais importante, entenda do que estamos falando.
Aplausos para a iniciativa do br-linux. Porquê Software Livre não?
"Agradecemos seu interesse em colaborar com o Concurso de Software da Revista Inf* Exam*. Entretanto, gostaríamos de informar que a categoria 'Software livre' já está incluída no concurso, escrita na forma mais popular, em inglês, 'Freeware'. Novamente, a Revista Inf* Exam* agradece sua colaboração. Se você tiver alguma sugestão ou dúvida, nosso email para contato é contato@inf*exam*.com.br."
PS: Não duvido desta resposta; eles já demonstraram várias vezes que o conhecimento deles, de qualquer coisa além da dobradinha "Wintel", é próximo de zero.
Tomara que a resposta de verdade não seja neste estilo, ofranja...
Já esta na hora de mostrar as pessoas que freeware é diferente de Sofware Livre.
Tive uma idéia... Que tal o BR-Linux promover um concurso de software livre??? Nem precisa dar um prêmio muito grande, um livro, ou curso talvez. De repente dá até pra fazer uma vaquinha pra custear os prêmios.
Não, a minha filosofia é contribuir, e não concorrer. Não precisamos de dois concursos simultâneos, mas seria muito bom se o concurso em andamento abrisse espaço para o software livre.
Blz, Augusto... Entendo e concordo com o seu ponto de vista, pois a intenção, ao sugerir o concurso não era concorrer com a Info.
Por favor entenda a minha sugestão como sendo para uma outra ocasião.
Em tempo.. mandei um e-mail para a INFO no endereço indicado (atleitorinfo@abril.com.br), mas obtive uma resposta de "Sender Denied". Será que estão considerando nossa solicitação como SPAM???
Acho que não foi por isto, Danjovic - várias pessoas relataram ter enviado a mensagem para eles com sucesso, recebendo até mesmo uma resposta automática.
Augusto
Também acredito na colaboração Augusto, mas acredito que a sugestão Danjovic não é ruim.
Afinal, se interpretarmos corretamente a questão veremos que no fundo a INFO não está mostrando interesse (nessa caso especifico) pelo software livre.
Talvez não seja a ocasião, mais poderia entrar na agenda do site.
Mais uma vez valeu pelo espaço!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.