Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

PT gasta R$ 1,430 milhão com software proprietário

Notícia publicada por brain em fevereiro 5, 2004 09:21 AM | TrackBack


Patola (Cláudio Sampaio) (patolinux@terra.com.br) disse: "A dotlinux mostrou uma notícia dizendo que o PT está comprando 5000 computadores para o partido e gastando R$ 21,680 milhões com isso, dos quais R$ 1,430 milhão é para a compra de softwares proprietários. A notícia censura fortemente o "partido que defende o software livre" ter gastado tudo isso com software proprietário, mas eu acho que já começar criticando por aí é um erro pois nem se viu a fundo o caso - de repente para eles faz mais sentido esse tal software mesmo. O artigo não tem detalhes, sobre se o software proprietário é SO, banco de dados ou outras coisas e/ou se é para alguns ou todos os computadores. Se for para todos os computadores dá 286 reais por micro, o que realmente não é muito. Opiniões?" (veja também a notícia original).

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» pizza () em 05/02 09:53

Neste caso, o sistema operacional já está incluso no valor das máquinas, adquiridas da HP. O valor de 1,486 milhão de reais é de um contrato com a TBA (microsoft) e refere-se, provavelmente, a a quisição de licenças MSOffice e outros aplicativos, desprezando completamente o OpenOffice e qualquer outra solcução livre.

Realmente um exemplo lamentável, será que o PT que comprou isso não é o mesmo PT que governa o país? Aquele governo que tem metas ambiciosas em relação ao Software Livre e que defende e adorta a filosofia GNU.

Lamentável...


» alexandre () em 05/02 10:11

Para que esta querendo promover um sistema realmente é um passo contrário. E com certeza vai ser utilizado de alguma forma pela empresa proprietária do software adquirido que foi 'embarcado' nas máquinas ( provavelmente sem alarde, o que causaria providência/remoção imediata por parte do PT ).

Só gostaria de saber se quem fez a negociação da compra entrou em contato com a liderança do governo para saber qual o direcionamento que o governo está dando na área de software/hardware ( ou se pelo menos conversa com alguém do próprio partido )

Se o custo do hardware bateu o de todos os outros, não ha por que delongar a questão. É só implementar software GNU/GPL/OSS no lugar do que veio embarcado


» CBral () em 05/02 10:18

4000 mil R$ em cada maquina ta meio carinha nao, com isso da pra montar um A64 3400+, uma radeon 9800xt uma MSI K8T no caso da mobo 1 giga de DDR e deve dar pra pegar um seagate de 100g sata e um Xaser III. Se fosse carcava um duron 1.6 na petisada po so pra escreve ja ta muito bom.


» Henrique () em 05/02 10:27

Sabe o que isso me lembra?

"Faça o que eu digo não faça o que eu faço!"


» Fatal () em 05/02 10:46

Existem dois e-mails importantes no PT referêntes a este assunto, alguém já tentou entrar em contato para ver o que eles acham dessa matéria?

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001782.html#comments

Núcleo de Informática: infopt@pt.org.br

Ouvidoria: ouvidoria@pt.org.br

Vou ver se consigo mandar mais tarde, agora não vai ser possível...


» domus () em 05/02 11:05

Ae Fatal:

obrigado já mandei meu e-mail pra eles:

Olá

bom dia a todos, gostaria de saber como isso é possivel quando o governo propoe como seu principal tema o Software livre, por favor queremos mais transparencia nesse caso, já existem especulaçoes que no meio dessas licenças o MS Office tambem está incluso na lista de compras, sabemos que o governo vai instalar OpenOffice, por favor era bom que fosse divulgada uma nota em publico para a comunidade de Software Livre, pois o PT está ganhando antipatia da comunidade antes mesmo que as coisas sejam exclarecidas, é importante que as coisas sejam exclarecidas


neste link possui a mençao da materia e opniao de algumas pessoas influentes de SL

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001782.html#comments

grato, pela atençao


» anônimo () em 05/02 11:23

O PT gastou na realidade R$1.430 milhões, não R$1,430 milhões, como anunciado. Usamos vírgulas para os decimais e pontos para separar os milhares. Na dúvida, alguns órgãos da ONU recomendam não usar nem ponto nem vírgulas, portanto, R$1430 milhões.


» Marcelo R. Minholi () em 05/02 11:40

Acho que não é esse valor todo não, R$ 1430 milhões seria R$ 1,43 bilhões...


» carlos araujo () em 05/02 12:14

PT: Abortar, Falhar ou Repetir?

Para quem vem guinando aceleradamente para o Neo Liberalismo nada mais me espanta.Sintomático que o PT tenha comprado da TBA, a mesma distribuidora que por longo tempo andou nas páginas dos escândalos e nas reuniões de debates sobre Direitos do Consumidor e formação monopólio e dumping.O discurso emancipatório do PT,e em particular as promessas para o SL, me parecem, foram deletadas.


» Prolinux () em 05/02 12:14

Ja enviei e-mail's para o PT, espero que todos enviem .


» chimpa () em 05/02 12:18

Antes que eu leve umas pedradas:

- sou 100% open source;

Mas antes de julgar, é preciso saber de mais detalhes sobre estes gastos. Acho muito precipitado xingar sem saber do contexto todo. Não vou defender, nem acusar.

Quem trabalha diretamente no mercado sabe que é praticalmente *impossível* trabalhar *somente* com open source. Por mais opções que existam de bastante qualidade no mundo GPL, as vezes é preciso saber reconhecer outros pontos cruxiais, como contratos, compatibilidade, suporte, etc. Dependendo do tamanho da empresa/corporação não há como bater o pé e dizer 'somente open software'. Bom, pelo menos ainda não. E sinceramente acho difícil acreditar numa época que se possa substituir 100% , justamente pelo mercado estar diretamente ligado ao dim dim $$$. Formatos, protocolos, funcionalidades, entre outros, criados por empresas as vezes 'forçam' a necessidade. É igual vc na sua casa quer jogar Counter Strike: ou vc emular via XWine e fica tomando head shot por lentidão normal ou vc assume que tem windows instalado na máquina - pura necessidade.

Mais uma vez: não estou defendendo nem atacando. É um pouco mais complicado do que 'vamos montar nosso TI e não gastar nada!'.

Mas realmente, por toda propaganda, o PT deve uma explicação - e é melhor ser boa.


» jduarte () em 05/02 12:26

Lembrem que em um regime democratico o partido do presidente não é o governo, ele apenas o infuência.

Isso só teria lógica se estivessemos na China onde só tem um partido e que é o governo.

Também não existe muitas informações especificando com quais softwares proprietários estão gastando.

....

E R$ 4000 para um desktop corporativo não é um absurdo, porque nesse mundo os valores são sempre altos.


» CBral () em 05/02 12:30

E R$ 4000 para um desktop corporativo não é um absurdo, porque nesse mundo os valores são sempre altos.

Muito caro so pra escrever e mandar e-mail e navegar , com metade do preco compra um duron 1.6 que roda ate prince of persia.


» José Tiburcio Ribeiro Netto () em 05/02 12:41

Eu acredito ser possível a utilização em massa do software livre em todos os meios. O que impede isto é a cultura adquirida pelas pessoas, que desde seu primeiro contato com o PC, usam sistemas proprietários. A atitude do PT não condiz com os modelos políticos traçados recentemente pelo governo, como a construção de um portal livre para fomentar o desenvolvimento de softwares livres para o uso nos órgãos públicos e a adoção de medidas que privilegiam o software livre em todas as questões relacionadas ao investimento em tecnologia informática. É como o Henrique disse logo acima: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Acredito ainda que um acordo desses poderia influenciar a posição do PT em relação ao software livre no Congresso Nacional.


» Manoel Pinho () em 05/02 12:56

PT está mais hoje para Partido dos Traidores...

Comprar M$ e da TBA é demais para mim...

Me digam o que não é possível atender, com softwares livres como o OpenOffice e outros (para web, email, etc), as necessidades de escritórios de um partido político ?

No mínimo o que se poderia esperar de um partido que teoricamente apoiaria o software livre é ser coerente.

Ainda há realmente alguns softwares que não possuem equivalência livre, mas com certeza não é esse o caso.


» Marcos Alexandre () em 05/02 13:32

Fazer a conta de 4000 por máquina já está errado. Quem garante que entre esses computadores não estão servidores de grande porte, que são bem mais caros e que possam precisar de softwares bem mais caros?


» slobodan milosevic () em 05/02 13:34

Boa Cabelo!


» Marcos Alexanre () em 05/02 13:35

Sem falar que se eles não conseguiram portar todos os programas que usam para Linux, ainda vão precisar comprar máquinas com Windows.

Aqui na empresa faz 2 anos e meio que estamos trabalhando para portar nossos aplicativos. Imagina no governo...


» Miguel Figueiredo () em 05/02 14:22

Infelizmente o PT é igual a todos os outros partidos. Eles diziam q não, mas bastou chegar ao poder pra vermos que era só papo.

Nem ao menos coerência eles conseguem passar. O discurso deles de apoio a OSS é bonito mas pelo jeito, vazio.

Mesmo que eles precisassem de software proprietário, não ia chegar ao ponto de gastar 1,4 milhões nisso. Acredito que eles não vão usar NENHUM software open-source nesses equipamentos.

Isso mostra, como na maior parte das coisas, o que nós Brasileiros precisamos construir pelo bem da sociedade em geral, tem que ser feito pela mesma. Depender de governos é perda de tempo, já que a cada um que assume o poder luta pelos próprios interesses ao invés dos interesses dos que os elegeram.

Se queremos que o Brasil se torne um centro de excelência e referência em uso e desenvolvimento de OSS, teremos que fazê-lo nós mesmos...


» Peter Parker () em 05/02 15:04

Eu trabalho no meio corporativo, e sem entrar no mérito da contradição do partido: como alguém afirmou acima, 4 mil não é caro para um desktop corporativo. Lembrem-se que não é um micro comprado na Clandestina Soft & Cia, e sim um micro com nota + softs com nota + assistência técnica.


» André Penteado () em 05/02 15:43

Supondo que foram comprados os mesmos softwares
para todos os computadores seria um gasto R$286,00
por computador que não seria nem metade do preço
do SO do tio bill, muito menos seu office.

Posso estar chovendo no molhado dizendo isso, mas
quer dizer que (teoricamente) boa parte desses 5000
computadores terão um SO livre e demais softwares,
coisa que eu acho muito boa e até comum (mesclar
softwares livres com proprietários).

A não ser que tenha algo mais por trás da cortina......


» Eduardo () em 05/02 15:43

"O PT gastou na realidade R$1.430 milhões, não R$1,430 milhões, como anunciado. Usamos vírgulas para os decimais e pontos para separar os milhares. Na dúvida, alguns órgãos da ONU recomendam não usar nem ponto nem vírgulas, portanto, R$1430 milhões."

Você está louco? Onde o PT iria arrumar quase UM BILHÂO E MEIO de reais para informatizar o partido???
não é R$ 1.430 milhões (Mil, quatrocentos e trinta milhões reais) e sim R$1, 430 milhões (Um milhão, quatrocentos e trinta MIL reais)


» Anônimo () em 05/02 16:08

Caras, desse partidinho eu não duvido de mais nada...

Até avião o Mula já comprou...


» Derru () em 05/02 18:04


Derrubemmos o Sr. Presidente da Republica Lula Discurso da Silva !


Viva a revoluçao !!!!

Matemos os que atrapalham o país a se desenvolver !

Vamos revoltar contra tudo e todos !!!


» Minemonics () em 05/02 18:24

Realmente assim fica dificil....
Se é realmente um gasto para se utilizar o M$ Office em detrimento ao Open...é realmente uma lástima.

Esta na hora do PT rever os seus conceitos em relação ao SL.

Abraços!


» ozp () em 05/02 18:32

Gente, pensa em uma coisa:

É possível vc ter um multi-funcional rodando com todas as suas capacidades (ex: OCR em portugues) com o linux???

É possivel vc abrir mao de ter um OCR em portugues, de poder usar um scanner e tudo mais para ter o linux rodando?

o OOO pode substituir o Office, o linux pode substituir o windows, mas eu desconheço um aplicativo OCR em portugues para linux.

Desconheco um aplicativo para scanner que vc possa exportar rapidamente e facilmente para o OOo/word, para Gimp etc..

Esse talvez seja um X da questao tb.


» Sal () em 05/02 19:46

"Desconheco um aplicativo para scanner que vc possa exportar rapidamente e facilmente para o OOo/word, para Gimp etc.."

Mas convenhamos que não é necessário um scanner com OCR por estação de trabalho.

Uma possibilidade é o PT ter um sistema de gestão de campanha baseado no M$ Windows. Mesmo assim, e especialmente se o sistema for mais antigo, sempre existe o Wine.


» Pierre () em 05/02 19:59

Olá amigos,

Eu tenho a seguinte opinião:
Na política existem os bastidores e todos sabem dos escandânlos envolvendo a TBA com as licitações do Governo Federal e na política não é só a competência que vale, existem os padrinhos.
Mas tenho a impressão que o Software Livre poderia atender as necessidades de um partido, não imagino que um partido politico tenha tantas complexidades que o software livre não venha a atender.
Enfim o PT tem a bandeira do software livre e poderia prestigiar, mas como se diz "Casa de ferreiro, espeto de pau."
Este atitude do PT equivale a Microsoft usar Software Livre e a Fundação GNU, começar a usar o Windows XP.
Para mim mais uma decepção com o PT.

Pierre


» marsguo () em 05/02 20:03

sem levar em conta que é 1,43 milhoes para o TBA. mas a HP faz um desconto de R$ 250,00 por maquina se vc comprar um micro com linux. ou seja 5000 micros x R$250,00 = 1,25 milhoes. só de SO.


» Manoel Pinho () em 05/02 20:29

"Desconheco um aplicativo para scanner que vc possa exportar rapidamente e facilmente para o OOo/word, para Gimp etc.."

Escanear é uma coisa. OCR é outra.

Para OCR há pelo menos um:

http://www.claraocr.org/

Desde que o scanner comprado seja suportado pelo SANE, existem várias formas de escanear facilmente no linux:

1- Usando o xsane como plugin do próprio Gimp:

http://sanefr.free.fr/sane-xsane-gimp-doc.html

2- Usando o xscanimage que vem com o SANE, o xsane ou qualquer dos front-ends disponíveis:

http://www.sane-project.org/sane-frontends.html


E mesmo que não houvesse uma forma de usar o linux bastava montar um "servidor de scanner", pois ninguém usa scanner o dia inteiro...


» Manoel Pinho () em 05/02 20:30

Ah, e mesmo que não se pudesse usar linux poderiam usar o OO no Windows e economizar MUITO dinheiro...


» Zyk () em 05/02 21:46

Linux ainda não está preparado para as pessoas semi-analfabetas. Para um usuário comum de Windows usar Linux hoje em dia é como voce querer navegar na Internet sem saber ler o básico em ingles: limitação é obvia. A maioria das pessoas (tenho absoluta certeza que é por falta de costume) tremem só em pensar que é preciso montar/desmontar para usar disquete. Pense o seguinte: você tem uma secretária bilingue muito boa (em competência!) que fez vários cursos de informática (pacote Windows/Office, naturalmente). Coloca de frente com Linux. Você pensa que ela vai sair fuçando por aí para ver como é? Vai querer de volta seu bom e velho Windows na mesma hora. OpenOffice? Vai perguntar na primeira vez: "em que formato devo salvar? XML, XLS, CVS... Vai ficar perdida como uma barata tonta. Imagine o tempo perdido para treinar esta pessoa. É mais barato continua com Windows... E dá muito menos dor de cabeça, pois se der algo errado com Windows ... é assim mesmo. Se der algo errado com Linux ... aí é a culpa do Linux (e do sujeito que trouxe o Linux para a empresa). Estou falando tudo isso por experiência própria. No meu trabalho, sugeri que mudássemos para o Linux, para cortar os gastos e acabar com a pirataria (a maioria das máquinas rodam Windows pirata). Como a maioria usa Office, email e UM programa dinossauro para DOS, não teria grandes problemas. Aí já começou problema: o chefe do CPD era um completo ignorante sobre Linux e foi logo de cara contra (na certa pensou que perderia o emprego). Até fiz uma demonstração na hora conectando alguns notebooks com Linux e rodando OpenOffice e o programa da firma em DOS pelo VMWare (usei uma cópia de demontração, pois não consegui ligar o program em rede pelo DOSEMU). Todos acharam muito/super/hiper interessante, mas no final, resolveram comprar Windows e MSOffice, gastando uma fortura. Justificativa? O gasto com o treinamento dos funcionários e queda da produtividade nesse interim sairia muito mais caro do que a aquisição dos softwares. Mudar de SO ou de programa é muito mais complicado do que a gente imagina. Nós que usamos Linux, salvo algumas exceções, tivemos a coragem e a curiosidade de experimentar algo novo e gostamos. Será que a maioria das pessoas é assim? Se do jeito que está agora está bom, para que procurar por algo melhor? Basta olhar ao nosso redor: a maioria pensa que se não tá piorando tá muito bom. Mudar o que já está consolidada, independentemente de estar certo ou não, é uma coisa muito, mas muito complicada. Tudo isso sem falar na possibilidade de alguém estar levando uma grana preta por esta transação. A política não é economia, ética ou lógica. Muitas vezes perder (o dinheiro público) é mais vantajoso, pois o que importa para eles é continuar no poder e ganhar (para o cofrinho particular) o máximo possível enquanto estiver lá. Não pensem que o PT é diferente dos outos Pxxx da vida. Quando todos perseguem um mesmo alvo, pode-se dizer que todos são da mesma laia, por mais diferentes que possam aparentar.


» ofranja () em 05/02 23:42

Com licença, Zyk, mas pra usar unidades removíveis no GNU/Linux, você só monta/desmonta se quiser. Existe, há muito tempo, o patch "supermount-ng", que te dá a mesma funcionalidade da família Windows para estas unidades. Você só coloca, lê, escreve, e tira. Sem precisar montar nem desmontar, nem modificar nada nos programas.

Outra: faço estágio num laboratório com ~200 computadores, todos rodando Open/StarOffice. O máximo que fazem é perguntar 'não tem word?' ou 'não tem powerpoint?'. Entretanto, depois de explicado que o programa de office é o 'Star/Openoffice', e de enumeradas umas 3 diferenças principais, a esmagadora maioria consegue se virar muito bem sem nenhum treinamento especial ou ajuda. Ou seja, seu argumento não convence, e nesse pessoal da sua firma devia ter algum representante da M$ escondido. :-P

Se o PT ou o \P.*\ ou uma empresa ou qualquer indivíduo estiver barrando o software livre por interesses próprios, não devemos cruzar os braços e concordar. Quanto mais as pessoas conhecerem e entenderem a liberdade do software, mais abertas estarão à ele. E sobre o seu comentário no todo, eu diria que ele foi um tanto estranho: começou falando que o *Linux* não estava preparado para as pessoas, mas justificou esta afirmação dizendo que *as pessoas* não estavam preparadas para o Linux.

Entenda que isso não é uma crítica pessoal, mas a este tipo de posicionamento, de 'aceitação do inevitável', é ruim para a comunidade e só piora a imagem do software livre.

E é isso.


» Moacir () em 06/02 01:20

A grande maioria que postou aqui deu sua opiniao baseada em suposicoes do que o PT teria comprado. Jah tem nego ateh xingando o presidente. Querem discutir por discutir... E, mais lamentavel ainda uma opiniao como a do Zyk:
"Para um usuario comum de Windows usar Linux hoje em dia eh como voce querer navegar na internet sem saber ler o basico em ingles: limitacao eh obvia."


» kKk () em 06/02 01:20

Nicolas Michel Bacic fez uma excelente monografia sobre "Apriosamento tecnológico", uma excelente e indispensável fonte de informação para discutirmos esse assunto .
Talvez nem seja um caso de aprisionamento que acarretaria em um inaceitável custo de mudança, portanto sugiro esperar mais informações sobre esse fato antes de crucificarmos o partido.

A monografia está disponível em:
http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/softwarelivre/document/list.php?tid=69


» Porra () em 06/02 01:21

Pica Parte disse:
**
Eu trabalho no meio corporativo, e sem entrar no mérito da contradição do partido: como alguém afirmou acima, 4 mil não é caro para um desktop corporativo. Lembrem-se que não é um micro comprado na Clandestina Soft & Cia, e sim um micro com nota + softs com nota + assistência técnica.
**

Tente vender sua mae por 4 mil e aposto q todos acharao caro ! Fodas seu se vc trabalha la ou nao, ninguem te perguntou isso e ninguem que saber. BURRO , IDIOTA ! 4000 nao é mto para um desktop corpor. nao... ah ! esqueci !! sempre ha o desvio de dinheiro... se falam em 4000 pode saber q a parada custo 1.500 .

Ah vai proteger partido em outro lugar seu filha da puta.


» Zyk () em 06/02 01:47

Ofranja, montar/desmontar foi um exemplo apenas e certamente não teve peso algum na decisão tomada pela diretoria, pois o processo é tão simples quanto (montar) arrastar e soltar (desmontar) e não é um impecílio na verdade. Quando não se quer algo, qualquer coisa serve de desculpa.Quanto a esse patch, eu desconhecia (só fiquei sabendo porque voce escreveu), nem sei se naquele tempo (1999) já existia, mas isso não ia mudar nada.
.
Na verdade, toda mudança causa algum grau de trauma e isso causa medo em muita gente. Falar é fácil, mas quando tem muito dinheiro e a saude de uma empresa em jogo, você pensa muitas vezes antes de qualquer decisão radical por mais certa que ela possa parecer.

Quanto a

"começou falando que o *Linux* não estava preparado para as pessoas, mas justificou esta afirmação dizendo que *as pessoas* não estavam preparadas para o Linux"

é apenas uma forma de ver as coisas. Elefante que é grande ou formiga que é pequena? Se Maome não vai a montanha, a montanha vai a Maome; Quando um russo que não fala japones e um japones que não fala russo se encontram um não está preparado para falar com outro, logo os dois estão despreparados. Linux deve chegar (ou já chegou) mais proximo das pessoas quanto a facilidade de uso e as pessoas precisam estar dispostos a aprender coisas novas.Tanto que o Linux está tornando cada vez mais fácil e cada vez mais pessoas estão dispostos a experimentá-lo. E o mundo está caminhando nesta direção.

O PT tem direto de gastar o dinheiro como achar melhor e como é um orgão formado pelos politicos, não me surpreende falar uma coisa hoje e agir de outra forma amanhã. Acho que se fosse outro partido não teria causado tanta bronca. É que os militantes do PT e os simpatizantes GNU/LINUX tem algo em comum: levam seu legado sério de mais defendendo-o com unhas e dentes. Ambos começaram de baixo, do quase nada e tiveram (ou ainda tem) oponente poderoso. Um venceu, o outro só o tempo dirá.


» MediaSonic () em 06/02 08:42

Não concordo com a afirmação de que 4k em um desktop corporativo não está caro. O valor avulso de cada máquina pode ser esse mesmo, mas devem se tratar de máquinas extremamente parrudas. Pelos comentários, trata-se de máquinas HP, logo, suponho que se trate da linha EVO, que possui este enfoque.

Vamos supor que seja mesmo este preço, por este valor, conseguem-se máquinas poderosissimas, workstations de primeira linha, logo, já surge o primeiro erro: Pra que máquinas assim para digitar petições? As vezes duas duzias deste tipo bastam, para tarefas que exigem realmente poder de processamento.

Só para se ter uma ideia, visitem a loja da IBM (que é do mesmo naipe): http://www.br.ibm.com/readytobuy/br/SpecialOffer?nextpage=specials

Ainda mais, quem compra 5000 PCs, sempre existe um desconto considerável.

Não vou criticar o PT por isso, até porque nunca gostei e nem gosto deste partido, mas acho que devemos ser cautelosos antes de especular e deixar de pensar que o PT é o mesmo PT de 4 anos atrás. Pra mim está melhor, mas para os mais conservadores...


» domus () em 06/02 09:25

Mesmo que usem windows e openoffice como ferramenta de escritorio eu discordo, que necessite de treinamento, quando o usuario chega aqui no primeiro dia, ele pergunta: "onde está o word??¨ pegamos esse funcionario e fazemos uma lavagem cerebral nele, explicamos que:

word é um programa - writer é outro programa e que os dois sao processadores de texto!

adotamos com ano o openoffice seuqer foi necessario fazer treinamento, pois ate os diretores sabem usar o openoffice, basta apenas lavar a mente das pessoas e tentar desassociar da cabeça delas que uma ferramenta de texto nao se chama word, e sim um processador de texto, o mesmo com planilha nao se chama excel, pois excel é um programa, o certo é editor de planilha, o usuario sabendo separar isso, ele com certeza consegue se adpatar em um dia, eu falo, pq todos os funcionarios que sao contratados, vem a necessidade do seu emprego em jogo e rapidinho aprendem a usar a ferramenta, afinal de diferente ela nao tem quase nada, é o usuario que cria dificuldades e somente ele pode romper


» Fatal () em 06/02 09:31

4000 reais é caro sim, pois pelo o que eu vi na reportagem da televisão, esses computadores foram comprados para que todas unidades do PT, no Brasil, acessem a Intranet central e falem a mesma lingua, sabem o que está ocorrendo no Brasil todo sobre o PT.

Então não é nem para escrever texto e sim só para navegar na Internet. Um HP básico (pois não é necessário mais que isso) e sem sistema operacional, comprando muitos não sai de forma alguma 4000 sai bem menos, e outra o suporte já está no custo do PC...

Realmente acho que foi "comprado" coisas de mais nesse pacote...


» Fatal () em 06/02 09:35

Nós ficarmos falando sobre o PT não vai mudar em nada a compra deles, pois já foi feito, e o dinheiro na teoria não vem do Povo.

Mas é interessante continuarmos falando e mandando e-mails, e tudo mais, pois na próxima grande compra (que pode ser a do Governo) eles pensem melhor (pois aí sim vai ser nosso dinheiro), as pessoas que fizeram essa aquisição com certeza tem relações com o pessoal do governo...


» alexandre () em 06/02 09:40

Sobre as dificuldades de se mudar/usar para OSS:

Pra quem quer mudar, estão repetindo mais do mesmo


» Manoel Pinho () em 06/02 10:42

Outro dia vi uma reportagem na TV sobre uma ONG que ensina informática em favelas, isto é, "comunidades" no linguajar politicamente correto de hoje.

Uma aluna entrevistada estava achando ótimo aprender o "Uord", "Internete" e "Equicel" (pronunciadas assim mesmo). Estão adestrando essas pessoas em softwares comerciais que nunca terão condições de comprar legalmente.

E o problema da inércia não é só de funcionários subalternos. Vários professores que conheço com doutorado e tal têm uma profunda resistência a softwares livres.

Eu diria que é mais fácil pegar um cidadão de uma comunidade carente e adestrá-lo ao uso do linux (como usuário) e OO do que um garoto de classe média mal-acostumado com dezenas de programinhas piratas ou um profissional de nível superior que usa Words, Excels, Photoshops e cia da vida. Quem não sabe nada de informática geralmente tem a mente mais aberta para aprender coisas novas do que outra que têm vícios.


» domus () em 06/02 11:08

pois é Manuel Pinho infelismente o brasileiro, tem disso, é triste saber que na nossa cultura, ao invez de falar, lamina de barbabear, o brasileiro chama de "gillete" claro que eu tb sou um mortal e acabo comentendo esse erros, mas procuro pelo menos consertar aos poucos, essa do "Uord", "Internete" e "Equicel" é realmente lamentavel, o que melhor, se por um acaso vc chegar no seu primeiro dia de empregado, perguntar "onde está o uord?" ou "onde esta a ferramenta de texto ou editor de texto?"

muito bem colocado suas observaçoes Manuel

abraços


» Pacozila () em 06/02 11:39

Pior foi ler na Folha Dirigida o gabarito/simulado de um concurso federal em que se perguntava sobre comportamentos específicos do Word. Algo como "No MS Word ao se apertar as teclas Alt+Shift+Bill+z você..." , ou "para se apagar a palavra inteira se aperta você: a) posiciona o cursor em cima da palavra e aperta ctrl+e b) posiciona o cursor antes da palavra e aperta Alt+F4 ...". Eu acertei menos da metade, apesar de saber todas as operações sem piscar.


» Zyk () em 06/02 16:42

"Pior foi ler na Folha Dirigida o gabarito/simulado de um concurso federal em que se perguntava sobre comportamentos específicos do Word." (Pacozila)

Isso é um ABSURDO, afinal o concurso público federal não pode usar o produto de uma empresa como referência. É eticamente comprometedora, mesmo que a maioria use este produto. Isso mostra como MS está enraizado na nossa cultura e as pessoas ignoram a possibilidade de exitir uma outra alternativa. Atualmente, MSOffice é um padrão estabelacida, tanto que a maioria dos jornais e revistas só aceitam textos em formato MSWord 6.0 em diante e nos congressos, o palestrante é obrigado levar suas aulas em formato PowerPoint. E o sucesso do Star/OpenOffice deve em parte a sua boa compatibilidade com os formatos MSOffice.


» Marcos Alexandre () em 06/02 20:55

Pessoal, é claro que dentre essas máquinas tem servidores e esses são bem mais caros. Por isso o custo de 4 mil por máquina é errado.

Além do mais, não dá pra eles migrarem as estações pra Linux antes de ter convertido todos os softwares que usam. E por esse preço de 286 por máquina é lógico que eles não compraram licença de Office. Sem falar que o governo trabalha com Oracle no Linux e pode ter precisado de mais licenças.

Talvez os próprios servidores já estejam com Linux e entre esse preço esteja o custo de implantação do sistema.


» Pasquale () em 07/02 04:29

Pra quem faltou na aula de matemática, a maneira correta de escrever é R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais e zero centavos). Se for pra emitir os zeros, o correto é R$ 1,43 milhão, e não "milhões". O que o primeiro rapaz ali disse é que as virgulas só são usadas pra separar os decimais, e pros milhares se usa o ponto, ou seja, fica assim R$ 1.43 milhão, porém a ONU recomenda que em caso de dúvida sejam ambos omitidos, ficaria "R$ 1430 milhão", que não é "1430 vezes 1 milhão" como alguns sugeriram, porque tem o R$ antes, o que significa que é uma unidade monetária, não multiplica, porque o "milhão" por extenso indica que o valor é em milhão, portanto "R$ 1430 milhão" deve ser lido como "um milhão e quatrocentos e trinta mil"


» Toskinha () em 07/02 09:48

Ofranja:
"Linux ainda não está preparado para as pessoas semi-analfabetas. "
Aconselho você a visitar algum telecentro do projeto de São Paulo. São centros montados em Gnu/Linux oferecidos nas periferias de São Paulo, naquelas mais pobres onde a população na maioria é sim analfabeta ou semi. É um projeto muito legal.
É uma vergonha a notícia dos gastos com software proprietário, mas o que se pode esperar de políticos...


» Bebeto_maya () em 08/02 02:28

__Não sou contra a utilização de software proprietário por quem quer que seja, sou contrário ao monopólio da Microsoft.
__Sim, monopólio é uma merda.Ora se a Antônio Ermilio de Moraes foi acusado de monopólio por deter 48% do mercado de cimento no Brasil, imagine A M$ que tem nada menos que 95% do mercado Nacional de SO, e ninguém processa a maldita, tenta coibir, ou tá nem aí.Pra mim isso é crime e deve ser punido. Precisamos estimular a concorrência no nosso país.


» jcassale () em 08/02 14:13

Nos EUA monopólio também é proibido por lei e o que acontece? Nada. O monopólio compra políticos, presidentes, funcionários públicos e , porque não, juízes. Pode-se notar que o jogo é pesado e de difícil solução.


» Wagner () em 08/02 16:59

E vc acha 286,00 pouco por cada computador é? São 5.000 computadores... E não estamos falando de SERVIDORES aqui não.


» Flavio Moreira () em 08/02 17:54

A pagina do pt (http://www.pt.org.br/)tem o seguinte header :

PT - Partido dos Trabalhadores

e os links são "asp" :
http://200.155.6.3/site/ptnobrasil/mapa.asp

Assim fica díficil defender o SL (que está ACIMA de questões partidárias) para a inclusão social !


... tá explicado ...


» Marcus Piffer () em 09/02 00:17

Eu não sou petista, não simpatizo com eles e nem sabia que eles tem uma idéia de apoiar o software livre como foi dito aqui (o que uma iniciativa extremamente louvável).

O que acontece normalmente é que essas compras são decisões políticas e não técnicas. O pessoal que cuida dessa questão do soft livre no partido provavelmente nem foi ouvido. Eles provavelmente cuidam do "projeto do governo" para implantar o soft livre; quem cuida da administração e dos recursos do partido nem sabe o que é soft livre.

Casa de ferreiro, espeto de pau.

[]z,
Marcus


» jcassale () em 09/02 01:01

É preciso ver também quanto o cara que faz as compras levou nessa. É bom notar que a empresa que vendeu, cresceu com métodos comerciais nada ortodoxos. Ideologia de comprador é mais dinheiro no bolso.


» ++THIAGO () em 10/02 11:22

Caros,

acabo de enviar email ao PT. Aguardo resposta deles e comunico-vos.

No mais, vamos lutar por um Brasil livre do Gate$


» s0urce () em 11/02 17:32

Nós da DotLinux.Net, achamos sim que o que o PT fez foi algo de no minimo devastador
para a comunidade de Software Livre no Brasil. Pois ele acabou de pregar o
"Faça o que eu digo não faça o que eu faço". E para nosso companheiro Patola
(Cláudio Sampaio), que acha que o fato de o Orgão que mais defende o uso de Software
Livre no Brasil adquirir esse absurdo em licença, alias como disse nosso amigo
"Se for para todos os computadores dá 286 reais por micro, o que realmente não é muito."
digo, não importa se vai sair R$ 10,00 reais por micro, como a Microsoft esta fazendo em
Goias, vendendo o Sistema e o MSoffice por R$ 10,00... desespero, mas isso não vem ao
caso, e sim o fato dele ter criticado nossa materia por achar que o PT não fez nada de
mais. E me desculpe, não irei mais entrar em comentários, acho que a opinião de todos
menos a sua, mostrou que a DotLinux.Net não fez mais do que o seu trabalho,
tornar publica aquela notícia que realmente é importante.


» Marcelo () em 13/02 08:37

O problema foi que todos olharam para o gasto com o SO , será que ninguem percebeu que R$ 4336,00 por maquina é um preço altissimo ? A cada três maquinas ( 12,000,00 ) é possivel montar um pequeno laboratorio com sistemas livres , e maquinas tidas como ultrapassadas , façam as contas .


» Reginaldo Malta Pimenta () em 13/02 15:59

sou contra PT
incompetentes de mais
lula tridor na nação
jamais acreditei que encontraria alguem pior que FHC encontrei lula e sua cambada do PT


» Jhony cordeiro stafor () em 13/02 16:02

lula traidor dos trabalhadores
fraco e burro de mais para governar nosso brasil


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.