Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

"Coluna Livre" na Geek

Notícia publicada por brain em janeiro 21, 2004 11:32 AM | TrackBack


A partir de ontem está disponível no site da Geek a minha coluna semanal. Até agora eu só escrevia em veículos direcionados especificamente ao público usuário ou simpatizante de Linux (aqui no br-linux.org e na Revista do Linux), e vai ser legal a oportunidade de escrever para outro público também.

A primeira edição da coluna dá uma resposta à tradicional pergunta "Qual a melhor distribuição de Linux?". A coluna está disponível sob a licença GNU FDL.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Radical chic () em 21/01 12:19

Só no Brasil temos isso: o radical de centro. O sujeito que defende radicalmente o meio-termo acima de todos os extremos...


» Augusto Campos () em 21/01 12:53

Acho que não defendi radicalmente nada, e nem optei pelo meio termo. Dizer que não há uma resposta certa genérica não é a mesma coisa do que inventar uma resposta certa genérica (um meio termo, como você diz) e aí pregar que ela é a solução para tudo.

Mas obrigado pela participação mesmo assim!


» joaocep () em 21/01 13:17

Aqui no Brasil, há dois tipos: 1- que não gosta de opinar, e outro que não gosta de aparecer... hehehehe Radical Chic não é NIC e brega.com não é dominio... Então antes de comentar vamos "pensar".

Também achei muito vago, mas defendo a posição de que todas as distros são boas, pois todas seguem a mesma coisa... se você não gosta do Conectiva, use os pacotes da RH ou Mandrake, vários funcionam.

Se você acha o Debian ruim de instalar, use o Kurumin (Debian Unstable+), Eu particularmente odiei o instalador do SuSE Yast2, mas achei agradável a distribuição (não troco pelo Debian).

Acho que muitas distros deveriam seguir os pacotes tgz que funcionam em qualquer distro, mas sem a arquiteruara fechada do Slackware...

Então, resumindo, acho que cada Admin deve criar a distro com suas próprias necessidades, é o princípio do Linux (Não gostou - Crie), pois se quisessemos tudo mastigado.. usaríamos Windows, correto???


» Pierre () em 21/01 13:24

Olá Augusto,

Depois de um tempo afastado em razão das férias volto a frequentar o site.
O artigo está muito bom, realmente vai ser uma bela experiência escrever para um público especifico, o tema é polêmico, equivale aos assuntos religião, politica e futebol. Mas o artigo está muito legal. Quando vai criar uma coluna sua, semanalmente aqui no site? Vai ser muito legal, acompanho seu trabalho na revista do Linux e gosto dos artigos que escreve.
Um grande abraço e parabéns pelo novo espaço na geek.

Pierre


» Jack () em 21/01 14:14

Parabéns Augusto, vc merece!!!


Abraços!
Jack


» Wagner Eduardo Bidin () em 21/01 14:21

Augusto,

Parabéns, vc fez por merecer.
Quanto aos comentários maldosos de pessoas que somente invejam e não criam, não ligue, faz parte do processo.

Abraços,


» Welington R. Braga () em 21/01 15:02

Este papo me faz lembrar do novo comercial do guaraná Antartica.

No comercial o personagem princial é completamente indeciso quanto ao o que comer, mas sabe exatamente o que beber.... No nosso caso somos completamente indecisos quanto a distro a instalar, mas somos convictos que o importante é ser livre!


» Danjovic () em 21/01 16:35

Augusto,
Muito legal o seu artigo de estréia no site da Geek. A diversidade de distribuições, embora criticada por muitos, representa bem o espírito de liberdade, pois antes ainda da liberdade de alterar o sistema de acordo com suas necessidades, você já tem a liberdade de escolher qual distro vai ser base para suas aplicações.
E por experiência própria, instalar várias distribuições, até achar uma que você goste mais, é uma enorme oportunidade de adquirir conhecimento.



» mandark () em 21/01 21:28

Legal cara. Como diz na minha terra:

- Cada pé sujo tem um chinelo havaiana ou
- Cada panela velha tem sua tampa.

Não é por menos que chamam as distribuições às vezes de "Sabores de Linux", porque cada pessoa tem seu gosto (e sua necessidade).


» Rodrigo () em 23/01 00:03

Muito bom o artigo!!
Imparcial, sem fanatismoe esclarecedor...
Só queria levantar uma situação que acontece muitas vezes..
Algumas vezes amigos pedem indicações, e apesar do mais censato ser mostrar um artigo como esse, ou explicar um pouco melhor sobre as distros que vc (o caso a pessoa que vai responder) usa/usou seus pontos fortes fracos etc, o que a pessoa quer na verdade é um nome, algo do tipo "o que você me recomenda?" tá certo a pergunta é bem diferente da que você se propos a responder, mas muitas vezes o que se quer saber é a mesma coisa :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.