Notícia publicada por brain em janeiro 23, 2004 10:26 AM
| TrackBack
Bruno R. da Silva (blood_brother@phreaker.net) disse: "Gostaria de avisar que publiquei dois tutoriais sobre Slackware na UnderLinux. O primeiro é sobre instalação do bootsplash no Slackware e o segundo é sobre criação de pacotes nativos do Slackware (.tgz)."
Olá Bruno,
Parabéns, o tutorial sobre criação de pacotes, estava bem legal e aprendi algumas coisas interessantes.
Pierre
Tem só uns pequenos problemas nesse artigo. Se for usado o comando mencionado:
make install prefix=/tmp/package-nomedoprograma/usr
Todos os arquivos, inclusive os do /etc/ vão ficar dentro do /usr/ quando for instalar o programa, eu recomendo usar outro comando:
make install DESTDIR=/tmp/package-nomedoprograma/
Aí sim será criada a árvore correta! Ficando assim:
/tmp/package-nomedoprograma/etc/
/tmp/package-nomedoprograma/usr/
Outra coisa que não foi mencionada é que o comando makepkg deve ser executado como root.
Na minha opinião o artigo merece uma nota 5 somente pela dica do strip que é muito legal, vou anotar isso. Visto que os passos estão fora da ordem correta também, afinal isso é um passo a passo.
Falow!
Muito obrigado pela correção, vou atualizar o quanto antes. Quanto a parte da organização, a intensão foi aquela mesmo, creio que você não entendeu, mas é que quiz primeiramente explicar a criação do pacote diretamente, e depois explicar alguns diferenciais.
Mesmo assim fico grato pela crítica.
É Bruno R. da Silva, mas quem sabe executar o processo decriação dos pacotes fica tranquilo, mas e os newbies que precisam de uma forma de desinstalar os programas? Bom, tem o checkinstall, mas seria bom um passo a passo na ordem, sacou? Para não gerar dúvidas..
Outra coisa, seu artigo está se replicando na internet, então você precisa mudar isso em outro site como o Slacklife.com.br.
Isso foi só uma crítica contrutiva e correção, não fique chateado naum...
Falow!
Certo Lordello, veja bem, primeiro o tuto é sobre criação de pacote, para que uma forma de desinstalar o programa? Já que ele é instalado numa pasta temporaria somente para a criação do pacote? Basta apagá-la depois de estar com o pacote em mãos. Portanto faz-se descartável o uso do checkinstall. Segundo, quanto à propagação do tuto, já entrei em contato para a correção, tanto que na undelinux eles o corrigiram, (in)felizmente o pessoal da slacklife foi mais rápido que eu, no entanto já mandei o aviso sobre a correção. E terceiro, tem meu e-mail lá pra quem tiver dúvidas, e até agora não recebi nenhum e-mail com dúvidas. E quarto, não estou chateado, até achei uma boa ajuda que vc me deu, já que nem fiquei sabendo que o tuto estava na slacklife. =)
Enjoy!
Valeu cara... longa vida ao GNU/Linux =)
Falow!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.