Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

O desrespeito às licenças dentro da própria comunidade Linux

Notícia publicada por brain em fevereiro 6, 2004 12:19 PM | TrackBack


A Sulamita Garcia (toskinha@noisemakers.org), mantenedora da área sobre alta disponibilidade no site UnderLinux, participante das LinuxChix e palestrante sempre presente nos eventos da comunidade Linux brasileira, enviou um desabafo sobre um fenômeno que infelizmente é comum em diversos sites brasileiros sobre software livre: a publicação de textos alheios sem mencionar quem é o autor original.

Copiar não é problema nenhum, somos uma comunidade livre e de certa forma dependemos destas cópias para garantir a disseminação da informação. Mas mencionar e até mesmo destacar a origem e o autor é básico - além de ser um direito de quem escreveu, garantido não apenas pela ética e pelos costumes, mas também pela lei brasileira, pela convenção internacional de berna e até mesmo pelas licenças GPL e FDL.

Eu também vejo isso acontecer isso com freqüência, e não foram poucas as vezes em que autores de sites me pediram para colocar links para eles no br-linux.org e, quando fui lá conferir a qualidade do material, me deparei com textos colados de outros sites brasileiros (inclusive o meu próprio) sem mencionar a origem.

Felizmente, embora isso seja frequente, ainda é a exceção - a maior parte dos autores de veículos sobre Linux tem consciência de que não dá de construir uma comunidade se apropriando do trabalho alheio sem reconhecer o fato.

Como no caso da Sulamita Garcia ela já tentou o contato direto com o autor da apropriação e não obteve resposta nem providências, resolvi postar aqui para aumentar o nível de consciência da comunidade sobre este problema (lembrem-se de que a GPL se baseia no respeito aos direitos autorais! Não podemos ser os primeiros a abandonar estes princípios), e para que os demais envolvidos (por exemplo, a administração do site slackware-brasil.com.br, onde o texto está publicado) fiquem sabendo e tomem providência. Afinal, não custa nada publicar o nome do autor original de um texto, quando você cola o conteúdo inteiro do mesmo no seu website ;-)

Segue a mensagem original da Sulamita: "Já havia tomado conhecimento de vários amigos que tinham passado pela mesma situação, mas é a primeira vez que vejo tão descaradamente acontecer comigo. Um amigo me mostrou o link de um artigo me perguntando "ei, não é o seu artigo?". Fiquei furiosa, pois nenhuma referencia foi feita à verdadeira autora do artigo, que está publicado há mais de 2 meses no site do LinuxChix, inclusive [tendo saído] na revista PCMaster de dezembro. É uma total irresponsabilidade, inclusive pelo fato de quem postou e assumiu o artigo ter como mail o dominio do site("@slackware-brasil.com.br"). É deprimente saber que enquanto a gente rala pra fazer as coisas funcionarem e ajudar a comunidade, existem os preguiçosos e interessados apenas em aparecer que se aproveitam do trabalho alheio."

Este é o link para o artigo publicado sem mencionar a autoria original. Como a Sulamita mencionou que os contatos dela não são aceitos pelo administrador do site, também não tentei contato diretamente. Se algum de vocês conhecer quem mantém o slackware-brasil.com.br, não deixe de entrar em contato com eles para expor esta situação!

Nota importante: Este slackware-brasil.com.br não é o GUS-BR. É importante diferenciar, porque os nomes são similares e o GUS-BR faz um trabalho sério de divulgação do Slackware no Brasil há vários anos.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marco Carvalho () em 06/02 12:40

Infelizmente esse é um efeito colateral da crescente popularização do Linux, a proliferação de criaturas que só querem se promover ás custas de outros, sem dar os devidos créditos e sem contribuir com uma vírgula que seja.
Toskinha, estamos com você, continue sendo a maravilhosa contribuidora do S.L. que sempre foi.


» r_linux () em 06/02 12:47

No meu site (linuxbr.org) já tive muitos desses problemas também e um dos grandes problemas são o uso de "poste seu artigo" em sites, por exemplo, baseado em phpNuke, que o usuario vai lá, posta o artigo, e pronto. Não sei se podemos dizer que é culpa do dono do site, na minha opinião sim, já que deveria verificar qualquer coisa postada para ver se não fere nenhuma regra.
Em artigos do linuxbr.org não tivemos só artigos publicados por ai sem referência, mas também com autores modificados. Não sei como resolver este problema, mas não gosto nem um pouco desta bagunça e destas pessoas que querem se promover de forma tão facil.


» Daniel () em 06/02 12:48

Que palhacada em !!!


» Toskinha () em 06/02 12:55

Está mesmo na hora da gente começar a divulgar quem faz isto. Meu amigo Piter Punk deve ter umas dezenas de histórias parecidas. É um desrespeito, mas agora vamos progeter todos os artigos do site com a FDL.
Obrigada pelo apoio Augusto :)


» gladiston () em 06/02 13:00

Em algumas oportunidades criar uma receita de bolo passo-a-passo sempre vao dar em artigos duplicados, mas no exemplo apresentado nao foi esse o caso, pois realmente foi CTRL+C e CTRL+V.
Mas também precisamos colocar cautela no artigos, meus artigos eu sempre deixo no rodapé 3 coisas :
- Fontes de pesquisa ;
- Alertando sobre a caracteristica GPL : "Este artigo está sob forma de licença GPL (General Public License) e pode ser reproduzido e distribuido livremente em outros tipos de mídia diferentes donde este artigo foi originalmente publicado, no entanto, atente-se para fato de que qualquer produto associado à este artigo também herdará as características GPL e também deverá ser fornecido livremente. Se reproduzir este artigo em outro local, como cortesia avise o autor....".
- Créditos Finais. Ex.(http://http://www.gladisto.hpg.ig.com.br/artigos/fb_embeded/fb_embeded.htm)

É claro que alguns de meus artigos já ví em conteúdo fechado (aqueles que embora nao pagos, é preciso registrar-se) e só fiquei sabendo porque alguns colegas avisam. Na maior parte dos artigos copiados eu encontro os créditos, claro que alguns de meus artigos circulam em sites fechados (aqueles que embora nao pagos, é preciso registrar-se) e a gente só fica sabendo por colegas que nos enviam mensagens...mas infelizmente essas coisas acontecem.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 06/02 13:01

Só um aparte. Assim como tem gente que prefere a licença BSD à GPL, tem alguns (como eu) que normalmente não fazem a menor questão de ter seu nome associado a um artigo que tenham escrito e permitem reprodução sem créditos, alteração e quaisquer outros usos da informação.

Sei que não é o caso. O caso mostrado foi uma apropriação indébita mesmo, pois a autora faz questão disso.


» gladiston () em 06/02 13:09

Quando se escreve um howto passo-a-passo, infelizmente o risco de se criar duplicações é muito grande e em alguns casos não há intenção de "clonar" e receber os créditos. Porém no caso apresentado, realmente houve uma má intenção do site que clonou o artigo por retirar os créditos originais.
Também é preciso tomar cautela ao escrever um artigo, nos meus artigos eu sempre coloco 3 notas no final da pagina :
- Fontes de pesquisa
- Licenca GPL, algo como : "Este artigo está sob forma de licença GPL (General Public License) e pode ser reproduzido e distribuido livremente em outros tipos de mídia diferentes donde este artigo foi originalmente publicado, no entanto, atente-se para fato de que qualquer produto associado à este artigo também herdará as características GPL e também deverá ser fornecido livremente. Se reproduzir este artigo em outro local, como cortesia avise o autor...."
- Créditos Finais.
Apenas para citar um exempo :
http://www.gladisto.hpg.ig.com.br/artigos/sp_horario_marcado/disparar_uma_sp_no_horario_marcado.html

É obvio que ainda assim alguns vao copiar e retirar os créditos, mas dessa forma alguem não vai poder dizer que foi "sem intenção". Eu sei houveram casos de cópia, mas dos que eu encontrei por aí, os webmaster's (na maior parte sao eles que copiam) aceitaram a devida correção.

A comunidade em sí nao é ruim, alguns webmasters é que são...


» Rodrigo Romano () em 06/02 13:13

Tem vários artigos sobre PHP rodando por aí ,sem memcionar meu nome.
Putz ,alem de ralar e dependo do contatos gerados pelos artigos.Alguem de amizades geradas por ele ,sempre surge um trabalhinho extra .Fora os convites e brindes enviados.


» Alvaro Anton () em 06/02 13:19

Sulamita: Voce tem meu total apoio.
Sou assinante da slack-users e linuxchix , e vi todo o trabalho e pesquisa que voce teve para realizar o tutorial , e depois alguem vem e CTRL+C e CTRL+V se apropriando do que nao e dele ,e o pior de tudo sem mencionar a real autora.


» Augusto Campos () em 06/02 13:21

É, Patola, mas o curioso em casos como o teu é que para renunciar aos direitos autorais básicos (como o de controlar a reprodução do texto, ou de permanecer sendo referenciado como o autor), é necessário declarar isto na obra ou de alguma outra forma.

Não que eu ache que devas fazê-lo, mas só pra esclarecer uma confusão comum: para ter direito autoral, não é necessário indicar nada no texto - nem notas de copyright, nem declaração de licença, nada. Nossa legislação dá os direitos básicos aos autores das obras, independente de qualquer declaração.

É por isso que já há algum tempo as notícias aqui do br-linux saem com uma nota garantindo o direito de livre redistribuição, sob a licença GNU FDL - veja ali bem embaixo desta página. Assim o aspecto legal da cópia fica bem encaminhado, por mais que a FDL não seja regulamentada no Brasil e nem seja em português. Mas a intençao fica clara, e ninguém precisa ficar me pedindo autorização pra copiar nada - é só seguir os termos da licença.

Assim, se você quiser ter menos direitos do que a lei te dá, podes renunciar a eles nos teus textos. Ou simplesmente podes não correr atrás de quem te "plagiar" (entre aspas por razões óbvias).

Não acho que devas mudar em nada teu comportamento, só levantei estes pontos aproveitando teu comentário como gancho.

Outra coisa: sei que não disseste o contrário, mas a licença BSD que tu citou também tem como característica a obrigatoriedade de manter o nome do autor original ;)


» gbitten () em 06/02 13:28

Tomei a liberdade de reproduzir esse notícia (com os devidos créditos) no fórum no site slackware-brasil.

Link: http://www.slackware-brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=37


» Ricardo Rabelo Mota () em 06/02 13:51

Parece que o protesto funcionou. O site já não tem mais a matéria. Tomara que não se repita...


» Admin..... () em 06/02 13:56

Cara, tenho até vergonha disso... Quando comecei a fazer o meu site, nem me preocupava com isso até que um dia levei um puxão de orelha do meu primo que trabalha em um jornal de grande circulação no pais.... Ele me mostrou os problemas jurídicos disso.... O problema não foi o credito que eu dei e sim autorização por escrito do Jornal.... Então tive que remover vários assuntos legais do meu site. E já fiz isto inclusive com o pessoal do Linux.... Estou revendo todos os 357 textos que estão no meu site e procurando pelo google de onde vem... e dando os créditos....


» loop9999 () em 06/02 14:04

É difícil encontrar uma solução, mas acredito que "...a propaganda é a alma do negócio...". Isto também é válido para a MÁ propaganda. Este tipo de iniciativa da Sulamita é a base para isso. A MÁ propaganda desse "tipo de usuário" tem que ser feita e já começou.

Toskinha não deixe esse tipo de coisa te abalar, a comunidade te conhece e conhece a seriedade do seu trabalho.


» ldss () em 06/02 14:20

Para quem não vi o link mas quer ver...

http://www.google.com.br/search?q=cache:qnyESKXwgsAJ:www.slackware-brasil.com.br/artigos/artigo_completo.php%3Faid%3D1+&hl=pt-BR&ie=UTF-8


» alexandre () em 06/02 14:20

um engano comum é confundir gpl ou qualquer dessas licenças com coisa de ninguém ou propriedade coletiva.

fora da comunidade linux, pô, vá lá, o cara não tem de saber tudo sobre licenças ou princípios, mas a coisa fica feia quando é alguém da própria comunidade linux.


» j0k3r () em 06/02 14:31

Infelizmente, os novos usuários de linux estão confundindo liberdade com libertinagem :\
Divulgar a informação (bem como sua autoria) é algo crucial para o desenvolvimento da comunidade.
O mais triste dessa história, é que está apenas começando.
Tenho certeza que veremos muitos outros artigos/comentários como esses por aqui e em outros sites de noticias que se preocupam em divulgar os ideais do S.L.

Toska, que a "força" esteja com você!
:)


» johnny () em 06/02 14:54

"Infelizmente, os novos usuários de linux estão confundindo liberdade com libertinagem :\
"
Já 1/2 OT, mas na linha do que disse o j0k3r:
Tenho visto nas listas de discussão muita gente que só quer programa (e informação) grátis, não estando nem aí para ideologia, movimento, linha de pensamento, e algumas listas que eram ótimas estão insuportaveis.


» Oliver Pereira () em 06/02 15:06

É lamentavél, mais acontece muito o que eu já vi de script's de usuários para firewall,e filtros renomeados para os da empresa que implementou, vc's não tem nem ideia.Acho isto uma ofensa aos meus ideais, mais é coisa de cracker que não tem capacidade de fazer um script e copia e vende como sendo seu,e pior se acha os bambambam.
Não vejo como solucionar este problema, pois isto acontece até com empresas de noticias,quem sabe no futuro não conseguimos um forma de lidar com a situação.
Mas tb acho que devemos continuar colaborando, afinal essa é a idéia disseminar a informação.


» Wagner Eduardo Bidin () em 06/02 15:22

Caros,

Dei uma visitada no site citado e aparentemente o artigo saiu da lista.
Estou postando uma mensagem no grupo de slack que participo para o pessoal tomar conhecimento do fato e da real autora do artigo.


» Fabiano Rech () em 06/02 15:39

Já que é para lavar a roupa, voiu desabafar também, os materiais copiados não se limitam só a isto não, já me deparei com artigos meus, publicados inicialmente no linuxbsd, no linuxit, linux1, e vaspsoft sem creditos e em areas que era nescessário se cadastrar para ler, acho um abuso, não para ser glorificado com se escreve, mas para ter os seus direitos dentro da gpl respeitados, eu concordo com a sulamita e acho que se não começarmos a fazer um bocoite a estes tipos de site não teremos condições de ter algo mais justo, não quero causar flames dizendo os nomes do sites, falo do que tenho certeza e comprovei, não tenho medo de assumir o que falo. E pessoal a cada dia aparece um site novo para replicar materias de outros, não que seja proibido, mas vamos ser criativos.

[]´s
Fabiano Rech


» Fabiano Rech () em 06/02 15:47

Aliás não só o que eu escrevo, todo o site do linuxbsd!


» pksato () em 06/02 16:01

Esse e um dos primeiros artigos que li sobre o assunto.
http://www.persocom.com.br/brasilia/plagio.htm


» Anderson () em 06/02 16:24

É ralmente copiar um texto sem a autorizaçao do autor é fogo por isso no linuxclube todo o contudo tem referencia a autoria e ate o site do autor se tambem possuir e ainda alerto para os textos que tivere autores nao veridicos forem comunidados a mim.

E mesmo assim sou acusado de plagio e fiquei realmente chatiado pois nao tem plagio nenhum
no Linux Clube, faço questao que coloquei o link
para email e site dos autores.

E isso tem que ser feito tambem com as imagens retiradas de um site pois pessas ja pegaram imagens do linuxclube e nao fazem nenhuma referencia ao mesmo, um site argentino se eu nao me engano usa o mesmo mascote que foi desenhado por min de proprio punho em seu site, me sinto furtado com isso!

Abraços Anderson


» andrs () em 06/02 16:41

Briguinha de Egos? Aiai... Precisa fazer todo esse barulho? Da próxima vez registra o artigo no órgão legal responsável e vá reclamar na justiça. Ou deixa de frescura, se o artigo em questão foi publicado a mais tempo e com a assinatura do autor original, qualquer um que tiver interessado em saber quem é "o dono" descobre fácil. Não precisa desse escândalo todo. Bem vinda à Internet, esse tipo de comportamento não é exclusividade da comunidade Linux.


» Geyson Rogério L. Silva () em 06/02 16:51

Gostaria de pedir enorme disculpa pelo ocorrido. Isso foi uma falta de atenção(e a grande correria para conseguir colocar o site no ar) minha quando encontrei o artigo escrito por Sulamita Garcia, visando mostrar um artigo muito bem escrito e com bastante detalhes sobre o tópico abordado. Atualmente, retirei o artigo, mais estarei entrando em contato com o autor para pedir sua autorização. Obrigado pela atenção e me desculpe novamente pelo descuido.

Geyson Rogério L. Silva


» thefallen () em 06/02 17:05

andrs: ja escreveu algum artigo na sua vida, e depois viu ele publicado como sendo criado por aquele fulano q vc nao gostava muito? ja te roubaram alguma coisa na vida?

Toska, vc ta certissima. Como a gente q escreve artigo normalmente nao ganha nada financeiramente alem da sensacao do dever cumprido, o MINIMO que alguem q republica o artigo pode fazer eh te dar os creditos por aquilo q voce fez.

Aconteceu quase a mesma coisa com a Slackware Zine, q saiu em alguns sites sem dar os creditos pro nosso site oficial. Felizmente, nao pudera/tiveram tempo de editar o PDF pra tirar nossos nomes tambem

Pessoas que tem por costume fazer isso, devem ter algum tipo de desvio psicologico por se alegrar em lesar, a troco de nada, alguem que nao cobrou nada por seu trabalho.


» andrs () em 06/02 17:22

Caro thefallen,

Não sobre samba, e não sobre Open Source também. Principalmente, não sobre Linux. Mas já, sobre equalizadores de som alexis, korg, etc. Alguns foram publicados em revistas especializadas, devidamento assinados, mas apareceram e aparecem vários por aí na net, sem nem sequer citar de que revista foi extraido, menos ainda o autor. E eu nunca chorei sobre isso, e olha que nem é o caso de "comunidade livre".

Mas não é minha opinião pessoal aqui, que está em questão. Estou dizendo que é muito alarde por pouca coisa. E ta aí, o menino já até pediu desculpas e assumiu o erro. Precisava disso tudo? Acho que se ela tivesse enviado e-mail aos responsáveis pelo site e a esse menino ai q publicou a coisa, já teria resolvido, sem se expôr, sem expor uma comunidade toda. Sim, pq o "titulo" dessa noticia é bem genérica não é?

Agora o trecho "sendo criado por aquele fulano q vc nao gostava muito?" me parece até mesquinho. Sinceramente, acho que não era pra tanto. Quem sabe se fosse uma tese.. algo inédito, que estivesse sido publicado devidamente anexado aos termos de utilização do conteúdo em sua publicação original.

Mas convenhamos, está longe de ser o caso, ainda acho muito escândalo, especialmente porque a senhorita ai não é a primeira "injustiçada da rede". Mas tudo bem, é só 1 opinião, e é bem pessoal, e várias outras distintas da minha estão expressas logo acima.


» Augusto Campos () em 06/02 17:28

andrs:

Como eu mencionei na notícia, ela tentou contato diretamente, sem sucesso.

Fico feliz que o plagiário (alegadamente involuntário) tenha voltado atrás, e lamento que o seu comportamento tenha que ter sido exposto desta forma - tudo teria sido mais fácil se ele tivesse resolvido tudo quando a autorao procurou.

Mas acho que exagero mesmo seria seguir a tua sugestão, e procurar resolver esse assunto via judicial.


» Linuxandro () em 06/02 17:35

Concordo com a nossa amiga, mas creio que deveria ser mais branda no seu texto e no tratar com o colega da Slackware-Brasil, concordo que muitas pessoas querem aparecer às custas dos outros, mas nem sempre é assim, é uma simples falta de concientização.
Devemos acabar com isso o mais rápido possível, mas nunca com violência e desrespeito mútuo. (Isso NÃO é uma critica a nossa colega Sulamita)
Como Br-Linux é muito eficiente em difundir o Linux no brasil nesse ramo, esse é um dos melhores lugares para falar disso. Por farvor, não esqueça de postar na lista semanal que está rolando, aliás, parabéns tanto a BR-Linux pelo serviço como a Sulamita. (Quem somo nos sem essas lindas gatas, hein?)


» Toskinha () em 06/02 17:43

andrs

Como você disse, é sua opinião. Eu já tive minha quota de trabalho que foi usado para dar crédito a outros. Acho muito difícil que tenha sido um "descuido", mas como o Augusto disse, exagero é seguir seu conselho e entrar na Justiça. Se outras pessoas são conformistas, não posso fazer nada. Eu acho um desrespeito, já que realmente não ganho nada com isto, e o trabalho é meu, eu decido se podem copiar sem meu nome ou não. O auê todo foi feito em cima da questão, eu simplesmente porque eu não sou conformista e resolvi rodar a baiana, o que parece que muita gente estava com vontade de fazer e agora está fazendo. Este realmente não é um assunto novo, novidade é a reação, que espero que sempre continue.
Geralmente quem não é da comunidade não entende as regras de ética que giram em torno dela. Pessoas que apenas veem no software livre uma chance de se aproveitar do trabalho gratuito dos outros. O melhor é que eles não sabem a força que está por tras desta palavra comunidade, principalmente quando unida.


» pixies () em 06/02 17:44

Caro, r_linux, em relação aos sites desenvolvidos com o padrão PHPNuke que tem os "Poste seu Artigo", você disse "Não sei se podemos dizer que é culpa do dono do site, na minha opinião sim", esta afirmação ela deve ser analisada de acordo com a conduta do(s) Administrador(es) do site. Alguns so querem saber de noticias novas, e não olham conteudo e nem a qualidade do assunto. Digo isto pq administro um Portal que é em PHPNuke, e nosso conteudo é realmente analizado. Para não nos comprometermos com a quebra de alguma Lei.


» depassagem () em 06/02 18:14

Curiosamente, hoje o Consultor Jurídico publicou um artigo tratando exatamente desta questão:

http://conjur.uol.com.br/textos/24536/

Ondas da Web
Direito autoral na Internet depende de Direito e cultura


» RRH () em 06/02 18:31

Vai fritar um ovo!!!!!!!


» Bode () em 06/02 18:50

HUAHUAHUAHUA! Adorei esse comentário...

Toskinha e thefallen, espero que vocês se lembrem das suas palavras quando estiverem baixando MP3 ok!


» jcarlos () em 06/02 19:30

A licença FDL permite cópia livre de textos desde que se mantenha os créditos. Em download de mp3 geralmente o nome do autor é mantido,o que muda é a licença que pode autorizar ou não a cópia.


» XMANUM () em 06/02 19:43

Bem senhores,

Moralmente verdadeiro é que reconhecimento pessoal vale mais que dinheiro, se não queremos dinheiro pelos nossos esforços o reconhecimento é fundamental, pois até mesmo quando baixamos uma música em MP3 certamente sabemos, pelo menos, quem é que a canta...


» Carlos () em 06/02 20:09

Senhores,

Geralmente não posto comentários, mas resolvi neste caso.

Parece que fizeram uma tempestade em um copo d'agua.

Toskinha diz (pelo menos disseram que ela tentou) entrar em contato e não teve respostas. Bom, acompanho a lista de
discussão, e em aproximadamente uma hora já havia uma respota para a reclamação. Logo Depois o artigo ja foi retirado do site e até vi um pedido de desculpas.

O que me chateou nessa discussão foi o fato de toskinha não ter acretitado na explicação do pedido de desculpas. Qual seria a vantagem em mentir neste momento, já que foi o fato já se tornou público?

Só mais uma coisa para vocês pensarem (quem ja é formado e fez seu projeto final de curso, mestrado ou doutorado sabe disso). No texto ela cita que o "documento visa unificar a documentação esparsa", o que significa que ela usou documentação de outros autores, porém não encontrei uma referência bibliográfica no texto!


» Toskinha () em 06/02 21:11

Carlos

Pois não. A documentação utilizada no documento foi:
man smb.conf
man krb5.conf
Página do samba: www.samba.org
Forum do kerberos... annnn... o que mais... ah, um amigo meu que ajudou a baixar o kerberos pq o link nao deixava porque eu sou do Brasil, daih ele tinha um link lá nos EUA e baixou.
Eu aceito o pedido de desculpas do site, porém isto não anula o fato. O alarde foi feito não só por mim, mas por muita gente que está cansada de ver isto acontecer. Por favor, um "esquecimento" deste é dificil de acreditar. Porém agora acredito que vai estar bem lembrado na cabeça de todos os sites que muita gente conhece por estes incidentes.


» Carlos () em 06/02 21:23

Toskinha,

Minha intenção não era criar caso com você, mas se para você está ok citar as referências, 2 meses depois, em um comentário de um artigo, sem adcionar essa informação ao texto original do seu artigo, não vejo o problema com o que
foi feito, já que os devidos creditos (e desculpas) foram dados bem mais rapidamente.

Além disso, por ser uma manpage ou uma página web, não significa que não tenha um autor.

O que queria era colocar que a maioria dos artigos não citam suas referências, o que na minha opnião, e tão ruim quanto a cópia, já que também está se aproveitando do trabalho de outros sem dar os devidos creditos.


» Gilberto Nunes () em 06/02 22:13

Corre atrás Sulamita...
Acho isso uma palhaçada das grandes....
Também já passei por isso, com a Revista PCMaster.
Algum tempo atrás, publiquei um artigo sobre o modem motorola sm56 e sua configuração, que foi divulgado aqui no site Linux in Brasil, no modemclub, etc.
Pois um dos colunistas deles usou meu artigo na seção Help Line, mostrando inclusive o nome da minha máquina:
[mozart@localhost/~#]
Quando eu vi, achei uma palaçada.
Antrei em contato com a editor, que me deram o email do cara.
Tentei vários contatos mas nada.
Depois de uns meses, o meu artigo foi usado de
novo porém numa seção mais ampla.
O pior é que nem me mandaram e-mail, que constava no artigo, perguntando se poderiam postar ou não.
Eu deixei o caso prá lá.
Mas agora vejo que foi total falt de respeito e desconsideração pelo trabalho que tive.
Bom, espero que tenha ajuda alguém no final das contas.
Abraços...


» Toskinha () em 06/02 22:44

Carlos

Estou começando a achar que você ou tem um site que faz isto ou você já fez isto, copiando e colando seu nome. Minha intenção dizendo as fontes não era citar o material, só mesmo você para depois de eu dizer que o fonte foi o manpage reclamar "ah, ta vendo, vc não citou a fonte". Claro, é a mesmíssima coisa eu não dizer que li o manual e outro cara não dizer que fui eu que fiz o documento de colocar esta naba toda a funcionar com a porcaria do Active Directory, que é uma bosta e me fez perder horas por causa de timezone, varias outras horas pra acertar a configuração e os detalhes do kerberos que vc tem que usar maiuscula e em toda e qualquer referencia. E depois fazer tudo novamente pra ter certeza que o documento sairia direito. Claro que pegar todo o resultado deste trabalho e copiar colocando outro nome é a mesma coisa que eu não dizer que olhei o man. Ah, faça-me um favor.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 06/02 23:12

Pô, vendo o caso por retrospectiva agora me parece também que houve um exagero aí. Toskinha, como você tentou contactar o responsável pelo sítio? Foi email? Quanto tempo você esperou que ele respondesse? Eu, por exemplo, só leio meu email pessoal uma vez por dia, de repente se você esperou duas horas pela resposta dele acho que não foi muito justo. Afinal, as pessoas têm escola, trabalho e outros afazeres.

Acho que também foi rude você sugerir que o Carlos, que estava falando na boa contigo, já tivesse, digamos assim, "feito o mesmo delito". Eu acho, sim, que esse assunto todo poderia ter sido resolvido nas mensagens privadas e sem tanta animosidade... antes de sairmos correndo gritando e agitando os braços, temos que pelo menos tentar conversar _com uma certa dose de paciência_. Fazer as coisas com cabeça quente só leva a prejuízos...


» Carlos () em 06/02 23:18

Toskinha,

Peco desculpas se ofendi você. Usei você como exemplo por ser o foco desta discussão.

Não tenho site, não escrevo artigos, não copio artigos e tiro o nome dos autores.

Sou grato a todos que escrevem tais artigos para que pessoas como eu possam configurar nossas maquinas e ajudar a difundir o linux como um sistema viavel.

O que o pessoal do site do slackware-brasil.com.br fez foi muito errado, e com certeza você deve mesmo reclamar.

Vou mudar os termos: na *minha* opnião, todos artigos deviam citar suas referências, o que não é feito hoje.

Fiz uma pesquisa sobre este mesmo assunto (samba+ads). Encontrei um artigo (entre vários sem referências) que cita suas referências (2 sites e 1 email!):
http://www.wlug.org.nz/ActiveDirectorySamba

Acho que é assim que os artigos deviam ser escritos. Assim, caso não entenda uma parte, ou queira mais informações, posso consultar as referências e obter dados adcionais.

Não vou mais falar sobre o assunto, já que estão levando para o lado pessoal, e essa não era minha intenção, mas sim alertar para um fato que também acho importante.

Peço desculpas as pessoas que possa ter ofendito, me retiro agora e peço que continuem o bom trabalho. Precisamos de pessoas como vocês para ajudar o linux a crescer


» marsguo () em 07/02 00:00

concordo com a necessidade da citação nos artigos, mas o caso do mp3 é comletamente diferente, pois não importa se o nome do autor é mantido ou não, ou se vc sabe quem que tá cantando, o que importa é que esta sendo copiado sem o consentimento do autor. o que não minha opnião, é o mesmo que copiar um texto sem citar o autor.
esse é um assunto muito complexo, e provavelmente advém da cultura que a própria internet propõe (ou impõe), de que tudo que ta lá pode ser copiado.
Discordo quanto ao fato não citar o autor, mas de que adianta pois tenho uma cópia pirata do windows xp e do photoshop, copio uma porrada de musica pela internet e quando pego um tutorial na internet pouco me importa que é que fez, a não ser no caso de avisar o autor de uma possível falha.
Não me considero um montro por isso.


» andrs () em 07/02 00:33

Sulamita e Augusto.

Voces se prenderam a um ponto que não é a idéia essencial. Não estou dizendo que ela deva entrar na justiça, mas se é para criar caso com algo tao pequeno, pode cogitar seriamente passar a registrar cada artigo que escrever antes de publicar. Estou sendo meio ironico mas um pouco serio. Como eu disse, achei exagero enorme a atitude em questão, e acredite, isso vai continuar. E o pior é que da próxima vez, ou proximas, pode acontecer de o responsavel nao se tocar do erro e tirar o texto do ar, e tao pouco vir a publica pedir desculpas e assumir o erro. A partir do momento que publicou na net, é um pouco de inocencia achar que vão sequer lembrar de colocar os devidos creditos. As vezes por falta de escrupulos e mera vontade de se apoderar dos creditos. Outras por descuido ou "nem pensar o caso".

Pense do lado "comunidade" que voce, Sulamita, citou de boca cheia. O artigo foi publicado em outros sitios, o papel dele era ajudar quem quisesse implementar uma solucao nos moldes daquela que voce apresentou, ou era um textinho a mais pra colecao privada que alimento o ego? Olha, nao quero soar agressivo em exagero, mas se a intencao era a primeira, acredite, deve ter cumprido seu papel. Se era a segunda, ai voce tem motivo para ficar realmente brava. Mas se nao era nenhuma delas, pode apostar que quando alguem quizesse saber quem é o real autor do documento, descobriria que é voce. Ou perguntando nos sites onde ele foi escrito, ou comentando em lista de discussao, ou simplesmente perguntando no email do cara q publicou. No auge da espertesa do membro curioso da comunidade, bastaria uma busca no google pra ver que o artigo fora publicado antes, em outro site, e com outra assinatura.

Se a pessoa economizar X reais em licensas proprietarias por conta da sua solucao, publicada livremente na rede, com sistemas livres, ou achar que a solucao é perfeita, e resolver agradecer o autor, pode apostar que conseguiria saber exatamente quem o é.

Agora, se tudo que voce ou quem mais for publicar na rede, se for criar caso porque o site X ou o forum Y publicou o conteudo na integra ou em partes, ai sim, volto a pensar que nesse caso é bom registrar o material antes de publica-lo. Pior do que postar em um site seria um suporto "aproveitador" registrar no seu lugar, ja pensou? Espero que nunca tenha pensado e esqueca essa besteira que eu estou falando sobre registro e justica, e esqueca de brigar com o mundo e envolver uma "comunidade" inteira em um caso que apesar de nao ser isolado, não merece tambem tanto fócuo.

Ja pensou se o autor de cada documento publicado, por exemplo, no site da usenix, resolvesse sair brigando com cada site ou revista que publica esse conteudo em sua integra ou parcialmente, sem nenhuma ou pouquissima referencia? Não que o seu artigo se equivalha a tais, mas certamente são esforcos envolvidos e compartilhados com a comunidade que vao alem de mera leitura de man pages...

Ja pensou se alguem no FISL quando o Van Riel palestrando sobre SMP disse que thread e interrupcao no kernel era inviavel e por isso o focuo maior era no nivel do usuario, tivesse aparecido com uma versao em portugues assinada por sei-la-quem, do documento publicado pelo Poul-Henning Kamp 1 mes antes sobre LOR no kernel? O que aconteceria? hehe, em 2 minutos alguem diria "esse documento nao é seu".

Entao, quando a coisa for realmente seria, e voce suspeitar que nao vao lembrar do seu nome como autora, quando realmente importar e nao na hora de colarem em um site por ai, ai sim faca esse escandalo todo de novo.

Se o conteudo valer o barulho, serei o primeiro a apoiar e dizer que "desrespeitaram seu trabalho arduo", mas nunca que "a comunidade desrespeitou" ou que "houve desrespeito dentro da propria comunidade".

Bom, vou pra balada ;) Nao posto mais sobre o assunto aqui, e antes que alguem esqueca, minhas opinioes sao completamente pessoais, e pessoalmente nao tenho nada contra a autora desse escandalo (que por sinal teve repercussao maior que o proprio artigo de sua autoria). Apenas nao concordei com o "recall pelos creditos" em publico. Poderia ter ficado em particular.


» Enrique César () em 07/02 01:16

Sulamita, quanto tempo você esperou pela resposta do site que possui o conteúdo plagiado?

Acho que foi um exagero este tipo de publicação. Difamar sites e pessoas é algo muito sério, mesmo que seja "justo".

Gostaria de incluir uma crítica: este tipo de notícia não cabe ao br-linux.org. Logicamente esta é a minha opinião, mas quem manda aqui é o Augusto... Portanto, fica como sugestão para ele.


» Leandro () em 07/02 01:24

Pessoal

Copiar algo na íntegra mudando o nome do autor é errado.

E pronto.

Não há o que discutir, e isso não tem nada a ver com Linux ou comunidade, tem a ver com educação.

E ninguém copia um artigo e muda o nome do autor sem querer.

Imagine se copio os artigos do Augusto aqui e ponho o meu nome por descuido. Qualquer dia estou beijando a mulher do vizinho por descuido tb ;-)

Agora, postar um artigo legal e não colocar o autor, não colocar autor nenhum, isso pode mesmo ser descuido.

Não acho que foi exagero da Sulamita. Ela não pediu dinheiro, só reconhecimento. É o mínimo.

Fico espantado que alguns acham isso normal.

É como uma moda que está pegando aqui na minha cidade. Vc vai comprar algo numa loja de informática e os caras te dão uma folha de pedido. Na carinha dura. Nota fiscal só se pedir, e te olham como alienígena.

Esse mundo tá perdido mesmo, ou eu estou ficando velho...

Leandro


» jcarlos () em 07/02 01:46

Acho que o importante é dar o devido crédito as pessoas certas, independentemente do conteúdo ser bom ou ruim, o caso que aconteceu /c a Toskinha foi só um exemplo, quantos outros casos como este não ocorreram? Acredito que a maior parte dos autores dão duro em seus artigos e investem horas, distribuiem seu conteúdo permitindo reprodução sem esperar nenhum valor monetário em troca e depois descobrem que houve uma simples cópia do seu trabalho? Pior ainda é quando pegam uma apostila mudam o nome do autor e ainda vendem ganhando dinheiro nas custas do trabalho de outro. Completamente injusto.. quantos casos já não houveram de cópias de programas GPL vendendo-os e sem nem citar o autor original?

Lembrando a notícia, recentemente saiu outra em http://www.happypenguin.org/newsitem?id=4362 falando sobre uma cópia de conteúdo existente no site /p o linux.about.com sem nem mencionar os créditos.. /p quem quiser ver.

Não acho que as cópias acabaram /c esta notícias e com estes comentários, mas certamente contribuem /p uma diminuição no número de cópias já que um plajeador pode ler esta notícia e ficar /c medo de ser exposto como "copiador".


» Gilberto Nunes () em 07/02 08:41

Concordo com o Leandro.
O que você acharia, se alguém pegasse sua certidão de nascimento original, e tocasse o nome nela?
A analogia é a mesma.
É errado, irresponsável e pronto!


» Rogerio () em 07/02 08:46

Tentei entrar agora la (07/02/04 08:48) e nao apareceu o artigo no link... Acho que resolveram tirar do ar ao inves de incluir uma linha com o nome do autor... se foi isso, o site ta riscado da minha lista.... :( (Sinceramente espero que eles estejam atualizando e fazendo o correto)...


» Toskinha () em 07/02 09:34

Gente

Ok, já está dado o recado. Acredito que se começarmos a combater este tipo de pirataria estas ocorrencias vão diminuir. Como disse ao administrador do site, os textos são livres para copia, mantendo-se o autor e a fonte, o site do LinuxChix Brasil.
Acredito que o pessoal da slackware-brasil.com.br entendeu e não vai deixar mais isto acontecer. E eles sempre prestaram um importante trabalho para nós, quase todos que usam Slackware utilizam o ftp.slackware-brasil.com.br, o melhor mirror por aqui. Porém eles estão com problemas, que vcs devem ter sentido quando várias vezes o ftp está fora do ar. Então podemos ajudar, eles estão precisando de um hd novo, o antigo está com os dias e badblocks contados. Se 38 pessoas doarem 10 reais, eles conseguem comprar. Eu ajudei, quem quiser ajudar mande um mail para geyson@slackware-brasil.com.br, adm do site. Vamos lá galera, vamos retribuir o tempão que este ftp ajudou.


» Augusto Campos () em 07/02 10:09

Enrique César: a notícia em si, isoladamente, é claro que não caberia aqui no br-linux.org - aqui é um site sobre Linux, e não sobre direito autoral. Mas note que eu a aproveitei como gancho para provocar um debate sobre o assunto, e até mesmo no corpo do texto (desconsiderando os comentários) a notícia original enviada pela Sulamita ocupa bem menos da metade do espaço - o resto é "editorial", comentando sobre como a comunidade Linux lida com isto.

Eu também não fico patrulhando os outros sites para ver se estão copiando meu conteúdo, mas tomo muito cuidado quando alguém me envia algum tutorial para publicação aqui, para evitar a publicação de plágio. E acho o plágio intencional (copiar o texto inteiro, e por coincidência esquecer justamente do parágrafo que traz o nome do autor) algo completamente incompatível com a idéia de manter um veículo de comunicação com a comunidade Linux.

Já aconteceu comigo N vezes, e felizmente o contato direto com os autores do plágio costuma resolver. Mas isso não exclui a importância do debate e da conscientização sobre o tema, e eu acho que o fato de alguns de vocês terem se espantado de que a autora do texto reclamou em público sobre a apropriação do trabalho dela mostra que esse debate até demorou.

Entendo que alguns de vocês, tipo o andrs, não achem. E vocês podem achar que foi tempestade em copo d'água à vontade - o importante é que percebam que essa sua opinião não é a única, e entre os que se deram ao trabalho de responder, não é a majoritária também.

Eu tenho certeza de que provoquei uma discussão saudável, de que trouxe para o primeiro plano um assunto que ficava sempre meio escondido, e de que alguns atuais mantenedores de sites que não se importariam de roubar a autoria de textos alheios (e de fato tem uns sites por aí que vivem copiando matéria de revista e de jornal sem autorização e até sem dar os créditos) vão pensar um pouco mais de agora em diante.

Mesmo que alguns queiram (talvez inconscientemente) achar alguma culpa para a autora do texto apropriado indevidamente (que berrou, quando devia ter deixado o texto dela ser copiado sem créditos à vontade... que egoísta né?), e chamar de coitadinho o administrador do site que copiou o texto inteiro menos o último parágrafo, desprezou as tentativas de contato direto da autora para corrigir a situação, e quando teve seu comportamento exposto, preferiu remover do seu site o texto do que adicionar lá uma linha a mais informando quem havia escrito.

Agora, dizer que não deveríamos mencionar o assunto porque esse tipo de violação sempre vai existir é fogo hein? Provavelmente sempre vai existir, mas não é por isso que de vez em quando não devemos dar uma sacudida no pessoal. Vergonha seria deixar de mencionar um tema tão importante, achar que é off-topic falar do que acontece tão perto de nós.

Abraços
Augusto


» flipe () em 07/02 13:12

realmente é uma falta de respeito com o criador...
copio documentos sim, mas sempre mantendo o nome do autor, que é o certo...


» nnshalon () em 07/02 19:35

Toskinha,

Vc ainda não falou sobre o tempo que esperou o retorno do pessoal do slackware-brasil.
E percebo que vc utiliza os serviços dele e admira o site www.slackware-brasil.com.br.

Augusto,

Acho que a discussão é saudável, mas não é saudável envolver nomes na discussão.

Abraços a todos da comunidade de SL.
Precisamos um dos outros


» Evandro Guglielmeli () em 07/02 19:59

Apenas uma espécie de apólogo dedicado a todos, dos que acreditam que a Toskinha "tá de frescura" aos que acham que ela devia "metralhar o infiel".

Acredito que praticamente todos aqui saibam o que é uma praia, não?! É! aquele lugar onde o mar bate suas ondas numa imensidão de areia. Esse mesmo.

Pois é! Você já reparou a praia extensa? Ela é formada por milhões de pequenos grãos de areia...

Copiar sem créditos ou com créditos é realmente uma coisa muito pequena, talvez até "pequena demais para tanto barulho"... a questão então é simplesmente "Qual delas é a correta?"

Mas antes de responder esta questão, acho que se deve lembrar que a praia paradisíaca e o lixão pestilento, ambos, são formados por pequenas partículas, tão pequenas quanto as cópias com e sem crédito.

Em que mundo nós vamos querer viver? No paraíso de uma praia ou na imundíce de um lixão? A escolha é nossa, a começar pelas pequeninas opções!

Abraços!

Evandro Guglielmeli


» Augusto Campos () em 07/02 21:14

nnshalon, é precisamente por isto que eu não envolvi nenhum nome na discussão, além do da prejudicada.

E mais saudável ainda seria não ter nenhum caso concreto para mencionar, espero que no futuro essa venha a ser nossa realidade!


» r_linux () em 07/02 21:42

Acho que só consegui ler uns 35 ou mais comentarios dos 57, mas já deu pra ver que muitos não entenderam a essencia da coisa.
No meu caso, não me importo que seja copiado os artigos de minha pagina, o que me deixou irritado e ao mesmo tempo triste foi o fato de alguns artigos e tutorias estarem em outras paginas com outra pessoa como Autor.
Eu mandei mensagens para os admins dos sites em que os artigos e tutorias estavam como de outros autores e ainda mandei para os "autores" dos meus documentos e não obtive resposta, apenas de um que falou que as pessoas vão lá e postam os artigos e não tem como ele verificar isso, dai veio minha opinião do "poste seu artigo" do estilo do PHPNuke.
Sem mais... :)


» Toskinha () em 08/02 01:29

nnshalon:
Com certeza não esperei o tempo que você acharia recomendado, mas levando-se em conta que o artigo estava no site desde 21/01, e que como o Augusto disse, é muito estranho alguem esquecer exatamente o ultimo paragrafo que trata do autor, não tenho nenhum peso na consciencia. Utilizo o ftp sim, e não tem nada a ver com admirar o trabalho, como eu admiraria um trabalho feito desta forma, na base da copia usurpada. O que fiz foi tentar ajudar a dar mais uma chance, pois acredito que eles não vao fazer mais isto e podem ser uma grande ajuda à comunidade.
What's wrong with you people... será que agora eu sou culpada pelo acontecido? Eita Brasil...


» Challado () em 08/02 11:26

Concordo com o Carlos:

Se você quer publicar um artigo, algo assim, por favor, especifique suas fontes bibliográficas e de pesquisa, pois assim todos que exigem para si um direito, garantem este mesmo direito para o outro.


» Augusto Campos () em 08/02 11:55

Eu acho que publicar fontes de pesquisa e referências bibliográficas enriquece qualquer texto. E que mencionar origem de citações diretas é obrigatório.


» Reply () em 08/02 21:34

Primeiro:

" mantenedora da área sobre alta disponibilidade no site UnderLinux, participante das LinuxChix e palestrante sempre presente nos eventos da comunidade Linux brasileira"

Nao precisava disso neh, ninguem quer saber se ela toma conta da cozinha de casa ou de uma area num site. :)

Devemos lembrar que muitas pessoas conhecidas nao citam fontes. Uma delas é o Morimoto em que no seu ebook sobre redes ele nem sequer coloca um bibliografia, o que da pra pensar q ele tirou tudo da cachola sem sequer consultar nada...

E outra coisa se deve as pessoas de sites como linuxit , linuxbsd ... e outros, praticamente traduzirem artigos,installs,..., e juntar tudo num que eles julgam ser artigos e dizerem q sao os mentores. Isso se deve a eles terem aquela coisa q menino pequeno quer ter, atencao. Deixa pra la...

Mta mta mta mta gente famosa copia tb.

Muita gente copia no comeco ate ter conseguir andar com as proprias pernas, outros copiam hj e copiarao amanha. É a vida.


» Reply () em 08/02 21:38

A Sulamita deve ter copiado tb de outro site tb. hehe ou so traduziu. heheheeh


» Reply () em 08/02 21:41

O cara ja respondeu:
"
Venho atravez desta para pedir minhas sinceras desculpas a Sulamita Garcia pelo fato ocorrido. O artigo escrito por Sulamita foi escolhido no meio da correria para conseguir colocar o site no ar. Quando estava escolhendo alguns temas para iniciar o site eu peguei esse artigo porque ele mostrava tudo que era necessário para funcionar sobre o tópico abordado e no meio da correria eu nao copiei o nome do autor devido ter copiado do codigo fonte do html. Quero novamente pedir desculpas a Sulamita Garcia pelo fato e gostaria de pedir que se tiver o interesse de postar esse e outros artigos(também deixando um convite para todos os participantes dessa lista, site e fórum) em nosso site, fico lisongeado em te- lo como participante do nosso site. Fico esperando o contato de todos... Muito obrigado pela atenção.

Enviado por Tick Skywalker em 16h57min /
06/02/2004 - Lido 46 vez.
"


» TuxMaster () em 08/02 22:16

Em resposta ao Reply...

Acho mais que merecida a apresentação da Sulamita Garcia, visto que nos tempos sombrios em que vivemos poucos são os que se interessam realmente pelo trabalho dos outros.

Não sei se outros concordam, mas são pensamentos como os do Reply que fomentam o surgimento de casos parecidos ao do artigo em questão, já que é mais fácil hoje em dia digitar umas palavras no Google, clicar em um ou dois links, copiar, colar e pronto, eis que surge um "novo" material.

Mas eu acredito em justiça, sei que muitas vezes os "responsáveis" pelo "Ctrl+C, Ctrl+V" serão questionados quanto aos seus "conhecimentos" e poucos, uma minoria terá a decência de assumir que não teve trabalho algum.

Acho que é mais um exemplo do caos ideológico eu vivenciamos nos dias de hoje, mas se nos acostumamos a piratear softwares de milhares de dólares sem sofre nenhuma punição, que mal fará uma "cola" de um artigozinho da Internet, afinal de contas: "se está lá é pra todo mundo, não é?!?!?".


» Maquiavel () em 09/02 03:55

Quase 100 posts divididos em puxasaquismo e fogueira das vaidades. Um copiou, outro cobrou e já devia ter encerrado isso de forma amigável pra não causar tanto estardalhaço. Os mais cara de paus e copiões do mundo virtual, foram caras que encheram o bolso de grana copiando texto alheios de zines made in Brasil e esses copiados de outros zines fora da terra Brasilis. Livros como "Os Hackers e a Internet" e o "Manual completo do Hacker" são as edições mais cínicas e hipócritas já editadas no Brasil no segmento informática. Isso só pra citar alguns. O mais hilário ler "todos aos direitos reservados, nenhuma parte desse livro pode ser reproduzida, blá blá..." Como alguém copia algo de dezenas de sites sem dar credito a ninguém e os torna dono oficial quando lança em livro esse mesmos artigos ?
Pra ver até onde chega o conhecimento de cada autor dessas belas criações, os autores nada mais criaram além disso, quer dizer , o tal de Marcio fez um outro livro que foi record em fracasso de venda. Também um livro que ensinava a usar Getright e Napster tinha que naufragar. O outro lançou esse ano o manual volume 10000, agora roubando textos linux.
Antes de dizia: nada se cria, tudo se copia. Hoje é diferente: Nego nem mais copia, rouba mesmo na cara de pau e diz que é dono.

Maquiavel


» Toskinha () em 09/02 09:39

Numa coisa tem razão, deveria ter postado as referencias bibliográficas, mesmo as manpages. Vou revisar todos os meus artigos.
E quanto ao Reply, bom, você pode buscar na internet os textos sobre Active Directory e Samba, mas tente encontrar outro que diga que vc NAO PRECISA DE PAM. Eu não achei, e fiz funcionar. Não tente desvalorizar o trabalho que você nem sabe do que se trata.


» Modvayne_rs () em 09/02 10:01

É fundamental presevar o nome do autor, mais uma coisa que eu achava muito estranho é o fato de que a pouco tempo atras www.underlinux.com.br ocultava no rodape do site que o site era desenvolvido em PHPNUKE eu ja li o codigo o do PHPNUKE e la o autor faz um comantario para não se retire as linhas que escreve que o site foi desenvolvido em PHPNUKE


» Oliver Pereira () em 09/02 10:59

Caros amigos

Quando fiz meu primeiro comentario fui totalmente a favor da posição da autora, e continuo sendo a favor da manutenção dos creditos originais ao se fazer copia de documentos.
Mas acho que o caso foi mal resolvido, pois
autora deveria ter aguardado uma resposta do site em questão, que como vimos não agil de ma fé, e se retratou.E acho que houve uma certa arrogancia nas respostas, como "Eu não achei, e fiz funcionar", mesmo isto sendo verdade, não concordo com este tipo de postura "Eu sou a unica pessoa na face da terra capaz de fazer isto funcionar", este tipo de arrogencia no meu ponto de vista é exatamente o contrario do que a comunidade precisa, pois acho que o conceito é sempre somar e construir, e não promover ninguem, mesmo esta pessoal tendo colaborado com algo muito bom, acho que buscamos soluções alternativas e cada vez melhores. Se as pessoas querem se promover dentro da comunidade deveriam ter alem de capacidade , a humildade ! Pois só assim teremos um grande futuro.
Isto não é só em relação a autora mais sim, a todos que buscam este reconhecimento de celebridade.Que deve ser conquistado e não imposto.
Esse é meu ponto de vista pessoal.


» O Segredo do Meu Sucesso () em 09/02 11:39

Receita de Sucesso:

Faça um artiguinho qualquer sobre Software Livre, especialmente se for um sobre seu mundinho particular com combinações de softwares que ninguém mais usa.

Espalhe pra algumas pessoas que usam o mesmo micromundo e espere alguém copiar. E fatalmente alguém vai copiar, pois resolver as coisas no seu micromundo não é fácil.

Uma vez que alguém tenha copiado, grite aos quatro ventos, ponha reclamações no jornal, arrume um escarcéu gigantesco. Mande também um email pro responsável, mas não precisa nem aguardar a resposta; afinal, copiaram sem dizer que foi você que "inventou" aquilo. Não importa que quem copiou não objetivasse lucro e sim espalhar a informação, que você também disponibilizou de graça. Seu nominho não apareceu e a informação em si não importa, exceto a "fui eu que fiz!". E o escândalo é bom, pois publicidade é a "arma" do negócio!

Se te interpelarem dizendo que é uma reação excessiva, seja mais arrogante ainda. Diga que é falta de senso de comunidade de quem copiou - afinal, eles disseminaram conhecimento mas não O SEU SAGRADO NOME. Mostre que, como autor do texto, você é automaticamente eleito pra falar palavrões, xingar as pessoas, condenar os culpados ao inferno, declarar que só você teria escrito um texto daqueles e tantos outros privilégios divinos.

----------------------------
Já foi dito isso, mas eu repito:

O que os sujeitos fizeram foi levemente errado. E a autora do texto, a mesma que os expôs, confessou aí em cima que não aguardou pela resposta "o tempo que você acharia recomendado". A palavra bem apropriada que deram sobre isso foi Fogueira das Vaidades.

Você não precisava ser tão arrogante e escandalosa, Sulamita. Isso não tira o mérito do seu texto nem os direitos de reconhecimento, mas também não te dá permissão pra pisar nos outros e agir tão precipitadamente.


» Daniel Fonseca Alves () em 09/02 11:51

Bom diga-se de passagem que já chegamos aos 69.
Dos comentários!!! (não me deixam molhar o bico!)
Quanto ao caso em si é de certa maneira interessante pois mostra o que o paradigma da GPL e afins poderá criar no futuro uma confusão geral de autoria.
Compartilhar mas com os devidos méritos, este é o certo.Mas problemas aparecem de carater técnico e legal que ainda não foram completamente testados.
Ex:
- Quando entender que um trabalho é derivado de outro, tecnicamente falando(vejam que já ocorre uma dificuldade quando há trabalhos que possuem a mesma função).
- A GPL(e afins) é valida juridicamente ?
- Como testar se um trabalho não possui uma autoria anterior e que é tratado sob uma outra licença restritiva ? (Veja o caso SCO)


» Anonimo () em 09/02 12:36


O ocorrido demonstra claramente o fato de que é uma comunidade a favor da auto-promoção e não da difusão do conhecimento. É como citaram acima uma Fogueira das Vaidades, o nome no fim do artigo se torna mais importante que o artigo.

Compartilhem não a informação, mas o nome da pessoa que "generosamente" disponibilizou a informação. É necessário alimentar o ego da
pessoa para que ela continue sua "generosidade".

Ridiculo todo este escarcéu por causa de um fato tão bobo.


» Adailton () em 09/02 14:17

Há quem ache bobagem, porém, coloque-se no lugar da pessoa 'plagiada'.

Assim como eu, muitas pessoas procuram e utilizam material na internet. Mas, ao final, acrescentamos: Fonte: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001793.html

Se alguém pegar, por exemplo, o carro, ou o computador, emprestado, deve tomar o cuidado para devolver o bem no mesmo estado em que o recebeu.
Mas, na internet, quando alguém pega um texto, qualquer que seja, está tomando emprestado ? Não, é claro, e daí decorre que deve citar a fonte. Site (ou sítio, como preferem alguns) e autor, no mínimo.
De outra forma, me parece puro roubo. De idéias.

A Sulamita Garcia (toskinha@noisemakers.org), tem não apenas o direito de reclamar, mas o dever, pois a sua omissão seria um incentivo a outros 'ladrões' de idéias.

Acrescento, que citar a fonte, dá ao trabalho sério, mais qualidade e confiabilidade, pois respeita o direito do autor e informa a qualidade da fonte, mesmo em se tratando de pesquisa. Bibliografia não é mero 'detalhe' exigido por professores 'chatos'. Citar, em um livro ou pesquisa, a fonte, mostra o quão respeitável é a fonte, e por conseqüência, o trabalho ora apresentado.

Há, na revista IstoÉ, uma entrevista com Marilena Lazzarini - SEJAMOS CHATOS, muito interessante, e que nos mostra que bobagem é deixar barato.


» gar0t0 () em 09/02 14:59

Seguinte...
li qse todos as msgs... eu concordo com a Sula de reclamar pois foi ela quem escreve e os creditos tem q ser dados pra ela...
Ok o autor se desculpou.. legal.. reconheceu o erro... o artigo esta fora do ar.... não sei pq.. deveria só ter colocado os creditos da Sulamita....

Bão... como o thefallen falo.. aconteceu com o slackwarezine que ainda esta sendo distribuido sem nenhuma referencia do site oficial....

Não acho legal uma pessoa passar horas escrevendo alguma coisa e a outro simplimente copiar..

igual na faculdade... se fica 1 hora fazendo uma prova q ta dificil e chega um toma a prova e coloca o nome dele!! legal né ?

a discução é bem legal... tirando o povo como o reply q não tem oq fazer e não tem opinião... =) pois nem se identificou..

Não concordo com o anonimo falando que a comunidade é toda para se auto promover...

Bão.. fico por aqui...
Sem mais - gar0t0


» hamacker () em 09/02 17:24

Esse fato só mostra o lado ironico da coisa :
- quando é para desmoralizar alguem que já admitiu a culpa/erro todo mundo quer partipar com "chutes" em forma de palavras;
- Quando é para alguem ajudar em algum howto, artigo, tradução ou projeto então ninguem aparece.

Salvos alguns comentários que foram "impessoais", só ví gente "chutando"...


» 3V1L () em 10/02 19:28

Acho as referencias iniciais à Sulamita validas, pois dão credito à sua pessoa. Concordo com suas exigencias ( que foram atendidas ),pois, na minha opinião, quando realizamos tarefas árduas,o que mais nos gratifica é o reconhecimento, se aquilo pelo qual nós depositamos o nosso suor e o nosso precioso tempo é útil para as pessoas, então a nossa satisfação pessoal é ainda maior, pois, nos sentimos uteis à comunidade em geral; e nos sentimos motivados a continuar.


» ofranja () em 10/02 22:26

Lendo uns ~ [40-50] comentários posso garantir uma coisa: aqui tem mais variedade que uma feira livre. E aqui vai minha contribuição:

1) Citar manpages - e referências do gênero - é interessante no documento, mas não usem isso pra justificar o ocorrido. Vale lembrar que para configurar o seu Samba (com ou sem ADS), é *altamente recomendado* ler os manpages e a documentação do projeto. Se você quiser configurar essa combinação usando só um tutorial, diria que você é muito inocente, e logo logo vai se sentir obrigado a ler a documentação do Samba também.

2) Não quero me posicionar em favor de nenhum 'lado', pois é raro quem está de fora saber como ocorreu exatamente. Mas estou achando estranho o pessoal comentando sobre 'ego' e 'arrogância' aqui, como se a autora estivesse pedindo alguma coisa além do que é de direito. Cá entre nós: configurar Samba com ADS sem PAM? Isso definitivamente não está no manpage, nem em tutoriais do Samba que eu conheço. Ainda mais no Slackware. ;-)

3) Entretanto, como disse no primeiro parágrafo, apóio a inclusão dos manpages e documentações do projeto em qualquer documento que referencie eles. Primeiro pelos devidos créditos, como já mencionado, e segundo, por ser um meio mais fácil de achar exatamente quais pontos da documentação foram utilizados.

4) "Pessoas sábias falam de idéias, pessoas práticas falam de fatos e pessoas medíocres falam de outras pessoas." (A.D.). Não sejamos pessoas medíocres, ok? :^)


» fernando () em 12/04 09:05

ah... sei lá... tem tanta gente falando que eu queria mandar uma msg tbm... então to escrevendo...só para constar...
fernandus@click21.com.br


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.