Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Richard Stallman não virá ao Brasil em protesto contra governo dos EUA

Notícia publicada por brain em janeiro 10, 2004 11:06 PM | TrackBack


chvt (chvt@linuxmail.org) mandou o link para a notícia do Terra que diz: "Richard Stallman, o conhecidíssimo presidente da Free Software Foundation, anunciou que não virá mais ao Brasil em protesto pelo tratamento que seu país, Estados Unidos, está dando aos estrangeiros e a iniciativa da reciprocidade, adotada pelo Brasil."

A notícia explica: "Desde o início desta semana, os norte-americanos que chegam em terras brasileiras são identificados e fichados, com o registro da impressão digital, em resposta aos procedimentos adotados pelos Estados Unidos."

Leia abaixo a íntegra do comunicado de Stallman.


Stallman

"Tomei conhecimento recentemente que os cidadãos dos Estados Unidos serão obrigados a deixar suas impressões digitais para entrar no Brasil. Por essa razão me manterei fora do Brasil para evitar ter que fazê-lo. Farei minhas falas no Brasil por videoconferência. Compreendo que é uma resposta às medidas impostas pelos EUA aos cidadãos brasileiros. Imediatamente aconselharei em meu site todos os estrangeiros sujeitos a aquela obrigação que não visitem os EUA. Não posso dizer que é injusto que o Brasil responda do mesmo modo ¿ meu enojamento é dirigido aos EUA -, mas me parece uma resposta ineficaz. Desestimular o turismo de norte-americanos no Brasil não castigará o governo dos EUA. Me parece mais eficaz pedir a todos os brasileiros que não visitem os EUA. Uma lei que obrigasse toda agência de viagem no Brasil e toda empresa aérea de transporte a dizer o seguinte a quem esteja pensando em viajar aos EUA - o governo do Brasil adverte que entrando nos EUA você será tratado como u
m delinqüente -, teria mais pressão efetiva".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Henrique () em 11/01 00:44

Puts, acho que o cara é importante e tal mas acaba se quebrando com essa arrogância.
O que que custa pintar os dedos e tirar uma simples fotinho ?


» morvan () em 11/01 01:31

já não tinha dúvida com relação ao nível de conciência política deste grande homem. e ao ver seus comentários, bem cônscios da perniciosidade do seu próprio país com relação aos outros paises, mais o admiro. é muito fácil partir para a patriotada, como a maioria daquela terra de insensatos o faz quase sempre. difícil é enxergar as próprias incoerências. ele o fez, e muito claramente.


» Pablo () em 11/01 01:36

Discordo de você. Realmente, sujar as mãos e tirar foto não tem problema; mas esperar horas (horas!) na fila, isso tem.
E além disso, ele só está fazendo o que se espera dessa situação: que diminuam bastante as viagens turísticas entre os dois países. Na verdade ele está ajudando, acredito.


» Anonimo () em 11/01 01:44

Os estadunidenses são muito frescos.

Eles podem fichar o mundo inteiro, mas
ninguém pode ter a "impetulância" de
querer fazer o mesmo?


» Patrick () em 11/01 04:15

Richard Stallman e um exemplo a ser seguido, o mundo nao deve agir da mesma forma imbecil com a qual os EUA trata o mundo. Temos que pensar em respostas mais inteligentes e eficazes a esse ataque, não podemos nos dar ao luxo de sermos imbecis. Mas, qualquer forma de represalia ja e indicativo de mudança...


» liquidslave () em 11/01 09:09

Puxa , eu achava o Stallman um cara gênial !
Pô , alguém fala pra ele entrar pelo paraguai !
Tão fácil , entra tanta porcaria ilegal por lá , ele que é um cara legal não vai er problemas.

See Ya


» Augusto Campos () em 11/01 09:44

Po, mas ele não tá deixando de vir em protesto ao que o nosso governo está fazendo.

Ele está deixando de vir em protesto contra o governo dele mesmo, o dos Estados Unidos!

Leiam a notícia antes de criticar o cara né? :)


» Rodrigo Messias Barros () em 11/01 10:34

Concordo com Stallman que seria mais eficiente se o Governo Brasileiro fizesse uma campanha do tipo "NÃO VÁ AOS EUAS, lá você será tratado como delinquente!" Mas a campanha só seria eficaz se o tratamento aos estadunidenses fosse o mesmo dado aos brasileiros que estão indo ao EUA. Ou seja, não acho errado o que o Governo Brasileiro está fazendo, mas poderia ser melhor se, além disso, fizesse a dita companha "NÃO VÁ AOS EUA!".
Rodrigo Messias Barros
Campinas-SP


» Welington R. Braga () em 11/01 10:36

Pô, acho que ele pega pesado demais, mas está com razão!

Concordo com a lei de reciprocidade e que o Brasil deva fazer isso. Mas concordo tb com a reclamação dos americanos ao chegarem aqui, afinal a diferença de tempo no atendimento lá pro tempo de atendimento aqui é beeeeeem diferente.


» Ricardo Sandrin () em 11/01 11:09

Bem, em partes concordo com o ato do RMS, ele mostra ser uma pessoa muito distinta, ao contrário de diversos compatriotas que, de certa forma se mostraram arrogantes ao dizer que o sistema de identificação nacional é lerdo e que 'nós não temos tecnologia para tal', quem criou todo o problema foram os EUA, eles que cuidem de arrumar toda a bagunça, não é Powell?

Até!


» Marcelo Nascimento () em 11/01 12:17

É dito que a diferença de tempo para o cadastramento (fichamento?) é muito grande. O brasileiro para conseguir o visto tem que ficar horas nas filas dos consulados, e passar por entrevistas que mais parecem interrogatórios. Isso os americanos não passam. Mas concordo com o Stalman, se não quer se sujeitar, não vá.


» Manoel Pinho () em 11/01 12:23

Ele está mais do que certo e admiro a sua coragem e coerência nas suas idéias.

O Brasil está precisando de mais gente que pense como ele. Já estou farto de atitudes covardes e meias-verdades de nossos governantes.

A justiça brasileira está certa na aplicação da reciprocidade. Se os americanos estão com medo de atentados é porque sabem que fizeram mal a muita gente. O povo americano em si não é ruim, mas é omiso ao deixar no poder gente tão perniciosa como o Bush e sua corja republicana, que só quer é enriquecer a indústria de petróleo e de armas americanas. Os árabes não são malucos como a imprensa americana pinta. Eles só são radicais nas atitudes, mas estão certos ao tentar se defender do imperialismo ianque.


» andariho () em 11/01 13:20

Podem chamar Stallman de radical, dizer que pega pesado e tudo o mais, mas de uma coisa não vão poder acusá-lo: incoerência nas atitudes.

É admirável a fidelidade que ele credita aos seus ideais. Se cada um tentasse pensar dessa forma (não digo que sigam suas ações exatas, mas cada um identifique as coisas em que acredita e lute por elas, sendo sempre coerente), o mundo seria bem melhor.

Acredito que seja uma boa coisa pra se pensar nesse início de ano :).


» Fabiano () em 11/01 13:39

Pra quem disse sobre demora e sujar os dedinhos, li no Jornal o Dia (RJ) que a PF (Polícia Federal) está cotando o uso de equiamentos eletrônicos (camêras digitais e sensores de impressão digital) para agilizar e informatizar o cadastro. É esperado que o tempo de atendimento seja, em média, de 20 SEGUNDOS por pessoa.


» Correto () em 11/01 13:46

"Discordo de você. Realmente, sujar as mãos e tirar foto não tem problema; mas esperar horas (horas!) na fila, isso tem."

Ah questão em jogo não é sujar as maos, esperar horas na fila. Ah questão é que os EUA se acham os donos da verdade e da democracia. Eles destroem países, matam milhares de pessoas, ou seja, eles estao sempre acima da lei, melhor... lei que eles criaram.

Agora brasileiro eh bundao, toda vez que aparece um gringo por aqui, tem gente que até lambe as bolas do saco do cara , enquanto somos tratados igual lixo la fora. Estrangeiros que muitas vezes vem roubar nossos empregos aqui, eh... roubar mesmo.

Ah gringo que vai para a merda.

Viva meu Brasil da corrupcao e miseria !

Viva o Presidente Lula Discuro da Silva !


» Correto () em 11/01 13:46

"Discordo de você. Realmente, sujar as mãos e tirar foto não tem problema; mas esperar horas (horas!) na fila, isso tem."

Ah questão em jogo não é sujar as maos, esperar horas na fila. Ah questão é que os EUA se acham os donos da verdade e da democracia. Eles destroem países, matam milhares de pessoas, ou seja, eles estao sempre acima da lei, melhor... lei que eles criaram.

Agora brasileiro eh bundao, toda vez que aparece um gringo por aqui, tem gente que até lambe as bolas do saco do cara , enquanto somos tratados igual lixo la fora. Estrangeiros que muitas vezes vem roubar nossos empregos aqui, eh... roubar mesmo.

Ah gringo que vai para a merda.

Viva meu Brasil da corrupcao e miseria !

Viva o Presidente Lula Discurso da Silva !


» André S. () em 11/01 13:52

naum entendi... ele deixou de vir fazer palestra aqui, em protesto contra o governo dos EUA???
qual a moral da historia???


» Augusto Campos () em 11/01 14:18

André S., a moral da história ele explica ali no pronunciamento dele :)


» Ricardo Sandrin () em 11/01 15:14

Resumindo quem acabou se dando mal, como sempre fomos nós.

Até!


» Anonimo () em 11/01 15:43

Se ele quisesse realmente protestar, que tivesse vindo, pintado os dedos, pintado a cara, pintado os cabelos, tirasse foto igual de presidiário, etc... Desse uma palestra inteira com as mãos sujas de tinta, andasse nos shoppings e nas praias com as mãos sujas de tinta, e com a data da foto na camisa... Isso sim chamaria a atenção.


» chimpa () em 11/01 16:06

A algum tempo atrás diplomatas brasileiros (terno & gravata) eram obrigados a tirar o sapato no aeroporto. Agora qualquer cidadão tem que esperar =~ 40 min na fila para entrar nos EUA. A resposta do Brasil foi digna e deveria ser seguida. Já passou da época de ficar estendendo tapete vermelho para o tio Sam. Essa medida dos EUA , que tem como rótulo, eu leio como "xenofobia".
Stallman reconhece a importância do Brasil para o soft livre e não é isso que vai mudar as coisas.


» Fernando Ruiz () em 11/01 16:11

Isso parece mais desculpa porque o cara tá com preguiça de vir pra cá... Ele atua na área de informática pq tem que meter o bedelho onde não é chamado? Nada a ver essa iniciativa! Só prejudica ele mesmo e a comunidade.

[]'s


» caffo () em 11/01 16:19

>Ele atua na área de informática pq tem que meter o bedelho onde não é chamado?

Fernando, essa frase sofre da falta de qualquer lógica. Qualquer pessoa tem o direito (e nos dias de hoje, o dever) de lutar pelos seus ideais. Se o RMS está certo ou não, isso é outra questão, mas dizer que pelo fato dele atuar na área de informática (o que é só meia verdade, o RMS é bastante conhecido também pela criação da GPL, que é algo BEM MAIOR do que 'informática') ele não pode dar o 'pitaco' dele sobre outros assuntos é bastante errado.



» Augusto Campos () em 11/01 16:20

Eu acho que se ele quer protestar, protesta do jeito que quiser. Só o que falta agora é ter gente pra dizer que o protesto dele não é o suficiente. Pelo menos ele protesta, ao contrário de muita gente - do país dele e do nosso ;-)


» Fly () em 11/01 16:39

Este cara é um babaca, a indústria de SW Livre é vibrante, está tomando ações a cada dia. Ninguém precisa dele hoje, porque ele é muito babaca.


» Jonas Galvez () em 11/01 17:47

Stallman faz bem, esse lance de impressão digital é ridículo. Mas também acho que é meio perda de tempo ficar endeuzificando o cara. Não quer vir, beleza. O que é importa é que passando a alfândega, a recepção dele seria ótima, sem dúvida. Tâmos de consciência limpa, não? :-D


» Teenager () em 11/01 17:54

"Este cara é um babaca, a indústria de SW Livre é vibrante, está tomando ações a cada dia. Ninguém precisa dele hoje, porque ele é muito babaca."


Issoaê... Mete bronca, manow! Ninguém precisa do Stallman pq ele é muito babaca mesmo. E ele é babaca e ponto final, não tem que explicar mais nada. Babaca e pronto. BA-BA-CA, sacou?


» Pacozila () em 11/01 19:00

Alguém já cogitou que o fichamento feito aqui pode ser acessado pelo governo dos EUA? Penso que o cara tem todo o direito de escolher entre ser fichado ou não, onde quer que seja.

O Big Brother está chegando, leiam 1984 antes que seja tarde! Tá, pelo menos vejam o filme, que é uma excelente adaptação (ao contrário do Admirável Mundo Novo do Huxley. Leiam esse também!)


» buu () em 11/01 20:59

Se ele quer protestar contra o governo dele ele não devia faze-lo prejudicando o nosso povo :-)


» Peter Parker () em 11/01 21:14

Não o chamo de babaca por sua atitude. Pode parecer certo em sua convicção, mas é como a idéia de votar nulo em protesto aos políticos atuais: é um paradoxo. É ficar de braços cruzados e aceitar a situação e dizer que isso é lutar contra o sistema. Eu o admiro, embora acho que algumas atitudes pessoais dele meio estranhas.


» andarilho () em 11/01 21:30

Peter, ele anunciou que vai utilizar seu site pessoal para fazer protesto. Uma atitude de alguém que gera repercursão internacional - inclusive em um site de notícias relacionado brasileiro :) - não me parece "o mesmo que votar em branco"...


» sued () em 11/01 23:09

Acho que deveriamos dar uma forcinha pra ele...
Protestar dizendo "Eu não vou para os Estados Unidos"...
Pelo menos eu não vou....


» flaviothunder () em 11/01 23:32

Pra tornar isto menos OFF-TOPIC, alguém já viu o sistema de cadastramento americano, eu ví estes dias na TV e ví que eles usam um sistema baseado em um sistema operacional pouco seguro porém bastante utilizado por aí, existe alguma alternativa livre ????

Sucesso a todos


» Carlos () em 11/01 23:50

O Stallman só não veio ao Brasil pois o Brasil imitou os EUA????????????? Ignorância! Pois aquele povo nojento se achando deuses do captalismo onde dentista, engenheiro, medico ou qualquer outro brasileiro vira lixeiro, garçom....etc... Deveriam no mínimo olhar para o próprio rabo e ver que eles são os maiores terroristas do mundo! Matam tudo em nome do Patriotismo americano... Japoneses, afegãos, iraquianos e tudo mais o que imaginarem!!!! O melhor de tudo é como aquele povo é besta...A 3 anos atras veio um estado-unidense branquelão estudar na minha sala (Intercâmbio) ai eu pedi que ele repetisse "Eu sou Boiola" e ele respondeu:
"Eu ssoú Bóiólei" é lindo!!!!


» Augusto Campos () em 12/01 01:36

Carlos, ele anunciou que não virá, em protesto contra o que os EUA estão fazendo. Não é em protesto contra o que o Brasil está fazendo.


» geraldinho () em 12/01 01:45

Gente, o que é isso? Quase ninguém lê antes de comentar! O Stallman deixou de vir, sim. Mas leiam de novo e vejam que o que ele está querendo dizer é que o evento da identificação dos americanos chamou-lhe a atenção para o que os próprios americanos.
O protesto dele não é pedir que as pessoas parem de vir ao Brasil (ele não quis vir porque ele, como muitos americanos, é inimigo desta coisa de "ter que se identificar"); mas sim pedir às pessoas que parem de ir aos Estados Unidos. Ele compreende o que está acontecendo e ficou do nosso lado. Não ter vindo foi um detalhes. A propósito, nos EUA, antes desta histeria de terrorismo, era possível viajar pelo país inteiro sem levar um documento sequer (exceto carteira de motorista, se fosse de carro, né?). Por isso que americano tem essa quizila com documentos.
Só para dar um exemplo, uma vez eu estava fazendo uma viagem de estudos ao exterior e tava paquerando uma garota que era cerca de uns três anos mais nova que eu. Mas, por eu ser moreno, ela não acreditava que eu fosse mais velho. De brincadeira, para mostar que era, eu lhe mostrei minha cédula de identidade. Ela me perguntou: "Vocês todos tem que andar com uma dessas no bolso?" Eu disse sim e ela comentou: "Que horror!"


» Leandro () em 12/01 03:35

Acho certo o que ele fez.

Isso de fichar quem chega aos EUA (fora os 27 paises que nao precisam de visto) é uma besteira. Ou vai fichar todo mundo ou não ficha ninguém.

E achei meio idiota a medida do nosso governo. Perda de tempo. Vingancinha fica bem entre guris, não entre países. Tem mais é que deixar os gringos entrarem aqui para gastar dólares na nossa terra.

O que eu acho é que depois de 11/09/2001 ir aos EUA ficou perigoso e caro. Só iria por motivos profissionais e em último caso. Passear lá, nem pensar.

Imagine vc estar lá, bem tranquilo, e os caras inventam que vc é terrorista e bau-bau.

Vi na TV um brasileiro que morava lá já fazia uns 3 anos, e encasquetaram que ele era terrorista e o sujeito ficou 10 meses na cadeia. Foi deportado, perdeu casa, carro, etc. Detalhe, o camarada não era clandestino, acho que até tinha green card.

A última que li foi que o serviço secreto dos gringos agora está de olho em quem anda com Almanaques, tipo o Almanaque Abril, pois pode ser terrorista. O brilhante raciocínio dos caubois é que terroristas usam esse tipo de publicacao para obter dados sobre prédios, cidades, etc., então estar com um pode significar que vc é terrorista.

Tudo isso posto e descontando o fator trabalho, pergunto: o que levaria um brasileiro são e inteligente a ir aos EUA hoje?


Leandro


» Henrique () em 12/01 08:46

Eu ainda acredito que essa medida tomada aqui no Brasil é boa, pois pelomenos assim, os americanos estao tomando conciencia do que acontece por lá com nos. Pode ser coisa de Gurizada, mas pelomenos ta fazendo algum efeito.

Depois dessa do alamanaque vao dizer que qualquer um que saiba usar o google eh terrorista tb ...!


» Abreu () em 12/01 08:53

O princípio da reciprocidade já é usado ha tempos pelo Brasil, não é novidade alguma. O governo brasileiro cobra uma bela taxa pela emissão de vistos de entrada no país para americanos, e não faz isso porque quer arrecadar uns trocados a mais, mas sim porque os americanos cobram para emitir visto aos brasileiros. Seria até um contrasenso para um país que quer incentivar o turismo...
A declaração mais interessante sobre o fato veio de um policial federal brasileiro, que disse algo como : "... vamos ficar com um belo banco de dados de fotos e impressões digitais de secretárias e motoristas de táxi norte-americanos..."


» gordoncadena () em 12/01 10:08

O cara é Rochedo peitar o proprio país gostei da atitude dele, e ele não vai deixar de cumprir com as suas obrigações ele só não vai estar aqui fisicamente o que já não é tão importante assim, discutimos aqui fervorosamente é muitos de nós nem se conhece não vamos jugar o valor do cara pelas suas ações mas sim pela sua ideologia


» hamacker () em 12/01 11:17

Voces desviaram o assunto, mas vou dar meus dois centavos, pois o off-topic tá melhor que o on-topic :
Os estados-unidenses ("americano" mesmo, só os índios da américa) podem fazer da forma que acham lhe ser conveniente, afinal é a casa deles.
Se os brasileiros sao tratados como "marginais" e nao sao bem-vindos, ora, o que voce faz se não é bem vindo a um determinado lugar ?
Então porque não melhoramos isso. Afinal de contas, a coisa que mais tem por aqui em SP é marginal, aquele que nunca foi atacado por um, acho que nao mora numa metropole. Quem tem dinheiro esconde-se atras dele, aquele que nao possui tem de conviver com isso.
Até que me convençam do contrário, o Brasil é marginal à lei, marginal a educação, marginal à quase tudo, infelizmente a "marginalidade" no Brasil é endemica. E voces não querem que sejamos tratados como "marginais" ?
Eu não sou marginal e não quero ser tratado como marginal, mas infelizmente tenho que conviver entre eles.
Deixem os EUA olhando para o umbigo deles e todo o conforto que a economia deles pode dar e atentem-se para nossos reais problemas que nada tem a ver com "fichamento".
Abraço a todos.


» Foca () em 12/01 11:24

A vinda dele seria muito importante pra nós!!
Mas so que uma pessoa que tem todo esse potencial naum pode pensar dessa maneira!!
LAMENTAVEL!!


» Marcelo () em 12/01 11:40

O lance é o seguinte não tenho nenhum desses problemas não vou para os estados unidos e nao idolatro ninguem entonces....,da pra comprar uma apostila do cara e ou ler seus discursos ou pensamentos. via internet etc..
quanto ao que os americanos fazem com o sestrangeiros isso é problema deles e problema de quem vai para os estados unidos..uma pequena parcela da população...alias uma parcela da elite ..apenas,,elite essa que é alienada e burra ,,,vão por Eua pra disneylandia.,vão ver o mickey ...
eu lá estou preocupado com Burgues fichado ,,nos estados unidos...se essa parcela fosse inteligente nao iria para Lá vejam se os Americanos fazem isso com os Europeus ??
ah Fui..


» byce () em 12/01 12:11

É uma situação realmente complicada. Nossa economia (e a do mundo inteiro...) - infelizmente - depende dos norte-americanos.
Isso dá a eles um certo "ar de grande chefão", ou seja, eles podem e o resto não pode fazer determinadas coisas. Isso ficou claro nos últimos dias: eles podem fichar todo mundo, nós não podemos senão ficamos sem o rico dinheirinho verde dos turistas de lá.
... a grande verdade é que o mundo NÃO melhorou após a queda do bloco Soviético. Não que eu queira dizer que o comunismo dos países "vermelhos" era o paraíso na Terra mas a dualidade é sempre melhor que a hegemonia.
Afinal, se existisse uma outra alternativa, poderíamos simplesmente dizer: "fu* you, USA!" e partir para o outro lado...
Mas, sinceramente, qual a alternativa hoje? Respondo: Ou encarar a "democracia" Norte-Americana ou as bombas (ou bloqueios econômicos - o que dá no mesmo, no final todo mundo morre, sangrando ou de fome...) dos mesmos...
É... não tem muito o que fazer contra um Império poderoso como o Norte-Americano... Essas atitudes estão todas lá, escritas em livros antigos, como o "Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo", de um senhor chamado Lênin, em 1917, ou seja, a muuuuuiiiito tempo atrás....


» Olivier () em 12/01 12:45

Sobre o que escreveu o Leandro, ref, Almanaques:

Os EUA, Gra Bretanha, Australia e Nova Zelandia fazem parte do sistema clandestino "Echelon" de escuta telefonica e monitoração de e-mails no mundo todo. Este sistema é pilotado pela NSA dos EUA e intercepta todas as comunicações via satélite do mundo todo para processamento e monitoração. É dali que saem os alertas arco iris.

Isso mesmo. Se v. andou fazendo apologia do Bin Laden e do Saddam Hussein, é possivel que v. esteja sendo monitorado sem saber. Seus e-mails e suas conversas telefonicas ja devem ser um registro nos BDs da NSA (National Security Agency). Continue a brincadeira e descubra depois que v. não entrou nos EUA sabe-se lá por que. Pois bem, vai aqui a dica.

Este "echelon" já é manjado pelos europeus que regularmente produzem documentarios sobre o assunto na TV com fotos e tudo. Eu já assisti pelas TV europeias que passam pelo sistema a cabo e a Revista do Linux ja publicou materia sobre o assunto.

Admiravel este mundo velho...


» Buick SK () em 12/01 13:09

Rau,

Quantos de vocês já foram aos EUA? Desculpem amigos... mas ao desembarcar todos tortos e tontos depois de 16 horas de trepitadação... Vocês tem que enfrentar uma enorme fila da Alfandega, que irá novamente questionar o que você está fazendo ali.. e se não gostar da sua resposta vão abrir suas malas e revirar tudo... e isto sempre foi assim, muito antes de todos ataques...

A Constituição de 1988 pode ter muitos erros(ou precisa de algumas mudanças) mas tem incluído entre os princípios dominantes de suas relações internacionais o da igualdade entre países e o da cooperação entre povos para o bem da humanidade e isto é o que o Juiz exigiu, cumprir a lei.

Se os nossos "Brothers" precisam sujar seus dedos e tirar uma foto é como já dizia o nosso imortal.

---
O que você não sabe, nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração
Fotografei você na minha Rolly-Flex
Revelou-se a sua enorme ingratidão
---

Não importa o equipamento usado.. o que mostra é o desvaneio dos americanos junto ao nosso povo, não somos exportadores de terroristas. Tem outras 30 outras nações que não tem está obrigação.

A França com a sua Xenofobia já tentou uma vez exigir visto de entrada e permanência para brasileiros. O Brasil também criou a exigência e desistiu dela quando os franceses a dispensaram.

Aos que dizem brasileiros de plantão e que acham que a atitude do Brasil é errada, fiquem sabendo que em nosso país, o presidente da República que aceite tal desequilíbrio cometerá crime de responsabilidade (artigo 85 e seu inciso VII da Constituição). Ou seja, ou o Juiz tomava está atitude ou o Presidente poderia ser preso por crime a Nação. ;)

Parabéns ao Juiz e vergonhoso está atitude do Sr Stalmann.

Acho que muitos esqueceram na cartilha de Morais e Civicas o dever de respoder sériamente quando uma outra nação repúdia uns de nossos.

Atenciosamente Buick Sk


» asdf () em 12/01 13:31

A reação negativa é compreensível, assim como a dos brasileiros que se sentem indignados pelo tratamento recebido nos aeroportos norte-americanos.

A "retaliação" do governo brasileiro é ridícula.


» chimpa () em 12/01 13:54

A retaliação é 'ridícula' até um dos Trolls aqui presentes se verem com dedão preto, sentado no aeroporto por 1 hora, tratados como chicanos com cara de **... é impressionante como existe a cultura de ficar lambendo bago dos EUA , mesmo inconcientemente. Quem aqui já foi tirar visto já passou pela humilhação de esperar horas e horas em filas (de pé) para ser atendido e ainda assim ganhar um grande *não* .

E o pior são os Trolls que leem o título e já saem escrevendo suas conclusões inteligentes e sábias aqui no forum. O Stallman critica os EUA por sua política externa, mas tem *plena* conciência que nosso governo, assim como a comunidade, é um importante aliado (em termos de nação) do soft livre.

Ele não pode vir dessa vez e os Trolls já gritam "armagedon orc-orc!!". Sejam mais nacionalistas e patriotas. O presidente Lula vai conversar com o símio Bush a respeito desse assunto, pedindo o fim dessa palhaçada de *ambos* os lados - isso é o correto.

Chega de ficar levando tapa na cabeça e ficar quieto.


» Adilson () em 12/01 16:15

Liberdade é isto. O Sr. Stalmann tem todo direito em retaliar a decisão do nosso do nosso e do seu país, da mesma forma que nós temos o direito de manter a nossa decisão. Ele está certo, se não quer passar pela identificação não deve vir para cá. Da mesma forma, os brasileiros que se sentirem humilhados não devem ir. Ainda assim, mesmo concordando com a decisão do Sr. Stalmann, acho que o Brasil está certíssimo e deve manter a decisão. Foi uma decisão acertada e justa para com o povo brasileiro. Doa a quem doer.

saudações.


» Leandro () em 12/01 17:44

Comentando o que disse o chimpa:

Velho, é isso que quero dizer, brasileiro não deveria ir aos EUA até que eles mudassem essas leis ridículas. Salvo compromissos de trabalho, claro.

O problema é que tem gente que gosta de aturar tudo isso que eles fazem só pra dizer que esteve em Miami ou na Disney nas férias.

Enquanto os brasileiros continuarem indo até lá, eles vão fazer o que quiserem.

É simples, basta não ir, não visitar, não gastar com os caras.


Leandro


» pre () em 12/01 18:00

Geraldinho escreveu:
" Mas, por eu ser moreno,"

AH... toda pessoa q fala assim nao admita a cor q tem. Vc é criolo e ponto final.

e o RMS eh gay e trepa com o Bruce Perens e de quebra entra na jogada a boneca Bush


» max () em 12/01 18:02

quem é contra a politica do BR, é so ir no RIO DE JANEIRO amanhã ajudar a chupar as bolas dos Americanos:

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI251978-EI306,00.html



» CariocasBabacas () em 12/01 18:09

Eles deveriam tatuar na bunda o "Rio Loves You", quando os americanos chegarem é só baixar as
calças e ficar de quatro.

Otários submissos !!!


» Rodolfo Mendes () em 12/01 19:30

O Stallman tá certo, assim como o governo brasileiro. Se alguém acha que não tem nada demais
"pintar os dedos e tirar uma fotinha", vai numa delegacia e pede pra ser fichado. Se eles acham que podem nos tratar como marginais, vamos tratá-los da mesma forma. E se algum imbecil, lambe-bola, paga-pau, comedor-de-BigMc, bebedor-de-Coca-Cola, acha que o dinheiro que eles gastam com turismo é alguma, é a mesma coisa que achar que McDonald´s dá emprego: os caras só vão compra muamba, o país nem vai recolher imposto... Acorda pra vida...


» Artur F. Pimentel () em 12/01 19:43

Um troll imbecil qualquer falou sobre os cariocas! O cara é imbecil como são todos os imbecis que generalizam, inclusíve eu! Mas aqui no Rio, assim como em qualquer lugar do país a maioria das pessoas está a favor da decisão da justiça, que forçou o governo cumprir a lei. E o desembargador que suspendeu a lei colocou que o prejuízo financeiro pode ser pior para o Brasil que para os EUA.
E aí estou de acordo, melhor do que dificultar a vinda de americanos para o Brasil é dificultar a ida de brasileiros para lá. A começar impedindo Brasileiros que tenham diploma superior tirado em uma universidade pública, ou com algum tipo de verba pública ir para lá.
Dois só deixar ir quem tiver passagem de volta marcada e tiver emprego fixo, e com motivo de trabalho.
Se for a turismo não pode. Ninguém!
E por último só deixar entrar americano que estiver com 4 mil dólares para gastar. Menos que isso não vale a pena.
Aí sim os caras vão gritar as pampas.


» ContinuamBabacas () em 12/01 19:58

"Um troll imbecil qualquer falou sobre os cariocas! O cara é imbecil como são todos os imbecis que generalizam, inclusíve eu! "

Me chama de imbecil e diz que ele é imbecil também.
Vai entender ...


» Johnny () em 12/01 20:54

Os tempos de espera nos aeroportos não são tão longos como dizem. Não são horas(isso é um absurdo!), mas sim alguns minutos.
Claro que poderia haver uma campanha melhor para dar uma resposta aos EUA, mas o senhor Stallman deixar de vir só por causa disso, acho que foi por enjôo mesmo. Não quer sujar os dedinhos... O que que tem?


» Stallman () em 12/01 23:00

Pois eh, ele devia deixar de ir também pra Europa como protesto pelos Europeus serem tratados melhores do que os Brasileiros.


» max () em 12/01 23:18

Cara, a questão nao é a fila!!! nem o tempo! muito menos "sujar os dedos"!

A questão é o motivo pelo qual o fazem, o fazem porque eles acham que você é um marginal, terrorista...

Agente se mata estudando e trabalhando, junta dinheiro honestamente e vai visitar um país que nos trata como bandido, nos olha como se fosse-mos inferiores e por isso se acham no direito de nos controlar para que nao façamos nada de errado contra eles.

Mesma coisa, voce esta caminhando pela rua e uns policiais mandam tu encostar na parede e te revistam, te acham com cara de traficante, e tu paga teus impostos direitinho (e é isso que paga o salário deles), enquanto as outras pessoas circulam normalmente na rua olhando com cara de desconfiado para você (Europeus). O fato de tu ta encostado no muro sendo revistado nao é o problema, e sim o motivo pelo qual voce esta ali... humilhação.

Dai vem o Powell e reclama do que o Brasil faz, porque ele acha que DIREITOS HUMANOS é uma coisa inventada pelos Americanos para os Americanos, e o resto do mundo nao tem direito nenhum, só eles.



» Fernando Ruiz () em 13/01 00:03

> Qualquer pessoa tem o direito (e nos dias de hoje, o dever) de lutar pelos seus ideais.

Ok acho que me empolguei. Eu poderia retrucar dizendo que nossa área afeta pouco ou nada a política e provavelmente só "geeks" tomarão conhecimento do protesto dele tornando algo mais prejudicial do que benéfico, mas como vc mesmo disse ele fez a parte dele como cidadão.

É que a primeira vista pareceu algo totalmente sem sentido... Como se um verdureiro protestasse contra o aumento das batatas sacou? Mas pensando bem acho q faz sentido sim.

[]'s


» Artur F. Pimentel () em 13/01 19:48

"Me chama de imbecil e diz que ele é imbecil também. Vai entender ..."

Eu sabia que você não ia entender, mas vá lá:
Toda a generalização é um erro, inclusíve essa. Apenas uma bricadeira...

A maioria dos cariocas continua a favor da medida do governo. Foi a nossa prefeitura, atendendo pedidos do setor de turismo, que foi contra. Agora tem um juiz em Brasília que também liberou os americanos da identificação. O que você diz disso?

O problema é que o trollzinho aí tem mesmo é muita inveja de ter gente que vive e trabalha em uma das cidades mais lindas do mundo. Mas eu entendo. Somos poucos privilegiados.


» Continuam () em 13/01 21:21

"Eu sabia que você não ia entender, mas vá lá:
Toda a generalização é um erro, inclusíve essa. Apenas uma bricadeira..."

Percebeu a mancada e agora vem com joguinhos de palavras. Ridiculo !!!

O resto do post é só bobagens. Se vc. acha que é privilegiado por morar no Rio, ótimo. Fique por ai e nos poupe da sua presença.


» Verdade () em 14/01 16:41

Alô, Rodolfo Mendes.

Concordo contigo, exceto por um detalhe: a MacDonald é a maior empregadora de mão-de-obra do Brasil, superando empresas de porte como Volkswagen, Ford, Pão de Açúcar, grupo Votorantim, etc. Aposto que disto tu não sabias. Mas é verdade.


» Silas Amilcar () em 15/01 11:27

Tudo bem que a McDonalds é uma empresa que emprega mão-de-obra aqui mas vamos ver o que se paga por essa mão-de-obra. Na sua maioria são salários mínimos. Diga-se de passagem toda a folha de pagamento deve vir em uma semana de trabalho ou menos. Outra coisa é que esse dinheiro não fica aqui no Brasil.
Quanto às medidas de reciprocidade adotadas pelo governo em represália acho que devem continuar. Isso é bom também para melhorar nosso brio, nossa auto-estima de brasileiros que anda tão esquecida. Tenho orgulho de ser brasileiro, e apesar de ter vontade de alugar um carro e atravessar os EUA pela Rote 66 entrando em cada buteco de blues, tenho a certeza de que esse sonho vai demorar. Em protesto não a civis americanos mas ao imperialismo barato e deprimente do 'governinho de mer.. de um terrirista filhinho de papai'.
Em vez disso posso pensar em ir para a Itália. lá pelo menos a comida é bem melhor...rsrsrs!
Silas Amilcar


» LordStorm () em 02/07 13:56

Eu nao axo que deixar as impressoes digitais quando voce vai a algum pais seja " tratar como bandido" e inclusive poderia ser uma medida de precaucao, pois o estrangeiro pode cometer algum crime no pais(vai saber) e poderia se xegar a ele pelas impressoes digitais, o que eu nao axei certo foi o fato de que o governo americano estar fazendo isso apenas com paises de 3 mundo ate porque todo mundo deve saber que o " homem do sapato bomba" que quase provoca um atentado em Sao Francisco vinha da Europa e nao do Brasil ou Argentina por exemplo.E a mesma coisa se a policia enquanto estiver fazendo uma blitz na rua parar e revistar apenas os negros e nao o resto das pessoas.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.