Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

NX - Sistema de compactação e proxy para o protocolo X

Notícia publicada por brain em janeiro 27, 2004 09:57 AM | TrackBack


"A NoMachine, empresa italiana sediada em Roma criou um sistema que engloba compressão, caches e proxies para tornar o protocolo X (e outros como RDP, RFB) muito leves e pouco consumidores de banda de modo a tornar o acesso à aplicações gráficas possível em dispositivos como PDAs. Este esquema de cache e compressão combinados permitem manter a usabilidade mesmo em um modem a 9600kbps. O mais interessante de tudo é que todos os componentes básicos do sistema, mesmo seu núcleo estão disponíveis sob GLP. Uma outra característica interessate é que, apesar de qualquer programa poder ser executado em modo "NXzado", é possível melhorar ainda mais o desmpenho através da criação de um "agente" que trabalhe o protocolo usado especificamente por este programa como é o caso do RDP, por exemplo. No site da empresa existe um servidor de teste ligado à internet por uma linha ADSL de 512K. Divirtam-se :)". A contribuição vem de Adilson Oliveira (adilson@nomachine.com), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Corrigindo () em 27/01 10:51

O correto no trecho: "modem a 9600kbps. O mais interessante " seria 9600Bps.

Ok.


» Carlos E. Gorges () em 27/01 10:56

Me desculpe, mas isso já é feito com pppoe, ppp over ssh ou mesmo só com o ssh hoje em dia.

Eu mesmo já desenvolvi uma solução usando vpns de ppp rodando sobre o ssh para compactar a comunicacao de micros diskless com o servidor (onde roda tudo via XDMCP/X) ... em uma solucao hibrida pra funcionar *nix**nix* e *nixwindow$ (como é o caso de muita gente que usa o linux+rdesktop para substituir o cliente do windows terminal ) é melhor usar pppoe.


Sem mais.
Carlos.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 27/01 11:07

Carlos, sua solução comparada à dele não seria o mesmo que SOCKS comparado com proxy HTTP? Quer dizer, socks é uma boa solução genérica mas o proxy http é uma melhor solução particular para o protocolo HTTP.


» Douglas Augusto () em 27/01 13:51

Galera, o negócio é muito show!! Vale a pena experimentar, funciona absolutamente bem. Inclusive vos escrevo através do servidor deles, via sessão gráfica, usando o Mozilla.

É absurda a diferença em relação à velocidade do VNC ou o redirecionamento X11 via ssh, por exemplo.

Estou usando uma conexão de 64Kbps (junto com mldonkey e d4x) e o desktop é perfeitamente usável.


» Eduardo O. Hernandes () em 27/01 14:16

Utilizo o CL9, baixei o nxclient para SUSE 9 e funcionou numa boa..hheehhe....muito legal!!!
Pena que o servidor serve apenas para 30 dias por causa da licença....:(


» Adilson Oliveira () em 27/01 14:58

Caro Carlos, não é necessário pedir desculpas mas se fosse pura e simplesmente compactação bruta e criptografia você estaria certo mas não é bem assim. O forte do NX é a compactação e otimização do protocolo X.
O NX faz compactação baseado em vários parâmetros como o tipo de dado que trafega, número de cores, etc e ele também cuida para que os round trips do X sejam reduzidos a um valor mínimo.
No caso de protocolos como o RDP, por exemplo, existe uma camada adicional, por assim dizer que, por conhecer o funcionamento do protocolo, sabe como melhor aproveitar estas características.

Adilson.


» ofranja () em 27/01 22:00

Legal, um ambiente gráfico movido a Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)! ;-)


» Adilson Oliveira () em 28/01 08:55

modem 9600kbps, GPL... Ouch... eu estava quase dormindo sentado quando escrevi o texto :)

Adilson.


» Adilson Oliveira () em 28/01 08:55

Modem 9600kbps, GLP... Ouch... eu estava quase dormindo sentado quando escrevi o texto :)

Adilson.


» Zab Ert () em 28/01 09:47

Carlos, eu instalei hoje de manhã entre o laptop (utilizando uma rede 802.11b via USB, ou seja, velocidade máxima 1.1 Mbps) e o meu desktop e consegui algo que eu não conseguia nem via ethernet 10/100... um desktop remoto absolutamente usável (KDE, fontes antialiased, cheio de "eye candy") e rápido, rápido, rápido. Já havia tentado via ssh e ou ficava rápido ou bom, mas não os dois.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.