Notícia publicada por brain em janeiro 27, 2004 09:57 AM
| TrackBack
"A NoMachine, empresa italiana sediada em Roma criou um sistema que engloba compressão, caches e proxies para tornar o protocolo X (e outros como RDP, RFB) muito leves e pouco consumidores de banda de modo a tornar o acesso à aplicações gráficas possível em dispositivos como PDAs. Este esquema de cache e compressão combinados permitem manter a usabilidade mesmo em um modem a 9600kbps. O mais interessante de tudo é que todos os componentes básicos do sistema, mesmo seu núcleo estão disponíveis sob GLP. Uma outra característica interessate é que, apesar de qualquer programa poder ser executado em modo "NXzado", é possível melhorar ainda mais o desmpenho através da criação de um "agente" que trabalhe o protocolo usado especificamente por este programa como é o caso do RDP, por exemplo. No site da empresa existe um servidor de teste ligado à internet por uma linha ADSL de 512K. Divirtam-se :)". A contribuição vem de Adilson Oliveira (adilson@nomachine.com), acompanhada deste link para maiores detalhes.
O correto no trecho: "modem a 9600kbps. O mais interessante " seria 9600Bps.
Ok.
Me desculpe, mas isso já é feito com pppoe, ppp over ssh ou mesmo só com o ssh hoje em dia.
Eu mesmo já desenvolvi uma solução usando vpns de ppp rodando sobre o ssh para compactar a comunicacao de micros diskless com o servidor (onde roda tudo via XDMCP/X) ... em uma solucao hibrida pra funcionar *nix**nix* e *nixwindow$ (como é o caso de muita gente que usa o linux+rdesktop para substituir o cliente do windows terminal ) é melhor usar pppoe.
Sem mais.
Carlos.
Carlos, sua solução comparada à dele não seria o mesmo que SOCKS comparado com proxy HTTP? Quer dizer, socks é uma boa solução genérica mas o proxy http é uma melhor solução particular para o protocolo HTTP.
Galera, o negócio é muito show!! Vale a pena experimentar, funciona absolutamente bem. Inclusive vos escrevo através do servidor deles, via sessão gráfica, usando o Mozilla.
É absurda a diferença em relação à velocidade do VNC ou o redirecionamento X11 via ssh, por exemplo.
Estou usando uma conexão de 64Kbps (junto com mldonkey e d4x) e o desktop é perfeitamente usável.
Utilizo o CL9, baixei o nxclient para SUSE 9 e funcionou numa boa..hheehhe....muito legal!!!
Pena que o servidor serve apenas para 30 dias por causa da licença....:(
Caro Carlos, não é necessário pedir desculpas mas se fosse pura e simplesmente compactação bruta e criptografia você estaria certo mas não é bem assim. O forte do NX é a compactação e otimização do protocolo X.
O NX faz compactação baseado em vários parâmetros como o tipo de dado que trafega, número de cores, etc e ele também cuida para que os round trips do X sejam reduzidos a um valor mínimo.
No caso de protocolos como o RDP, por exemplo, existe uma camada adicional, por assim dizer que, por conhecer o funcionamento do protocolo, sabe como melhor aproveitar estas características.
Adilson.
Legal, um ambiente gráfico movido a Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)! ;-)
modem 9600kbps, GPL... Ouch... eu estava quase dormindo sentado quando escrevi o texto :)
Adilson.
Modem 9600kbps, GLP... Ouch... eu estava quase dormindo sentado quando escrevi o texto :)
Adilson.
Carlos, eu instalei hoje de manhã entre o laptop (utilizando uma rede 802.11b via USB, ou seja, velocidade máxima 1.1 Mbps) e o meu desktop e consegui algo que eu não conseguia nem via ethernet 10/100... um desktop remoto absolutamente usável (KDE, fontes antialiased, cheio de "eye candy") e rápido, rápido, rápido. Já havia tentado via ssh e ou ficava rápido ou bom, mas não os dois.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.