Notícia publicada por brain em fevereiro 9, 2004 12:10 PM
| TrackBack
Essa vem da Info: "O II Concurso INFO de Shareware abre hoje as inscrições, para apontar o melhor software brasileiro disponível para download. Podem competir programas escritos em qualquer linguagem, que rodem em Windows ou Linux, para uso em ambiente de trabalho ou em horas de lazer. Se você é bom de código, aí está a chance de mostrar o que é capaz de fazer. Os sharewares vencedores sairão na INFO de abril. Os programadores podem se registrar individualmente, no caso de trabalho solo, ou em grupo."
Eles mencionam só sharewares e freewares, mas acredito que softwares livres e softwares de código aberto com as licenças mais comuns também possam concorrer sem problemas ;-)
Mentalidade Mundo Windows: Software Livre não é uma categoria e não existe. Só shareware e freeware.
Acho que por justamente por isso seria uma boa colocar software livre lá. Deve ter um jeito de dizer que o software é livre e o fonte está disponível. Acho que isso fará muita gente procurar saber um pouco mais sobre o OSS.
Alguém sabe como entrar em contato com alguém desta publicação para explicar isto ?
Sucesso
Acho que eles estão preocupados em poder divulgar o software no site disponibilizando alguma versão para cópia.
Como o nem todo software livre é necessariamente gratuito, ou tem que possuir uma versão gratuita, seria confuso deixar essa opção disponível no concurso deles. (Pois deixaria margem para alguém mandar um software GPL pago)
Por isso os software livres e gratuitos que gostaríamos de ver no concurso devem ter sido considerados uma subclasse de software gratuitos (freeware).
Perfeito, Don. Só há um porém. Mesmo entre softwares gratuitos "tradição Windows" temos diversas sub-categorias: Freeware, Shareware, Adware, Demo, Trial...
Creio que o ideal seria eles terem especificado que categorias exatamente podem participar: qualquer software [ou versão para avaliação por tempo/recursos/etc menor(es)] que possa ser obtido de forma gratuita, creio eu. Mas devia ficar mais claro. Na página só falam em Shareware!! No regulamento citam também freeware mas é só.
Será que o WindowMaker ganha?
Po, o cara quis imitar o Kojima e errou o sobrenome :)
Acabei pensando em outro problema aqui. A esmagadora maioria dos projetos de software livre é aberto em seu desenvolvimento, com muitos participantes enviando patches e contribuições. O Windowmaker, citado acima, é um bom exemplo: O Kojima iniciou, mas ele logo ganhou um monte de desenvolvedores participando. Será que isso não desqualifica os programas livres para o concurso da Info, em que os desenvolvedores têm que estar em território nacional e ser facilmente identificáveis?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.