Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mono...pólio

Notícia publicada por brain em janeiro 14, 2004 11:04 AM | TrackBack


O TaQ (eustaquiorangel@yahoo.com), mandou um link para uma crônica que ele escreveu sobre os perigos que ele associa ao projeto Mono: "Estou falando do Mono lá ... coisinha bem perigosa, na minha opinião (e de mais um monte de gente!)."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» rafa () em 14/01 12:01

e a declaração de monterrey traz, infelizmente, um trecho sobre patentes:

"Mas também o respeito às patentes, preocupação mais identificada com os países ricos, recebeu uma menção.

'Comprometemo-nos, nos casos em que seja necessário e apropriado, a fortalecer os direitos de propriedade e ampliar seu uso como garantia, assegurando a aplicação de normas eficazes, transparentes, integrais e eqüitativas que rejam os contratos de propriedade.'"

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2004/01/040114_finalpc.shtml


» Job () em 14/01 12:11

O Icaza é um cara muito inteligente, mas nessa jogada tem mais coisa, se não me esqueço houve uma reunião dele com a MS para ele investir no mono...
Humm...
Realmente acho que todo padrão que vem da MS é perigoso...
Não vou de mono....
Por nossa sorte o java é que anda crescendo mais, inclusive o proximo soft. da receita vai ser em Java.


» Luciano Bassani () em 14/01 12:21

Acho que são válidas as preocupações do TaQ, contudo vou tentar transcrever uma frase que o Icaza falou durante o FISL 2003 (Porto Alegre), sobre o Mono:

"Quando a Microsoft lançou o Windows 95 muita gente não deu importância, contudo levamos muito tempo para conseguir atingir um nível similar em gerenciador de janelas desktop no GNU/Linux. Com o Mono nós pretendemos mudar isso".


Para mim, o Mono é um projeto criado para desenvolvedores que estão acostumados com um modelo de mercado. Programadores que trabalham com linguagens tipo "Visual-Basic-da-vida". Ele visa ser uma plataforma de desenvolvimento que reduza o impacto de uma migração.

Muita gente vai continuar a programar em Windows por um bom tempo, mas conforme o Software Livre for avançando, vai chegar o dia que estas pessoas não terão outra alternativa, senão migrar para sistemas operacionais livres (ou então vão morrer abraçados a um modelo falido). E quando chegar este dia, estas pessoas vão ver que existe algo como o Mono para facilitar a migração delas. Acho que o Mono vai ser excelente para quebrar "resistências" a mudanças. E depois que estas pessoas estiverem no GNU/Linux, elas vão acabar sendo contagiadas pelo "vírus" e vão aprender a buscar soluções melhores se o Mono for ameaçado.

O Miguel de Icaza tem muitos méritos e ele é um visionário, já fez muito pelo software livre e merece um "voto de confiança".

Além disso, a ameaça das Patentes por enquanto é apenas uma ameaça. E sobre as questões de processos judiciais no futuro, tem muita gente grande metida na história como a IBM, etc (nem preciso falar que a Novell entrou na "briga" agora - e eles estão apostando no Icaza, pq senão não teriam comprado a Ximian, não é?)


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 14/01 12:22

Defesa brilhante, TaQ. Infelizmente ela somente aborda aspectos políticos e não técnicos... realmente, o .Net resolve uma série de problemas interessantes e não há alternativa que se iguale a ele em certos casos - inclusive Java e J2EE. "E aí?" - um chefe/gerente/diretor genérico perguntaria - "o que usamos no lugar então?".

No mundo real existem otários que não têm medo de usar Microsoft. Como convencê-los?


» TaQ () em 14/01 13:33

Patola: talvez alguns dos problemas sejam referentes à, como até o Icaza disse, situações que talvez muitos usuários não estejam experimentando, às vezes não por falta de aprofundamento em tecnologias ou coisa e tal, mas talvez por que realmente não precisam mesmo.
Alguns problemas parecem que só são criados realmente após alguém inventar e *disseminar* uma solução ... parece aqueles tumores que estão quietinhos e quando cutucam o bicho zanga (credo, que analogia macabra!).
Minha pergunta é: como eses problemas estavam sendo tratados até agora? Eram inexistentes antes de alguém inventar a solução (ovo antes da galinha...)?
Seria até a minha resposta para um gerente genérico. E um comentário bem colocado nesse ponto seria toda o papo filosófico da coisa, que apesar de muita gente achar isso bastante baboseira ainda, hoje em dia a coisa está bastante embasada em cases de implantação de software livre (uma rede de mercados do Nordeste vai economizar R$ 17 milhões em 2004 com esse tipo de coisa!) e mais interessante ainda, cases de empresas que ficaram dependentes demais de licenças de uso, que nem estão usando software livre (por enquanto) mas que não aderiram ao "software assurance" da Microsoft apresentado nos últimos meses. Esse pessoal simplesmente parou de atualizar suas licenças ... e olha que tem bastante por aí.
Um gerente pode ser "genérico", mas ainda assim um bom gerente (o duro é achar esses por aí...) deve ter uma visão de mercado hoje em dia levando tudo isso em conta, pois afinal, temos a tecnologia, mas a política conta e muito em decisões na área de TI hoje em dia.
Lembram no ano passado, aquele gerente do Pão de Açucar, dizendo "Linux nem com um 38 na cabeça!"? Na penúltima Info saiu uma matéria dizendo que o Pão de Açucar vai adotar Linux. E tem outro cara na foto lá. Cadê será nosso amigo revoltado? Cabeças acostumadas a pensar apenas no lado tecnológico a curto e médio prazo hoje em dia rolam fácil. ;-)
Luciano Bassani: acho que nesse dia, quando todo mundo irá migrar para o Linux e Mono, que vai ser o dia D da Microsoft para puxar o tapete. Mas isso só o tempo dirá. ;-)
Uma coisa que eu acho interessante é isso. Tem tanta coisa por baixo, e tem tanta coisa por cima tapando a sujeira que pode acontecer ou não, mas pelo menos eu tentei tirar um pouco da poeira da coisa ... se estou certo ou não, vai saber? ;-)


» Peter Parker () em 14/01 13:49

Luciano Bassani: sua defesa tem fundamento. Mas sua filosofia parece estar mais em concordância com o .GNU (uma versão free da tecnologia do .NET) do que com o Mono (.NET rodando no Linux).


» Anonimo () em 14/01 13:50


Achei xiita demais. Boa leitura para aqueles que gostam de chamar a M$ de "Império do Mal", podia ser mais técnico, com menos A microsoft é isso, O Bill Gates e o Steve Balmer são aquilo, etc ...
Tem paragrafos inteiros ( e são vários ) que são apenas ataques nada relacionados com .NET ou Mono

Mono não ajuda a transformar .NET num padrão. Oferece uma alternativa Open-Source a esta plataforma, e é sempre uma boa idéia oferecer várias opções as pessoas.


» TaQ () em 14/01 14:00

Anonimo: Mas aí que tá, a coisa tá indo muito pro lado técnico e a politicagem e o jogo sujo está sendo relevado. Se vc não se preocupa com isso, esqueça tudo o que eu disse, mas o impacto disso tudo pode ser enorme na área de tecnologia alguns anos mais tarde.
Tem parágrafos inteiros de ataques sim, mas discordo com você, tudo relacionado ao .NET e ao Mono. Pois os ataques são embasados em situações históricas que ocorreram na Microsoft, em atitudes dela. Não daria para mim dizer que o Mono pode ser uma coisa ruim sem fazer referências aos podres da Microsoft. Você pode me dizer algum ataque que foi infundado? Eu usei situações deles e frases dos próprios. E, não, não a acho a besta do apocalipse, como disse no texto, eles tem um certo perdão por que são uma empresa de software, mas ao mesmo tempo não tem por que o poder deles já está indo muito além disso. Inclusive esquecendo a parte técnica da coisa muitas vezes ...
E o Mono pode ajudar sim a popularizar o .NET. Olhe a frase do sujeito lá "A plataforma de desenvolvimento .NET é essencialmente uma nova e sólida base para o desenvolvimento que dá espaço à Microsoft para crescer nos próximos anos". Isso não fui eu que falei. Foi o fundador do Mono Brasil.


» TaQ () em 14/01 14:04

Gente, uma coisa que queria que vocês prestassem muita atenção lá é a proibição de sub-licenciamento (sub-license prohibition), que pode eventualmente acabar com softwares GPL. Pensem nisso!
Ainda tem gente discutindo todas as nuances dessa cláusula, mas sabemos quem tem os advogados mais bem pagos ...


» Anonimo () em 14/01 14:40

TAQ :

Vi a frase do sujeito lá, isolada pode dar margem para falsa interpretação. Mas é necessário analisar todo o contexto. Pode ser q o cara estivesse avisando : .NET é uma plataforma sólida, dá base para Microsoft crescer. Nós do open-source temos que criar algo nessa área ou os caras vão continuar extendendo o monopólio.

Mesmo os caras "jogando sujo","sendo nojentos na brincadeira da matrix", etc... Temos que continuar insistindo no quevale. Superioridade técnica. É isso que vale e que as pessoas levam em conta. Por isso alertei sobre o xiitismo. A pessoa vai ler o documento e vê desde o ínicio ataques a M$ param de ler e não vão até o fim ( eu li até o fim ) pensam : é só mais um documento escrito por um desses evangelizadores fanáticos. Não estou dizendo que vc. seja !!!

A parte mais interessante : O problemas das patentes se perde no meio dos ataques. Mas é apenas minha opinião e não pretentendo esticar a discussão.

Câmbio e desligo.


» anonymous () em 14/01 14:42

O TAQ está com a razão, qualquer tipo de aproximação com a microsoft é perigorosa, lembrem-se do ditado de quem programa em ambiente microsoft: "sapo, morre em panela de água quente, é porquer ela aquece devagar e o bicho não percebe".
A microsoft tá tentando atrair os "sapos" do software livre e colocar na panela enquanto a agua está fria, então ela vai aquecendo aos poucos...devargar até...
Todo mundo já sabe do final não é, por isso pessoal, fiquem fora da panela, digo do .NET Mono sei lá.


» TaQ () em 14/01 14:56

Só para completar então, eu ainda acho o software livre superior técnicamente ... mas isso dá muita discussão que até foge um pouco do escopo do assunto. ;-)


» Peter Parker () em 14/01 15:02

Anonimo: vc também, por suas idéias parece mais próximo do prega .GNU do que o Mono.


» against () em 14/01 23:18

Ter qualquer tipo de relacao com a MS eh ridiculo.
Para facilitar, vamos falar de atualidade (tah parecendo papo de time de futebol?).
Ultimamente o que eu vejo eh a a "rainha de quebrar padroes" dando dinheiro pra SCO por farra e cobrando 25 centavos de dolar para cada camera digital fabricada que use o abandonado sistema fat, alegando patente. Ah, tem a tal de propaganda enganosa pra queimar o filme do linux tb... Duvidas ?


» Cadu () em 15/01 22:59

Concordo com tudo que esse cara escreveu.
A Microsoft pensa assim:
"Se você não pode vencê-los, una-se a eles."

Nós ( quando eu digo nós, me refiro a comunidade de Software Livre ) pensamos assim:
"Mesmo que você não possa vencê-los, JAMAIS una-se a eles."


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.