Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

ZDNet: "Microsoft prolongou o suporte ao Windows 98 por temer que usuários mudem para o Linux"

Notícia publicada por brain em janeiro 15, 2004 10:55 AM | TrackBack


O Trombel (trombel@ig.com.br) analisa a notícia da ZDNet: "A cada dia que passa a Microsoft parece sentir mais o golpe. Com medo de deixar mais uma brecha para o Linux, o pessoal de Redmond resolveu estender a vida do velho Windows 98. 'Microsoft estendeu o suporte para o Windows 98 porque está preocupada com a possibilidade de os usuários mudarem para o Linux, dizem analistas. A crescente ameaça do Linux fez a Microsoft tomar a decisão de estender a a vida do Windows 98. Várias pesquisas indicam que o Windows 98 está instalado em 25% dos computadores PC no mundo. Se a Microsoft deixasse de dar suporte a este sistema, milhões de computadores ficariam vulneráveis ao primeiro bug de segurança.' A Microsoft está deixando, ao que parece, de tomar decisões imperiais. Mas, não é por respeito aos usuários, e sim por motivos mercadológicos. Viu que era besteira deixar 25% dos usuários de PC pararem para raciocinar e considerar um sistema operacional livre como uma séria alternativa ao caro e ruim Windows XP. Será que vai conseguir?"

O plano original da Microsoft era bem diferente, confiram!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Jack () em 15/01 11:01

Eco. A verdade é que tudo é uma questão "mercadológica". A Microsoft como toda boa monopolista/capitalista não quer nem pensar em perder qualquer fatia do mercado, por menor que seja!!!


» Rafael Felipe () em 15/01 11:05

É impressionante como o projeto GNU e o Linux mudaram o mundo da informática nos últimos anos. A Microsoft está com medo, é como o Sauron (Personagem maligno em "O Senhor dos Anéis") que começa a sentir medo certa hora no livro!
O Projeto GNU e o Linux são os Hobbits do mundo atual! Chegaram de mansinho e vão mostrar as alternativas!


» André S. () em 15/01 13:16

hahaua kra viciado em SDA...
na boa o livro eh foda...

mais pra mim a M$ nunca pretendeu parar com o suporte ao win98/se, eles criaram esse circo na midia pra ver se conseguiam forçar mais algumas pessoas à migrarem para o XP/2000....
pura jogada de marketing.....


» oi () em 15/01 15:56

"...como uma séria alternativa ao caro e ruim Windows XP."

Caro sim. Ruim não. Nenhum *desktop* do Linux tem a estabilidade e velocidade do WinXP.

Notícias como esta, recheada de radicalismo, não levam o Linux a lugar algum.


» Manoel Pinho () em 15/01 16:00

Mas prolongar a morte do Ruindows 98 também significa menos compras de upgrades para XP :-)

A M$ ultimamente anda perdendo muito dinheiro em ações judiciais, em todos os seus produtos com exceção do Windows e Office e agora isso que acho que a tendência da empresa é começar a diminuir. Basta o OpenOffice começar a se popularizar mais no mundo Windows que lá se vão 40% das receitas da empresa...


» Robertson Reis () em 15/01 20:38

Windows XP Desktop estável???

sei que este papo nao leva a nada, mas nao resisti...alguem ai tem um desktop com windows xp que seja estável???
Isto é uma lenda...
Desculpem...ja vi milhares de computadores com windows xp e nunca vi um estavel...nao sei o que é travar ou operacao ilegal ou qualquer babaquice que acontece nos sistemas operacionais da M$ desde que instalei linux no meu desktop, nao é radicalismo, mas é melhor estudarem novas tecnologias logo, ou como diz a IBM, voce sera comprado, ou vai falir (antes que digam que nao conheco M$...sou MCSE...abr


» Kaio Rafael () em 15/01 20:51

Tenho q concordar com Robson Reis, administro uma rede com 200 máquinas, sendo que 100 delas eram xp professional, não tinha uma dia de trabalho que eu não ia com os usuário e ve porque o xp tava travado "Bunitinho mas eh vagabundinho.."
Tenho tendo uma ótima experiência com o 2000 em rede e o 98. Se o kra fazer o windows update nas máquinas muito raro mesmo o 2000 e 98 travarem alguma coisa.
*** Faca um teste, instale o xp e vai diretamente na pagina do windows update verifique quantas atualizações críticas tem q fazer (20)
2000 -> 15
Quem compara usa!!! :)
Use linux :)
Kaio Rafael


» oi () em 15/01 23:04

Não estou aqui para defender o windows. Eu trabalho pacificamente com os dois sistemas operacionais e tenho uma grande adminiração e preferência pelo Linux. Infelizmente ele não está maduro suficiente para o *desktop*. Ainda.

Robertson Reis:

"Windows XP Desktop estável???"
Sim.

"Desculpem...ja vi milhares de computadores com windows xp e nunca vi um estavel..."

Desculpe a você Robertson, mas apenas por sua declaração hipérbole, já dá para ver que você não se baseia em dados concretos. Quantas MIL máquinas você já viu travando com Windows XP ? Qual era o hardware (ou condições do hardware)utilizado ? etc.

Kaio Rafael:

Como é que você conseguiu este emprego (administrador de 200 máquinas) com este português horroroso ? Dizer que o Win98 é melhor que o WinXP é um absurdo e só mostra sua falta de conhecimento.

"*** Faca um teste, instale o xp e vai diretamente na pagina do windows update verifique quantas atualizações críticas tem q fazer (20)
2000 -> 15"

Faça um teste e veja o tamanho dos service packs.

Se você gosta do Win2K deveria gostar do WinXP. Pois, em linhas gerais, um é derivado do outro. Porém o XP tem três anos a mais de desenvolvimento.

E por último: faça outro teste. Compre um cd do Conectiva 9, ou do RedHat 9, ou do Suse 8.2, ou qualquer outra. Instale, mande fazer as atualizações e veja o resultado.
Não adianta. As atualizações sempre farão parte da vida de quem quer ter o melhor software disponível.

E eu me rendo, se alguém nunca viu o X, Mozilla, Open Office, KDE ou Gnome travando. Não reconhecer os problemas e não aceitar críticas só fortalece àquela famosa empresa de Redmond, da qual eu não gosto nem um pouco, mas admito que ela transformou (e transforma) o mercado de informática. Não fechem os olhos para 'dados & fatos' e reconheçam as forças do seu concorrente (por favor, não digam inimigo). Só assim conseguiremos superá-lo.

Viva o GNU/Linux :-)


» al-qaeda () em 16/01 01:02

ruindows xp(by microbugsoft) que lixo e esse, aquele que diziam: esse nunca trava e so fechar o aplicativo e
tudo bem, e quantos nao cairam nessa,bom ja nao mexo com esses bugsofts a muito tempo e tenho sempre o grande prazer de fazer migraçao de clientes para o linux e apagar o lixo antigo do hd,isso me deixa feliz e os clientes tambem sabendo que nao terao problemas com virus,terao segurança, faram mais economia e o mais importante saberao sempre o que o software faz sem codigos maliciosos,programas espioes quem sente seguro com software caixa preta? ate mais, e deixe de ser um individuo assimilado!!!seja uma pessoa de mente aberta, seja criativo, nao seja preguiçoso,seja livre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


» Cadu () em 16/01 01:16

"Caro sim. Ruim não. Nenhum *desktop* do Linux tem a estabilidade e velocidade do WinXP."

Cara, o Windows XP é MUITO ruim!
Tu podes dizer que não, pois ele é "estável" ( Ha!Ha!Ha! Tão estável quanto um Fusca a 300 Km/h ), mas independentemente de ser "estável" ou não, ele é RUIM.
Pode não ser ruim do ponto de vista técnico ( apesar de que eu o considero ruim até deste ponto de vista ), mas de qualquer forma, é ruim por ser Windows... por ser da Microsoft. Qualquer software proprietário é ruim.


» Fernando Ruiz () em 16/01 01:23

> ruim Windows XP.
Nossa essa doeu eim. O WindowsXP não é ruim não pelo contrário ele é bem estável... fazendo comentários desse tipo a credibilidade e imparcialidade do site vai láááá pra baixo.

Não vou nem ler os comentários pois esse pequeno trechinho é combustível suficiente para um flamewar interminável.

[]'s


» Cleyton () em 16/01 01:31

Não considero o Windows XP Professional estável.
No trabalho, a minha estação HP/Compaq com Windows XP original de fábrica vive travando, mesmo com todos os updates. Se eu tentar copiar/recortar/apagar de uma só vez mais do que 500 arquivos (não sei o valor exato), todos no mesmo diretório, faz "cabum" !
Por outro lado, o Windows 2000 Professional lá em casa, em computador made in Paraguai se sai muito bem. Super estável.


» Penetro () em 16/01 02:33

"... Nenhum *desktop* do Linux tem a estabilidade e velocidade do WinXP..."

"oi", você não está levando em conta a máquina! Experimenta o XP numa máquina de 128MB, que atualmente roda bem o win98 / Linux com KDE3.X...


» oi () em 16/01 17:44

Penetro,

Bem pelo contrário, eu faço comparações utilizando o mesmo hardware. Hardware com um mínimo de 128RAM e processador de 750MHZ pra cima. Não me preocupo com hardware obsoleto ou abaixo destas configurações. A maioria dos desenvolvedores não se preocupa com isto, já que os computadores dobram de velocidade a cada 18 meses (lei de Moore).

Aproveito e faço diversas otimizações, assim aprendo mais um pouco sobre cada distribuição. Depois deixo os usuários (eu entre eles) testando, anoto suas críticas e elogios e tiro as minhas conclusões.

O problema de postar tais considerações, é que dirão que a microsoft me pagou, que eu odeio o Linux, que a minha análise é tendenciosa, etc.

Não gosto de radicalismo. Quanto ao meu pseudônimo, sem identificação, nada mais é que um protesto ao Sr. Augusto Campos, que permite que sejam postados comentários sem que o usuário seja cadastrado. O Patola que adora isto ;-)


» Beto () em 16/01 21:58

Gostaria que me explicassem o fato do link para a ZDNet ser redirecionado para a página da odiada Micro$oft.Provavelmente alguma gracinha de um Windiota admirador do titio Bill... Os sites corporativos americanos têm o rabinho amarradinho na Micro$oft e só um site inglês poderia mesmo trazer uma matéria sobre isso.Do jeito que as coisas vão, o governo americano tão democrático e defensor do "livre comércio",ainda vai proibir o uso do Linux nos EUA.Os americanos mais radicais olham o Linus Torvalds com olhos irados e julgam que ele é uma ameaça ao grande patrimônio e orgulho americano (leia-se Microsoft).E uns brasileiros bobinhos ainda ficam defendendo o Windows e a tal de Microsoft... Vamos parar de ser burros!!!


» Jose Penha () em 16/01 23:34

É triste como tem gente que não sabe de nada mesmo, dizer que o Windows 98 é melhor que o XP é um completo absurdo! utilizo SOs da microsoft desde do 95, já usei linux por mais de dois anos como desktop e sinceramente aquele que diz que o Linux é melhor que o Win XP em desktop falta com a sinceridade e falta feio!(você quer experimentar jogar um linux na mão de um usuário e depois jogar o Win XP e ver o que um usuário leigo consegue fazer no Win XP e no Linux, experimente, e veja o que ele prefere).

Dizer que o windows 98 é ruim tudo bem, mas temos que admitir que a M$ melhorou muito os seus SOs principalmente entre o 98 e o XP, sobre as atualizações do windows 2000 em comparação com XP vc não deve ter levado em consideração que o Windows 2000 já está no Service Pack 4 enquanto o XP está no SP1(será que vc sabe o que é Service Pack?), existem em quantidade muito maior atualizações(patchs) para windows 2000 do que para o XP, enquanto ao linux compare, experimente ir no update do Red Hat 8 por exemplo e ver quantas atualizações há, experimente comparar só o quesito Mega Bytes de atualiazações entre o Red Hat 8 e o Windows XP.

Esse papo de que o Linux não tem problemas de segurança e de estabilidade já caiu no "conto da vovózinha!", quem lida com segurança e já usou o Linux sabe que ele trava(alguém já viu o famoso KERNEL PANIC? sem contar os programas em modo gráfico que vivem fechando do nada como acontece no windows), e tem problemas de segurança(semana passada foi postado um aviso sobre uma falha grave no KERNEL que dava privilégios de root a quem soubesse explorá-la) assim como qualquer SO, sabe por que??
Porque o Linux foi programado por homens e não por Deus, ou será que o Linux é programado por Deus?!
Senão for,até onde eu sei, não é, vai apresentar falhas como qualquer outro programa.

Até o Presidente da Red Hat afirmou que Windows é melhor que o Linux em termo de Desktop, e sejamos sinceros ninguém no mundo mais do que ele, defenderia o Linux, ele vive de Linux, o que ele fez não foi trair a comunidade, mas sim ser sincero e admitir o que é a verdade.

Sejamos sinceros com as nossas experiências, os usuários e as empresas querem a verdade, e não "contos da vovózinha"!


» Lamazinha () em 17/01 01:25

"Seja burro, use Windows e de seu dinheiro suado para os americanos"
Windows melhor, Linux pior, Linux melhor, Windows pior...
Se preocupam tanto com isso que esquecem deste pequeno detalhe, Bill Gates já é o homem mais rico do mundo e nao precisa, mas quer, o seu dinheiro.
Linux tambem gera renda e economia para os brasileiros, direta e indiretamente, enquanto Windows gera um pequeno lucro para poucos Brasileiros enquanto o resto vai direto para os Estados Unidos.
Pensem nisso.


» al-qaeda () em 17/01 04:28

quem se sente realmente seguro usando produtos da microbugsoft, que sa realmete se tudo que voce digita nao vai para algum lugar que voce nao gostaria,que sabe se realmente nao e feito um banco de dados de cada usuario de soft da microbugsoft, se sentir seguro em soft fechado e fazer de conta que e esperto, alem de voce nao poder mexer no codigo fonte,nao poder deixar ao seu gosto,apenas se comportando como um burro que com a viseira so olha
para frente,usuario escravo e assim mesmo,voce nao precisa saber o que tem dentro nao use seu intelecto
apenas fique apertando teclas, assim e melhor para voce e otimo para mim, continue no seu papel de usuario capacho.....e nao se esqueça sua licença ira vencer e aguardamos sua grana na nossa conta...continue sendo assim otario um escravo um capacho....nao seja um bitolado seja livre...


» Benê () em 17/01 17:11

concerteza o linux ainda tem muito o q evoluir em desktops e principalmente para usuarios domesticos. mas a verdade é q para o usuario doméstico, q usa o pc pra navega na internet e edita alguns textos e planilhas, o melhor ainda é o win98 q roda em computadores simples, como o meu p2 de 400mhz e até mesmo em micros ainda mais antigos, com preços bem acessiveis pra população geral do brasil. o XP pode ate trava menos q o 98 e o 2000, mas é muito pesado, exigindo muito do pc.

naum to denfendendo a M$, mas infelizmente eu ainda to usando o Ruindow$, mas ja to cansado d da tanto ctrl alt del q só to esperando entra uma verba, compra um hd e coloca o pinguim :¬)


» LION () em 18/01 11:24

Windows por enquanto é um mau necessário e o Linux é um bem ainda vindouro ... hehehe

Olha eu trabalho com manutenção de 95,98,98se,NT,2000,XP ... logo com o conectiva 8 ... sistema 100% estável é balela ... mas acho o 2000 mais robusto que o XP sim ... não acho que o linux pra desktop está pronto não ... mas próximo, muito próximo ... uns 85% ...


» Robertson Reis () em 26/01 14:52

Desculpem todos voces mais uma vez, mas que discussao idiota...quem diz que o linux nao tem condicoes de usar como desktop esta louco, alguem no meio da lista (nao vou voltar pra ver quem foi), disse que usou durante 2 anos e nao dava, que tal parar para ver a evolucao?? quem acha que desktop nao da, tentem o kurumin do Carlos E. Morimoto (www.guiadohardware.net), é perfeito, nao falta nada.
Quem acha que nao da pra usar office, tentem o Open Office, quero ver quem diga algo que nao de pra fazer no linux!! (a nao ser games que ainda engatinha, mas nao acredito que isto seja problemas para a empresa).
É melhor repensarem, revejam seus conceitos e nao pensem só quem é melhor ou pior, veja as vantagens e desvantagens, se tivessemos no linux a quantidade de usuarios que tem no windows o linux ja seria 1.000.000 de vezes melhor, pelo simples fato de que todos nos podemos alterar, aprender e nao precisamos esperar que alguma empresa ditem o que devemos e como devemos usar nosso computador, com isto, geramos empregos na area de tecnologia no Brasil, entre muitas outras coisas. Ta na hora de abrir a cabeca, conhecer novas tecnologias e nao ser escravo de nenhuma, eu facilmente deixaria de utilizar o linux se eu nao pudesse mais ter acesso ao codigo.


» luis () em 02/03 13:02

es um gay o palhaco filho da .............................................................................................................................................................................................................................................................sxgerhgfwghwkjhvkuhgrkjhgkjsefhgj sou o tygas


» Anderson () em 22/04 09:21

concordo plenamente com comentário de Robertson Reis (em janeiro 26, 2004 02:52 PM, 200.232.170), "É melhor repensarem, revejam seus conceitos e nao pensem só quem é melhor ou pior, veja as vantagens e desvantagens, se tivessemos no linux a quantidade de usuarios que tem no windows o linux ja seria 1.000.000 de vezes melhor, pelo simples fato de que todos nos podemos alterar, aprender e nao precisamos esperar que alguma empresa ditem o que devemos e como devemos usar nosso computador, com isto, geramos empregos na area de tecnologia no Brasil, entre muitas outras coisas. Ta na hora de abrir a cabeca, conhecer novas tecnologias e nao ser escravo de nenhuma, eu facilmente deixaria de utilizar o linux se eu nao pudesse mais ter acesso ao codigo". só assim poderemos acabar com esta ditadura da microsoft, sobre nossos Pc's.


» Adriano Moreira () em 04/05 09:30

vcs vem me falar de instabilidade win xp... má pode para com isso, vcs naum estaum conciente de q o xp é um programa atual e para rodar bem q tal estalar em um pc atual, garanto q vcs querem colocar xp em 386 ou 486, eheehe... pq porra o xp é mto masssa rodando nun P4, e naum me enche o saco alem de tudo a mais q ele oferece e qto a linux... tipoww é a tecnologia do futuro? talvez eu te respondo mas sei q para usuarios leigos está longe de apreximar linux a essas pessoas... e querem q seja uma "tecnologia do futuro>"... pode ser má enquanto isso curtam o xp q é maravilhoso e naum usem maquianas do paraguai e nem cds importados de lá ae vcs vaum conhecer o verdadeiro xp do mercado.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.