Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Tao Linux: parece Red Hat Enterprise mas não é ;-)

Notícia publicada por brain em janeiro 15, 2004 10:41 AM | TrackBack


"Não sei se o TaoLinux já foi divulgado, basicamente os caras pegam os fontes do RedHat Enterprise e motaram uma distro. Interessante ou Ilícito?". A contribuição vem de joel cesar zamboni (joel.zambonI@itelefonica.com.br).

Mas por que seria ilícito, Joel? É tudo software livre, e ninguém está usando a marca ou nada que pertença à Red Hat. A própria Red Hat concorda e afirma que isso mostra a força da licença GPL. E o TaoLinux nem está sozinho neste barco, existe também o White Box Linux e até mesmo um HOWTO explicando como montar seu servidor compilando os fontes do RHEL disponibilizados pela própria Red Hat.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Job () em 15/01 14:11

É legal, mas imoral, alem do mais isto não faz avançar a comunidade. É igual aos caras que pegaram o Mplayer. 'Querem apenas se dar bem". Mas, sinceramente eu não cairia numa armadilha destas.
Não acrescem nada de novo. Qual suporte profissional (Entreprise) que voce vai ter de uma distro copiona.


» Augusto Campos () em 15/01 14:29

Não acho imoral. Eles não querem vender o produto como se fosse o RHEL. Simplesmente compilam e oferecem livremente, sem os serviços associados ao RHEL. Para mim é equivalente a disponibilizar para download cópias da Conectiva ou Mandrake.

Quem precisa de serviços ou garantias extras contrata de quem oferece. Quem quer só o software, faz download do tao, do white box ou do que quiser.


» Zyk () em 15/01 15:28

Não me parece ilegal ou imoral, já que no site (http://www.taolinux.org/)há referência explícita que é um RHEL3 recompilado e RH é uma GPL e usar os códigos do RH para recompilar ou modificar (desde que citadas as fontes originais) não fere as regras da GPL.Se não me engano, Mandrake e Conectiva também começaram fuçando os códigos do RedHat.Vejam o caso do Kurumin, o projeto está bem diferente do Knoppix que é diferente do Debian, mas o projetista (Morimoto) faz questão de lembrar de onde veio a fonte, tanto que o usuário padrão é knoppix e no manual há varias referencias deixando bem claro que é um projeto derivado do Knoppix. Acredito que por pior que seja o projeto original e melhor que seja o projeto refinado, sempre deve dar devido crédito aos autores do primeiro projeto.Agora se o cara do TaoLinux apenas compilou o código trocando todos os strings "RedHat" pelo "TaoLinux" e apresenta como um distro distinto, aí acho uma baita sacanagem.


» Manoel Pinho () em 15/01 15:39

Eu acho excelentes alternativas para quem quer continuar fiel ao Red Hat mas não quer pagar (ou não tem como pagar) a licença da versão enterprise e também não quer se arriscar com uma distribuição eternamente beta como a Fedora.

Conheço muitas universidades que usam o RH em seus laboratórios e agora estão no impasse de migrar para outras distribuições diferentes, como p.ex. o Debian ou usar algo como essas distribuições da notícia. A maioria delas não quer usar o Fedora.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.