Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Red Hat ou SUSE no mercado corporativo? Newsforge aposta no SUSE

Notícia publicada por brain em fevereiro 4, 2004 09:02 AM | TrackBack


Descobri via Speedx este artigo publicado ontem pelo Newsforge, analisando a situação das principais distribuições presentes no mercado enterprise norte-americano.

O artigo analisa as diferenças tecnológicas, as ferramentas de cada distribuição, e principalmente os aspectos político-mercadológicos - como a recente mudança de posição da Red Hat com relação ao suporte à comunidade e em relação aos desktops, e a também recente aquisição da SUSE pela Novell, transformando a distribuição de origem alemã na mais bem posicionada em termos de revendedores e representantes no mundo.

O artigo conclui assim: "Hoje a Red Hat é a escolha padrão para as empresas dos EUA. Daqui a dios anos, ela ainda estará entre as 3 maiores?"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eduardo () em 04/02 09:53

Ontem estava conversando com um amigo meu, e ele citou o Suse, dizendo que era muito bom.
Porém nunca tive a oportunidade de usa-lo.
Alguem que usa, ou ja usou, poderia me dar suas opinioes????
Onde posso baixar a ultima versao dele?


» carlos araujo () em 04/02 10:22

É bom lembrar: A Novell tem uma força de vendas grandes nos EUA e Canadá,canais de distribuição e grandes parcerias portanto não é descabido que a Suse venha desbancar a RH.Além disso, a aquisição da Suse pela Novell foi um movimento sincronizado entre a Novell e a IBM,nesse xadrez pode haver mais jogadores do que julga a nossa "vâ informação".


» Manoel Pinho () em 04/02 10:27

Eu aposto na SuSe... Com a força dos distribuidores Novell no mundo, o apoio da IBM e com o desprezo da Red Hat pelos usuários que não pagam e pelo KDE eu vejo uma queda expressiva da participação da RH no mercado. O crescimento do Debian recentemente anunciado é uma prova disso...


» Luciano () em 04/02 12:12

Eu uso o SuSE desde a versao 8.0 e vejo que tem melhorado a cada lançamento... a versao 9.0 esta muito muito boa, quase tudo é configurado com cliques, o susefirewall q gera as regras de firewall faz coisas basicas ate avançadas, redirecionamento, portfoward, mascara, deixa passar pacotes pro samba, squid sem vc precisar ficar editando aquelas regras do iptables... o apache e seus modulos sao configurados com alguns cliques, ativa desativa... muito bom... como servidor de mail nem se fala... em 5 minutos voce configura antivirus, spamassassin, conexao segura, rejeita hosts cadastrados com relay aberto e etc etc etc... eu recomendo sinceramente... MAASSSSSSSSSSS tudo tem um porem... atualizações... as atualizaçoes criticas sao feitas beleza... nunca vi via atualizaçao online um software ter sua versao atualizada, tipo sair do apache .26 pro .27 ou coisa assim... a distro de caixinha ou as q vc consegue os isos na net a atualizaçao é suportada por 2 anos, depois voce tem que fazer um upgrade do seu sistema para uma nova versao... eu que tenho um servidor de email, pagina, samba, nis e etc etc etc nao tenho coragemd e atualizar o meu sistem apelo yast... o rpm nao é igual ao deb q é usado pelo debian q te faz perguntas se quer q sobreescreve um arquivo importante ou nao... nunca se sabe se ele vai sobreescrever ou nao... sei la...
é acho q me embolei ne? mas é isso... o suse é muito bom tirando o fato q usa RPM hehehe


» Alex-Gurgel () em 04/02 13:13

Realmente o SuSE é uma distribuição fantástica extremamente simples e com uma excelente capacidade de reconhecimento de hardware. Porém, tenho que concordar com o Luciano. Até hoje, usando o SuSE 8.2, ainda não vi uma atualização que faça um upgrade da versão de um software. Atualizações de seguramça, perfeitas. Acréscimo de novos pacotes, tudo bem. Mas upgrade....
Agora, vale lembrar que pacotes no formato rpm não são tão ruins assim, se comparados com os .deb. Tudo vai depender dos scrpts de pré e pós instalação. Pode-se até mesmo incluir as dependências necessárias nesses scripts. Aliás o SuSE trata muito bem as dependências de seus próprios pacotes, sendo problemática apenas quando se tratam de pacotes feitos não especificamente para o SuSE ( aliás como todas as distros que usem o formato rpm ).


» darkside () em 04/02 13:31

O SUSE é show... antes de ser comprada pela Novell já era forte, financiou o K3B, criou o bootsplash entre outras coisas, imagina agora.. Apesar do Novell ter dito q a SUSE nao sofreria interferência (como colocar o XD2 lá) espero q o SUSE 10 tenha contribuições da Ximian. E sobre atualizações apesar de nao algo "de fábrica" já portaram o apt-get para a SUSE (com próprio repositório) o sistema fica super atualizado.


» Aridnei () em 04/02 15:42

Nos ultimos 3 anos tenho usado Red Hat. Nesse período fiz alguns teste com slackware e debian, mas as grande industrias (IBM, Dell, etc) não dão suporte a eles. Após o Red Hat Linux se extinguir na versão 9, decidí fazer alguns testes com o Suse 9. Realmente como disseram, ele surpreende. E mais ainda se realmente for como o Luciano disse sobre as atualizações serem mantidas por 2 anos. A Red Hat mantinha apenas por 1 ano. E um detalhe importante é que várias da grandes industrias suportam o Suse. Com certeza o Suse terá grandes possibilidades futuras. Até já sou a favor de pagar o valor cobrando pela caixinha.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 04/02 16:03

O Sun Java Desktop usa SuSE. Mais um motivo pra adoção dele...


» anom () em 04/02 18:26

Eu penso que a SUSE tem mais desprezo por usuarios que não pagam do que a RH. Esta, alem de ter disponibilizado suas isos por anos, quando decide parar de faze-lo cria uma versao open de modo que a comunidade ainda posso usufruir dela. A SUSE sempre desencorajou a criacao de isos, tanto é que até hoje é dificil achar facilmente tais isos. Se não é contra lei, por que não vejo o SUSE no linuxiso.org ou no linuxmall.com.br?

Se algo vai fazer diferenca, nao deveria ser se a SUSE é mais ou menos boazinha com o usuario de Free Software que a RH, mesmo por que ela nunca o foi. Se algo vai fazer diferenca é a qualidade do produto final. Eu nunca a usei, mas se todos etes elogios dos usuarios da SUSE forem verdade, vai ser pareo duro pra RH, pelo menos nos States.


» darkside () em 04/02 20:34

Quem disse q eles nao liberam isos?
Eles liberam um iso pra vc fazer a instalação via ftp, livre igual as outras e vc encontra no linuxiso.org. E eles tem todo o direito de cobrar pelo trabalho deles.


» luciano () em 04/02 22:21

Eu nao recomendo o apt-get para o SuSE nao... para quem nao se importa dores de cabeca vale arriscar, mas aviso... depois de um apt-get upgrade o meu x nao incializa mais hehehehe ;) e outra coisa q fiquei P* da vida foi q direto ele baixava os pacotes e nao aceitava a assinatura... alem de falar q tal pacote precisa de tal coisa mas essa tal coisa nao pode ser instalada...


» anom () em 05/02 12:36

Live CD e baixar todos os pacotes usando instalacao via ftp? Faça serio! Quer comparar isso com as isos de verdade dos CDs de instalacao e de pacotes? Ela nao disponibiliza mesmo. Aqui mesmo ja houve um topico sobre isso e o maximo que se pode dizer é que não é ilgeal pôr as isos na internet, mas a SUSE nao o faz e nem encoraja que outros facam.
E eu não tou entrando no merito se ela tem ou nao que ganhar dinheiro, mas ao contrario de uma mensagem dita anteriormente, tentam dizer que a RH sente desprezo por isso ou por aquilo apesar de ela ser uma empresa, com Fedora e tudo mais, ainda mais aberta que a SUSE, pois alem de ajudar no Fedora, tb nao impede que outros disponibilizem seu RH Enterprise contanto que sob outro nome. Não vejo nenhum "Lizard Core" baseado no SUSE, alguem ja viu?


» RJP () em 05/02 13:59

Certa vez estava numa palestra sobre Linux com um sujeito famoso na comunidade, e perguntaram a ele: "Sabemos que empresas, segundo a sua filosofia, podem ser danosas ao SL. Mas, de todas, qual é a que mais contribui e a que mais atrapalha?" O sujeito coçou a barba, e disse, entre outras coisas, que a pior era a Corel, com o Corel Linux, seguida pela SUSE (que não liberava ISOs, não liberava betas, tinha a questão da atualização, não apoiava a comunidade, não liberava muitos fontes, etc). E a que mais contribuía para o SL, disponibilizando tudo que ela desenvolvia, apoiando projetos, investindo e inclusive forçando empresas a liberarem seus fontes, era a RedHat. Nota: Quem falou isso foi Richard Stallman (palestra proferida no auditório da ABI-RJ, em 2000 - patrocinada pelo CIPSGA).


» RJP () em 05/02 14:00

Certa vez estava numa palestra sobre Linux com um sujeito famoso na comunidade, e perguntaram a ele: "Sabemos que empresas, segundo a sua filosofia, podem ser danosas ao SL. Mas, de todas, qual é a que mais contribui e a que mais atrapalha?" O sujeito coçou a barba, e disse, entre outras coisas, que a pior era a Corel, com o Corel Linux, seguida pela SUSE (que não liberava ISOs, não liberava betas, tinha a questão da atualização, não apoiava a comunidade, não liberava muitos fontes, etc). E a que mais contribuía para o SL, disponibilizando tudo que ela desenvolvia, apoiando projetos, investindo e inclusive forçando empresas a liberarem seus fontes, era a RedHat. Nota: Quem falou isso foi Richard Stallman (palestra proferida no auditório da ABI-RJ, em 2000 - patrocinada pelo CIPSGA).


» RJP () em 05/02 14:03

Mas, como eu sempre digo, concorrência é bom, vai fazer os dois lutarem para se aperfeiçoarem, produzirem produtos melhores e mais baratos. Só a M$ q quer 90% de market share p/ tudo... Eu uso Fedora Core 1, tô gostando do dito... Não uso SUSE, mas amigos meus usam e gostam dela. Afinal, viva o Linux, em todas as suas formas e sabores. =)


» Eduardo Vieira Mendes () em 14/04 01:43

Já passei por distros como: Red Hat, Mandrake e agora SuSE. Sem sombra de dúvidas posso afirmar que a SuSE foi a que mais me cativou, não por eu ser um usuario relativamente novo, mas por ser uma distribuição que eu considero estar muito a frente de todas as outras! Concordo com comentários sobre a SuSE não disponibilizar os isos para download no proprio site e não contribuir para que outros façam, afinal, é muito mais lucrativo para eles que os usúarios "comprem" do que "baixem"! A SuSE vem crescendo muito nos últimos anos e creio eu que com a NOVEL "na parada" vai crescer ainda mais, podendo sim desbancar a Red Hat!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.