Notícia publicada por brain em janeiro 13, 2004 10:21 AM
| TrackBack
Recebi hoje da SUSE o press-release informando que completou-se o seu processo de aquisição por parte da Novell. A SUSE LINUX (agora o nome é todo em maiúsculas) passa a ser uma unidade de negócios dentro da Novell, contando com o apoio de vendas e marketing das unidades já existentes na Novell. A marca SUSE será mantida, bem como a estrutura da empresa. O comentário do representante da Novell valorizou a aquisição (e a recente aquisição da Ximian) em termos de ter alguns dos melhores desenvolvedores do mercado Linux trabalhando juntos. E Richard Seibt, ex-CEO e agora presidente da SUSE, lembrou que fazer parte da Novell dá uma importante via de acesso a mercados importantes eneste que será, nas palavras dele, o ano do Linux.
Ao mesmo tempo, a Novell deu aos fãs da distribuição alemã uma notícia tranquilizadora: não há planos de impor a adoção do Ximian como ambiente default da SUSE. O KDE continua sendo o desktop padrão.
A notícia só é tranqüilizadora aos que preferem o KDE... Mas provavelmente teve gente que gosta da distribuição que ficou aborrecido por isso.
Eu acho muito tranquilizador. Se a Novell não fez nem esta imposição, que parece óbvia e facilmente justificável do ponto de vista administrativo, é de se esperar que não faça outras também.
E isto não tem relação com preferir KDE ou GNOME. Até porque já está bem claro que o suporte ao SUSE nos produtos da Ximian já está ganhando bem mais impulso do que tinha.
Grandes merdas o desktop que irá ficar...que importância isso tem ?
Escolha o seu preferido e boa sorte !
A SUSE sempre foi minha segunda distribuição preferida. Minha única reclamação é que, como usuário do Gnome, ficava meio "lardado". Na versão 9.0 o suporte ao gnome deu um grande salto, apesar de ter vindo com uma "antigüidade". Francamente, o Gnome nunca foi muito estável no SUSE. Agora sim, além de um KDE plenamente suportado, espero que na próxima versão venha o Ximian Desktop 2.1 (quem sabe baseado no Gnome 2.6).
E os fãs brasileiros desta distribuição deveriam encaminhar uma petição on-line à SUSE/Novell para que suportem plenamente o português tupiniquim na versão 9.1, incluindo aí o OpenOffice Ximian 1.1 (ou quem sabe o 2.0) em português brasileiro, KDE, Gnome/XD, etc.
SDS
No que consegui observar desde que a Ximian foi comprada pela Novell, é que o suporte do Ximian Desktop para Mandrake acabou. Eu usava ele na versão 8.2 mas não posso mais usa-lo nas versões 9.x do MDK.
Como era de se esperar, ainda que pese se o modelo de negocio se sustente com saude, a batalha do linux neste e nos proximos anos será no desktop. Acho dificil que as distros sustentem 2 desktops diferentes sem favorecer claramente um deles.
Receio que o Ximian/GNOME desktop fique no futuro, restrito ao SUSE. Caso isto aconteça, as demais distros não vão querer depender da SUSE e irão investir em outro desktop.
Teremos distros segmentadas por desktop.
Olivier
Acho profundamente positiva a aquisição da SUSE pela Novell, não vejo a questão do desktop com grande importância, concordo com colega magoado com a instabilidade do Gnome e acabamento ruim, mas estes são tempos que estão acabando, a distribuição passará ao estágio de maturação e estabilização, carregada pelas mentes experiêntes da Novell que na minha opinião criaram um dos sistemas operacionais mais estáveis do mundo como o Netware e Unixware. As ferramentas da Novell irão integrar-se ao SUSE e providenciar aos usuários ferramentas de gestão com maior amplitude e funcionalidade, o desktop será readequado, ainda não sabemos em que termos, mas certamente será para melhor e espero que alguns problemas recorrentes em softwares de servidor e na ferramenta YaST2 sejam revistos.
Vida longa e próspera a SuSE e Novell
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.