Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Software Livre é o tema da Revista MundoJava 3

Notícia publicada por brain em janeiro 12, 2004 10:33 AM | TrackBack


"Chega às bancas a terceira edição da Revista Mundo Java. O tema principal é o Software Livre e a revista traz artigos sobre o desenvolvimento utilizando projetos Open Source, uma análise da licença da VM, casos de sucesso, EMF, ERP e Java, GUJ2, JOLT e ainda vários outros artigos, notícias, entrevistas e dicas. Saiba onde é distribuída, faça sua assinatura, participe de discussões e chats no site da revista.". A contribuição vem de Marco Antonio Guapo (guapo@mundojava.com.br).

Não sou desenvolvedor, mas folheei esta revista na banca e achei interessante, principalmente a extensa matéria do Emerson Cargnin sobre o ambiente de desenvolvimento Java montado com ferramentas de código livre que ele estruturou no TRE-SC.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Emerson Cargnin () em 12/01 16:00

Valeu pelo comentário :)


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/01 16:36

Não gostei. Achei em geral as reportagens um tanto quanto superficiais, e não mostram meios efetivos de lucrar com software livre. Em especial, ressalto uma parte de um parágrafo na página 24 da revista, de autoria de Alexandre Freire:

"...Dentro deste grupo duas licenças são predominantes, uma delas caracteriza o software livre, outra caracteriza o software de código aberto. A diferença entre elas é que enquanto a primeira não permite que eu, ao redistribuir o software, não devolva as minhas alterações à comunidade, a segunda deixa-me fazer isso..."

É mole? O sujeito confunde licenças (GPL e BSD) com open source e free software. É bom lembrar que tanto a Free Software Foundation quanto a Open Source Initiative adotam a GPL como licença preferencial.

Muita gente vai me pichar por pichar o cara, mas eu acho que esse tipo de informação incorreta é um elemento a mais de confusão no cenário. Essas reportagens deveriam passar por rigoroso controle de qualidade!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/01 16:57

Vou retificar um pouco o que eu disse. As reportagens técnicas estão boas. A visão geral citada pelo Augusto feita pelo Êmerson Cargnin também está boa. O que está, na minha opinião, meia-boca, é a abordagem sobre os rumos e meios de lidar com software livre.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.