Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre LinuxWorld e Novell

Notícia publicada por brain em janeiro 23, 2004 11:18 AM | TrackBack


Novamente recorro à cobertura da Wired para comentar a LinuxWorld: "A LinuxWorld abriu ontem com festa quando o executivo-chefe da Novell, Jack Messman, disse a uma platéia cheia de devotos do software livre que sua empresa ama o Linux do jeito que ele é. 'Não queremos que o software livre mude. Vamos adotá-lo, e queremos contribuir mais do que ganhar com isso', disse o CEO em seu discurso de abertura." As atitudes da Novell após a aquisição da Ximian e da SUSE tem demonstrado que o discurso do CEO realmente reflete o comportamento da empresa - ao menos até agora.

Messman demonstrou ainda que seu posicionamento está bem mais para Open Source Initiative do que para Free Software Foundation: "'Quanto mais aplicativos, abertos ou não, estiverem disponíveis para Linux, melhor', disse ele. 'Podemos e devemos aprender a coexistir. É importante que possamos deixar essas guerras religiosas para trás'."

Mas o trecho que eu mais gostei foi este aqui, falando do efeito do software livre sobre a Novell: "Messman também pediu que as empresas envolvidas com software livre financiem o desenvolvimento e trabalhem com programadores independentes para pôr ordem no processo de atualização criando ciclos planejados de upgrade e produtos verificados com a garantia de que irão funcionar nos sistemas usados por seus clientes. Ele destacou que a energia e o entusiasmo que são "inerentes ao modelo livre" são uma vantagem real para as empresas. Segundo ele, os desenvolvedores da Novell não conseguiam se entusiasmar com o trabalho em produtos de código-fonte privado, um fenômeno ao qual ele se referiu como a "síndrome do não-foi-feito-aqui". Mas quando a Novell começou a investir no software livre com as recentes aquisições da Suse Linux e da Ximian, eles ficaram energizados."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.