Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

A linha de comando é necessária para a maioria dos usuários Linux?

Notícia publicada por brain em janeiro 6, 2004 02:19 PM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br) disse: "Robin 'Roblimo' Miller formula no Newsforge essa interessante pergunta. E você, precisa da linha de comando?"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eri Ramos Bastos () em 06/01 14:35

Show de bola a matéria.
Concordo com o autor. O usuário médio não deve nunca ter que interagir com o shell.
Não que isso não seja desejável para alguns casos, mas é totalmente dispensável.
Eu, infelizmente (ou não), sou viciado em shell. Até quando preciso usar o windows eu acabo abrindo uma janela do DOS, pelo menos pra dar um ping.
Até meu icq é modo console...
A única coisa que discordo do autor é quando ele fala que se quisesse dar comandos ele teria um 8088 rodando DOS. Acho que nesse ponto ele foi muito radical.
Quem trabalha bastante com shell descobre fácil que é muito mais rápido e prático de trabalhar.
Agora chega, porque senão eu vou escrever outra matéria. ;)


» Alexandre () em 06/01 14:36

A linha de comando no linux foi a primeira coisa que me fez interessar pelo linux, a possibilidade de fazer tudo no modo texto, com leveza, e principalmente concertar o modo grafico quando esse dá problema, coisa impossivel muitas vezes no win2000 que quando da pau no modo grafico, so tendo modo grafico e so no format :(
é logico que não é comodo guardar comandos no modo texto ja que não tem nada de intuitivo nisso, mas quem gosta de dominar a maquina sabe que isso ajuda a desenvolver nosso raciocinio...


» Guaracy Monteiro () em 06/01 15:09

Olha Eri, eu sou um usuário médio baixo e simplesmente não sei como faria certas coisas sem digitar na linha de comando. ./configure, make, etc são os primeiros exemplos que me passam pela cabeça. A segunda opção seria a execução de um programa para ver qualquer erro que aconteça. Para determinadas tarefas, o mc é melhor que qualquer gerenciados gráfico de arquivos. Como sou usuário do windows, o que acontece comigo é que inicio fazendo as coisas pelas janelinhas e quando aprendo, prefiro o shell e a janela ela se torna dispensável.
ps.: Não li a matéria e não sei exatamente o que o autor falou.


» Manoel Pinho () em 06/01 15:22

Eu sempre usei a linha de comando até no Windows. Dar um ipconfig para saber o seu endereço IP ou usar o tracert é muito mais prático do que clicar várias janelas e/ou instalar programas adicionais para tarefas simples como essas. Claro que um usuário iniciante nem sabe que isso existe, mas um del *.* não é tão difícil de aprender assim.

Vantagens de linha de comando:
1- Fazer programas em linha de comando é MUITO mais simples do que fazer programas gráficos, estimula a modularidade dee programas e gera executáveis bem menores e com menores índices de bugs, fora a economia de memória e velocidade de execução.

2- Permite o uso em scripts para automatizar tarefas rotineiras e/ou repetitivas.

3- Permite um número bem maior de opções e combinações de opções. Programas gráficos geralmente limitam isso para não terem milhares de checkboxes e outros widgets.

Até a Apple (que era conhecida por fazer sistemas para idio..., digo, para leigos) se rendeu a linha de comando e usa no MacOSX, mesmo tendo capcidade de ser usado completamente de modo gráfico.

A linha de comando sempre existirá, mesmo que como complementar.


» Junior () em 06/01 15:25

Ah, a velha tela preta...rs...
Concordo com o pessoal, o usuário final (leigo) não deveria precisar de linhas de comando. Apesar de ser uma ferramenta poderosíssima.
O ambiente gráfico tem sua real finalidade, oferecer um modo de interação mais amigável, de modo que a máquina seja operada de forma mais intuitiva. Aliás, essa é a grande fronteira a ser ultrapassada certo? linux nos desktops? Mas eu, como usuário de tela preta desde os "XT's", consideraria a abolição do shell uma blasfêmia....rs....

Abraços....


» Edson () em 06/01 16:00

Considero que o usuário leigo não tem mesmo que entender nada de shell, visto que eu sou programador, porque se todo mundo começar a aprender o "faça você mesmo" o que será de mim.
Trabalho fazendo aquelas janelinhas e se não for isso eu tô na roça.


» Welington R. Braga () em 06/01 16:00

Nada mais gostoso do que digitar comandos, sem contar que é muito mais rápido vc digitar 'ls -l /' do que clicar no ícone do nautilus, rolar até o início da árvore de diretórios, clicar no "/" e esperar o refresh!!!!

Concordo apenas numa coisa. Enquanto as ferramentas gráficas não forem repensadas (TODAS ELAS EM TODAS AS ÁREAS) o shell será indispensável.

Por exemplo, quem já tentou mover vários diretórios de uma vez pra um local onde haja diretórios com o mesmo nome, já deve ter xingado muito!!!
Ou ainda, quem já tentou compilar um programa em modo gráfico!?!?!? heheh acho que não há um gnome-make ou qtmake, né!!!
ou pior que isso. A maior prova que a linha de comandos é muito eficaz: Tente navegar na internet por um dia sem digitar uma linha de endereço ... não adianta: O mouse já nasceu obsoleto o nosso bom e velho teclado funcionará por muitos e muitos anos até que a tecnologia de reconhecimento de comandos por voz seja realmente eficaz e difundida!

Talvez num futuro nossos computadores, não precisaram nem de mouse pra ambiente gráfico e nem linha de comandos com teclado!
Ao invés de apontar e clicar é só olhar e ao inves de digitar é só falar!!

Delírios!?!?!? Pode até aser, mas servem como prova de que a linha de comando irá perdurar nas nossas telas por muitos anos ainda.


» chimpa () em 06/01 16:21

Cada macaco no seu galho: usuários finais com janelas 'drag-and-drop' e nós, administradores/geeks/doidos com sed, awk, cut, pipes, etc. Não consigo trabalhar sem uma shell.


» Lordello () em 06/01 16:35

Eu não vivo sem um shell aberto. Mas já que existem distribuições como a Mandrake totalmente gráficas, os usuários leigos deveriam obter ajuda mais "gráficas", pois os gurus ás vezes esquecem que o usuário que pediu para um amigo instalar GNU/Linux na sua máquina para ler e-mail não vai querer abrir um shell para rodar o evolution por exemplo. Isso abriria o SO para mais do que geeks e colocaria os usuários leigos mais próximos do sistema, afinal, no SO da M$ quase todo usuário sabe abrir o painel de controle para mudar a data&hora ou para desinstalar um programa.
Falow!


» Evaldo () em 06/01 17:47

Mesmo que você consigua realizar todas as suas tarefas através da interface gráfica, sempre chegará o dia que terá que recorrer a linha de comando, prova disso é o Windows que até hoje conta com o prompt de comando.
Por outro lado, se quisermos ver o Linux se popularizar e crescer cada vez mais, é indispensável que tenhamos pelo menos uma boa interface gráfica. O Windows só chegou onde está devido ao fato de ter uma interface gráfica fácil de ser utilizada.


» Peter Parker () em 06/01 19:47

Resumindo: provavelmente nós não viveríamos sem um shell. Mas a tia Mairy precisa da interface gráfica :)


» Válter Júnior () em 07/01 10:13

Bem, cada um tem seu gosto, e que devemos respeitar todas as opniões, referentes a qualquer assunto, mas devemos ter ciência que o homem, é o unico animal capaz de adaptar-se em qualquer meio, portanto não podemos, achar que o linux tem que seguir a mesma filosofia do windows, e abolir a linha de comando, acho que temos conceber a idéia de que o linux, é melhor com todas as suas potencialidades, que a linha de comando é uma ferramenta poderosa na estrutura do sistema, e isso deve ser apresentado ao novo usuário, e não devemos ocultar baseado na filosofia do windows.
O linux é versátil, fácil de usar, o único problema é que em nosso país existe um problema de PREGUIÇA CULTURAL, ou seja é muito mais fácil clicar e arrastar do que ler e entender.

LINUX SEMPRE...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.