Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Quer resolver todos os seus problemas com o IE: troque de navegador!

Notícia publicada por Marco André em janeiro 29, 2004 12:51 AM | TrackBack


Esta notícia apresenta uma nova vulnerabilidade do IE. Até aqui tudo normal. O que me chamou a atenção foi a solução apresentada: " Nesta situação, como se proteger? A única forma confiável é trocar o navegador. Há alternativas comercias, como o Opera, e produtos gratuitos como o Mozilla ou sua variante mais leve, o Firebird. Nenhum deles é vulnerável, e de brinde você ganha recursos como bloqueador de janelas pop-up, navegação com abas (permite que você veja múltiplos sites em uma única janela) e outros controles que ajudam a proteger sua privacidade." Isto é o que eu chamo de olhar um problema sob uma perspectiva diferente! Podemos aproveitar a dica e trocar o Outlook pelo Mozilla Mail, Pegasus Mail, ou fazer como eu e utilizar o bom e velho Eudora Light.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Israel Gonçalves de Oliveira () em 29/01 04:05

Há um bom tempo eu estava procurando algum substituto para o meu IE, tentava o Opera e o Netscap, o netscap é rápdo para mostra a página, mas pesado na hora de carregar e manipular o programa, o opera não me agradou muito, apesar de ser rápdo para navegar não tive muito sucesso com ele. Contudo o IE era o mais compatível, simples de usar, leve ao carregar (claro, faz parte do sistema), porém muito instável (característica dele mesmo, e constantemente o meu Explorer.exe ia pro saco junto), apesar de que meu XP está redondinho. Eu preciva de um navegador que pudesse abrir vária janelas ao mesmo tempo, ser leve para carregar, mostrasse as páginas com rapidez e sem erros e que tivesse uma interface bem simplificada. Testei só por curiosidade o Mozilla (no caso o 1.4) e bingo!! Todos os meus problemas foram resolvidos!!!
E naveguei feliz para sempre...

Este Mozilla é um ótimo navegador, com muitas qualidades, recomendo que todos experimentem, vale muito a pena.

Outro muito bom: Konqueror.

Agora estou testando o Mozilla FireBird no linux e no Windows XP.

Experimente o Mozilla, dificilmente vc irá se arepender.

Obs.: Não estou sendo pago para escrever tudo isso e não porque faço parte da comunidade do SL, apenas estou muito feliz e satisfeito com o Mozilla e quero ajudar outras pessoas que possam não estar satisfeitas com seu navegador atual...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 29/01 04:42

"Gratuito".

A imprensa continua enfatizando apenas o preço.

Por que será que ela faz questão de que as pessoas não saibam o preço da falta de liberdade?

No trabalho encontro pessoas que, acostumadas com o mundo Windows, nunca procuram por softwares baseando-se na liberdade, mas no preço. O importante não é achar um software livre que substitua um software comercial conhecido, mas um freeware.

São pessoas que, domesticadas pela mídia de informática, ignoram as vantagens de se ter um projeto aberto de software. Além da aparentemente insossa liberdade de reusar o fonte, restrita a poucos privilegiados com habilidade para isso, temos também a garantia de independência do "fornecedor" e a garantia de desenvolvimento constante e continuado. Muito mais que qualquer "freeware".

Rafael Rigues, mesmo que fosse para um público completamente leigo, acho que você deveria ter trocado a palavra "gratuito" por "livre", mesmo porque ia gerar curiosidade neste público em saber o que significa: é uma palavra com conotação bastante positiva.


» Marcos de Souza (mds) () em 29/01 08:22

Sylpheed é muito bom, simples e leve. Agora se for pra arrasar o outlook, Evolution :-)


» hlbog () em 29/01 08:33

Israel, aproveite e troque seu XP pelo Linux, vc tb nao ira se arrepender :)

Serio, ha muito tempo troquei o Netscape pelo Mozilla. Ele estah realmente cada vez melhor: rapido, ganhando em compatibilidade, leve etc

Recomendo tb o Mozilla Thunderbird para cliente de email, eh bonito e tem controle inteligente de junk mail. Eu uso ele e o Evolution, dividindo minhas contas de email entre eles :) Nao precisava usar dois mas como sou LIVRE pra isso... ;)

Abs!

--
hlbog
http://www.sounerd.com.br


» Alexandro () em 29/01 08:43

O Mozilla já deixou o IE para trás faz muito tempo. O problema é que as pessoas estão "viciadas" no IE. Para a maioria só existe IE.


» Eder S. G. () em 29/01 08:50

Muito bom dia a todos os participantes do site Linux in Brazil.

Gostei muito das palavras do Patola (Olá Cláudio, tudo bem contigo?). Você está corretíssimo quanto a questão do uso das palavras "livre" e "gratuito". Como entusiastas e usuários de Software Livre, devemos, na minha opinião, diferenciar o software livre do software gratuito. Linux é um sistema operacional livre, ou seja, um software livre.

Nada me impede de copiar o Linux e demais
programas (que formam uma distro) e vender o CD...
Enfim, é um trabalho de conscientização das pessoas. Pena que a mídia (com todo poder que ela exerce perante as pessoas) passe/divulgue informações com duplo sentido.

Pérola 0ff Topic: Ontem estava trabalhando com o BlueFish, Mozilla e alguns terminais no KDE quando surgiu em minha janela uma vizinha com um ar um pouco tenso e me disse:

-- Eder, você está sabendo do novo vírus (MyDoom e suas variantes) está atacando os computadores! Seu programa que pega virus (anti-vírus) está instalado?

Quando fui tentar explica-la que eu utilizo um programa de computador (sistema operacional Linux) que é imune a vírus, ao meu ver ela não entendeu nada e mudou de assunto logo. Sabem aonde ela ficou sabendo deste 'poderoso', 'destruidor' e 'avassalador' virus? Através da MIDIA!

Não alongando muito... a solução é a conscientização e educação! Só assim, tendo acesso a recursos que pouquíssimos brasileiros possuem (para vocês terem uma ideia, menos de 10% da população brasileira tem condições/acesso para entrar em um curso superior) é que poderemos crescer como uma nação soberana!


» flaviothunder () em 29/01 08:57

Recebi uma tonelada de vírus pelo e-mail, porque não estou nem aí ?

Uso Linux oras !

Sucesso


» Pacozila () em 29/01 10:10

Israel,

Reforço o que foi dito pelo hlbog, troque pelo mozilla-thurderbird. Além do ótimo filtro anti-spam, facilitou muito minha migração quase total. Durante muito tempo usei os mesmos arquivos de e-mail (numa partição fat) no Linux e no XP sem problemas, evitando o trabalho de sincronização entre os dois SOs.

Só o Java no Firebird sob XP que é bem problemático de instalar.


» Douglas Augusto () em 29/01 10:43

A questão é permitir ao usuário "comum" que ele experimente o Mozilla. Aposto que depois de um testdrive, 90% deles adotarão o Mozilla como navegador padrão.

E isto é uma bola de neve, quanto mais gente usa, mais os desenvolvedores se esforçarão para deixar seu site compatível (ou melhor, seguir o padrão), e quanto mais compatível, mais usuários usarão o Mozilla, e assim vai. A semente já foi dada...


» Regis Liberato () em 29/01 12:28

Boa tarde caros amigos .

Sei que este assunto até foge um pouco deste escopo mas, não eu não quero calar, e nem gerar um flame .

O que faz na verdade todo mundo usar o MS WIN e o IE, e tudo + é o seguinte :

Quando o cliente se dirige a uma loja de informática, não me refiro a grandes magazines como BIG, Carrefour, etc, e sim peq. lojas mesmo.
O cliente entra e compra o computador e nele já vem instalado o win pirata, para a máquina poder funcionar; isso acontece em 99% dos casos, vem também de brinde o office, photoshop, corel draw, jogos, tudo para que o cliente fique feliz e satisfeito, sendo assim, o cliente já tem em mãos e instalado algo que funciona meia boca, mas é o suficiente para seu uso, então começa por ai toda a questão, e isso também acontece com empresas, escolas universidades,lan houses, etc.
Sem contar que não é possivel, personalizar estes softs para seu uso, vc quer um pagemaker, vai na sta ifigenia ou no mercado livre custa DEIS REAL APENAS, enquanto todo mundo pensar assim, ninguém vai querer mudar, ninguém, só quando a ABES e a Federal bater na porta .... Boa tarde Sr .... recebemos uma denúncia de que o Sr usa Soft pirata, o Sr podeira por gentileszszs nos apresentar as notas fiscais e as suas respectivas licen... DENUNCIE SOFT PIRATA, VC TAMBÈM ESTARÀ CONTRIBUINDO EM MUITO PARA O SOFTLIVRE E PARA O AUMENTO DE EMPREGO PARA OS PROFISSIONAIS DA AREA.

OBRIGADO E DESCULPE-ME POR ALGO


» clayton () em 29/01 12:55

Eu já fiz isso há tempos, troquei os IE da vida pelo mozilla e não tenho qualquer arrependimento.
Encorajo outras pessoas a fazerem o mesmo, tanto no linux quanto no outro SO.

Fui.


» Welington R.. Braga () em 29/01 13:05

Voltando a questão do Java ...


Eu só uso o Mozilla ... calro ele é leve, bonito, bem comportado, não trava, é gratuito e por ultimo mas fundamental ELE É LIVRE EM TODOS OS SENTIDOS, até mesmo dos bugs e virus!!!

Mas elogios a parte, a incompatibilidade de alguns sistemas o atrapalham de ser adotado, por exemplo:
Eu, assim como milhares de brasileiros, trabalho num órgão público e dependo da Internet pra fazer as transações financeiras do governo, mas isso só acontece por uma solução feita em Java 1 e que NÃO RODA DE MANEIRA NENHUMA com as máquinas java atuais, por serem Java 2.

Sei que o problema é não é do Mozilla, mas sim da tecnologia Java empregada no HOD (sistema que acessa o "financeiro governamental"), mas se o time de devenvolvimento do Mozilla conseguissem fazer o plugin pro Java 1 rodar em paralelo com o Java 2 sem conflitos, isso faria uma explosão de mais de 10000 computadores do governo adotarem o Linux.


» Marcos Alexandre () em 29/01 13:31

Meu irmão trabalha na Nacional Expresso e lá eles trocaram os IE pelo Mozilla devido a estabilidade e segurança, além de um bug no IE que atrapalhava a Intraweb deles.


» Manoel Pinho () em 29/01 13:47

Outra coisa que não foi abordada: o problema de código javascript mal-feito que só roda no IE. Infelizmente há ainda alguns sites feitos geralmente com M$ Frontpage que contém esse problema. Geralmente variáveis não declaradas e outros erros são ignorados pelo IEca mas dão erros em browsers decentes.

Eu uso o Mozilla para navegar, mas algumas vezes tive que usar o Opera por causa de alguns botões e menus inertes e outras vezes nem assim consegui acessar certas partes de um site normalmente (tive que ler o código fonte do javascript para ver que outra página seria aberta).

E já vi algumas páginas de órgãos federais com esses problemas de javascript.


» Helio Rios () em 29/01 14:31

Utilizo o Mozilla Firebird (Linux) jah a algum tempo. Para quem jah teve problemas com plugins (java, flash, pdf, etc.) do Mozilla, sugiro que instale e use. Eh muito facil de configurar e ainda possui dezenas de skins.

Sem contar as "sacadas" legais: bloqueador de pop up e abas de navegacao.

Quando sou obrigado a usar o IE no Windows, vejo o quanto as opcoes do Firebird fazem falta...


» Helio Rios () em 29/01 14:34

Utilizo o Mozilla Firebird (Linux) jah a algum tempo. Para quem jah teve problemas com plugins (java, flash, pdf, etc.) do Mozilla, sugiro que instale e use. Eh muito facil de configurar e ainda possui dezenas de skins.

Sem contar as "sacadas" legais: bloqueador de pop up e abas de navegacao.

Quando sou obrigado a usar o IE no Windows, vejo o quanto as opcoes do Firebird fazem falta...


» Marco André () em 29/01 14:44

Quando estou utilizando o Windows no trabalho, utilizo o Mozilla Firebird. Tenho ele na minha conta, então não preciso nem ter instalado no computador. Como utilizo vários computadores ao longo do dia, está solução se mostra excelente. Sem falar nas abas de navegação, no clique no botão do meio que abre uma janela sem tirar o foco da atual, da pesquisa no google embutida no barra de endereços , no bloqueio de pop-ups, nos configurações de impressão e muito outros recursos muito superiores aos do IE. Os pontos que dificultam o uso total são a falta de comatibilidade com as sites de bancos e alguns aplicativos desenvolvidos em java. Mas creio que isto é questão de tempo.


» Gil Mol () em 29/01 16:08

A questão não é resolver um problema, e sim mudar de hábito. Estamos cansados de saber que o IE é cheio de bugs. E a cada vírus novo surge um bug novo no IE e no ruindows. Eu cansei, e de um tempo prá cá só uso o Mozilla, primeiro com a versão 1.4 e depois passei para o Mozilla Firebird e o gerenciador de e-mails Thunderbird. Os dois dão um show no IE e o Outlook. E com um detalhe, vc não fica preso ao Windows como o IE e o Outlook.
Experimenta o Mozilla..... experimenta! experimenta! experimenta! experimenta!
Vale a pena!
Gil Mol


» Marcelo Toscano () em 29/01 19:40

Voltando ao Java.

Caramba pessoal, não sei o que vc's estão reclamando do suporte do JAVA no Mozilla, eu estou começando a desenvolver em JAVA e não estou encontrando nenhum problema de suporte, rodo tudo quanto é tipo de applet, e também não tenho nenhum problema para entrar em bancos.
Tirando o problema que o Welington R. Braga comentou (da versão da JVM) até agora não vi mais nada.


» Joselito () em 29/01 20:54

Ae galera
Eu rodo flash e Java no Mozilla 1.6 na boa.
A unica restricao eh q o javaPlugin deve ser compilado com o gcc-3.x . Bom se vcs tem duvida qto a plugins no mozilla do linux eh so ler essa pagina , la tem tudo!
http://plugindoc.mozdev.org/linux.html
Ahh experimentem o mozilla-mail...a classificacao de spams eh animal!!


» Manoel Pinho () em 29/01 23:08

Por falar em IE, para quem precisar usar ele no linux por qualquer dos problemas mencionados aqui, há um script de instalação dele usando o wine:

http://bylands.dur.ac.uk/~mh/wine-ie/

Outras formas manuais estão descritas aqui:

http://frankscorner.org/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=viewarticle&artid=49&page=1


» Zyk () em 30/01 00:26

Infelizmente, ainda IE é o navegador padrão na Internet. Muitos sites só funcionam com IE. Faço de tudo para evitar estes sites, mas sabe como é: a corda arrebenta no seu lado mais fraco...


» Joselito () em 30/01 01:11

Po Zyk.
Ha muito tempo(mas muito tempo mesmo) eu nao vejo sites desse tipo.A cabeca do pessoal que tem sites muito visitados esta mudando.
Me cita 3 links ae de sites q so aceitam IE.Quero ver q tipo de conteudo eles tem.


» Armando () em 30/01 10:28

Pessoal,

Apos essa materia eu troquei para o Mozilla, e estou gostando muito dele , até agora não tive nenhum problema com ele , até nos sites dos bancos.


» Helvécio Guimarães () em 30/01 11:21

Finalmente caiu a ficha dessa turma. Já era em tempo.
Se o produto não apresenta a segurança necessária, então troca-se o fornecedor.
Isto vale tanto para software como para camisinhas.
O mesmo vale para programa de e-mail, servidor web, editor de textos, planilhas, programas graficos, etc...


» domus () em 30/01 11:59

Já estou fazendo minha parte, :)

conheço bastante gente envolvida com empresas de RH e todo mundo que empresas de RH sao as maiores responsaveis pela audiencia nos portais do governo, pra tratar questoes trabalhistas, caixa economica, MTE e tudo mais, quando verem em seus logs que os acessos apontam para o mozilla, talvez aqueles que se julgam webmasters parem de cometer esse crime de prender um site do governo somente a um navegador, é uma boa estrategia, recomendar empresas de RH a usarem mozilla ou outro navegador

grato


» Luciano () em 30/01 14:21

Eudora Light ???
Mas então vc ainda usa ruindows... que tal trocar o SO inteiro ? hehehe
ai vc tem muitas outras opções interessantes, como o kmail, o evolution, ....
:-P


» Henrique Vicente () em 30/01 14:57

A solução veio meia-boca, deveria ser: para se livrar dos vírus, ter um sistema mais rápido, estável e confiável desinstale o ruwindow$ e instale uma boa distribuição GNU/Linux voltada aos usuários finais.


» Allysson Laurentino () em 30/01 19:33

meu cunhado dinamarques, instalou o mozilla na minha maquina e fiquei irado mas comecei a usar e agora desinstalei a porra do IE, e so uso o mozilla!!!


» Isamp () em 10/02 09:23

Uso o mozzila a muito tempo. Em geral não há maiores problemas mas ainda encontra-se Websites que "exigem" o uso de IE. Por mais ridiculo que isto possa parecer.

Outro fato é que, mesmo usando o mozzila em um ambiente windows, tenho que manter o IE (e suas vulnerabilidades) instalado, pois sua completa remoção implica na remoção de funcionalidades do Win tambem, devido ao seu grau de 'integração'.

Trocar completamente o ambiente Windows por um Linux (e então me livrar definitivamente do problema) não é exatamente "a melhor solução". Isso talvez possamos fazer em casa. Devemos tem em mente que escolhas anteriores são determinantes e influenciarão em escolhas futuras. Temos que ter certeza de que podemos estar trocando um "problema conhecido" por um "desconhecido".


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.