Notícia publicada por brain em janeiro 15, 2004 10:41 AM
| TrackBack
"Não sei se o TaoLinux já foi divulgado, basicamente os caras pegam os fontes do RedHat Enterprise e motaram uma distro. Interessante ou Ilícito?". A contribuição vem de joel cesar zamboni (joel.zambonI@itelefonica.com.br).
Mas por que seria ilícito, Joel? É tudo software livre, e ninguém está usando a marca ou nada que pertença à Red Hat. A própria Red Hat concorda e afirma que isso mostra a força da licença GPL. E o TaoLinux nem está sozinho neste barco, existe também o White Box Linux e até mesmo um HOWTO explicando como montar seu servidor compilando os fontes do RHEL disponibilizados pela própria Red Hat.
É legal, mas imoral, alem do mais isto não faz avançar a comunidade. É igual aos caras que pegaram o Mplayer. 'Querem apenas se dar bem". Mas, sinceramente eu não cairia numa armadilha destas.
Não acrescem nada de novo. Qual suporte profissional (Entreprise) que voce vai ter de uma distro copiona.
Não acho imoral. Eles não querem vender o produto como se fosse o RHEL. Simplesmente compilam e oferecem livremente, sem os serviços associados ao RHEL. Para mim é equivalente a disponibilizar para download cópias da Conectiva ou Mandrake.
Quem precisa de serviços ou garantias extras contrata de quem oferece. Quem quer só o software, faz download do tao, do white box ou do que quiser.
Não me parece ilegal ou imoral, já que no site (http://www.taolinux.org/)há referência explícita que é um RHEL3 recompilado e RH é uma GPL e usar os códigos do RH para recompilar ou modificar (desde que citadas as fontes originais) não fere as regras da GPL.Se não me engano, Mandrake e Conectiva também começaram fuçando os códigos do RedHat.Vejam o caso do Kurumin, o projeto está bem diferente do Knoppix que é diferente do Debian, mas o projetista (Morimoto) faz questão de lembrar de onde veio a fonte, tanto que o usuário padrão é knoppix e no manual há varias referencias deixando bem claro que é um projeto derivado do Knoppix. Acredito que por pior que seja o projeto original e melhor que seja o projeto refinado, sempre deve dar devido crédito aos autores do primeiro projeto.Agora se o cara do TaoLinux apenas compilou o código trocando todos os strings "RedHat" pelo "TaoLinux" e apresenta como um distro distinto, aí acho uma baita sacanagem.
Eu acho excelentes alternativas para quem quer continuar fiel ao Red Hat mas não quer pagar (ou não tem como pagar) a licença da versão enterprise e também não quer se arriscar com uma distribuição eternamente beta como a Fedora.
Conheço muitas universidades que usam o RH em seus laboratórios e agora estão no impasse de migrar para outras distribuições diferentes, como p.ex. o Debian ou usar algo como essas distribuições da notícia. A maioria delas não quer usar o Fedora.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.